É que se complicou, Atheist.
Sei...
Nao sei se entendi o seu raciocinio,
Não é meu raciocínio, é fato documentado em livros de bioquímica...
mas seria o fato que entre os acucares nao há diferenca na velocidade de absorcao pelo organismo?
Uma vez monossacarídeos, vai tudo pra corrente sanguínea.
Nao sei se é isso, pois sempre aprendi de forma diferente, e dai a existencia do conceito de carboidrato simples/complexo.
O que é carboidrato simples e complexo?
Para mim, esta velocidade sempre existiu, e é delimitada na seguinte ordem(ascendente):
glicose pura->frutose/dextrose->lactose->carboidratos complexos.
Por que a frutose teria velocidade diferente na absorção, sendo também um monossacarídeo?
Lactose não é absorvida, tampouco carboidratos "complexos" (creio que você queira chamar de carboidratos complexos os oligo e polissacarídeos)...
Eu tava discutindo outra coisa(a despeito de picos de insulina).
Voce acha que esta errado este conceito acima?
Sim, está errado. Digestão não é o mesmo que absorção.
Eu nao creio, porque da para inferir isso do seu proprio texto.Vejamos:
Amido é glicose pura, unida por ligacoes glicosidicas
Entao, sera que nao há necessidade de quebra destas ligacoes glicosidicas antes da entrada monosacaridica no sangue?Se há, nao levaria mais tempo?
Irrisório. Enzimas atuam neste processo de forma muito rápida.
sacarose é um dissacarídeo de glicose e frutose
Entao, faco a mesma pergunta.Para quebrar em monosacaridio, nao perde-se um tempo?
O mesmo tempo. São processos enzimáticos e não existe uma molécula de enzima só.
Se há esta perda de tempo, ta na linha de desdobramento das velocidades que citei, ou seja, vem logo apos a glicose pura.
Você confunde digestão (que acontece no trato gastro-intestinal) com absorção que acontece na parede do intestino delgado de onde parte para a corrente sanguínea.
A digestão do amido começa na boca...
Entao, comeca na boca e termina aonde?Nao é mais demorado o processo?
Você está considerando algo comido ou injetado? Se é alimento, não passa primeiro pela boca? Como pode ser mais demorado, se todo alimento passa pela boca, esôfago, estômago, intestinos...?
Está no texto. Carboidratos começam a ser digeridos na boca e continuam no intestino delgado.
A insulina é necessária. Se muita glicose entra na corrente sanguíne, é óbvio que muita insulina (esse muita é ridículo, pois não é tanto assim) precisa ser liberada para que toda a glicose entre nas células. Não vejo nada de espantoso nisso.
Releia os textos.