Qual a relevância do que uma pessoa qualquer faz com o dinheiro dela para a discussão? Está dizendo que os funcionários trabalham de graça? Não entendi sua colocação. Explique melhor.
O que eu coloquei foi os motivos reais para que os funcionários (principalmente os que não ganham comissões, os que não são gerentes, os funcionários mais simples e humildes) sejam eficientes !
Para o dono, a eficiência do funcionário é fundamental para ele locupletar-se e levar uma boa vida!
Está errado. Esqueceu-se que os consumidores (incluindo aí os trabalhadores que "dão duro" que você citou) são bastante egoístas e auto-centrados que sempre escolhem os produtos ou serviços de melhor qualidade e menor preço na hora de comprarem. Se eles não fossem tão egoístas e gananciosos, aceitando ocasionalmente comprar um produto ou serviço meia-boca, ou um pouquinho mais caro, os empresários não precisariam exigir eficiência dos seus funcionários.
Não estou errado. Este motivo que você expôs é secundário, pois não interessaria nenhum pouco ao empresário atender interesses de consumidores se em primeiro lugar ele não fosse enriquecer-se com isso !
O objetivos ao qual se subordinam todos os outros objetivos é o lucro é a vida boa que esse lucro proporciona ao proprietário do meio de produção.
Quanto mais os funcionários forem burros de carga mais o proprietário enriquecerá e terá vida boa.
Por isso é que empresários gostam de eficientes funcionários burros de carga.
De graça não, mas muitas vezes por salários muito baixos , enquanto o proprietário, muitas vezes, leva uma vidona muito boa, vários funcionários levam uma vida cheia de privações.
Ou seja, um trabalhador conseguiria produzir
sozinho, apenas com a natureza à sua disposição, mais produtos ou serviços do que os que ele consome com o salário médio que recebem, é isso?
Caso ache que sim, vá lá no tópico "Soma Zero" e exponha seus argumentos.[/quute]
Não ! Da mesma forma que o dono também não conseguiria jamais produzir sozinho, apenas com a natureza à sua disposição, os produtos ou serviços que ele consome com o lucro médio que recebem !
Tampouco conseguiria jamais produzir sozinho o que os burros de carga junto produzem para ele lucrar !
Para vários proprietários, os funcionários são apenas objetos que devem ser utilizados ao máximo.
É exatamente assim que pensa um prórietário de meio de produção que eu conheço muito bem.
O mesmo pensa os consumidores (na maioria trabalhadores) em relação aos empresários/comerciantes: são como vacas de leite que devem lhe fornecer o máximo de produtos/serviços da maior qualidade possível e com o menor preço possível. O mesmo pensamento egoísta que guia o empresário na contratação de trabalhadores guia esses mesmos trabalhadores na hora de fazer compras.
Ótimo! Então que não se digam que são benfeitores por "darem" empregos ! Assumam o que fazem !
Eu não vejo eles assumindo a posição de interesseiros materialistas que se lixam para pessoas, pelo contrário fazem discursos de benfeitores da sociedade !
Quero ver um empresário assumindo publicamente que o único interesse dele é o lucro pessoal dele e que usa os funcionários como objetos !
Qual será o corajoso que assumirá ??
Por outro lado, tem empresas que estão dependendo cada vez menos de mão-de-obra humana (e essa é a tendência para o futuro).
Tanto pior , pois assim nem o argumento (falso) de que fazem bondade ao gerarem empregos, eles terão .
Claro que sim, pois eles não gerarão mais empregos. Como ficará o argumento por você apresentado de que os trabalhadores "dão duro" para os empresários terem boa vida?
Numa situação fictícia como a de total substituição por máquinas em todas as atividades humanas, teríamos outros graves problemas e outros argumentos.
Mas se continuasse a haver uma concentração de meios de produção nas mãos de uma minoria, então continuaríamos a ter problemas de concentração de renda e riqueza ! E continuaríamos a ter excluídos e pobres.
A propriedade privada de meio de produção é um problema mais fundamental do que a exploração de mão-de-obra pelo proprietário, e na situação fictícia acima colocada ela continuaria a existir , ok ?
Você acha melhor uma pessoa investir seu dinheiro em atividades que não empregam ninguém, ou que empregam?
Num país em que falta empregos, acho que é politicamente melhor e economicamente mais eqüitativo que se incentive atividades econômicas que gerem empregos.
E...
Está descobrindo a roda?[/quote]
Mas o critério mais relevante que um proprietário de meio de produção usa para investir é se o negócio dará lucro, não interessa se gerará empregos ou não .
O mesmo critério que o trabalhador usa na hora de fazer compras: não está interessado em saber se essa compra ajuda alguém, seja empresário ou trabalhador, pensa apenas em se locupletar nos produtos/serviços bons e baratos!
Me diga uma coisa: você acha que as pessoas deveriam ser proibidas de investir dinheiro, mantendo-o debaixo do colchão ou torrando-o? Por quê?
Não devem ser proibidas.
Mas não deveriam fingir que o objetivo das empresas é algo impessoal .
Deveriam ter a coragem de assumir que o objetivo primordial da empresa e da exigência de eficiência em cima dos funcionários é enriquecerem a si mesmos e terem boa vida!
Deveriam assumir isso e parar de posarem de benfeitores !