Salve, galera! Sou Psicólogo, participo de fóruns religiosos e de ceticismo já faz alguns anos, e meu principal foco de estudo nos debates é: seria o ateísmo uma crença?
Não.
Pode passar para outro tema.
De nada.
Antes fosse tão simples assim.
Mas eu entendo que o questionamento possa ser encarado como uma ameaça às crenças de alguns. É natural.
Salve, galera! Sou Psicólogo, participo de fóruns religiosos e de ceticismo já faz alguns anos, e meu principal foco de estudo nos debates é: seria o ateísmo uma crença?
Bem vindo.
Na prática é meramente uma discussão semântica. Se a definição formal de ateísmo é a falta de crença em algum deus, então dizer que falta de crença é apenas um tipo de crença, é como dizer que falta de cabelo (vulgo careca) é um tipo de cabelo, ou que escuridão é um tipo de luz, ou vácuo um tipo de matéria.
Como toda discussão semântica, é apenas masturbação mental. Muito embora não tenha nada contra que é adepto ao onanismo
Como você disse, ateísmo seria a
falta de crença em algum ''deus'', e somente isso, não acreditar em alguma divindade, o que é bem diferente da
ausência total de crenças, ou seja, de
não acreditar em nada. Portanto, ateísmo pode sim ser uma crença, embora uma que não seja voltada para a existência de divindades.
Se parar para pensar, ateus e céticos acreditam em várias coisas que não existem, ou seja, tem crenças, e é fácil provar isso.