Ahhh tenho muitas dúvidas sim. Conhece a região de União da Vitória e Sudoeste do Paraná. Moro por aqui, só que do lado bom, o lado catarinense. Como se explica a formação do Rio Iguaçú? É mesmo uma fratura no derramamento basáltico? E os campos de altitude, são "ilhas" em volta deste derramamento ou outros substratos da mesma formação?
Sou professor universitário, mas de arte e design. Depois de muito pensar, só cheguei a uma conclusão, a de que o método científico ainda não é aceito ou aplicado como forma de educação no Brasil, apenas o método do repasse de informações.
Olá Zeichner. Sim, conheço a região onde você mora.
A) Quanto ao Rio Iguaçú.
A origem e forma deste rio provém de 2 controles básicos. O primeiro é estrutural, isto é, a drenagem se instalou em uma linha de fraqueza controlada principalmente por fraturas (descontinuidade estrutural sem deslocamento) e em alguns trechos por falhas (descontinuidade com deslocamento). Isto fica claro quando se superpõe o mapa de fraturas ao de drenagem desta região. Um belo exemplo de fratura visível em campo são algumas das cachoeiras das regiões de Mafra e Porto União, que eu conheco um pouco melhor em seu estado.
O segundo controle é o litológico. O rio tende a ficar mais largo e menos profundo em rochas mais friáveis, como os arenitos não silicificados, e mais profundo e menos largo ("encaixado") em rochas menos friáveis ou reologicamente (mecanicamente) mais resistentes, como basaltos e arenitos silicificados.
B) Quanto aos 'Campos de Altitude'.
Geralmente eles representam o topo de rochas que contam com uma maior resistência ao intemperismo físico-químico do que as demais (rochas do entorno). Eu já vi casos de litotipos iguais ("ilhas" e entorno) mas com maior resistência mecânica, como no caso de basaltos, e casos de litotipos diferentes, como uma base de basalto encimado por uma camada ultraresistente de arenito com elevado grau de silicificação. Nos exemplos que presenciei, chamou-me a atenção que a vegetação é geralmente arbustiva ou arbórea baixa, o que sugere uma menor qualidade do solo para plantas.
Quanto ao método científico eu acho que a população simplesmente o desconhece. Vou além, acho que muitos profissionais e universitários, mesmo das áreas de exata e biológica, também não o conhecem.
Um abraço.