Autor Tópico: Surto de gripe suína pode virar pandemia  (Lida 37841 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #275 Online: 30 de Julho de 2009, 18:20:32 »
:rola:

Mas sério, sem camisinha é outro sexo, não da nem pra comparar.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Fabi

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.801
  • Sexo: Feminino
  • que foi?
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #276 Online: 30 de Julho de 2009, 19:21:32 »
Hoje eu ví um monte de gente usando máscara :medo: tem cada boato rolando por aí... dizendo que essa gripe tá matando mais gente do que tão falando, que tem um monte de gente na uti do hospital...

Conhecer alguém que tem gripe suina é pior que ter piolho, todo mundo quer ficar longe, e mandam não trabalhar.

Se querem distância até de conhecidos dos infectados imagine de quem tem gripe suína, acho que querem colocar essa pessoa gripada num potinho bem fechado até a gripe sarar e depois que abrir o potinho passar alcool em gel nela pra não ter risco nenhum... :medo:
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Lord_Dracon

  • Nível 11
  • *
  • Mensagens: 166
  • Sexo: Masculino
  • =D
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #277 Online: 03 de Agosto de 2009, 23:49:32 »
Gostaria da opinião dos foristas com relação a esse vídeo sobre a gripe no Youtube:

<a href="http://www.youtube.com/v/CcgCBiyGljM&amp;hl=pt-br&amp;fs=1&amp;ap=%2526fmt%3D18" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/CcgCBiyGljM&amp;hl=pt-br&amp;fs=1&amp;ap=%2526fmt%3D18</a>

E aí o que acharam? Eu achei um pouco suspeito terem usado a "argumentação conspiratória" de que o sensacionalismo mundial em cima da gripe é ter como propósito o enriquecimento de laboratórios.

O que acham?

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #278 Online: 04 de Agosto de 2009, 20:58:25 »
Teoria da conspiração pífia.

Não se precisa de conspiração para jornalismo sensacionalista, nem para explicar o relativo silêncio quanto a outras doenças mais mortais. É perfeitamente possível de existir por si próprio, sem precisar de sinistras redes de financiamento.




Além disso, não lembro bem, mas tem outros detalhes incorretos no filme. Pelo que me lembro, sugeriam que fosse inofensiva, ou quase tanto quanto a normal.

Isso está errado, ainda que os números de mortalidade por infecção estejam aproximados, elas parecem ter padrões de mortalidade diferentes (não sei se no mundo todo).

Enquanto as cepas da gripe que já vinham conosco a um bom tempo tendem a fazer mais vítimas entre os idosos e crianças pequenas, essa parece estar tendo uma distorção desse padrão, menos mortes entre os idosos, e mais entre os jovens adultos do que o comum. Um gráfico da gripe comum teria a forma de "U" com relação a idade e vítimas, enquanto essa é meio como um "W".

Supeita-se que essa gripe possa ter sido preservada com características de cepas antigas nos porcos, de 1918 e 1930, para as quais algumas pessoas mais idosas podem estar melhor imunes do que os mais jovens, esses imunes à gripe "comum".

http://www.wired.com/wiredscience/2009/06/old-people-may-be-immune-to-swine-flu/

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #279 Online: 04 de Agosto de 2009, 21:03:17 »
[serra]
é só ficar longe do porco quando ele for espirrar, oras!
[/serra]

Recomendo que veja a declaração integral:

<a href="http://www.youtube.com/v/EH9LrMzzDvY" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/EH9LrMzzDvY</a>

Os anti-PSDBistas fizeram uma edição desonesta do vídeo que se espalhou viralmente, parece que a maior parte das pessoas só viu a edição.


E pior, estão insistindo em "Serra burro, ignorante", mesmo nos comentários desse vídeo não-editado. E tascando o "polegar para baixo" nos comentários que ousarem dizer que ele está certo.

Offline Fabi

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.801
  • Sexo: Feminino
  • que foi?
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #280 Online: 05 de Agosto de 2009, 19:07:48 »
Então essa H1N1 é a gripe espanhola?
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Hold the Door

  • Editores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.656
  • Sexo: Masculino
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #281 Online: 05 de Agosto de 2009, 21:35:29 »
Então essa H1N1 é a gripe espanhola?
A gripe espanhola é provocada por uma das mutações de H1N1, assim como a gripe suína é provocada por outra mutação do H1N1.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline SnowRaptor

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 17.962
  • Sexo: Masculino
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #282 Online: 05 de Agosto de 2009, 22:21:38 »
Citação de: [url=http://espaber.uspnet.usp.br/jorusp/?p=4227]Jornal da USP[/url]
Não há motivo para pânico

Professores da USP consideram “exagerada” a preocupação com o vírus da gripe A H1N1, dizem que a máscara é útil apenas para quem já está contaminado e lembram que cuidados com higiene e saúde são indispensáveis

Existe um excesso de preocupação com a gripe A H1N1, afirmam os professores Eduardo Massad, da Faculdade de Medicina da USP, e Edson Luiz Durigon, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP. Um exemplo dessa preocupação exagerada, segundo eles, é o uso de máscaras. Elas até são úteis, mas apenas para evitar que quem já está doente contamine outros. E, mesmo assim, a máscara que as pessoas têm usado não é a do tipo certo. “Essa é a máscara cirúrgica comum. A que protege um pouco melhor é um tipo especial e possui uma porosidade que impede a contaminação. Mas ela é cara e dura apenas alguns dias”, explica o epidemiologista Eduardo Massad. “Não se justifica usar máscara neste momento. Isso só aumenta o pânico, e as pessoas ficam o tempo inteiro se lembrando de uma coisa que não é tão perigosa assim.”
Para os professores, sempre que aparece um vírus da influenza que causa pandemia e afeta o mundo inteiro, vem a lembrança da gripe de 1918, que matou 100 milhões de pessoas, de uma população de aproximadamente 1 bilhão. O medo coletivo aumenta quando se leva em conta que o H1N1 veio do vírus que causou essa gripe. A partir de 1968, ele passou a circular anualmente, sendo um dos responsáveis pela chamada gripe sazonal, ou gripe comum, segundo Massad.
Nos últimos tempos, o H1N1 sofreu mutações para melhor se adaptar às células receptoras do homem. Quanto mais afinidade tiver com essas células, mais fácil será a infecção e mais rapidamente ela se espalhará. A preocupação com a gripe A também se deve ao fato de ela apresentar algumas características diferentes da forma sazonal, atingindo principalmente pessoas jovens, entre 20 e 50 anos (enquanto a outra atinge mais crianças e idosos) e sendo mais agressiva ao sistema respiratório. “Além disso, a gripe comum acontece aqui e ali, principalmente no inverno. Quando ocorre no Hemisfério Norte, não tem no Sul, e vice-versa. Esta pegou o mundo inteiro, de uma só vez”, completa Massad.

Números não-confiáveis – Os dois professores afirmam que as estimativas sobre o número de pessoas infectadas não são confiáveis. A infecção só pode ser confirmada por exames em laboratório, que hoje estão restritos aos casos mais graves, por exigir uma técnica sofisticada de que nem todos os lugares dispõem. “Temos só suspeitas. Como o quadro clínico é muito parecido com o da gripe comum, é possível que o número de pessoas infectadas seja muito maior do que os dados oficiais, mas isso não há como saber”, diz o professor da Faculdade de Medicina.
Esses números, sendo menores que a realidade, fazem a gripe A parecer mais grave, uma vez que a porcentagem de morte acaba sendo inflada. Um dado número de mortos dentro de um universo menor representa uma parcela maior – portanto, uma mortalidade mais alta.
Ainda assim, a taxa de letalidade da gripe A no mundo é baixa – entre 0,1% e 0,5%, semelhante à da influenza comum. “O número absoluto de pessoas que morrem pela gripe comum é muito maior. Estima-se que só na cidade de São Paulo ela mate 15 pessoas por dia. Em julho do ano passado, foram 4.500 mortes no Brasil”, calcula Massad.
A gripe A não é mais mortal que a sazonal. É que não se costuma fazer diagnóstico para a influenza no Brasil, diz o virologista Edson Durigon. “As mortes por influenza comum não são divulgadas. Quando morre alguém por complicações dessa gripe, ninguém diz que é por causa dela. Só se fala da gripe A agora porque está todo mundo atento a ela”, completa.
Uma pessoa com gripe A não deve, portanto, ficar mais preocupada do que uma com gripe normal. Durigon acredita que sua letalidade pode ser ainda menor, porque as pessoas estão indo mais ao médico. A doença é diagnosticada e tratada mais cedo, o que aumenta as chances de a pessoa sobreviver.
Toda influenza pode atingir o sistema respiratório, lembra Durigon, mas a gripe A é mais invasiva, lesando as células e propiciando que bactérias causem pneumonia. Mas um tratamento com antibióticos resolve o problema, se começar cedo. “Em termos de doença, não há diferença maior. E nem sempre essa gripe dá diarreia e vômito. Um estudo notou que há elevação de diarreia, mas não é em todos os casos”, completa. Na maioria dos casos, o resultado é a melhora espontânea do paciente. “Ninguém sabe ao certo, porém, por que em alguns casos morrem pessoas anteriormente saudáveis, que não morreriam da gripe comum”, ressalva Massad.

Mudanças na rotina – A forma mais eficiente de contágio é por meios materiais – colocar a mão em maçanetas contaminadas e segurar os apoios no ônibus, por exemplo. “O vírus é transmitido pelo ar, mas é por pouco tempo que ele circula assim, e só se a pessoa estiver muito próxima de alguém contaminado. Se você respirar muito perto ou se estiver no elevador com uma pessoa gripada e ela espirrar, também pode contrair o vírus”, explica Durigon.
O melhor modo de prevenção é ter hábitos de higiene. “Esta é uma boa oportunidade para as pessoas aprenderem a ter um pouco mais de cuidado com a higiene pessoal. Independentemente da gripe, o fato de elas estarem aprendendo que têm de lavar a mão com frequência, que quando espirrar é preciso pôr a mão na boca, é positivo”, diz Massad. “Isso vai ajudá-las a se proteger de outras doenças.”
Evitar aglomerações também é recomendado. Para quem não pode evitar o uso do transporte público, a recomendação é usar álcool em gel nas mãos depois de sair. O produto mata os vírus e protege a pele. Ou lavar bem as mãos e evitar colocá-las na boca ou no nariz. “Não recomendaria a máscara, a menos que você esteja contaminado”, diz Durigon. Uma boa alimentação também ajuda não só a evitar essa gripe, mas qualquer doença, lembra Massad.
Os dois professores concordam que evitar viagens para o exterior deve ser uma decisão pessoal. “É claro que, se puder evitar ir a lugares com epidemia neste momento, a chance de pegar gripe vai ser muito menor, mas se for inevitável…”, diz Massad, que tem uma viagem marcada para a Argentina e manterá seus planos de ir. Para Durigon, adiar as viagens é “excesso de zelo, uma vez que o vírus já está circulando. Se você for sadio, não tem por que adiar”.
Ele acredita ser aconselhável evitar que se levem crianças pequenas, principalmente com menos de um ano de idade, a locais públicos, como cinemas, shoppings e restaurantes cheios. E defende que há motivo para se alterar a rotina, pelo grande número de casos aparecendo ao mesmo tempo. Vale, então, o mesmo conselho: evitar lugares com aglomerações.
Massad acredita que “ainda não é exatamente o caso de se entrar em uma política de restrição tão grande de movimentação”. No entanto, acha que decisões como adiar o início das aulas são positivas por estarmos num período de transmissão da gripe. “Se for possível empurrar isso para a primavera, um grande número de casos pode ser evitado. Qualquer medida que diminua aglomeração entre as pessoas ajuda.”

Previsões – O professor do ICB acredita que o mundo ainda terá mais dois ou três meses de gripe A. O professor Massad acha ainda que a gripe veio para ficar e “pode-se esperar mais alguns milhões de casos, principalmente a partir de outubro ou novembro (quando se aproximar o inverno no Hemisfério Norte)”.
Mas tudo vai depender de como esse vírus vai se comportar no segundo semestre. Devido à similaridade com o vírus da gripe de 1918, os professores não descartam a chance de ele voltar nessa época com uma fúria maior. “No passado foi assim. Houve uma pequena onda epidêmica na primavera do Hemisfério Norte, em que a gripe foi branda e praticamente desapareceu no verão. Quando chegou o outono, ela veio muito mais forte. Isso pode acontecer com esse vírus, ninguém sabe”, diz Massad, lembrando, porém, que naquela época não havia antibióticos, o que contribuiu para tamanha mortalidade.
“Mas eu não vejo nenhuma razão para a taxa de mortalidade aumentar agora. Se o vírus mata muito, interrompe a transmissão. Do ponto de vista biológico, o que lhe interessa é infectar o maior número de pessoas, e não matar. Isso vale para qualquer agente infeccioso”, explica.
Enquanto isso, as autoridades têm feito um trabalho adequado, acreditam. “Eles fazem o que está ao seu alcance. O remédio é contado e só o liberam com diagnóstico oficial, que costuma levar de 7 a 10 dias, e para pacientes graves ou que tenham risco evidente (idosos, grávidas e crianças pequenas)”, diz Durigon, cujo laboratório realiza exames rotineiros de detecção da gripe para o HU. Para Massad, as autoridades mundiais estão um pouco atônitas com essa gripe e estão aprendendo a lidar com ela. “O ideal seria se já tivéssemos uma quantidade de vacina pronta”, completa.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Nina

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.805
  • Sexo: Feminino
    • Biociência.org
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #283 Online: 05 de Agosto de 2009, 23:25:55 »
Citação de: [url=http://espaber.uspnet.usp.br/jorusp/?p=4227]Jornal da USP[/url]

Nos últimos tempos, o H1N1 sofreu mutações para melhor se adaptar às células receptoras do homem.

Que vírus inteligente... ::)
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline SnowRaptor

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 17.962
  • Sexo: Masculino
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #284 Online: 05 de Agosto de 2009, 23:37:36 »
Citar
[...] sofreu mutações que lhe permitiram melhor se adaptar às células receptoras do homem.

Melhorou?
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Fabi

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.801
  • Sexo: Feminino
  • que foi?
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #285 Online: 06 de Agosto de 2009, 01:13:17 »
As pessoas confundem gripe com resfriado...gripe é muito pior que resfriado...

Quando eu tento explicar aquilo.. eu sempre pergunto: você já teve gripe de gripe mesmo, não resfriado? E as pessoas não sabem dizer se tiveram gripe mesmo ou resfriado...

A gripe derruba mesmo, deixa a pessoa com dores pelo corpo, com febre alta, cansaço... (imagine você assim e o melhor remédio pra isso é fazer 30 minutos de caminhada :| , é assim comigo e aquilo) Refriado não deixa você assim... só espirrando, nariz entupido, essas coisas...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Nina

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.805
  • Sexo: Feminino
    • Biociência.org
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #286 Online: 06 de Agosto de 2009, 10:19:24 »
Citar
[...] sofreu mutações que lhe permitiram melhor se adaptar às células receptoras do homem.

Melhorou?

:ok:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline André Luiz

  • Nível 38
  • *
  • Mensagens: 3.657
  • Sexo: Masculino
    • Forum base militar
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #287 Online: 07 de Agosto de 2009, 15:27:17 »
Aqui virou paranoia, pessoal evita até dar bom dia

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #288 Online: 07 de Agosto de 2009, 16:53:34 »
Citar
Sobre a Letalidade da Gripe Suína no Brasil

Category: Medicina
Posted on: julho 20, 2009 8:12 PM, by Karl

Temos discutido os dados sobre a epidemia de gripe H1N1 (^::^)~. Como tenho sido questionado sobre a letalidade da nova cepa, resolvi publicar algumas ponderações que foram feitas por especialistas:

1. Quando se fala que a mortalidade pelo H1N1 é de 0,4 - 0,5% e isso é igual a da gripe comum, não é totalmente verdade. Nos países com muitos casos, a enorme maioria dos casos confirmados são em jovens, possivelmente pelo fluxo migratório maior dessas populações. Os óbitos, por conseqüência lógica, também se concentram nesta faixa etária. Daí tiramos duas conclusões interessantes:

A- Não sabemos, se realmente os idosos são menos afetados por terem anticorpos protetores de Influenzas geneticamente similares de décadas atrás e os mais jovens estariam mais susceptíveis. A distribuição de casos e óbitos pode ser somente uma questão epidemiológica e não fisiológica...
B- Letalidade de 0,5% é normal para gripe sazonal em grupos de alto risco. Em pacientes jovens e sem co-morbidades, a letalidade seria de 1/100.000 casos. Assim, considerando o grupo atualmente afetado, a letalidade é muito maior que da influenza sazonal. Com a endemicidade crescente iremos ver qual é a mortalidade nos pneumopatas, cardiopatas e idosos algo que, apesar dos números crescentes, ainda não temos n para nenhuma conclusão estatística.

Comentários do Blog:

1. É muito importante a percepção de que o cálculo de letalidade da gripe suína é BEM superestimado em função do número real de pacientes ser desconhecido atualmente.
2. Venho colecionando casos de insuficiência respiratória grave - algumas fatais -  decorrentes de gripe sazonal. Tenho um caso em cada hospital que trabalho. Não fazíamos diagnóstico dos agentes etiológicos desses casos, mas agora com as sorologias disponíveis, temos confirmado os dados da literatura.
3. Com isso, chegamos a conclusão que nossa letalidade da gripe sazonal também não deve ser a correta e que não temos estatísticas confiáveis. Talvez esse o grande aprendizado de toda a pandemia. Precisamos de dados. Todas as projeções feitas com as estatísticas disponíveis poderão incorrer no mesmo erro.
4. As sorologias demoram. O screening com pesquisa rápida de vírus respiratórios nas secreções (lavado de naso/orofaringe) é um painel de vários vírus respiratórios e fica pronto em 24-48h. Custa 350 reais em laboratórios particulares. Há relatos de falso positivo e falso negativo com o H1N1 e o CDC não recomenda o teste de rotina.
5. Está havendo confusão de orientações entre os médicos pois elas têm mudado mais rápido do que o possível para sua assimilação.
6. Ainda não vi faltar oseltamivir para ninguém que precisou nos hospitais em que trabalho.

http://scienceblogs.com.br/eccemedicus/2009/07/sobre_a_letalidade_da_gripe_su.php

Offline HeadLikeAHole

  • Nível 17
  • *
  • Mensagens: 483
  • Sexo: Masculino
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #289 Online: 07 de Agosto de 2009, 23:49:21 »
Aqui virou paranoia, pessoal evita até dar bom dia

Aqui as pessoas estão meio paranoicas tambem, morreu duas pessoas da gripe na cidade vizinha e todo mundo está ficando alerta (menos eu, eu acho ridiculo isso).

Pior ainda foi uma professora na escola, ela falou que um espirita previu que a gripe sofrerá uma mutação em agosto e matará 60 milhoes de pessoas, depois passou uma receita de beteraba e mais umas outras coisas para prevenir contra a doença. Outro professor disse que foi criado em laboratório para o lucro de farmaceuticos gananciosos...

Offline Dodo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.304
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #290 Online: 08 de Agosto de 2009, 00:15:18 »
Os comentários na notícia postada pelo Buckarro (eles estão no mesmo link que ele postou) mostram que, se a situação da doença não fugiu do controle, pelo menos o pânico já começou.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Blues Brother

  • Nível 16
  • *
  • Mensagens: 422
  • Sexo: Masculino
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #291 Online: 08 de Agosto de 2009, 15:25:34 »
Morre mais gente de Meningite e Sarampo do que de gripe suína,

Esse negócio dos jornalistas ficarem contando os corpos é uma puta sacanagem,

já pensaram se começaram a contar toda semana os mortos por doenças que já deveriam ter sido extintas?

Offline Pregador

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.056
  • Sexo: Masculino
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #292 Online: 08 de Agosto de 2009, 19:57:36 »
Mais uma vez a imprensa vem fazendo um"grande" trabalho...

"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Blues Brother

  • Nível 16
  • *
  • Mensagens: 422
  • Sexo: Masculino
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #293 Online: 09 de Agosto de 2009, 19:15:33 »
O que me incomoda é que os blogs de divulgação cientifica também estão nessa onda de contagem de corpos, 98,99, 100... Quando vão parar de contar?

A exceção foi um site que nada tem haver com ciência: Nerd Somos Nozes, que jogou um hoax (fraude) na primeira página: "Vírus sofreu mutação e agora transforma pessoas em zumbis", daí você clicava na noticia e abria uma página para a "Campanha Contra a Boataria"...


Offline SnowRaptor

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 17.962
  • Sexo: Masculino
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #294 Online: 13 de Agosto de 2009, 13:03:28 »
Citação de: [url=http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/08/13/ult7403u351.jhtm]UOL Notícias[/url]
Medo da sociedade levou à prorrogação das férias escolares, diz especialista
Daniel Mello
Da Agência Brasil
Em São Paulo


O medo da sociedade em relação à influenza A (H1N1) - gripe suína - levou à prorrogação, por duas semanas, das férias escolares na rede estadual de São Paulo. A avaliação é do professor de saúde pública da Universidade de São Paulo (USP), Gonzalo Vecina.

Segundo ele, "a sociedade vem tratando com muito temor uma coisa [a gripe] que todo ano nós temos". Esse medo teria pressionado as autoridades a adiar a volta às aulas. "É lógico que a primeira morte de um aluno em uma escola teria um custo para o político que não tivesse suspendido as aulas", ressaltou.

O professor acredita que a medida tem eficácia "duvidosa" para impedir a disseminação da doença, uma vez que outros ambientes propícios ao contágio, como cinemas, teatros e metrôs, continuam sendo frequentados. "Nós estamos evitando que as crianças em idade escolar tenham [influenza A (H1N1) - gripe suína] na escola, mas vão continuar tendo em casa e nas outras atividades que elas vão continuar fazendo", afirmou.

Para Vecina, é importante que a população compreenda que a doença é muito semelhante à gripe sazonal e tem baixa letalidade. "Aqui na cidade de São Paulo, dizem as estatísticas, morre um motoqueiro por dia no trânsito. Então, da mesma maneira que eu estou proibindo os alunos de irem à escola, eu deveria proibir moto. Está morrendo mais gente de motocicleta, como sempre, do que de gripe", ressaltou.

No entanto, de acordo com o professor, os governos estadual e federal estão "respondendo mais ou menos bem" ao problema da epidemia. Ele destacou a medida de evitar o contato de gestantes com pessoas gripadas como uma decisão "muito positiva", que deveria ser adotada também para a gripe comum.

Um dos maiores desafios em relação à doença, na opinião do professor, é fazer um acompanhamento que permita descobrir o motivo de determinadas especificidades, como a maior mortalidade entre gestantes e pessoas jovens.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Skeptical...

  • Contas Excluídas
  • Nível 12
  • *
  • Mensagens: 226
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #295 Online: 13 de Agosto de 2009, 19:46:46 »
Família de vítima de gripe suína pretende processar médicos
William Cardoso
Do Diário do Grande ABC

A família da educadora morta na última semana com gripe suína pretende processar os médicos que prestaram atendimento no Hospital Albert Sabin, em São Caetano. A avaliação é de que houve descaso com a paciente.
Depois de ter procurado médicos particulares, Ana Néri Hernandes, 42 anos, buscou ajuda, no dia 24, no hospital público. Foi acompanhada pela irmã, Maria Cristina Barral Hernandes, 47.
Na unidade de emergência, chegou com febre. Passou por triagem, e foi atendida por um médico. Exames e radiografia teriam despertado a atenção do profissional, que apontou um começo de pneumonia. "Perguntei se não seria o caso de fazer o teste para a gripe suína", diz Maria Cristina.
Um outro médico, responsável pelo setor, foi consultado e descartou a necessidade do teste, alegando, segundo a irmã de Ana Néri, que estes eram realizados apenas para efeito de estatística.
No fim de semana, o quadro piorou. Foram para o Hospital São Caetano, de onde Ana Néri foi transferida para o Hospital Santa Cecília, na Capital. Lá. faleceu no dia 29.


De todos os absurdos lidos nesse texto, o que mais me surpreendeu foi: Médico 'responsável'. Soa como: Policial 'honesto'. Ou seja, utópico.
Os 'profissionais' da área médica (infelizmente, a maioria...), como de costume, desempenham suas funções mal e porcamente, e... dane-se quem morra!
Quem sabe se a digníssima senhora mãe deles for pro saco com o raio da gripe, eles talvez, eu disse, talvez... atenham-se a gravidade do assunto.
E isso, nada tem a ver com o poder público, e sim, com o comprometimento profissional.

Estou de pleno acordo em processá-los! Só perceberão o mal que causaram pelo descaso, atacando o seu ponto fraco... o bolso!

Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #296 Online: 13 de Agosto de 2009, 20:08:42 »
Eu trocaria "policiais honestos" por "políticos honestos" :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Skeptical...

  • Contas Excluídas
  • Nível 12
  • *
  • Mensagens: 226
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #297 Online: 13 de Agosto de 2009, 20:11:22 »
Eu, apenas acrescentaria...

Offline Dodo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.304
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #298 Online: 14 de Agosto de 2009, 06:53:51 »
Citar
Presos ganham concurso com rap da gripe suína em Jaú (SP)

A gripe suína --a gripe a (H1N1)-- virou rap na prisão. Para envolver os presos na prevenção à doença, o Centro de Ressocialização de Jaú (287 km de SP) promoveu um concurso semana passada para escolher a melhor música sobre as formas de contágio da gripe.

Leia a cobertura completa da gripe suína
SP tem 176 postos de distribuição de remédio; veja lista
Saiba quais são os sintomas da gripe suína

O ganhador foi o "Rap da Gripe Suína", composto por dez presos, que se basearam em uma palestra apresentada no Centro de Ressocialização. Um dos versos diz: "A gripe suína não é mole não/ Se você vacilar, um abraço sangue bom".

Já foram confirmados cinco casos de gripe suína em penitenciárias, quatro em Ribeirão Preto e um em Sorocaba.

Para evitar a transmissão da gripe suína no sistema prisional, a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária de São Paulo determinou a remoção de detentos com a gripe e a orientação de parentes com sintomas para que não entrem nas penitenciárias para visitas.

*

Veja a letra do "Rap da Gripe Suína"

"Por causa de uma gripe é que eu vim aqui falar
Tô aqui com os meus amigos e este rap eu vou lançar
A gripe suína vem de um vírus que pode ter fim
é só você se cuidar... não vacila por aí meu irmão
Não compartilhe copos e nem alimentação
Nunca se esqueça de lavar bem as mãos
Isto não é brincadeira o que eu vim aqui falar
Se você tem algum sintoma é melhor se cuidar
Febre muito alta, uma tosse sem fim,
Não deixe que este vírus te vença fácil assim

Aí meu irmão, preste atenção no que eu vou te falar
Para mais tarde não se complicar
Se você se sente mal, procure um hospital
Não deixe que esta gripe te faça muito mal.

A gripe suína não é mole não
Se você vacilar, um abraço sangue bom
Estamos aqui para te ajudar te mostrando o que é certo
E também te orientar
Independe de cor ou classe social,
Rico ou pobre para a gripe não faz mal
O importante é que você preste atenção
Nunca dê as costas pra este vírus, meu irmão
Depois não adianta chorar ou lamentar
Dizendo que ninguém veio te avisar.

Isto não é um fato comum
Tome cuidado com o H1N1".

Autores do rap:
Caio Adriano da Silva
Alessandro Aparecido Aguiar
Leandro Rubbo
André Luiz Romão
Eugênio Gabriel Rodrigues
Mário Mesquita
João Paulo do Carmo
Darci Schiavon
Ronaldo da Silva Pereira
Ronaldo Pereira de Souza.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u609495.shtml

 :o :o :o

Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Blues Brother

  • Nível 16
  • *
  • Mensagens: 422
  • Sexo: Masculino
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #299 Online: 14 de Agosto de 2009, 11:23:37 »
Família de vítima de gripe suína pretende processar médicos
William Cardoso
Do Diário do Grande ABC

A família da educadora morta na última semana com gripe suína pretende processar os médicos que prestaram atendimento no Hospital Albert Sabin, em São Caetano. A avaliação é de que houve descaso com a paciente.
Depois de ter procurado médicos particulares, Ana Néri Hernandes, 42 anos, buscou ajuda, no dia 24, no hospital público. Foi acompanhada pela irmã, Maria Cristina Barral Hernandes, 47.
Na unidade de emergência, chegou com febre. Passou por triagem, e foi atendida por um médico. Exames e radiografia teriam despertado a atenção do profissional, que apontou um começo de pneumonia. "Perguntei se não seria o caso de fazer o teste para a gripe suína", diz Maria Cristina.
Um outro médico, responsável pelo setor, foi consultado e descartou a necessidade do teste, alegando, segundo a irmã de Ana Néri, que estes eram realizados apenas para efeito de estatística.
No fim de semana, o quadro piorou. Foram para o Hospital São Caetano, de onde Ana Néri foi transferida para o Hospital Santa Cecília, na Capital. Lá. faleceu no dia 29.


De todos os absurdos lidos nesse texto, o que mais me surpreendeu foi: Médico 'responsável'. Soa como: Policial 'honesto'. Ou seja, utópico.
Os 'profissionais' da área médica (infelizmente, a maioria...), como de costume, desempenham suas funções mal e porcamente, e... dane-se quem morra!
Quem sabe se a digníssima senhora mãe deles for pro saco com o raio da gripe, eles talvez, eu disse, talvez... atenham-se a gravidade do assunto.
E isso, nada tem a ver com o poder público, e sim, com o comprometimento profissional.

Estou de pleno acordo em processá-los! Só perceberão o mal que causaram pelo descaso, atacando o seu ponto fraco... o bolso!

Não vejo problema no fato de que o exame seja usado mais como um instrumento de estatística.

Neste caso, os médicos constataram que a paciente tinha um estado de saúde grave naquele momento, mas decidiram descartar outras doenças, mais comuns, antes de chegar na hipótese menos provável de gripe suína. Do meu ponto de vista, eles simplesmente partiram do mais simples para o mais complexo,

Se ela não viajou e nem teve contato com pessoas de risco, por que os médicos deveriam fazer o teste para a H1N1 antes de descartar as doenças mais comuns?  

O Tamiflu tem sido apresentado como uma droga mágica, mas o fato é que onde tem sido ministrado tem havido resistência. Muitas pessoas tratadas com o remédio (em outros países) não melhoraram.

Isso tem sido noticiado exaustivamente "lá fora". Só no Brasil o Tamiflu ainda é poção mágica.

Resumindo: tudo depende do seu sistema imunológico. Que a força esteja com você.  

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!