Autor Tópico: Novo por aqui? Apresente-se!  (Lida 395355 vezes)

Offline André Henrique

• Nível 00
  • *
Re:Novo por aqui? Apresente-se!
« Resposta #7425 Online: 11 de Janeiro de 2018, 14:04:58 »
Oi, meu nome é André Henrique, tenho 36 anos e moro em Belo Horizonte, MG. Conheci o fórum através do meu cunhado. Cheguei aqui pelo gosto de trocar ideias, depois de desistir de tentar fazer isso no facebook. Atualmente estou estudando o estoicismo, mas me interesso por política, história e ciência em geral. Um abraço para todos!

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7426 Online: 11 de Janeiro de 2018, 15:08:47 »
Seja bem vindo André Henrique.
Foto USGS

Offline André Henrique

• Nível 00
  • *
« Resposta #7427 Online: 11 de Janeiro de 2018, 15:30:30 »
Obrigado, Geotecton. Por curiosidade, você sabe se há por aqui algum remanescente da antiga comunidade de Filosofia do orkut? Eu conheci uma galera legal naquela época e depois perdi o contato...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7428 Online: 11 de Janeiro de 2018, 16:35:19 »
Obrigado, Geotecton. Por curiosidade, você sabe se há por aqui algum remanescente da antiga comunidade de Filosofia do orkut? Eu conheci uma galera legal naquela época e depois perdi o contato...

Não sei lhe dizer porque nunca sequer cheguei perto do Orkut.
Foto USGS

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #7429 Online: 11 de Janeiro de 2018, 17:17:25 »
Não esquente com o Geo, André, ele praticamente fundou a Academia de Atenas com Platão, está acostumado com um nível de debates altíssimo... :hihi:

Ah, bem-vindo.  :ok:
GNOSE

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7430 Online: 11 de Janeiro de 2018, 18:01:51 »
Ele não chega perto nem do Feice e nem do Zapizapi...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7431 Online: 11 de Janeiro de 2018, 18:26:10 »

Do Zapizapi eu não escapei!
Foto USGS

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7432 Online: 11 de Janeiro de 2018, 18:33:54 »

Do Zapizapi eu não escapei!

:lol:

O Uatiszapi foi um tsunami que inundou a camada geotectonica!

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
  • Pois assim, vejamos....
« Resposta #7433 Online: 26 de Março de 2018, 00:16:23 »
Passando aqui apenas pra dizer que ainda existo....Sumi, mas espero conseguir voltar em breve mais ativa...
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

Offline Martinho Lutero

• Nível 11
  • *
« Resposta #7434 Online: 24 de Abril de 2018, 21:19:13 »
Salve, galera! Sou Psicólogo, participo de fóruns religiosos e de ceticismo já faz alguns anos, e meu principal foco de estudo nos debates é: seria o ateísmo uma crença?

Offline Zero

• Nível 17
  • *
« Resposta #7435 Online: 24 de Abril de 2018, 22:13:42 »
Salve, galera! Sou Psicólogo, participo de fóruns religiosos e de ceticismo já faz alguns anos, e meu principal foco de estudo nos debates é: seria o ateísmo uma crença?

Bem vindo ao fórum Martinho Lutero.  :)

Quanto a sua pergunta, dê uma olhada neste texto, pode ser interessante para sua dúvida: http://bigthink.com/scotty-hendricks/is-atheism-a-cult

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7436 Online: 24 de Abril de 2018, 22:40:25 »

Bem vindo!!!!

E....sim, o ateísmo é uma crença maligna que condena seus crentes a arderem eternamente no fogo do inferno.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Martinho Lutero

• Nível 11
  • *
« Resposta #7437 Online: 24 de Abril de 2018, 22:46:52 »

Bem vindo!!!!

E....sim, o ateísmo é uma crença maligna que condena seus crentes a arderem eternamente no fogo do inferno.

Calma, acabei de chegar. :lol:

Daqui por diante teremos tempo suficiente pra colocar sua ''crença ateísta'' à prova, combinado?

PS: dizem que o primeiro a radicalmente se expressar, é o que tem mais a nos revelar.   
« Última modificação: 24 de Abril de 2018, 22:48:56 por Martinho Lutero »

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #7438 Online: 25 de Abril de 2018, 09:35:15 »

Bem vindo!!!!

Calma, acabei de chegar. :lol:

Daqui por diante teremos tempo suficiente pra colocar sua ''crença ateísta'' à prova, combinado?

PS: dizem que o primeiro a radicalmente se expressar, é o que tem mais a nos revelar.   

Bemvindo Martinho Lutero!
Só tenha em conta que o Clube Cético tem mais de 10 anos, dá para imaginar quantas vezes já tivemos esses questionamentos . #FicaDica
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7439 Online: 25 de Abril de 2018, 10:44:01 »

Não.

Pode passar para outro tema.

De nada.
"Deus prefere os ateus"

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #7440 Online: 25 de Abril de 2018, 11:12:21 »

Bem vindo.

Na prática é meramente uma discussão semântica. Se a definição formal de ateísmo é a falta de crença em algum deus, então dizer que falta de crença é apenas um tipo de crença, é como dizer que falta de cabelo (vulgo careca) é um tipo de cabelo, ou que escuridão é um tipo de luz, ou vácuo um tipo de matéria.

Como toda discussão semântica, é apenas masturbação mental. Muito embora não tenha nada contra que é adepto ao onanismo :)
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Martinho Lutero

• Nível 11
  • *
« Resposta #7441 Online: 25 de Abril de 2018, 13:58:18 »

Não.

Pode passar para outro tema.

De nada.

Antes fosse tão simples assim.

Mas eu entendo que o questionamento possa ser encarado como uma ameaça às crenças de alguns. É natural. 

Bem vindo.

Na prática é meramente uma discussão semântica. Se a definição formal de ateísmo é a falta de crença em algum deus, então dizer que falta de crença é apenas um tipo de crença, é como dizer que falta de cabelo (vulgo careca) é um tipo de cabelo, ou que escuridão é um tipo de luz, ou vácuo um tipo de matéria.

Como toda discussão semântica, é apenas masturbação mental. Muito embora não tenha nada contra que é adepto ao onanismo :)

Como você disse, ateísmo seria a falta de crença em algum ''deus'', e somente isso, não acreditar em alguma divindade, o que é bem diferente da ausência total de crenças, ou seja, de não acreditar em nada. Portanto, ateísmo pode sim ser uma crença, embora uma que não seja voltada para a existência de divindades.

Se parar para pensar, ateus e céticos acreditam em várias coisas que não existem, ou seja, tem crenças, e é fácil provar isso.     

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #7442 Online: 25 de Abril de 2018, 14:04:43 »

Bem vindo.

Isso depende das premissas assumidss de início.

Premissa 1: Crença é um estado psicológico onde uma afirmação é considerada verdadeira ou falsa.

Premissa 2: Ateísmo é a posição que considera verdadeiro a afirmativa de que deuses não existem.

Conclusão: A posição ateísta é uma crença.
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #7443 Online: 25 de Abril de 2018, 14:06:32 »
Como eu disse, masturbação mental :)
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Martinho Lutero

• Nível 11
  • *
« Resposta #7444 Online: 25 de Abril de 2018, 15:06:41 »

Bem vindo.

Isso depende das premissas assumidss de início.

Premissa 1: Crença é um estado psicológico onde uma afirmação é considerada verdadeira ou falsa.

Premissa 2: Ateísmo é a posição que considera verdadeiro a afirmativa de que deuses não existem.

Conclusão: A posição ateísta é uma crença.

Boa, Skeptikós! Também se aplica.

Offline Adler

• Nível 09
  • *
« Resposta #7445 Online: 18 de Junho de 2018, 09:34:41 »
Ola, pessoal.

Vindo aqui para aprender com voces.
Não devemos resisitir às tentações: elas podem não voltar.
Millor Fernades

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7446 Online: 18 de Junho de 2018, 09:48:08 »
Ola, pessoal.

Seja bem vindo.
Foto USGS

Offline Adler

• Nível 09
  • *
« Resposta #7447 Online: 18 de Junho de 2018, 14:48:49 »
Ola, pessoal.

Seja bem vindo.

Obrigado Geotecton
Não devemos resisitir às tentações: elas podem não voltar.
Millor Fernades

Offline ROP

• Nível 07
  • *
  • ... é vida que segue
« Resposta #7448 Online: 25 de Setembro de 2018, 19:11:33 »
 :) Salve Galera!

Meu nome é Renato (do falecido Ateus.net) espero fazer boas amizades por aqui... abrçs
"Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências;
baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar."
Carl Sagan

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7449 Online: 26 de Setembro de 2018, 08:27:44 »
:) Salve Galera!

Meu nome é Renato (do falecido Ateus.net) espero fazer boas amizades por aqui... abrçs

Seja bem vindo ROP.
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!