Autor Tópico: Novo por aqui? Apresente-se!  (Lida 395270 vezes)

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
Re: Novo por aqui? Apresente-se!
« Resposta #5300 Online: 20 de Março de 2010, 21:12:06 »
Boa noite Panthera.

Desculpe a demora para responder.

Sim, sou geólogo. Graduei em fevereiro de 1986 pela UFPR, fiz especialização em Geologia Exploratória em 1987 pela UFPR, especialização em Gestão Ambiental em 2005 pela Universidade Positivo (instituição privada aqui de Curitiba), obtive o grau de Mestre em 1994 pela UNESP de Rio Claro nas áreas de Geotectônica e Geologia Estrutural. Iniciei mas não concluí meu doutorado com ênfase em Neotectônica e, secundariamente, Modelagem Matemática e Computacional entre 1995 e 1997. Ele foi suspenso por motivos familiares.

Desde 1998 até 2009 fiquei ausente em termos de produção científica, quando então ensaiei um retorno mas que só será efetivado no segundo semestre deste ano. Pretendo concluir o doutorado no segundo semestre de 2011. Conforme o resumo acima minhas áreas de expertise são então: geologia estrutural, geotectônica e neotectônica.

Um abraço.

Legal. Um geólogo por aqui.
Sempre me interessou a formação geológica do Sul do Brasil. Na minha região percebe-se bem os derramamentos de lava na formação do relevo. E sei que o Paraná sempre mostrou esta questão na formação geográfica, principalmente em vestibulares. Já aqui em Santa Catarina, ficam muito em cima da geografia econômica, que pra mim é papo pra boi dormir.

Bem vindo.
« Última modificação: 24 de Julho de 2012, 16:19:57 por Geotecton »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5301 Online: 21 de Março de 2010, 09:14:45 »
Boa noite Panthera.

Desculpe a demora para responder.

Sim, sou geólogo. Graduei em fevereiro de 1986 pela UFPR, fiz especialização em Geologia Exploratória em 1987 pela UFPR, especialização em Gestão Ambiental em 2005 pela Universidade Positivo (instituição privada aqui de Curitiba), obtive o grau de Mestre em 1994 pela UNESP de Rio Claro nas áreas de Geotectônica e Geologia Estrutural. Iniciei mas não concluí meu doutorado com ênfase em Neotectônica e, secundariamente, Modelagem Matemática e Computacional entre 1995 e 1997. Ele foi suspenso por motivos familiares.

Desde 1998 até 2009 fiquei ausente em termos de produção científica, quando então ensaiei um retorno mas que só será efetivado no segundo semestre deste ano. Pretendo concluir o doutorado no segundo semestre de 2011. Conforme o resumo acima minhas áreas de expertise são então: geologia estrutural, geotectônica e neotectônica.

Um abraço.

Legal. Um geólogo por aqui.
Sempre me interessou a formação geológica do Sul do Brasil. Na minha região percebe-se bem os derramamentos de lava na formação do relevo. E sei que o Paraná sempre mostrou esta questão na formação geográfica, principalmente em vestibulares. Já aqui em Santa Catarina, ficam muito em cima da geografia econômica, que pra mim é papo pra boi dormir.

Bem vindo.

Caro Zeichner

Não seja tão ríspido com a Geografia Econômica, pois em qualquer meio, inclusive o acadêmico, há a formação de grupos de poder que determinarão as preferências, e isto se reflete, com elevada probabilidade, nas Comissões dos Vestibulares locais.

Mas voce levantou um ponto interessante de maneira indireta. Em nosso sistema de educação não se ensina e estimula o processo de 'pensamento crítico e lógico´, mas antes se enfatiza uma mera memorização.

Como consequência, os alunos saem de cada ciclo praticamente do mesmo modo que entraram: Sem pensamento crítico! E, ao meu ver, isto ocorre em toda a cadeia de ensino, do fundamental à universidade (o que já vi de bobagens no meio universitário, aff...).

Se voce tiver alguma curiosidade específica sobre Geologia do Sul, me avise. Se puder eu lhe esclarecerei usando um "geologuês" acessível.

Obrigado e um abraço.
« Última modificação: 24 de Julho de 2012, 16:21:11 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #5302 Online: 21 de Março de 2010, 10:06:38 »
Ahhh tenho muitas dúvidas sim. Conhece a região de União da Vitória e Sudoeste do Paraná. Moro por aqui, só que do lado bom, o lado catarinense. Como se explica a formação do Rio Iguaçú? É mesmo uma fratura no derramamento basáltico? E os campos de altitude, são "ilhas" em volta deste derramamento ou outros substratos da mesma formação?

Sou professor universitário, mas de arte e design. Depois de muito pensar, só cheguei a uma conclusão, a de que o método científico ainda não é aceito ou aplicado como forma de educação no Brasil, apenas o método do repasse de informações.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5303 Online: 22 de Março de 2010, 11:50:48 »
Ahhh tenho muitas dúvidas sim. Conhece a região de União da Vitória e Sudoeste do Paraná. Moro por aqui, só que do lado bom, o lado catarinense. Como se explica a formação do Rio Iguaçú? É mesmo uma fratura no derramamento basáltico? E os campos de altitude, são "ilhas" em volta deste derramamento ou outros substratos da mesma formação?

Sou professor universitário, mas de arte e design. Depois de muito pensar, só cheguei a uma conclusão, a de que o método científico ainda não é aceito ou aplicado como forma de educação no Brasil, apenas o método do repasse de informações.

Olá Zeichner. Sim, conheço a região onde você mora.

A) Quanto ao Rio Iguaçú.

A origem e forma deste rio provém de 2 controles básicos. O primeiro é estrutural, isto é, a drenagem se instalou em uma linha de fraqueza controlada principalmente por fraturas (descontinuidade estrutural sem deslocamento) e em alguns trechos por falhas (descontinuidade com deslocamento). Isto fica claro quando se superpõe o mapa de fraturas ao de drenagem desta região. Um belo exemplo de fratura visível em campo são algumas das cachoeiras das regiões de Mafra e Porto União, que eu conheco um pouco melhor em seu estado.

O segundo controle é o litológico. O rio tende a ficar mais largo e menos profundo em rochas mais friáveis, como os arenitos não silicificados, e mais profundo e menos largo ("encaixado") em rochas menos friáveis ou reologicamente (mecanicamente) mais resistentes, como basaltos e arenitos silicificados.

B) Quanto aos 'Campos de Altitude'.

Geralmente eles representam o topo de rochas que contam com uma maior resistência ao intemperismo físico-químico do que as demais (rochas do entorno). Eu já vi casos de litotipos iguais ("ilhas" e entorno) mas com maior resistência mecânica, como no caso de basaltos, e casos de litotipos diferentes, como uma base de basalto encimado por uma camada ultraresistente de arenito com elevado grau de silicificação. Nos exemplos que presenciei, chamou-me a atenção que a vegetação é geralmente arbustiva ou arbórea baixa, o que sugere uma menor qualidade do solo para plantas.

Quanto ao método científico eu acho que a população simplesmente o desconhece. Vou além, acho que muitos profissionais e universitários, mesmo das áreas de exata e biológica, também não o conhecem.

Um abraço.
« Última modificação: 23 de Março de 2010, 10:05:51 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #5304 Online: 22 de Março de 2010, 22:01:05 »
Legal Panthera!

Como biólogo, você já perambulou pelo "site" católico ultra-conservador da Associação Cultural Monfort, na parte em que fazem uma objeção, canhestra ao meu ver, da Biologia Evolutiva? Se ainda não passou, eu acho que você iria se divertir.

Outro ponto, talvez mais para o "staff" do Clube. Quais são os critérios para que alguém aqui recém chegado, possa propor um tema para discussão? 

Um abraço para todos.

Rapaz, não conheço. Depois que estiver com o estômago relax dou uma passada lá. :D
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #5305 Online: 22 de Março de 2010, 22:05:04 »
Ahhh tenho muitas dúvidas sim. Conhece a região de União da Vitória e Sudoeste do Paraná. Moro por aqui, só que do lado bom, o lado catarinense.

:biglol:
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #5306 Online: 30 de Março de 2010, 16:29:34 »
Olá a todos, pretendo aparecer por aqui sempre que possível. Sou professor de Física, entusiasta da Ciência com C maiúsculo, particularmente dos espectos históricos e epistemológicos do conhecimento científico. Sou ateu praticante ( :D), nada deste papo de agnóstico, que não sabe se existe ou não um bule de chá orbitando Vênus (como dizia Russel). Como Jonathan Miller (The Atheism Tapes) gosta de dizer, só sou ateu quando da necessidade de me justificar perante a inquirição crente. Sou tão ateu quanto a-unicórnio rosa invisível, ou a-dragão na garagem.

Espero encontrar por aqui outros descontentes com a falta de razão generalizada que assola o mundo, e particularmente nosso país.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #5307 Online: 30 de Março de 2010, 16:40:41 »
Olá a todos, pretendo aparecer por aqui sempre que possível. Sou professor de Física, entusiasta da Ciência com C maiúsculo, particularmente dos espectos históricos e epistemológicos do conhecimento científico. Sou ateu praticante ( :D), nada deste papo de agnóstico, que não sabe se existe ou não um bule de chá orbitando Vênus (como dizia Russel). Como Jonathan Miller (The Atheism Tapes) gosta de dizer, só sou ateu quando da necessidade de me justificar perante a inquirição crente. Sou tão ateu quanto a-unicórnio rosa invisível, ou a-dragão na garagem.

Espero encontrar por aqui outros descontentes com a falta de razão generalizada que assola o mundo, e particularmente nosso país.

Bem vindo Feynman!!!

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5308 Online: 30 de Março de 2010, 16:49:15 »

O número de passageiros de qualidade está aumentando. Bem vindo a bordo!
Foto USGS

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #5309 Online: 30 de Março de 2010, 16:54:05 »
Valeu, Geotecton e jucavini.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5310 Online: 30 de Março de 2010, 17:12:18 »
... E parece que voce vem com  senso de humor tal qual o grande físico.
Qualidade é importante, mas senso de humor é fundamental!  :ok:
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #5311 Online: 30 de Março de 2010, 17:15:34 »
Bah, agnósticos são sempre desprezados e sofrem descaracterização :hihi:

De outra forma, seja muito bem-vindo! :ok:

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #5312 Online: 30 de Março de 2010, 17:33:56 »
Seja bem vindo, Feynman.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #5313 Online: 30 de Março de 2010, 17:56:35 »
Bah, agnósticos são sempre desprezados e sofrem descaracterização :hihi:

De outra forma, seja muito bem-vindo! :ok:

É o seu caso? :biglol:
Tudo bem... tenho respeito pelos agnósticos, ao menos por enaltecerem a dúvida e/ou a indiferença acima da crença enraizada e não fundamentada. A coragem e a virtude de dizer "eu não sei", antes que qualquer afirmação subjetiva, é uma virtude subestimada.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #5314 Online: 30 de Março de 2010, 19:27:17 »
Bem vindo ao clube, Feynman. Espero que goste do ambiente.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5315 Online: 31 de Março de 2010, 10:27:52 »
Seja bem-vindo. Feynman do rv?

Offline Gandalf

• Nível 00
  • *
« Resposta #5316 Online: 31 de Março de 2010, 11:37:53 »
Opa!
Vamos aos presentations.
Sou Gandalf, Administrador, professor de Direito Constitucional e Auditor Federal.
Estudioso e adepto da doutrina espírita há pelo menos 20 anos (da qual mal conheço ainda a ponta do iceberg), minha intenção não é abrir nenhum tópico novo de discussão, ou comprovar a existência do espírito, mas entender o pensamento dos adeptos da Religião Ceticista...
"ah Gandalf, então pode ir embora..." Calma, como nem tudo são flores e unicórnios rosas, também vou perturbá-los, eventualmente, a penhor do que prescreve a pergunta 799 do Livro dos Espíritos: "799 De que maneira o Espiritismo pode contribuir para o progresso?
– Destruindo o materialismo, que é uma das chagas da sociedade".
 :idea:
A disciplina precede a espontaneidade - André Luiz

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #5317 Online: 31 de Março de 2010, 11:43:34 »
...mas entender o pensamento dos adeptos da Religião Ceticista...
.

Não. E o uso da palavra "religião", com conotação degradante, é, no mínimo, irônico.

"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5318 Online: 31 de Março de 2010, 11:50:15 »
Opa!
Vamos aos presentations.
Sou Gandalf, Administrador, professor de Direito Constitucional e Auditor Federal.
Estudioso e adepto da doutrina espírita há pelo menos 20 anos (da qual mal conheço ainda a ponta do iceberg), minha intenção não é abrir nenhum tópico novo de discussão, ou comprovar a existência do espírito, mas entender o pensamento dos adeptos da Religião Ceticista...
"ah Gandalf, então pode ir embora..." Calma, como nem tudo são flores e unicórnios rosas, também vou perturbá-los, eventualmente, a penhor do que prescreve a pergunta 799 do Livro dos Espíritos: "799 De que maneira o Espiritismo pode contribuir para o progresso?
– Destruindo o materialismo, que é uma das chagas da sociedade".
 :idea:

Bem vindo ao FCC para as suas contestações aos céticos.

Como prescrever também significa "ficar sem efeito", acho que a pergunta 799 já foi eliminada.

Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5319 Online: 31 de Março de 2010, 11:51:05 »
.

Não. E o uso da palavra "religião", com conotação degradante, é, no mínimo, irônico.

Também achei pitoresco!
Foto USGS

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5320 Online: 31 de Março de 2010, 12:51:56 »
.

Já começou mostrando desconhecimento do que próprio classifica sua crença.... Mas seja bem-vindo, por enquanto.

Offline Gandalf

• Nível 00
  • *
« Resposta #5321 Online: 31 de Março de 2010, 12:54:47 »
"Prescrever", como predicado verbal do sujeito "Pergunta 799 do Livro dos Espíritos" não pode ter sentido de "decurso de tempo" mas somente de "preceituação, recomendação, comando ou regulação".
Foi mal aí...

[/quote]

Bem vindo ao FCC para as suas contestações aos céticos.

Como prescrever também significa "ficar sem efeito", acho que a pergunta 799 já foi eliminada.

[/quote]
A disciplina precede a espontaneidade - André Luiz

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5322 Online: 31 de Março de 2010, 13:33:53 »
"Prescrever", como predicado verbal do sujeito "Pergunta 799 do Livro dos Espíritos" não pode ter sentido de "decurso de tempo" mas somente de "preceituação, recomendação, comando ou regulação".
Foi mal aí...

Caro Gandalf

Interpretação de texto e de contexto também são práticas recomendáveis neste ambiente.

Observe com atenção que eu escrevi o advérbio "também" seguido da expressão "acho que a pergunta 799 já foi eliminada" com o claro sentido de ironizar a sua citação do livro supramencionado.

Assim, a sua explicação de sintaxe é desnecessária, ainda que correta.
Foto USGS

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #5323 Online: 31 de Março de 2010, 13:37:11 »
Bem-vindo :ok:

Antevejo situações interessantes num futuro próximo...

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #5324 Online: 31 de Março de 2010, 14:16:16 »
Seja bem vindo, Gandalf.

E sobre a "Religião ateísta" ou ceticista ou o que for, isso me faz lembrar de um amigo meu que inventou um
penteado revolucionário: ele perdeu todos os fios de cabelo que tinha. Dizem que vai ser
a última moda na primavera. :lol:
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!