Autor Tópico: Deus é cognoscível, você é que não vê.  (Lida 13937 vezes)

Offline ElizHabett

• Nível 04
  • *
Deus é cognoscível, você é que não vê.
« Online: 28 de Março de 2009, 20:44:43 »
Deus é cognoscível, não depende de fé subjetiva.
Ele é passível de conhecimento objetivo, basta saber pra onde olhar.

É mito ateísta de que Deus é assunto de fé e não se dá a conhecer, ateus pedem por provas o tempo todo, mas nenhuma prova de nada vale sem que o mesmo vá checar.

Quando Galileu primeiro descobriu que a terra girava ao redor do Sol e citou como prova o movimento dos astros, não poucos foram os céticos revoltados dizendo que não era necessário olhar pela luneta para saber que ele estava errado, já que a bíblia nada falava sobre isso, bem como saber que se acaso olhassem pela luneta e testemunhassem tal fato, não seria nada além de uma ilusão do demônio vizando engana-los.

Os céticos de hoje, quando confrontados com objetividade de Deus, usam discurso idêntico na manutenção de suas certezas, quando no minimo deveriam suspender o julgamento e preservar a duvida racional ao invés da negação.
A palavra chave é mente, tudo o que é cognoscível chega até nós por ela e sempre por ela.
Olhar por uma luneta é observar, olhar pela mente lucida é do mesmo modo observar.

Como observar Deus e conhecer esse fato?
Desembotando sua mente adormecida, permitindo que lucida ela possa observar aquilo que sempre esteve ali, escancarado, mas que de tão próximo nunca percebeu.
Desperte sua mente e poderá observar aquilo que tantos outros já observaram e corroboram o que vês com seus relatos sobre o mesmo fato.

Acha que não?
Não deveria tirar conclusões antes de olhar pela luneta da lucidez...

Basta acordar e ver.
Eu já vi, continuo vendo e espero um dia abandonar o sonho de vez.
Não sou a única, nem ao menos sou a primeira e tão pouco serei a ultima.

Beijos: Eliz  :cachorro:.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
Re: Deus é cognoscível, você é que não vê.
« Resposta #1 Online: 28 de Março de 2009, 21:03:19 »
Desembotando sua mente adormecida, permitindo que lucida ela possa observar aquilo que sempre esteve ali, escancarado, mas que de tão próximo nunca percebeu.
Desperte sua mente e poderá observar aquilo que tantos outros já observaram e corroboram o que vês com seus relatos sobre o mesmo fato.

Traduzindo: Deus é um fenômeno psíquico , já que para observá-lo é preciso uma "mente desembotada"(seja lá o que isto queira dizer) , sua evidência depende da consciência do observador. Não é cognoscível por seus efeitos , que independeriam do psiquismo do observador.
Baseado no que a ElizHabett diz Deus é indistinguível de uma ilusão.

Resta saber de qual dos mais de trezentos deuses que são venerados neste planeta ela está falando...
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #2 Online: 28 de Março de 2009, 21:04:50 »
Eu acredito em gnomos. Se você não for um cético com mente embotada, eles são bem fáceis de ver.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 28 de Março de 2009, 21:07:40 »
porque crentes sempre vêm com essa balela de galileu? Eles citam um processo científico para desmontar argumentos científicos?

Algo como: Galileu deu argumentos que ajudaram a desmontar as bases da religião por isso vocês céticos têm que considerar a existência de deus...

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #4 Online: 28 de Março de 2009, 21:18:48 »
porque crentes sempre vêm com essa balela de galileu? Eles citam um processo científico para desmontar argumentos científicos?

Algo como: Galileu deu argumentos que ajudaram a desmontar as bases da religião por isso vocês céticos têm que considerar a existência de deus...

Sua mente embotada não consegue entender que se Galileu vê os satélites de marte então deus existe  :D
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #5 Online: 28 de Março de 2009, 21:23:49 »
É o famoso princípio filosófico do "porco usa pilha porque peixe anda de bicicleta". Só não vê quem tem a mente embotada.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 28 de Março de 2009, 21:31:11 »

Sua mente embotada não consegue entender que se Galileu vê os satélites de marte então deus existe  :D

É o famoso princípio filosófico do "porco usa pilha porque peixe anda de bicicleta". Só não vê quem tem a mente embotada.

Pois é... é aquele ditado: Quem não tem cão do que dois voando... e aquele outro.. casa de ferreiro não entra mosquito... ou algo similar
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #7 Online: 28 de Março de 2009, 21:53:35 »
Querida Elizabet, sabe o significado da palavra cognicível??? Acho q não, ou pensa q sabe.

Conhecer algo, alguém não depende da subjetividade psíquica, ou mental, quando este algo ou alguém é visível, tocável, experimentável, e deus não possui tais qualidades: visibilidade, materialidade, torna-se então impossível obter-se conhecimento dele, o q os deístas/teístas fazem é imaginar q se relacionam, convivem, conversam e consequentemente, o conhecem.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #8 Online: 28 de Março de 2009, 21:56:21 »
ElizHabett, por favor, leia as regras do fórum. Proselitismo não é permitido.

E bem vinda. :)
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #9 Online: 29 de Março de 2009, 02:08:55 »
Basta acordar e ver.

Eu nunca vi Deus. Comofas?

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #10 Online: 29 de Março de 2009, 13:37:26 »
ElizHabett.

Deus é cognoscível, você é que não vê. 

------------------------------------------------------------------
Deus é cognoscível, não depende de fé subjetiva.
Ele é passível de conhecimento objetivo, basta saber pra onde olhar.

É mito ateísta de que Deus é assunto de fé e não se dá a conhecer, ateus pedem por provas o tempo todo, mas nenhuma prova de nada vale sem que o mesmo vá checar.

Acha que não?

Não deveria tirar conclusões antes de olhar pela luneta da lucidez...

Basta acordar e ver.

Beijos: Eliz.

Em termos duma filosofia, como a de Espinosa, estou em absoluto acordo consigo.

:ok: Beijos para si também.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #11 Online: 29 de Março de 2009, 15:19:03 »
-"Hmm, interessante".
-"Sério?!"
-"Não".
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #12 Online: 29 de Março de 2009, 16:31:05 »

O problema é que só especulando muito e fora da realidade daquilo que mencionava o filósofo holandês, haveria alguma concordância com o que a Eliz falou.

Já o Valdir Espinosa talvez concorde com vcs dois ...  Talvez, não é ? Especulativamente  ... ;)
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #13 Online: 29 de Março de 2009, 18:08:58 »
Humberto Francis

=============
51 é o número!!!!
=============

----------------------------------------------------------------------------
Citação de: lusitano  em  Hoje às 13:37:26

Beijos para si também.

O problema é que só especulando muito e fora da realidade daquilo que mencionava o filósofo holandês, haveria alguma concordância com o que a Eliz falou.

Se o filósofo Holandês Espinosa, afirmou que na conjectura dele - Deus - é o mesmo que Natureza, então concerteza, que Deus, é visível a olho nú, pelo menos para quem não precisa de óculos.

Já o Valdir Espinosa talvez concorde com vcs dois ...  Talvez, não é ? Especulativamente...

Você poderia falar-me um pouco desse Valdir Espinosa, para eu saber de quem se trata e sobre o que ele diz?

Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #14 Online: 29 de Março de 2009, 19:04:02 »
Se o filósofo Holandês Espinosa, afirmou que na conjectura dele - Deus - é o mesmo que Natureza, então concerteza, que Deus, é visível a olho nú, pelo menos para quem não precisa de óculos.

A idéia de Spinoza é  basicamente deísta, não teísta.

Você poderia falar-me um pouco desse Valdir Espinosa, para eu saber de quem se trata e sobre o que ele diz?

É um técnico de futebol brasileiro que foi campeão do Mundial Interclubes em 1983 pelo Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. É a única relação possível que vejo nas elucubrações que eu li neste tópico.
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 29 de Março de 2009, 19:18:20 »
É a velha estorinha....
Elizhabett, o dragão na minha garagem é cognoscível, voce o vê??
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline ElizHabett

• Nível 04
  • *
« Resposta #16 Online: 29 de Março de 2009, 20:05:54 »

Basta olhar todos os comediantes que me responderam com piadas... estão todos tão cheios de certezas que não sobra espaço para a dúvida.
O discurso é idêntico:
Luiz Souto: "Traduzindo: Deus é um fenômeno psíquico". "Deus é indistinguível de uma ilusão".
Contini: "o dragão na minha garagem é cognoscível, voce o vê??"

É por isso que faço a comparação com Galileu.
Temos um ente cognoscível e alguém o relatando, temos céticos afirmando que é impossível e que mesmo que seja possível ver algo, então só pode ser uma ilusão.

Céticos com tanta certeza que pulam o processo cientifico que tanto dizem amar e já descambam em afirmativas sobre tudo ser uma ilusão.
Com tanta certeza e sem o uso da ciência para corroborar essa certeza, pecam no que mais defendem, pecam no uso falho da razão e em parte pelo uso da razão pura na tentativa de entender algo que não sabem nada a respeito e que ainda assim já tem idéias formadas que parecem certas e definitivas.

Offline ElizHabett

• Nível 04
  • *
« Resposta #17 Online: 29 de Março de 2009, 20:21:53 »
Querida Elizabet, sabe o significado da palavra cognicível??? Acho q não, ou pensa q sabe.
Querida ANNE, eu sei o significado de cognoscível. Você sabe?
Conhecer algo, alguém não depende da subjetividade psíquica, ou mental, quando este algo ou alguém é visível, tocável, experimentável,
Deus ser cognoscível não significa que todo ser humano tenha que percebe-lo.
Se você está distraída e não percebe nem o que está a sua volta a culpa é sua.
Sua distração não transforma em inexistente, o real, só por você não percebe-lo.
e deus não possui tais qualidades: visibilidade, materialidade, torna-se então impossível obter-se conhecimento dele, o q os deístas/teístas fazem é imaginar q se relacionam, convivem, conversam e consequentemente, o conhecem.
Deus não é cognoscível e os deísta/teístas imaginam se relacionar com ele, ou Deus é cognoscível e você imagina e acredita que não seja e que teístas/deísta tenham que imaginar as coisas?

Você está enganada em sua crença. Deus é cognoscível.

Offline ElizHabett

• Nível 04
  • *
« Resposta #18 Online: 29 de Março de 2009, 20:23:03 »
É a velha estorinha....
Elizhabett, o dragão na minha garagem é cognoscível, voce o vê??
Me diga como fazer para ver o dragão que sua hipótese ganha validade.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 29 de Março de 2009, 20:26:18 »
Então me diga você como EU faço para ver deus...
Basta olhar todos os comediantes que me responderam com piadas... estão todos tão cheios de certezas que não sobra espaço para a dúvida.
O discurso é idêntico:
Luiz Souto: "Traduzindo: Deus é um fenômeno psíquico". "Deus é indistinguível de uma ilusão".
Contini: "o dragão na minha garagem é cognoscível, voce o vê??"

É por isso que faço a comparação com Galileu.
Temos um ente cognoscível e alguém o relatando, temos céticos afirmando que é impossível e que mesmo que seja possível ver algo, então só pode ser uma ilusão.

Céticos com tanta certeza que pulam o processo cientifico que tanto dizem amar e já descambam em afirmativas sobre tudo ser uma ilusão.
Com tanta certeza e sem o uso da ciência para corroborar essa certeza, pecam no que mais defendem, pecam no uso falho da razão e em parte pelo uso da razão pura na tentativa de entender algo que não sabem nada a respeito e que ainda assim já tem idéias formadas que parecem certas e definitivas.

Beth, é absolutamente o contrário.

Os crentes estão tão certos na certeza que deus existe que não conseguem sequer pensar que realmente não existem provas para sua existência. Eu não debato a existência de um poste, nem de um carro...eles existem.. pronto, mas por alguma razão crentes querem que tenhamos certeza que algo completamente sem evidência existe e não se questiona de que essa certeza vem de uma poluição cultural iniciada há milênios

A maioria daqui foi teísta/deista..  abandonamos através de um longo processo, em que tivemos que questionar os principais fundamentos da nossa criação. Não desmereça esse processo.

Você deveria responder simplesmente a essa pergunta: Qual a prova de que deus existe?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline ElizHabett

• Nível 04
  • *
« Resposta #20 Online: 29 de Março de 2009, 20:28:18 »

Deus está em nós e nas coisas a nossa volta, mas ele existe enquanto espirito transcendente, como o que sustenta tudo e têm intenção consciente independente de nós. E isso é possível saber por certo, não especular, mas ver e saber.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 29 de Março de 2009, 20:29:32 »

A idéia de Spinoza é  basicamente deísta, não teísta.

É um técnico de futebol brasileiro que foi campeão do Mundial Interclubes em 1983 pelo Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. É a única relação possível que vejo nas elucubrações que eu li neste tópico.

espinosa é no máximo panteista..

o problema do arthur é que ele não dá muita bola para o significado das palavras

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 29 de Março de 2009, 20:35:00 »
Beth, entenda uma coisa: A quantidade de fé e a emoção que sentimos por algo não corrobora sua veracidade. O cérebro humano é assim, pessoas se comovem com as mais variadas coisas.
Por exemplo, os bushongos se comovem verdadeiramente com o deus vomitador bumba (é sério)... e nem por isso ele é real.

O seu desafio aqui é transformar essa sua certeza que vêm dos sentimentos em uma maneira racionalizável, uma mensagem e uma prova secular, porque não compartilho (já compartilhei) esse seu sentimento.

Não adianta ficar falando que deus está em todas as coisas. Não vemos as coisas assim. Você tem que fazer uma hipótese que possa ser comprovada. Deveria existir algo extremamente claro devido a magnitude da sua afirmação. Tente se colocar no nosso ponto de vista: Não sentimos o que você sente, isso é uma evidência apenas para você. Por exemplo, a ciência não aceita sentimentos como provas. Precisamos de fatos.

Pls coloque os fatos.

Obrigado

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline ElizHabett

• Nível 04
  • *
« Resposta #23 Online: 29 de Março de 2009, 20:39:55 »
Então me diga você como EU faço para ver deus...

Beth, é absolutamente o contrário.

Os crentes estão tão certos na certeza que deus existe que não conseguem sequer pensar que realmente não existem provas para sua existência. Eu não debato a existência de um poste, nem de um carro...eles existem.. pronto, mas por alguma razão crentes querem que tenhamos certeza que algo completamente sem evidência existe e não se questiona de que essa certeza vem de uma poluição cultural iniciada há milênios
E como você pode ter certeza disso?
Você fala sobre acreditar, mas acredita tanto em algo tão falso quanto o que disse.
Você acha que não existem provas, mas é apenas você quem não vê as provas que estão na sua frente.
A maioria daqui foi teísta/deista..  abandonamos através de um longo processo, em que tivemos que questionar os principais fundamentos da nossa criação. Não desmereça esse processo.
Não desmereço esse processo, são vocês que parecem desmerecer o processo daqueles que se deparam e conhecem o aquilo que vocês ignoram.
Você deveria responder simplesmente a essa pergunta: Qual a prova de que deus existe?