Numa projeção bem otimista, eu acredito que os homo-sapiens se extinguirão gradativamente. Cada vez mais pessoas deverão aderir às inovações tecnológicas.
O futuro será um verdadeiro milagre da cibernética. Cegos verão, surdos ouvirão, mudos falarão, aleijados andarão e por ai vai.
Eu acredito que essas inovações não serão apenas benéficas para a humanidade, mas vitais. Mas, se o mundo não for destruído antes, quer seja por um desastre natural, quer seja por um holocausto nuclear ou mesmo por uma guerra biológica, não demorará muito para que a gente comece a usar chipes de memória implantados em nossos cérebros como um "reforçozinho", além de outros tantos atrativos cibernéticos - quem não iria querer enxergar melhor e bem mais distante, com visão de raio X, infravermelho e tudo mais ou ouvir tão bem quanto o "Homem Sem Medo"? Chegará um ponto em que pessoas usarão órgãos artificiais, mesmo sem necessidade alguma, tão somente por lhes permitirem uma vida mais saudável e duradoura. Mas isso será apenas o começo. Com o advento da nano tecnologia e com a criação de uma IA muito superior a mente humana, as coisas vão começar a ficar feia para o nosso lado. Não é muito difícil imaginar como seria um mundo em que teríamos de competir com máquinas. Isso já acontece hoje. Quantas pessoas não são demitidas de seus empregos e substituídas por uma máquinas. Só que, não seriam simples máquinas, mas máquinas mais inteligentes que nós.
A realidade virtual avançada também terá um papel fundamental em nossa auto-destruição. Muitos de nós passaremos mais tempo vivendo uma vida virtual, ou seja, dentro de um jogo qualquer dentre os diversos títulos que surgirão, que experimentando a realidade que se tornará cada vez mais caótica - ficaremos atrofiados. Mas isso não seria problema, já que poderíamos contar com um "reforçozinho" avançado.
Filmes como "O Exterminador Do Futuro", "Matrix" (não viage muito), "Inteligência Artificial" dentre outros, podem estar bem próximos da realidade que nos espera.