Enquete

Qual o cenário mais provável do futuro da evolução humana?

Estagnação
5 (8.8%)
Cenário Idiocracia
10 (17.5%)
Cenário Gattaca
11 (19.3%)
Cenário transhumano
12 (21.1%)
Cenário X-Men
7 (12.3%)
Outro
12 (21.1%)

Votos Totais: 56

Autor Tópico: Qual o cenário mais provável do futuro da evolução humana?  (Lida 25869 vezes)

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
Qual o cenário mais provável do futuro da evolução humana?
« Online: 26 de Abril de 2009, 23:51:27 »
1) Estagnação
Sem sofrer a pressão ambiental, o Homo sapiens sapiens se tornará um fóssil vivo.

2) Cenário Idiocracia
Sem sofrer a pressão ambiental, e dado que os idiotas tem mais filhos que os inteligentes, o QI médio da humanidade sofrerá uma queda drástica.

3) Cenário Gattaca
Quem tiver dinheiro bancará tratamentos genéticos e seus filhos herdarão o melhor fitness possível. A estratificação social será estratificação genética.

4) Cenário transhumano
Aprimoração extrema do fitness humano por meio da engenharia genética. Adaptação para viver em outros planetas.

5) Cenário X-Men
Salto evolutivo fara surgir uma nova espécie do gênero Homo ou uma nova subespécie de Homo sapiens, que ameaçará a supremacia do Homo sapiens sapiens.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
Re: Qual o cenário mais provável do futuro da evolução humana?
« Resposta #1 Online: 26 de Abril de 2009, 23:57:43 »
Cenário Idiocracia
Não deseje.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #2 Online: 27 de Abril de 2009, 00:09:57 »
Eu votei no cenário X-Men só porque é o mais legal.

Eu quero ser o..... Wolverine!
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #3 Online: 27 de Abril de 2009, 00:30:42 »
Eu votei no cenário X-Men só porque é o mais legal.

Eu não perguntei qual você acha mais legal, mas qual você acha o mais provável.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #4 Online: 27 de Abril de 2009, 00:51:37 »

<_<

(falta de senso de humor....)

Em dúvida entre o transhumano e o gattaca

Aliás, filme ótimo.
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #5 Online: 27 de Abril de 2009, 02:38:25 »

<_<

(falta de senso de humor....)

Você que não tem criatividade. De longe o cenário mais legal seria a irradiação evolutiva da humanidade devido à especiação interplanetária transhumanista.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #6 Online: 27 de Abril de 2009, 03:46:37 »
Para mim o mais provável não é nenhuma destas alternativas.

Temo que o que vá acontecer com a possibilidade de intervenção da engenharia genética seja um grande desastre.
Quando tivermos finalmente superado a crise do aquecimento antropogênico do planeta estaremos enfrentando esta outra crise, ainda mais profunda e imprevisível. E dramática para a nossa espécie.

O texto abaixo eu postei como comentário em um blog com um artigo que fazia exatamente um questionamento deste tipo.

http://bulevoador.haaan.com/2009/03/gentica/#more-3099

Bom, vou marchar contra o batalhão.

Esta para mim parece ser mais uma daquelas possibilidades maravilhosas da tecnologia e da ciência, como a máquina a vapor e o automóvel, que embora maravilhosas de fato acabam por trazer problemas gigantescos, quase tão grandes quanto seus benefícios.

Quando uma nova invenção surge a nossa tendência é a de imaginar todas as aplicações úteis que irão trazer progresso e conforto para o ser humano.

Foi assim com a energia nuclear. E também quando Karl Benz inventou o automóvel ninguém imaginou engarrafamentos, cidades poluídas, o fim do sossego urbano a crise dos combustíveis e muito menos o aquecimento global. Levou tempo até para se darem conta que o carro precisava de cinto de segurança e de um pára-brisa que não estraçalhasse o rosto das pessoas em caso de acidente.

Porque é sempre assim, ninguém pensa nessas coisas.

Não estou dizendo que o progresso é uma coisa ruim, que devemos viver como quackers, evitando a tecnologia, mas sim que ela traz inevitavelmente problemas colaterais, que no final das contas só a própria tecnologia resolve.

Mas que surpresas desagradáveis o planejamento genético poderia nos trazer?

O ser humano raramente toma decisões com sabedoria, isso é fato. Quase sempre nossas ações são norteadas por motivações fúteis e uma reflexão superficial.

Não seria diferente quando pais pudessem escolher os atributos dos próprios filhos. Todos iriam querer filhos lindos, saudáveis, provavelment altos, com aptidões atléticas, intelectualmente dotados, nenhum problema mental, nem uma neurozizinha, sequer uma depressão de vez em quando, possivelmente com características caucasianas, belos olhos claros e feições clássicas.

Algum problema com isso?

Quantas pessoas interessantes no mundo, na História, vocês conhecem assim? Com essas características eu poderia citar a Paris Hilton ( sim, ela tem 120 de QI ) e Reinaldo Gianechini.

Mas Tchaikovisky era gay, Van Gogh louco, Beethoven iria ficar surdo, Einstein tinha síndrome de Savan, Mozart era um adicto, Leonardo Da Vinci disléxico… Todos estes teriam sido descartados pelos respectivos pais. Acho que não há uma única pessoa interessante na História que não tenha sido de alguma forma desajustada.

Posso imaginar o pai do Garrincha rejeitando o embrião quando o médico lhe desse a notícia de que o bebê nasceria com propensão ao alcoolismo e pernas tortas. Talvez ele dissesse: “Ah, esse não, doutor. Meu sonho sempre foi ter um filho jogador de futebol.”

O bebê então seria otimizado de acordo com o desejo dos pais: alto, forte, saúde de vaca premiada, visão perfeita, a capacidade para a disciplina que o esporte exige, músculos com muita fibra rápida para a velocidade e impulsão.

Hummm… mas isso aí tá igualzinho o Odivan… E o Odivan não joga nada.

Não, um ser humano quando nasce é um conjunto de possibilidades e não uma receita de bolo.

Posso imaginar outros problemas também.

Já é difícil combater o racismo e o preconceito mesmo quando estes se fundamentam em nada além da pura ignorãncia.

Imagine então quando existir um abismo genético entre pessoas oriundas de classes sociais menos favorecidas, que não puderam ter acesso na sua concepção aos melhoramentos no DNA, e pessoas que foram otimizadas para aproveitar da melhor forma todas as oportunidades sociais e profissionais? Se hoje já temos problemas com o desnível entre as escolas particulares e as públicas…

E será que a seleção artificial se mostraria melhor que a seleção natural para a nossa espécie?

Bom, eu poderia pensar em mil outros pesadelos mas certamente os piores, como sempre, serão aqueles em que ninguém vai pensar.

Porque é sempre assim que acontece.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #7 Online: 27 de Abril de 2009, 12:40:03 »
Você que não tem criatividade. De longe o cenário mais legal seria a irradiação evolutiva da humanidade devido à especiação interplanetária transhumanista.

Agora não estou falando sobre o que é mais legal, mas sim sobre o que acho mais provável.

Na verdade acho que todos morreremos antes [antes de sermos capazes de fazer tal refinação genética] e não teremos que nos preocupar com nada disso.
Mas como era pra escolher alguma opção...

Abraços.

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #8 Online: 27 de Abril de 2009, 13:13:22 »
Entre a idiocracia e algum outro, prefiro pensar que o ser humano vai continuar se desenvolvendo lentamente por algo entre a genética e a natureza.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #9 Online: 27 de Abril de 2009, 13:39:17 »
Gattaca.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #10 Online: 27 de Abril de 2009, 15:22:13 »
Entre a idiocracia e algum outro, prefiro pensar que o ser humano vai continuar se desenvolvendo lentamente por algo entre a genética e a natureza.

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #11 Online: 27 de Abril de 2009, 15:34:08 »

Mais ou menos por aí, mas com um fim menos feio e assexuado...

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 27 de Abril de 2009, 17:46:43 »
Outro.

Seremos extintos.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 27 de Abril de 2009, 18:13:15 »
[Semântica desnecessária] :)
Extinção é o fim, não evolução?
Evoluiremos para o fim?
E no momento anterior a isso, como seremos?

Rhyan

• Visitante
« Resposta #14 Online: 27 de Abril de 2009, 19:48:11 »
Humanos-Robos.

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #15 Online: 27 de Abril de 2009, 20:14:14 »
O deciframento do código genético é realmente um passo evolutivo importante.
Apenas contam quantas espécies o ser humano está extinguindo, mas estão contando quantas está criando?

Novos seres, novas plantas, que se desenvolverão num ambiente cada vez mais controlado.

E talvez então aconteça a panspermia humana, partindo para novos mundos levando os genes terrestres.

Acho a extinção pura e simples pouco provável. Mesmo com catástrofes mundiais, sempre poderá se salvar grupos humanos que repovoarão o planeta, com a tecnologia atual. Se um asteróide se chocar na terra, não todos, mas muitos humanos se salvarão em locais apropriados.

Mas não imagino ser Gattaca, no sentido segregacionista do termo, porém, se formos avaliar alguns indivíduos humanos e compará-los ao que existia antes, veremos uma evolução. Hoje somos mais altos que nossos antepassados, com mais acesso a proteínas, a atitudes saudáveis. Podemos viver tranquilamente até os noventa, cem anos, que ninguém mais se espanta. A um século ou menos, quarenta anos já se era ancião.

Se voltarmos ao passado um jogador de basquete com seus 2 metros de altura e cento e tantos quilos, seria sem dúvida um gigante bíblico como sansão, em meio a populações que não passavam de 1,60m, com dieta restrita de calorias.

Estamos mudando, e não está sendo ruim.

Ruim é tentar barrar estas coisas com a desculpa de criar super-humanos e sub-humanos. Isso é bullshit de terrorismo pseudo-científico.
Assim como criar clones para órgãos... bullshit.

Seremos diferentes em algumas centenas de anos, mas ao meu ver, apenas aproveitando o potencial genético atual.

Talvez vivendo bem até os 125 anos. Uma eternidade perto dos 25 anos de média da idade da pedra.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #16 Online: 27 de Abril de 2009, 20:31:53 »
Sei lá, a extinção parece-me próxima.

Dentre as opções lançadas, a idiocracia é bem provável.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #17 Online: 27 de Abril de 2009, 23:19:47 »
Dentre as opções lançadas, a idiocracia é bem provável.

Credo...

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
  • Este é um mundo caótico!
« Resposta #18 Online: 11 de Maio de 2009, 01:11:11 »
Humanos que não adoecem e não envelhecem, providos de mais inteligência, força, agilidade e resistência, com chips de monitoramento por todo o corpo, tendo, inclusive, dispositivos de telecomunicação implantados em seus cérebros... Tudo isso num mundo com uma realidade inimaginável por nós hoje. É uma possibilidade que deve ser levada em consideração. Quanto a extinção, não apostaria nisso. Temos uns dez mil anos de civilização, dos quais, somente no último século, evoluimos mais que em todos os anteriores. Não creio que isso termine tão cedo.
Chega de papo! Vamos ao que interessa!

Offline Tex Willer

• Nível 14
  • *
« Resposta #19 Online: 11 de Maio de 2009, 15:13:54 »
Gattaca. Muito provável o cenário de estratificação.
Fiquei curioso com o filme, vou ver se assisto.
"A velhacaria e a idiotice humanas são fenômenos tão correntes, que eu antes acreditaria que os acontecimentos mais extraordinários nascem do seu concurso, ao invés de admitir uma inverossímil violação das leis da natureza".  - Hume

Offline Taylor Swift

• Nível 03
  • *
« Resposta #20 Online: 22 de Setembro de 2009, 10:55:13 »
q tal extinçao?

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #21 Online: 22 de Setembro de 2009, 15:18:33 »
Transhumano, quero ir pra Nibiru.

:histeria: :histeria: :histeria:

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #22 Online: 22 de Setembro de 2009, 17:13:08 »
Primeiro, a gente tem que identificar pressões seletivas agindo atualmente e que poderão agir no futuro.

Contenção de natalidade: a esmagadora maioria das pessoas espera ter dois filhos. Mas e quando a segunda gravidez é de gêmeos? Acaba tendo três, oras :D. Antigamente, era provável que um ou os dois morresse/m, mas hoje em dia não. Então, a quantidade de partos múltiplos tende a aumentar.

Capacidade reprodutiva: antigamente, tinha-se filhos aos 13, 14, 15 anos. Hoje, tem muita gente que tem filhos aos 30 e poucos. Se o primeiro parto for ok, tranqüilo, a pessoa pode até pensar em ter um segundo filho logo depois. Se o parto for complicado, ou a mãe morre (pouco provável) ou desiste de ter mais filhos. Então, deduzo que a capacidade reprodutiva mudará seu pico ótimo dos 20 e poucos para os 30 e poucos.

Inteligência: não é uma das prioridades da evolução - gente burra se reproduz um pouco mais que gente inteligente, só que também morre mais. Portanto, a inteligência humana vai continuar a mesma se a gente for deixar a evolução agir normalmente.

Beleza: também vai ficar na mesma. Se "feios" tiverem a mesma capacidade reprodutiva que "belos", não há pressão seletiva. E, se tiverem menor ou maior, o padrão de beleza vai mudar e se adequar à nova média mesmo...

Cladogênese: acho improvável que a gente se divida em várias espécies por barreiras de distância, mesmo se colonizarmos Marte ou a Lua. Basta a troca de um indivíduo a cada duas gerações (60 anos, no nosso caso) que a deriva genética é aplacada. Por outro lado, há a possibilidade da estratificação social gerar subespécies, preciso pensar sobre isso.
Latebra optima insania est.

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #23 Online: 25 de Setembro de 2009, 11:20:18 »
Eremita, estas pressões seletivas são meio estranhas.

Porque a quantidade de partos múltiplos tenderia a aumentar?

E no caso dos filhos em idade mais avançada, não é por ser um ótimo biológico, mas por escolha devido a vários fatores sociais. E não é porque casais acima de 30 anos tiveram filhos, que seus filhos já terão uma tendência a seguir o mesmo caminho, como se isso fosse o ótimo de reprodução. Vai ter que acontecer alguma coisa a mais pra isso mudar.

Penso que muito mais do futuro dos humanos vai ser devido a "pressões sociais" do que biológicas.

"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline Matheus de Souza

• Nível 11
  • *
    • Twitter
« Resposta #24 Online: 25 de Setembro de 2009, 12:20:47 »
 :lol:
"Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por ideias."

Mário Vargas Llosa

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!