cara. essa crítica é tão genérica que sequer tem sentido responder alguma coisa. apenas algumas correções e podemos aplicá-la desde a atual novela das oito a série Monty Phyton. puro e simples gerador de lero-lero
Obras genéricas, críticas genéricas. Acho que está de bom tamanho, não?
Para você ver o quanto Dragon Ball é apenas mais do mesmo. As críticas que se aplicam a isso se aplicam a qualquer outra porcaria.
E eu me pergunto se é realmente preciso se esforçar pra compreender que uma história como a de DragonBall, filmes da Disney, e semelhantes, são voltadas a todas as idades.
Dragon Ball não é voltado para todas as idades. Não para todas as idades mentais pelo menos. É claramente uma obra infanto-juvenil. Se você como adulto quer ler/assistir isso, ótimo. Seja feliz. Mas não precisa ficar inventando que Dragon Ball é para todas as idades ou inventando que é maravilhoso, complexo, que tem um design fantástico...
Penso que qualquer adulto hoje consegue distinguir, seja em qual mídia for, uma obra densa de uma voltada ao grande público (de várias idades).
Novamente, Dragon Ball não é voltado a todas as idades. Mas com certeza é voltado ao "grande público" ou povão.
É algo tão óbvio que sequer precisa ser citado. E isso se relaciona diretamente com a expectativa do leitor/telespectador. quem assiste hoje um blockbuster como Piratas do Caribe, ou uma comédia que parodia um filme de terror, sabe que não irá presenciar grandes reflexões sobre a vida, E faz até uma série de concessões à história. A mesma coisa pode-se dizer de um anime que mescla lutas e humor.
Pequena correção: "de um anime que só tem lutas e tentativas falhas de humor".
Eu simplesmente não acho digno de algum mérito quem nota que o verniz filosófico de Dragon Ball não está à altura de Crítica da Razão Pura, de kant.
Notar o óbvio nunca é digno de mérito.
Mas vamos lá, Orbe-san.
Vamos.
O que, numa série-de-TV/livro/HQ/desenho, você considera:
personagens-não-vazios-e-interessantes
Veja os personagens das seguintes obras, por exemplo: Procurando Nemo, Shrek, Full Metal Alchemist. Essas tem personagens interessantes e com algo na cabeça.
motivações-de-personagens-realmente-motivadoras
Motivações que tenham alguma relevância. Que vão além das taras de um velho idiota ou da falta do que fazer de um moleque com rabo de macaco e de uma patricinha de cabelo azul.
Humor, em suas mais variadas formas
Para começar, situações que tenham alguma graça. Não há essas situações em Dragon Ball. Não olhando para ele como obra "para todas as idades". Para quem tem até uns 10 anos de idade realmente Dragon Ball deve ser bem engraçadinho. Para quem tem 10 anos, o Mestre Kame tentando ver a calcinha da Bulma ou tentando pegar nos peitos dela, deve ser digno de uma risada. Para um adulto, acho difícil. A menos que consideremos aqueles adultos que assistem Zorra Total.
Cite a obra, o personagem, e se possível até mesmo a cena. É a oportunidade única de dar solidez às suas críticas.
Citei lá em cima. Mais exemplos?
Ratatouille, A Bela e a Fera, Akira, Artemis Fowl, Tarzam (da Disney), Ghost in the Shell, Toy Story, X-Men (só os quadrinhos, não os filmes e nem os desenhos), Superman (quadrinhos, filmes e desenhos)... Todos voltados para o público infantil ou infanto-juvenil, mas muito mais complexos e inteligentes que Dragon Ball. Até o Piratas do Caribe, citado por você, tem personagens mais profundos e engraçados que Dragon Ball. Mesmo sendo um mero blockbuster e, como tal, feito para gerar dinheiro e não para despertar reflexões.
Divirta-se com Dragon Ball pelo que ele é: uma obra infantil medíocre. Não precisa ficar inventando qualidades para DB.
De qualquer forma, nem é a pior obra infantil. Tem coisas feitas para crianças que são bem piores que DB. Chaves e Chapolim, por exemplo.