Autor Tópico: Novo por aqui? Apresente-se!  (Lida 395272 vezes)

Offline Søren reeditado

• Nível 03
  • *
Re: Novo por aqui? Apresente-se!
« Resposta #5350 Online: 01 de Maio de 2010, 06:35:43 »
Então adoto mais uma razão: uma homenagem a Urbain Jean Joseph Le Verrier,  Johann Gottfried Galle,  d'Arrest, e por que não, a Newton e à Matemática, e ao bom-senso do método científico

author=Feynman link=topic=198.5325.html#msg519308 date=1272671896]
Perguntei porque Netuno foi o primeiro planeta previsto pela mecânica newtoniana. Foi uma grande vitória da física clássica, mostrando o poder da Lei da Gravitação Universal ao prever a existência de um corpo celeste apenas pelas irregularidades na órbita de planetas anteriores, principalmente Urano.

Offline Advogado do Diabo

• Nível 04
  • *
  • Que a Força esteja com você.
« Resposta #5351 Online: 01 de Maio de 2010, 11:53:11 »
Olá. Eu não tinha visto este tópico de apresentações, então, apresentar-me-ei.

Meu nome é Igor Roosevelt. Estudo Filosofia e me interesso por Lógica, Filosofia Analítica, Epistemologia, Teoria do Conhecimento e Ética. Sou ateu, mas alguns preferem dizer que sou agnóstico. Só não me considero agnóstico porque não acredito que existe alguém que seja apenas agnóstico, sem ser ateu ou teísta também. Já escrevi muitos textos que foram parar em vários blogs pela inernet, inclusive utilizaram um texto meu em algum tópico daqui, se não me engano. Estou escrevendo menos sobre ateísmo e me prendendo mais a ceticismo em geral e tenho tido uma visão negativa dos meus primeiros textos. Quem sabe algum dia escreva um refutando a todos, rs.

Muitos me consideram "radical" demais, até os ateus. Tenho o costume de contestar também ateus, e até gosto de fazer isso, pois os acho realmente mais inteligentes, mas vejo que muitos deles ainda não se desvincularam da metafísica (cientificismo/determinismo também é um pensamento metafísico) e da moral cristã (Nietzsche rula!).

O nick "Advogado do Diabo" surgiu no Orkut, quando criei um perfil para debates em comunidades, onde queria defender qualquer ponto de vista, como um sofista, sem que conseguissem descobrir se sou ateu ou teísta. Mas não consigo mentir para mim mesmo. Não conseguiria defender algo que sei estar errado e apenas esconder as objeções. Mesmo que seja só por exercício intelectual.

"Aquele que não sabe, mas não sabe que não sabe, é um ignorante: ajudemo-lo. Aquele que não sabe, mas pensa que sabe, é um tolo: apiedemo-nos dele. Aquele que não sabe, mas sabe que não sabe, é um sábio: sigamo-lo"

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #5352 Online: 01 de Maio de 2010, 12:22:07 »
Interessante, Advogado do diabo. Aqui parece ser o lugar certo para você. Gostaria de deixar uma questão que se coaduna com suas intenções: colocastes que o determinismo é um pensamento metafísico. Pois bem. Mas não concordas que é uma metafísica que, como diria Feyerabend, "gera resultados" e, portanto, é perfeitamente justificável em muitos contextos? Lembremos que mesmo sistemas caóticos são deterministas, no sentido de apontar a incapacidade matemática de se equacionar fenômenos de várias variáveis - o que não invalida a idéia de que, em si, existe a todo momento uma causação. O mesmo vale para a física quântica, cujas características essencialmente estatísticas não são mais recebidas como a verdade final da física. Afinal de contas, uma função quântica de densidade de probabilidade é essencialmente um artefato metemático (que funciona muitíssimo bem) cujo compromisso maior é descrever os fenômenos nesta escala, o que não significa que esta escala não esconda características, talvez que nunca possam ser tangenciadas pela perscrutação científica, de natureza determinística, como queria Einstein. O sonho de Einstein não morreu, principalmente porque sabe-se que a mecânica quântica precisa ser justificada e muito provavelmente substituída por uma outra de elementos menos arbitrários. Como muito já se falou, a única coisa que a mecânica quântica tem ao seu favor é o fato de estar absolutamente correta em suas predições e suas correlações com o fenômeno observado. De fato, muitos teóricos estão aguardando o Bóson de Higgs para continuar. Sem ele, as coisas deverão ser revistas. Com ele, também, uma vez que a gravidade não está ainda devidamente incorporada ao sistema. E tem que estar, uma vez que não podemos ter um universo regido por leis que se contradizem. Isto faria do nosso universo algo contraditório logicamente, o que, para maioria dos cientistas, não seria algo admissível. Reduziria nossa ciência à ferramentas pragmáticas, pura e simplesmente.

Digo isto porque, de fato, o determinismo surge como um pensamento metafísico, uma razão estética para que vivamos em um universo com sentido. Mas a pergunta (retórica, apenas para promover o pensamento)é: temos ou não temos boas razões para acreditarmos em um universo inteligível? Temos ou não temos o direito de sermos deterministas? Minha resposta, também retórica, é que nossas conjecturas epistemológicas mais vitoriosas são devidas à boas razões. Muito boas.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

• Nível 04
  • *
« Resposta #5353 Online: 01 de Maio de 2010, 13:04:25 »
Se gera resultados? Em alguns sentidos sim. Imagina se todos os cientistas fossem deterministas como Einstein. É provável que jamais teríamos conhecido tanto sobre mecânica quântica. Teríamos rejeitado seus resultados logo no começo, como Einstein, com o pretexto de que "Deus não joga dados". O determinismo é metafísico também porque já se cristalizou como uma fé. Se um determinista encontrar fenômenos que não obedecem àquilo que eles conhecem sobre o mundo, dirão que isso se dá pela momentânea ignorância da ciência. Em que isso difere da exploração das lacunas tão utilizadas pelos teístas? Ainda existe quem seja tão determinista que espera que a ciência descubra padrões deterministas nos fenômenos quânticos. Fazer o que? Isso é uma questão de fé, mas não de evidências.

Você citou Feyerabend e não sei se o que ele quis dizer é o que eu interpretei que você disse, mas não posso deixar de concordar com outras coisas que ele afirmou, mas sem dar-lhe tanto valor epistêmico assim. Você falou em resultados, ótimo. Uma das coisas que motivou Copérnico a buscar respostas para os problemas astronômicos de seu tempo foi seu "flerte" com o neo-platonismo. O Sol, como acreditavam os neo-platônicos, seria uma manifestação do próprio Deus. Sendo assim, teria se perguntado Copérnico, por que a Terra é que está no centro do universo e não o Sol? Modificou os cálculos, pondo o Sol no lugar central e deu certo. Não há dúvidas de que a fé de Copérnico nos foi útil, mas não quer dizer que seja mais verdadeira por isso. O determinismo também nos foi útil e ainda o é, mas ele deve ser calado se vier a atrapalhar o desenvolvimento da ciência.

O determinismo é apenas uma questão de fé, embora tenha dado muitas contribuições para a ciência nos últimos séculos. Mas, como disse o próprio Feyerabend, muitas das maiores descobertas científicas surgiram de pensamentos que consideramos irracionais e até anti-científicos. E, como disse Einstein, os cientistas têm que ter esse "sentimento religioso". Essa fé na ordem do mundo é a religião dos cientistas e "A ciência sem religião é manca".
« Última modificação: 01 de Maio de 2010, 13:44:30 por Advogado do Diabo »
"Aquele que não sabe, mas não sabe que não sabe, é um ignorante: ajudemo-lo. Aquele que não sabe, mas pensa que sabe, é um tolo: apiedemo-nos dele. Aquele que não sabe, mas sabe que não sabe, é um sábio: sigamo-lo"

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5354 Online: 01 de Maio de 2010, 13:16:08 »
não vejo "os cientistas" tendo fé na ordem do mundo. Ao contrário. Se prever resultados é ter fé na ordem, estamos usando a expressão de maneira equivocada. Ordem pode ser associado muito mais a motivo, sentido, pelo meu ponto de vista.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5355 Online: 01 de Maio de 2010, 15:32:27 »
Olá. Eu não tinha visto este tópico de apresentações, então, apresentar-me-ei.

Meu nome é Igor Roosevelt. Estudo Filosofia e me interesso por Lógica, Filosofia Analítica, Epistemologia, Teoria do Conhecimento e Ética. Sou ateu, mas alguns preferem dizer que sou agnóstico. Só não me considero agnóstico porque não acredito que existe alguém que seja apenas agnóstico, sem ser ateu ou teísta também. Já escrevi muitos textos que foram parar em vários blogs pela inernet, inclusive utilizaram um texto meu em algum tópico daqui, se não me engano. Estou escrevendo menos sobre ateísmo e me prendendo mais a ceticismo em geral e tenho tido uma visão negativa dos meus primeiros textos. Quem sabe algum dia escreva um refutando a todos, rs.

Muitos me consideram "radical" demais, até os ateus. Tenho o costume de contestar também ateus, e até gosto de fazer isso, pois os acho realmente mais inteligentes, mas vejo que muitos deles ainda não se desvincularam da metafísica (cientificismo/determinismo também é um pensamento metafísico) e da moral cristã (Nietzsche rula!).

O nick "Advogado do Diabo" surgiu no Orkut, quando criei um perfil para debates em comunidades, onde queria defender qualquer ponto de vista, como um sofista, sem que conseguissem descobrir se sou ateu ou teísta. Mas não consigo mentir para mim mesmo. Não conseguiria defender algo que sei estar errado e apenas esconder as objeções. Mesmo que seja só por exercício intelectual.

Bem vindo Advogado do Diabo. Não fique furioso se eu o chamar de Lord Vader.
Foto USGS

• Nível 04
  • *
« Resposta #5356 Online: 01 de Maio de 2010, 18:32:18 »
Não ficarei, Geotecton. Embora este avatar seja temporário.  :D

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5357 Online: 01 de Maio de 2010, 18:35:57 »
Não ficarei, Geotecton. Embora este avatar seja temporário.  :D

:ok:
Foto USGS

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #5358 Online: 01 de Maio de 2010, 21:42:27 »
Advogado do diabo, regozijo-me em constatar que seus interesses são, de fato, substanciais. Isto porque muitas vezes vemos (ou lemos) muita propaganda para pouco conteúdo. Vida longa por aqui. :ok:
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Skorpios

• Visitante
« Resposta #5359 Online: 02 de Maio de 2010, 06:42:38 »
Bem vindo ao clube Advogado do Diabo.

• Nível 04
  • *
« Resposta #5360 Online: 02 de Maio de 2010, 16:20:31 »
Obrigado a todos. Espero contribuir em alguma coisa para o debate.

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #5361 Online: 26 de Maio de 2010, 03:13:59 »
Ó eu aqui de novo... 8-) Ainda me atualizando... :)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5362 Online: 26 de Maio de 2010, 08:50:28 »
Ó eu aqui de novo... 8-) Ainda me atualizando... :)

Bom e feliz retorno Anne.
Foto USGS

Skorpios

• Visitante
« Resposta #5363 Online: 26 de Maio de 2010, 20:15:38 »
Re-benvinda, Anne. Vê se não some de novo.. :D

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #5364 Online: 26 de Maio de 2010, 22:08:22 »
Obrigado Geotecton, Skorpios   :), espero não precisar me ausentar por tanto tempo de novo, sinto falta daqui... :|

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #5365 Online: 26 de Maio de 2010, 22:17:56 »
Obrigado Geotecton, Skorpios   :), espero não precisar me ausentar por tanto tempo de novo, sinto falta daqui... :|

Se puder apresente-se novamente.
Eu mesmo não te conheço ou não lembro de sua 1a. passagem aqui.
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #5366 Online: 26 de Maio de 2010, 23:26:01 »

Se puder apresente-se novamente.
Eu mesmo não te conheço ou não lembro de sua 1a. passagem aqui.

Olá Calvino, também não me lembro de vc... :vergonha:
Tem problema não, com o tempo nos conheceremos :ok:

Sou ateísta, e tudo por causa de uma hóstia... :histeria:

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #5367 Online: 27 de Maio de 2010, 00:20:20 »
Sou ateísta, e tudo por causa de uma hóstia... :histeria:

Wow!
Sinto que temos uma história interessante a caminho
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #5368 Online: 27 de Maio de 2010, 00:35:52 »
Nada... Num tem nada de interessante, o padre simplesmente poderia ter me deixado fazer a primeira comunhão, mas não... Achou que se eu não comece aquele "pão" (que mais parece batata elma chips) eu tomaria "jeito"! Deu no que deu... :anjo:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5369 Online: 27 de Maio de 2010, 00:37:42 »
Nada... Num tem nada de interessante, o padre simplesmente poderia ter me deixado fazer a primeira comunhão, mas não... Achou que se eu não comece aquele "pão" (que mais parece batata elma chips) eu tomaria "jeito"! Deu no que deu... :anjo:

O deus cristão perdeu uma alma. Mais uma, diga-se de passagem.
Foto USGS

Offline Bill

• Nível 02
  • *
    • noticiasdobill
« Resposta #5370 Online: 02 de Junho de 2010, 14:00:04 »
Olá a todos. Meu nome é Gabriel, e estou aqui pois gostei um bocado deste site. Digamos que eu vos odiava e fugi de vocês a vida toda, mas me vi recentemente deste lado da força, embora ainda permaneça no "armário".

Minha des-conversão é recente, tanto é que em meu blog (http://noticiasdobill.blogspot.com), percebe-se minha crença (embora mentes mais perspicazes já notariam minha incredulidade crescente).

De fato, relembrando de minha vida de crente (22 anos dentro de uma seita evangélica), certos questionamentos sempre existiram, mas eram devidamente podados e impedidos. Até que não deu mais e me desvinculei de minha antiga igreja. Daí tentei voltar a um suposto "cristianismo bíblico", mas quando mais fundo cavava, mais merda encontrava.

Daí que, de tanto gritar, de tanto procurar, e ver que não haviam as respostas que EU queria, resolvi olhar para as respostas que existiam, e embora desconfortável, deixe-me levar pela sensatez.

Devo ainda passar um tempo só lendo tantos artigos e debates por aqui, e com mais tempo comentarei naqueles que eu tiver mais conhecimento.

É um prazer participar desta comunidade.
A minha preocupação não está em ser coerente com as minhas afirmações anteriores sobre determinado problema, mas em ser coerente com a verdade. (Gandhi)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #5371 Online: 02 de Junho de 2010, 14:07:54 »
Seja bem vindo, Bill!
Espero que você esteja mais feliz agora, e que a desconversão não tenha sido traumática.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #5372 Online: 02 de Junho de 2010, 14:11:11 »
Seja bem vindo, Bill!

Belo relato. o interessante é essa superação da religião, não pela sua negação mas pela tentativa de compreende-la.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5373 Online: 02 de Junho de 2010, 14:14:15 »
Bem vindo Bill... E é isso aí, Ubi Dubium Ib Libertas.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Bill

• Nível 02
  • *
    • noticiasdobill
« Resposta #5374 Online: 02 de Junho de 2010, 14:18:54 »
Dos 13 anos aos 22 foi um trauma constante crescente, causados pelo medo constante do inferno, por não ser um menino usado em "dons" (pentecostais - ter visões, revelações, falar em línguas, essas coisas), e por causa de auto-sexo (pois sexo mesmo nem pensar). Imagine um adolescente que não ia a festas, não namorava, não curtia, não podia fazer nada com medo do inferno? Pois é.

Sair de lá foi um alívio indescritível, mas foi com muitas dores.

Uma das primeiras coisas que entendi, que foi minha mola propulsora, foi entender a danada da Evolução. Era criacionistas, e já usei todos aqueles "argumentos" contra a TE. Mas como sou apaixonado por biologia (embora não estude nesse ramo), fui pesquisando, lendo, até entender. Mas aí eu ainda colocava Deus como um agente do acaso, algo assim.

Daí que fui descobrindo como as manifestações religiosas (os tais dons, visões, revelações etc) eram explicáveis, e muitos eram simples fraudes, outros leitura fria... James Randi foi meu guia nessa empreitada rsrsrs.

Minha última fronteira era a consciência. Até encontrar explicações, teorias, experimentos, que desmitificaram essa questão para mim. Percebi como uma "alma" não ajudaria em nada na explicação da consciência.

Depois disso foi só correr pro abraço rsrs
A minha preocupação não está em ser coerente com as minhas afirmações anteriores sobre determinado problema, mas em ser coerente com a verdade. (Gandhi)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!