Nascemos ateus, todos nós... nascemos com crenças???
Ateu é o estado in natura do ser humano e é o processo cultural regional (e temporal) que nos leva a assimilar crenças e mitologias... tanto é verdade que o processo de criação de Deus na mente humana depende de longo ensino, iniciado na tenra infância.
Spitfire, afirmo o contrário
Percebe-se que a psique humana é feita para acreditar numa função para os objetos à sua volta. Sol tem função de fazer luz, árvore de fazer sombra, flores para perfumar, pássaros para cantar, abelhas para explicar sobre sexo, etc. Se acreditamos que elas tem uma utilidade, acabamos por acreditar que foram feitas com este propósito definido, ou seja, foram criadas. O fato de não vermos este criador é igual ao fato de eu não saber que criou o alicate, mas sei que alguém realizou isto. Enfim, a tendência natural das crianças é acreditar que os adultos cuidam delas, as estão deixando em segurança e sabem do que fazem.
É necessário uma atividade intelectual bastante grande para perceber que a natureza não tem função, apenas é. Se aproveitamos uma sombra de uma árvore, é apenas consequência dela usar a luz solar para fotossíntese, e não tem nenhuma relação antropocêntrica.
Por isso eu vejo que a religião é uma forma de infantilismo, de perpetuação das atividades mentais e percepção pueril, de não poder compreender o mundo sem "alguém" que esteja cuidando.
E também a facilidade da compreensão das crianças para estes conceitos. Mas sempre podemos ver surpresas nestas relações. Meu filho se tranformou instantaneamente num ateu ao simplesmente ver a apresentação do George Carlin. Mas não acho que ele seja a regra para estes casos.