Autor Tópico: Servidores públicos não chegam a 6% da população no Brasil  (Lida 5794 vezes)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Servidores públicos não chegam a 6% da população no Brasil
« Online: 08 de Abril de 2009, 03:44:15 »
Servidores públicos não chegam a 6% da população no Brasil

Estado brasileiro é menor que nos EUA, Espanha, Alemanha, França, Suécia, Argentina, Uruguai e Paraguai

Novo levantamento do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) aponta que a participação do emprego público é pequena no Brasil. O percentual de servidores entre o total de ocupados não chega a 11% e não chega a 6% se comparado a toda a população.

Segundo o Comunicado da Presidência nº 19, "Emprego Público no Brasil: Comparação Internacional e Evolução Recente", publicado hoje no portal do Ipea, não há razão para se afirmar que o Estado brasileiro seja um Estado "inchado" por um suposto excesso de funcionários públicos.

Comparando-se com o total de ocupados, o Brasil tem menos servidores que todos os parceiros do Mercosul, fica atrás de países como Estados Unidos, Espanha, Alemanha e Austrália e muito atrás de Dinamarca, Finlândia e Suécia.

"Mesmo nos EUA, a mais importante economia capitalista, caracterizada pelo seu caráter 'privatista' e pelo seu elevado contingente de postos de trabalho no setor privado,o peso do emprego público chega a 15% dos ocupados", revela o estudo.

Nas conclusões, o documento afirma que "o atual contexto de crise, em especial, é justamente o momento para se discutir o papel que pode assumir o emprego público na sociedade brasileira. Os indicadores não revelam 'inchaço' do Estado brasileiro, quer seja sob o ponto de vista de sua comparação com o tamanho da população ou com relação ao mercado de trabalho nacional. Existe espaço para a criação de ocupações emergenciais no setor público brasileiro, especialmente nas áreas mais afetadas pelo desemprego, ou seja, o emprego público - mesmo que em atividades temporárias - poderia servir como um instrumento contracíclico (certamente não suficiente para compensar todos os postos de trabalho que serão eliminados no setor privado) pelo menos enquanto durarem os efeitos da retração econômica mundial sobre a economia brasileira".

Acesse o Comunicado da Presidência na íntegra.

http://www.ipea.gov.br/003/00301009.jsp?ttCD_CHAVE=8725

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Atheist

• Visitante
Re: Servidores públicos não chegam a 6% da população no Brasil
« Resposta #1 Online: 08 de Abril de 2009, 09:20:13 »
Olha só... bem ao contrário do que eu imaginaria. Estou em um município com cerca de 10.000 habitantes e tem mais de 500 funcionários na prefeitura, e eu já achava demais, pois outras cidades até maiores têm menos funcionários... Isso sem contar os assistentes dos deputados e senadores.

Interessante mesmo.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #2 Online: 08 de Abril de 2009, 11:10:07 »
Relatório do IPEA, eu fico com um pé atrás...

De qualquer forma, mesmo sendo pequeno se comparada aos de outros países, esse setor consome demais.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 08 de Abril de 2009, 11:13:05 »
Bom, o importante que não aumente o quadro....  :hihi:

Offtopic:

Quando li pensei que se tratava de informática.... :vergonha: Putz... Tô bitolado demais nisto...

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #4 Online: 08 de Abril de 2009, 14:26:08 »
Mas nisso estão incluídos somente servidores concursados e contratados? Ou estão qualquer um que trabalhe para o Estado? Cargos de confiança de Assessores, Assessores de Assessores e Assessores de Assessoria para assuntos de Acesso aos Assessores???
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 08 de Abril de 2009, 17:02:58 »
O problema antes fosse a quantidade... o furo é mais embaixo, é a eficiência.  :wink:

Offline Penny Lane

• Nível 24
  • *
« Resposta #6 Online: 08 de Abril de 2009, 20:06:39 »
Só me resta pensar se os servidores públicos nos outros países tem tanta regalia quanto aqui.
::)

Atheist

• Visitante
« Resposta #7 Online: 10 de Abril de 2009, 00:15:00 »
Só me resta pensar se os servidores públicos nos outros países tem tanta regalia quanto aqui.

A questão é: que servidores públicos no Brasil tem regalias, e a que regalias você está se referindo?

Atheist

• Visitante
« Resposta #8 Online: 10 de Abril de 2009, 00:16:00 »
Mas nisso estão incluídos somente servidores concursados e contratados? Ou estão qualquer um que trabalhe para o Estado? Cargos de confiança de Assessores, Assessores de Assessores e Assessores de Assessoria para assuntos de Acesso aos Assessores???

Pelo que entendi pelo estudo, entra tudo, inclusive assessoria de assessores da direção de assuntos aleatórios, na subdivisão de aleatoriedade constitucional.

Offline Penny Lane

• Nível 24
  • *
« Resposta #9 Online: 10 de Abril de 2009, 00:55:19 »
A questão é: que servidores públicos no Brasil tem regalias, e a que regalias você está se referindo?
Estabilidade, abuso de poder por parte da autoridade de alguns órgãos públicos e a má-vontade (sim, estou generalizando) no atendimento ao contribuinte que volte e meia tem que passar por idiota em repartições públicas e pode até reclamar na ouvidoria, mas quem é ouvidor do serviço público é... um outro servidor! :D

E pra piorar, quem entra no serviço público (não digo todos mas grande parte), já vai naquela certeza de que não vai ser demitido e dessa forma pode tratar como bem quiser a quem está lá para ser atendido.

Eu definitivamente não conheço nenhum serviço público onde se prime pela lisura ou pela qualidade do serviço prestado, todas as vezes que precisei de algo relacionado a isso penei em alguma fila ou com informações desencontradas. :no:

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #10 Online: 10 de Abril de 2009, 17:44:53 »
Ok, pode ser menos em número de pessoas sobre população total, mas seria interessante ver uma comparação entre gastos com pessoal de funcionalismo público sobre o PIB, aí daria para se ter uma ideia do real tamanho do funcionalismo.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Atheist

• Visitante
« Resposta #11 Online: 10 de Abril de 2009, 17:54:10 »
Estabilidade, abuso de poder por parte da autoridade de alguns órgãos públicos e a má-vontade (sim, estou generalizando) no atendimento ao contribuinte que volte e meia tem que passar por idiota em repartições públicas e pode até reclamar na ouvidoria, mas quem é ouvidor do serviço público é... um outro servidor! :D

E pra piorar, quem entra no serviço público (não digo todos mas grande parte), já vai naquela certeza de que não vai ser demitido e dessa forma pode tratar como bem quiser a quem está lá para ser atendido.

Eu definitivamente não conheço nenhum serviço público onde se prime pela lisura ou pela qualidade do serviço prestado, todas as vezes que precisei de algo relacionado a isso penei em alguma fila ou com informações desencontradas. :no:

De fato há servidores que não trabalham direito. Culpa de um sistema que confunde estabilidade com impunidade. A estabilidade é necessária para evitar que o próximo prefeito/governador/etc entre e mande todo mundo embora e contrate seus amigos.

Fora isso, o que você citou não são regalias, são problemas. Além disso, funcionário público não tem fundo de garantia, contribui integralmente com o INSS e não apenas até o teto...

Problemas de filas e informações desencontradas já me aconteceram também em sistemas privados, não é exclusividade do serviço público, deste modo não dá para generalizar pegando o melhor serviço privado e comparando com o pior serviço público. Também já fui muito bem atendido em serviço público.

Sem esquecer que professores de universidades federais também são servidores públicos... :P

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #12 Online: 11 de Abril de 2009, 11:22:10 »
O Estado brasileiro é menor, mas mil vezes mais caro.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #13 Online: 11 de Abril de 2009, 11:44:26 »
Sem contar que qualquer repartição pública tem aquele cartaz com o art. 331 do C.P. "Desacato".

Mas nunca colocam o 318 :(

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #14 Online: 11 de Abril de 2009, 12:36:54 »

Parece que você está falando dos servidores da área da saúde, é onde tratam as pessoas pior que lixo... eu não preciso receber atendimento pelo SUS, ou postos de saúde porque eu tenho plano de saúde, mas a minha irmã que não tem, me contou cada coisa...Eles gritam com as pessoas, tão sempre com má vontade, se você pede uma coisa que eles deveriam fazer eles fazem cara feia, ou empurram pra outra pessoa fazer...

É o cúmulo as pessoas receberem esse tipo de tratamento por parte dos funcionários público, principalmente na área da saúde, que é quando elas vão quando estão doentes e ainda são tratadas como o lixo do lixo... E não adianta mandar mais dinheiro para a saúde, porque contaminada do jeito que tá, pode mandar milhões e milhões que o atendimento não vai melhorar...Aliás, esses funcionários que atendem a população desse jeito não merecem ganhar nem 1 centavo de salário no final do mês...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #15 Online: 11 de Abril de 2009, 14:44:35 »
Ok, pode ser menos em número de pessoas sobre população total, mas seria interessante ver uma comparação entre gastos com pessoal de funcionalismo público sobre o PIB, aí daria para se ter uma ideia do real tamanho do funcionalismo.

Também acho.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 12 de Abril de 2009, 04:51:45 »
Mas a que tipo de gastos vocês se referem? Os diretos ou indiretos?

Primeiro porque existem funcionários públicos nas três esferas de governo, segundo porque existem serviços públicos que são feitos por empresas terceirizadas ou por trabalhadores contratados pelo regime de CLT, mas sem estabilidade, ou seja, é um servidor público como qualquer outro (EDIT: considerando aqui o objetivo de atender a população, diretamente ou não), mas é contratado por uma fundação ou então através de uma terceirizada (não é contratado diretamente pelo orgão público, pois isso seria ilegal) e está sob o regime CLT.

Um exemplo são os hospitais universitários, existem concursados e contratados, estes últimos não entram na conta do funcionalismo público, mas são pagos com dinheiro público, ou então o serviço de limpeza, manutenção e segurança que, em diversas instituições, são feitos por empresas terceirizadas.

Olha, em 2004 eu lembro que a proporção era mais ou menos assim:

Servidore públicos municipais, estaduais e federais: 9,5% do PIB
Percentual de servidores em relação a população: 5%

OBS: Cito de memória, porque era algo sempre lembrado nas intermináveis reuniões sobre conjuntura e acabei decorando.

Acredito que a proporção se mantenha mais ou menos estável, devido a Lei de Responsabilidade Fiscal e também ao cresicmento do PIB.
« Última modificação: 12 de Abril de 2009, 07:21:58 por Dodo »
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #17 Online: 12 de Abril de 2009, 12:25:20 »

Não é bem assim. Existem normas administrativas que se o funcionário público não cumprir, poderá ser processado e perder o emprego. Já ví vários casos.

Diferente da iniciativa privada que se o chefe acordar de mal humor de manda pra rua.
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #18 Online: 12 de Abril de 2009, 13:33:18 »
(...)
Não é bem assim. Existem normas administrativas que se o funcionário público não cumprir, poderá ser processado e perder o emprego. Já ví vários casos.

Diferente da iniciativa privada que se o chefe acordar de mal humor de manda pra rua.

Não é bem assim 2.

Se você se garante, o chefe morre de medo é de você bater a porta na concorrência.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #19 Online: 12 de Abril de 2009, 15:03:41 »

Deve ser por isso que empresas públicas são incomparavelmente mais eficientes que empresas privadas.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #20 Online: 12 de Abril de 2009, 16:54:29 »

Sinceramente. Minha mãe é funcionária pública faz quase 20 anos e ela nunca viu ou ouviu falar de nenhuma pessoa ter sido mandado embora por incompetência.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Penny Lane

• Nível 24
  • *
« Resposta #21 Online: 12 de Abril de 2009, 19:08:57 »
Pelo que vocês dizem parece que no funcionarismo público a incompetência não é tão visível quanto no sistema privado.

Deve ser por isso que empresas públicas são incomparavelmente mais eficientes que empresas privadas.

São? O SUS ou os Detran's são ótimos exemplos ::)

Isso sem falar do sistema judiciário do estado ou do sistema de abastecimento de água e energia elétrica do meu estado.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #22 Online: 12 de Abril de 2009, 20:14:49 »
Pelo que vocês dizem parece que no funcionarismo público a incompetência não é tão visível quanto no sistema privado.

É visível. Mas as pessoas responsáveis por punir o funcionário incompetente tem poder discricionário para tomar ou não a iniciativa para a punição. Isso torna subjetivo o procedimento sob o ponto de vista que o "compadre" de alguém nunca vai ser punido.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #23 Online: 12 de Abril de 2009, 20:19:38 »

Sim, são. Pois está absolutamente claro no regulamento de todos os órgãos estatais que eles devem prestar serviços qualidade, devem ser bem administrados e livres de corrupção, e ainda que qualquer funcionário que se desviar dessas metas deve ser afastado.

Já uma empresa privada, como ela é apenas uma propriedade do dono, o dono pode simplesmente fechar ela da noite para o dia se quiser, pode contratar pessoas desonestas e incompetentes se quiser, e também pode fabricar produtos e prestar serviços de baixíssima qualidade. Afinal, é tudo dele.

Offline Penny Lane

• Nível 24
  • *
« Resposta #24 Online: 12 de Abril de 2009, 20:25:22 »

É visível. Mas as pessoas responsáveis por punir o funcionário incompetente tem poder discricionário para tomar ou não a iniciativa para a punição. Isso torna subjetivo o procedimento sob o ponto de vista que o "compadre" de alguém nunca vai ser punido.

E lá vai-se mais uma lasca da corrupção :/

Sim, são. Pois está absolutamente claro no regulamento de todos os órgãos estatais que eles devem prestar serviços qualidade, devem ser bem administrados e livres de corrupção, e ainda que qualquer funcionário que se desviar dessas metas deve ser afastado.

Já uma empresa privada, como ela é apenas uma propriedade do dono, o dono pode simplesmente fechar ela da noite para o dia se quiser, pode contratar pessoas desonestas e incompetentes se quiser, e também pode fabricar produtos e prestar serviços de baixíssima qualidade. Afinal, é tudo dele.

Não Herf, a lisura nos procedimentos nesses órgãos públicos há anos está passando longe do que está no procedimento administrativo. Como você mesmo disse:

Pois está absolutamente claro no regulamento de todos os órgãos estatais que eles devem prestar serviços qualidade, devem ser bem administrados e livres de corrupção, e ainda que qualquer funcionário que se desviar dessas metas deve ser afastado.

Eu e qualquer brasileiro sabe que não é assim. Deveria ser, mas não é.
Eu e todo cidadão que precisou de

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!