Autor Tópico: Ser ateu é o mesmo que ser crente e ter Fé  (Lida 16527 vezes)

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
Re: Ser ateu é o mesmo que ser crente e ter Fé
« Resposta #125 Online: 16 de Março de 2009, 11:58:38 »
Segundo Kant há três tipos de julgamento epistemológico (modalidades epistêmicas de Kant) :

Conhecimento: um julgamento suficiente objetiva e subjetivamente.
Crença: um julgamento suficiente subjetivamente, mas não objetivamente.
Opinião: um julgamento insuficiente tanto subjetivamente quanto objetivamente.
(Fonte: http://www.ozsl.uu.nl/articles/schaar01.pdf - ver seção 5.d)

Explicando: o conhecimento é a única forma perfeita de julgamento, pois ele basta tanto objetivamente (isto é, ele é demonstravel) quanto subjetivamente (i. e., ele é convincente). O conhecimento está associado ao verbo saber, e por definição saber é um julgamento certificadamente verdadeiro. Eu não acredito e nem acho que 2+2=4, eu sei disso.

Tanto a crença quanto a opinião são formas de julgamento defectivas, pois não são demonstráveis. A diferença entre um e outro é que a crença tem valor subjetivo, ou seja está acompanhada por uma convicção; então, quem pratica o verbo crer, apesar de não ter base objetiva para comprová-lo, tem uma razão subjetiva para sua crença que é suficiente para ele do ponto de vista pessoal. Uma crença é suficiente para levar uma pessoa a agir: se eu acredito que há um assassino à espreita em uma moita eu vou evitar passar por perto dela - ainda que eu não tenha certeza disso e não queira arriscar demonstrar isso objetivamente :)

A opinião não tem base nem objetiva e nem base subjetiva, ou seja, uma opinião não basta para convencer uma pessoa, por isso uma opinião não basta para levar uma pessoa a agir. Por exemplo: na minha opinião o Vasco vai chegar às finais da Taça Rio este ano. Eu não posso demonstrar essa previsão objetivamente e também não me arriscaria a apostar uma grande quantia em dinheiro nisso, mas considerando-se que o Vasco tem um bom time eu acho que ele tem boas chances.

No livro "O Espírito do Ateísmo", André Comte-Sponville, baseado nas modalidades de Kant, classifica as diferentes formas de não-teísmo da seguinte maneira:

agnosticismo: ausência de opinião quanto à existência de Deus.
ateísmo não-dogmático: opinião quanto à não-existência de Deus.
ateísmo dogmático: crença na não-existência de Deus.

Nesse sentido, é incorreto dizer que o agnóstico e o ateu não-dogmático têm crença, o ateu não-dogmático tem somente uma opinião, ele acha que os argumentos contra a existência de Deus são melhores que os a favor ou acha que Deus é um ser muitíssimo improvável. Porém, quanto ao ateu-dogmático essa acusação procede, o dogmático está intimamente convencido de que Deus não existe, longe de não-acreditar em sua existência, ele vai além e acredita na sua não-existência. Pessoalmente, posso dizer que conheço pouquíssimos ateus dogmáticos, entretanto.

Beleza de post Uili!  :ok:

Na minha opinião, penso que mesmo a convicção do ateu dogmático é diferente da fé religiosa.

É como já foi dito aqui. A convicção do ateu dogmático, diferentemente da fé religiosa, tem sua base em fatos e evidências. A convicção do ateu não é uma convicção atoa,  :P como querem fazer parecer os religiosos.

Aquela velha estorinha do "Dragão na garagem" é bem apropriada neste caso. É só nos perguntarmos quem tem mais fé, o dono da garagem que afirma possuir um dragão invisível morando lá, ou o cético que nega (mesmo sem poder provar) essa afirmação? Podemos dizer que a fé de ambos são equivalentes?

Veja como o "salto" de fé que um religioso dá ao afirma que deus existe é infinitamente maior do que o do ateu ao afirmar o contrário.

Ps.: Antes que alguém diga que a comparação entre deus(es) e dragões invisíveis é indevida, esclareço que não é. Deuses e dragões invisíveis, como o da estorinha do Sagan, possuem muito em comum. Mas para quem ainda não estiver satisfeito, pode considerar que o dono da garante jura de pé junto que o seu dragão invisível  é todo poderoso e criou todo o universo com uma simples baforada de seu hálito cáustico.  :D
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #126 Online: 16 de Março de 2009, 12:49:28 »
Adorarás somente ao Dragão de Garagem e a Sagan, seu único profeta!!  :ok:
Concordo contigo, o dragão de garagem já me serviu algumas vezes para "encurralar" com um pouco de lógica alguns argumentos teístas...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #127 Online: 16 de Março de 2009, 13:16:26 »
Peguemos uma boa definição de "fé":

"FÉ, s.f. crença sem evidência naquilo que é dito por quem não tem conhecimento, de coisas sem paralelo" (Ambrose Bierce)

Existe vários dicionários porque não foste ao Aurélio? Porque sabias que encontrarias isso : fé
[Do lat. fide.]
Substantivo feminino.  
3.Rel. A primeira virtude teologal: adesão e anuência pessoal a Deus, seus desígnios e manifestações.
4.Firmeza na execução de uma promessa ou de um compromisso.
5.Crença, confiança.
Dar fé a. 1. Acreditar em; acreditar, crer.
Dar fé de. 1. Afirmar como verdade; testificar.

Agora vês? que fé é confiança, crença, firmeza  

Em (5) não temos uma boa definição de "fé". Afinal, no vernáculo lusófono a palavra "fé" não é usada como sinônimo de "crença". Ninguém fala "tenho fé que a resposta para o problema está correta" ou "tenho fé que Fulano estará em casa quando a encomenda chegar".

Tem jeito não, Fausto. Estás a distorcer o vernáculo de forma falaciosa a teu favor, mas todos perceberam isto e não estás a enganar ninguém além de ti mesmo.

Já reparei que você talvez se faças de alguém que nada sabe para irritar a pessoa que debate contigo e ela chamar-te nome. Porventura és cego ? Fiz um copy past do Aurélio. Ou não tens em casa ? Talvez seja o porque que nem entendes nada. Eu trago o dicionário e tu me acusas de EU estar a torcer palavras.

E mais, é complicado debater em fórum que és insultado e acusado de torcer palavras (mesmo sendo definição do dicionário) e quando tu respondes é que a moderação aparece. Com um cartão amerelo na algibeira. 

Estás a conferir uma autoridade inequívoca ao dicionário, o que não existe. Mais falácias, Fausto.

Offline Fausto el Dikaios

• Nível 10
  • *
« Resposta #128 Online: 16 de Março de 2009, 15:05:17 »
Peguemos uma boa definição de "fé":

"FÉ, s.f. crença sem evidência naquilo que é dito por quem não tem conhecimento, de coisas sem paralelo" (Ambrose Bierce)

Existe vários dicionários porque não foste ao Aurélio? Porque sabias que encontrarias isso : fé
[Do lat. fide.]
Substantivo feminino.  
3.Rel. A primeira virtude teologal: adesão e anuência pessoal a Deus, seus desígnios e manifestações.
4.Firmeza na execução de uma promessa ou de um compromisso.
5.Crença, confiança.
Dar fé a. 1. Acreditar em; acreditar, crer.
Dar fé de. 1. Afirmar como verdade; testificar.

Agora vês? que fé é confiança, crença, firmeza  

Em (5) não temos uma boa definição de "fé". Afinal, no vernáculo lusófono a palavra "fé" não é usada como sinônimo de "crença". Ninguém fala "tenho fé que a resposta para o problema está correta" ou "tenho fé que Fulano estará em casa quando a encomenda chegar".

Tem jeito não, Fausto. Estás a distorcer o vernáculo de forma falaciosa a teu favor, mas todos perceberam isto e não estás a enganar ninguém além de ti mesmo.

Já reparei que você talvez se faças de alguém que nada sabe para irritar a pessoa que debate contigo e ela chamar-te nome. Porventura és cego ? Fiz um copy past do Aurélio. Ou não tens em casa ? Talvez seja o porque que nem entendes nada. Eu trago o dicionário e tu me acusas de EU estar a torcer palavras.

E mais, é complicado debater em fórum que és insultado e acusado de torcer palavras (mesmo sendo definição do dicionário) e quando tu respondes é que a moderação aparece. Com um cartão amerelo na algibeira. 

Estás a conferir uma autoridade inequívoca ao dicionário, o que não existe. Mais falácias, Fausto.

Mostre a falácia ? Ou apenas comentas? para alguém entender que estas certo e eu errado. Mas deu errado.

Onde esta a moderação? EU FUI ACUSADO DE TORCER PALAVRAS, pelo o inimigo do dicionário. 
« Última modificação: 16 de Março de 2009, 15:08:58 por Fausto el Dikaios »
Não sou pois existo, Deus não existe MAS É

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #129 Online: 16 de Março de 2009, 15:22:35 »

Mostre a falácia ? Ou apenas comentas? para alguém entender que estas certo e eu errado. Mas deu errado.

Onde esta a moderação? EU FUI ACUSADO DE TORCER PALAVRAS, pelo o inimigo do dicionário. 

Eu já mostrei. Não tenho culpa se tua viseira ideológica te impede de ver.

• Nível 10
  • *
« Resposta #130 Online: 16 de Março de 2009, 15:25:31 »

Eu já mostrei. Não tenho culpa se tua viseira ideológica te impede de ver.

Se estas a usar o argumento de que eu usei definições fora do contexto, então mostre qual ? Porque forram abordadas aqui, deu para entender ?

Estou a espera mostre qual

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #131 Online: 18 de Março de 2009, 22:35:58 »
Eu nem tenho que provar porque isso em Angola é bem possível até mortos voltam a casar com pessoas VIVAS.

Claro, claro ... Eles até mandam fazer bolos e pudim de urubu para a festa de casamento!!!! Eu vi as fotos!!! :D :lol:
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #132 Online: 19 de Março de 2009, 01:05:56 »
Os mormons batizam gente morta
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

• Nível 10
  • *
« Resposta #133 Online: 19 de Março de 2009, 01:14:15 »
Eu nem tenho que provar porque isso em Angola é bem possível até mortos voltam a casar com pessoas VIVAS.

Claro, claro ... Eles até mandam fazer bolos e pudim de urubu para a festa de casamento!!!! Eu vi as fotos!!! :D :lol:

Crês tu em magia negra ? ou Feitiço ?

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #134 Online: 19 de Março de 2009, 02:27:37 »

não sei se ele caiu na lei de Poe ou se tmb não esta falando sério
 :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #135 Online: 19 de Março de 2009, 06:55:22 »

Não, Fausto, você crê?
"Deus prefere os ateus"

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #136 Online: 19 de Março de 2009, 10:04:45 »

Todo  mundo tem que ter uma crença : eu por exemplo creio que vou tomar uma cerveja depois de sair do trabalho  :histeria:! Isso do Groucho Marx, não é ? :histeria:
To raise your kids

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #137 Online: 19 de Março de 2009, 10:32:21 »
Prezado Fausto, só para esclarecer : sou ateu e cético.  E bastante tranquilo em relação a isto.

Sou casado com uma baiana. Se vc conhece a Bahia e a belíssima cidade de Salvador,  acho que ela (a Bahia) não perde em nada para misticismo e alegações sobrenaturais para Angola.

To raise your kids

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #138 Online: 19 de Março de 2009, 10:49:38 »
Eu tenho fé... Acredito no sgrado Método Científico e seus misticos poderes de desmascarar embustes...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #139 Online: 19 de Março de 2009, 11:40:51 »
Fausto, explique para esses incrédulos como a banana prova a existência de deus.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #140 Online: 19 de Março de 2009, 12:46:22 »
Fausto, explique para esses incrédulos como a banana prova a existência de deus.
Pô biscoito, aquele vídeo é sacanagem!!!  :biglol: :biglol:

Offline Kratos

• Nível 10
  • *
« Resposta #141 Online: 20 de Março de 2009, 10:07:54 »
É uma profunda necessidade de acreditar, sentir-se especial.

Vamos tapar os olhos! ignorar a o natural.

"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"

Douglas Adams (1952-2001)

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #142 Online: 20 de Março de 2009, 18:11:29 »

Ola a todos, lancei esse desafio no lixo de fórum chamado ReV, e fui expulso embora eles se mentem em dizer que eu fui expulso por outro motivo. MAS é tudo mentia, alias eu fui expulso pelo mesmo motivo de sempre. MOSTREI QUE OS ATEUS SÃO CRENTES E TÊM MUITA FÈ. Bem espero que nesse fórum seje diferente.

Ateu é um tipo de pessoa que não crê em divindade. Logo um ateu é alguém que NÃO CRÊ ou seja CRÊ que não existe divindade, ele tem fé que a divindade é inexistente. Logo, no debate a uma disputa afim de mostrar entre um ateu e um cristão, qual deles tem MAIS Fé em sua CRENÇA .

No seu argumento, ou preposição, há uma erro fundamental: Voce confunde Fé e CRENÇA.

São duas coisas bem diferentes.

FÉ = crer no absurdo.
CRENÇA = convicção em algo. (não em coisas absurdas)

Eu creio na ciência. Creio que o tratamento do câncer me curará.

Eu tenho fé em Deus. Tenho fé que as orações me curarão do câncer.

Quando voce diz que ser ateu é o mesmo que ser crente, concordo, mas, ter Fé, NÂO!!!

Ès fraco nem palavras conheces. Vá brincar no orkut

Você dificilmente conhece a pessoa do Hugo para julgar ele dessa forma. Especialmente após um post coerente e correto como o dele.

Veja bem, observe cuidadosamente a forma com que trata os demais foristas aqui, ou você não irá durar nesse ambiente.

Leia nossas regras, pois se sair dalinha a partir de agora, vai ser cartão.

O Hugo define fé como crer no absurdo. Isso não é ofensa ? Ou as regras só valem para os Cristãos/Judeus.

E ele esquece que tanto ateus como cristãos têm fé. Nesse caso todos ateus crêem no absurdo. E se ela não conhece a palavra fé então seria mas facil ele gastar o tempo no orkut. E isso não é motivo para cartão amarelo porque apenas expliquei o post.

Fique na Graça

Se voce não sabe, essa definição de fé é de nada menos que SOREN A. KIERKEGAARD, considerado o maior filósofo cristão da tradição filosófica.

Bom... para mim basta.

« Última modificação: 20 de Março de 2009, 18:13:57 por Hugo »
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

• Nível 10
  • *
« Resposta #143 Online: 20 de Março de 2009, 23:31:40 »

Não, Fausto, você crê?

Mas existe e todo Africano sabe disso. Realmente quem diz não existir é um demente.

Offline Kmile

• Nível 15
  • *
« Resposta #144 Online: 20 de Março de 2009, 23:37:02 »

Não, Fausto, você crê?

Mas existe e todo Africano sabe disso. Realmente quem diz não existir é um demente.

Existe a crença em magia negra, não magia negra em si. Demência é acreditar que ela funcione.
"Gosto do céu pelo clima e do inferno pela companhia"
Mark Twain

• Nível 10
  • *
« Resposta #145 Online: 20 de Março de 2009, 23:43:01 »

Não, Fausto, você crê?

Existe a crença em magia negra, não magia negra em si. Demência é acreditar que ela funcione.

Não, é ao contrário. Nesse teu contexto, me prove que arma funciona ? E que a  bala mata?

Offline Kmile

• Nível 15
  • *
« Resposta #146 Online: 20 de Março de 2009, 23:47:30 »

Não, Fausto, você crê?

Não, é ao contrário. Nesse teu contexto, me prove que arma funciona ? E que a  bala mata?

Posso te mostrar fotos de um corpo baleado, posso te apresentar relatórios de balística, posso atirar em ti para provar. Tu pode me mostrar fotos do resultado da magia negra? E tem como provar que foi ela que gerou esse resultado? Tem como fazer magia negra para mim e me atingir?
Mark Twain

• Nível 10
  • *
« Resposta #147 Online: 20 de Março de 2009, 23:58:38 »

Não, Fausto, você crê?

Posso te mostrar fotos de um corpo baleado, posso te apresentar relatórios de balística, posso atirar em ti para provar. Tu pode me mostrar fotos do resultado da magia negra? E tem como provar que foi ela que gerou esse resultado? Tem como fazer magia negra para mim e me atingir?

Olhe eu posso procurar matéria sobre o tema e nem posso usa-la para o atingir é totalmente incompatível com a minha natureza. Nunca assististe um festival de arte magica? O que achaste?   

Offline Kmile

• Nível 15
  • *
« Resposta #148 Online: 21 de Março de 2009, 00:03:58 »

Não, Fausto, você crê?

Olhe eu posso procurar matéria sobre o tema e nem posso usa-la para o atingir é totalmente incompatível com a minha natureza. Nunca assististe um festival de arte magica? O que achaste?  

Sobre me atingir, não te preocupe, seria uma experiência, não levaria para o lado pessoal.
Festival de arte mágica ou ritual de magia negra?
Mark Twain

• Nível 10
  • *
« Resposta #149 Online: 21 de Março de 2009, 00:10:34 »

Não, Fausto, você crê?

Sobre me atingir, não te preocupe, seria uma experiência, não levaria para o lado pessoal.
Festival de arte mágica ou ritual de magia negra?

Festival de arte mágica, esse não é um truque para pensar ?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!