Enquete

Qual o cenário mais provável do futuro da evolução humana?

Estagnação
5 (8.8%)
Cenário Idiocracia
10 (17.5%)
Cenário Gattaca
11 (19.3%)
Cenário transhumano
12 (21.1%)
Cenário X-Men
7 (12.3%)
Outro
12 (21.1%)

Votos Totais: 56

Autor Tópico: Qual o cenário mais provável do futuro da evolução humana?  (Lida 25875 vezes)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Qual o cenário mais provável do futuro da evolução humana?
« Resposta #150 Online: 15 de Setembro de 2014, 20:34:06 »
Foi exatamente o que eu quis dizer, Cientista.
Os fenômenos existem, mas não são controlados pela nossa consciência, ainda que constantemente nossos olhos sejam lubrificados por líquido, não estamos o tempo todo ordenando:"vai lá, glândula lacrimal! uhuuu!"
Todo arcabouço subjetivo é o que traz sentido à realidade do ser humano, inclusive a apreciabilidade da objetividade no estágio evolutivo hodierno. Será que haverá algum sentido na objetividade pela objetividade?
Será que o sistema terá algum tesão pela vida, ou friamente vai querer se desligar? Que tipo de diretriz(que ainda precisa ser inventada) vai optar por manter-se funcionando?
E essa diretriz, será que vai conseguir reproduzir o tesão improvável que temos de viver?
Até onde eu sei eu não sei.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #151 Online: 15 de Setembro de 2014, 20:40:17 »
Será que o sistema terá algum tesão pela vida, ou friamente vai querer se desligar? Que tipo de diretriz(que ainda precisa ser inventada) vai optar por manter-se funcionando?

Eu ia postar uma foto do Marvin, mas este tópico é sério.

Provavelmente a autopreservação deve star hardcoded neles. Será que as três leis de Asimov não serviriam?
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #152 Online: 15 de Setembro de 2014, 20:55:23 »

Eu ia postar uma foto do Marvin, mas este tópico é sério.

Provavelmente a autopreservação deve star hardcoded neles. Será que as três leis de Asimov não serviriam?
Mas aí teria algum sentido? Acho que seria petitio principii

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #153 Online: 16 de Setembro de 2014, 03:20:37 »
Puxa! Então, se era o que você queria dizer, desculpe eu ter dito no seu lugar! Da próxima vez, eu te espero...  rsrsrs...

Os fenômenos existem, mas não são controlados pela nossa consciência, ainda que constantemente nossos olhos sejam lubrificados por líquido, não estamos o tempo todo ordenando:"vai lá, glândula lacrimal! uhuuu!"
Ah, mas "estamos" sim! Mesmo que por uma cadeia de indireção complexa, mesmo considerando autonomia parcial ou total de certos sistemas. A menos que... estejas querendo dizer alguma coisa que não disse...

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #154 Online: 16 de Setembro de 2014, 03:33:20 »
Todo arcabouço subjetivo é o que traz sentido à realidade do ser humano, inclusive a apreciabilidade da objetividade no estágio evolutivo hodierno. Será que haverá algum sentido na objetividade pela objetividade?
E essa diretriz, será que vai conseguir reproduzir o tesão improvável que temos de viver?
Já falei exatamente sobre isto no tópico da Visão cética sem filosofia (bullshits filosóficos pode ser assim resumido) sobre a mente. Ninguém pescou nada. Não é preciso inventar nenhuma diretriz. Deve-se abandonar diretrizes e dotar o sistema de suficientes funcionalidades, com folgas para frustrações de 'necessidades' funcionais, que, em certo (errado) contexto funcional gerará disfunção filosófica até. Cheguei a expor bem enfaticamente e não apresentei simples exemplo porque ninguém apareceu a demandar. Você, meu caro. Que achas de tentares 'poetizar' sobre isto?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #155 Online: 16 de Setembro de 2014, 04:28:51 »
Já falei exatamente sobre isto no tópico da Visão cética sem filosofia (bullshits filosóficos pode ser assim resumido) sobre a mente. Ninguém pescou nada. Não é preciso inventar nenhuma diretriz. Deve-se abandonar diretrizes e dotar o sistema de suficientes funcionalidades, com folgas para frustrações de 'necessidades' funcionais, que, em certo (errado) contexto funcional gerará disfunção filosófica até. Cheguei a expor bem enfaticamente e não apresentei simples exemplo porque ninguém apareceu a demandar. Você, meu caro. Que achas de tentares 'poetizar' sobre isto?
O que eu acho? Que a maior poesia de todas é achar de tal modo que o "eu" é real, que tudo o mais seja real. Então? Poético o suficiente?

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #156 Online: 16 de Setembro de 2014, 12:22:31 »
Puxa! Então, se era o que você queria dizer, desculpe eu ter dito no seu lugar! Da próxima vez, eu te espero...  rsrsrs...

Ah, mas "estamos" sim! Mesmo que por uma cadeia de indireção complexa, mesmo considerando autonomia parcial ou total de certos sistemas. A menos que... estejas querendo dizer alguma coisa que não disse...

Que a autonomia do corpo em tomar atitudes para preservação/funcionamento/acionamento de funções deste, permite a mente ficar divagando se é real ou não aquilo que sente.
O que há fora do pensamento humano?
GNOSE

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #157 Online: 05 de Março de 2019, 18:16:38 »
1) Estagnação
Sem sofrer a pressão ambiental, o Homo sapiens sapiens se tornará um fóssil vivo.

2) Cenário Idiocracia
Sem sofrer a pressão ambiental, e dado que os idiotas tem mais filhos que os inteligentes, o QI médio da humanidade sofrerá uma queda drástica.

3) Cenário Gattaca
Quem tiver dinheiro bancará tratamentos genéticos e seus filhos herdarão o melhor fitness possível. A estratificação social será estratificação genética.

4) Cenário transhumano
Aprimoração extrema do fitness humano por meio da engenharia genética. Adaptação para viver em outros planetas.

5) Cenário X-Men
Salto evolutivo fara surgir uma nova espécie do gênero Homo ou uma nova subespécie de Homo sapiens, que ameaçará a supremacia do Homo sapiens sapiens.
Todos eles, ao seu tempo.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #158 Online: 09 de Março de 2019, 00:18:16 »
Esqueceu essa possibilidade:

Extinção, suicídio (não) intencional, daqueles bem estúpidos mesmo. Uma epic fail em escala planetária.

Provocado por:
a) algum crente criacionista, terraplanista e anti-vaxxer, a serviço do senhor
b) algum crente daqueles "legais" e "gente fina", a serviço de um certo tipo de estado utópico

Em ambos os casos, o criminoso seria um maldito crente

Outras possibilidades (a astronomia esta cheia delas)

1) Gliese 710 e outras estrelas que passarem perto o suficiente para bagunçar o sistema solar
2) Supernovas próximas
3) Queda de asteróides (consequencia possivel de 1)
4) (Essa é certa) Sol se transformando em Gigante Vermelha
5) Big Crunch
6) Invasão alienígena (ou um baita choque cultural, mesmo sem invasão)
6.1) Desapropriação pelos Vogons para construir uma rodovia espacial qualquer, ser absorvido pelo Galactus, o planeta ser vendido pelo Frieza

ou como sugeriu Niels Bohr décadas atrás

7) Morrerão sufocados no seu próprio lixo

ou ainda

8) Alterações climaticas severas, fome, escassez
9) Alguma ultramegapandemia
10) Assimilação/exterminação pelas máquinas/IA
11) Cachorros, gatos, ratos, pombos ou baratas evoluindo rapidamente na surdina e depois chutando a humanidade, ou traduzindo num modo não-troll, competição com outras espécies
12) Matéria escura, anti-matéria, buraco negro ou qualquer coisa bem exótica

... mas não! nem o senhor, nem o partido vão deixar isso acontecer, moçada! Basta acreditar e serão salvos!
Caso contrário:

13) Ira do senhor, com todos não-crentes indo pro inferno e ardendo por toda a eternidade
14) Uma guerra santa global de classes perdida para uma elite do mal e o consequente suicidio dessa elite provocado por conflitos internos movidos pela cobiça e sede de poder

..e para outros crentes:

15) Exílio para outro planeta num plano vibracional mais grosseiro, tipo uma Capela de 5a categoria, com os bonzinhos sendo premiados com um estágio na frota do Ashtar Sheran. Me disseram que o CX tá no RH de lá
16) Nibiru, Hercolúbus e outros astros espirituais imaginários do mal
17) Mudança abrupta e randômica do eixo da terra (colisão de asteróide excluida) por sabe-se-la que força maléfica

Tem muito jeito de "dar ruim", sejam mais criativos e pessimistas.

Meu voto vai para
sucídio involuntário, análogo a um "beber até não ter mais fígado" só que em escala planetária trocando, como causa, o alcool pelo acumulo de lixo
ou por alguma cagada em nome do senhor (ex: uma guerra)
« Última modificação: 09 de Março de 2019, 01:05:32 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #159 Online: 09 de Março de 2019, 01:18:04 »
Mais uma possibilidade...

O homo sapiens sapiens será o fim da linha evolutiva puramente biológica. A  biologia humana será híbrida e vai incorporar aos poucos órgãos e recursos para uma "capacidade aumentada" de sobrevivência em ambientes hostis. Uma nova tecnologia de materiais possibilitará o comércio de órgãos artificiais de reposição, exoesqueletos biônicos e implantes neurais de recursos de microcomputação quântica e memória universal compartilhada em rede. A raça humana prevalecerá apenas em porções mínimas do cortex cerebral, produzido em laboratório.

« Última modificação: 09 de Março de 2019, 01:21:29 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #160 Online: 09 de Março de 2019, 13:24:19 »
Não entendam como provocação, por favor. Trarei a visão do Espiritismo sobre o fim do planeta.
Segundo a escala crescente de evolução dos mundos, através de sucessivas encarnações a humanidade alcançará o estágio dos mundos venturosos, em que os corpos físicos mais se assemelham ao perispírito que propriamente ao corpo denso atual.
Os que desencarnam não mais voltam a encarnar e são transferidos para as cidades espirituais superiores.
Este processo que tende a levar a humanidade a um esvaziamento populacional será interrompido em dado momento, e os que restam, ainda encarnados, devido às condições especiais de seus perispíritos serão transportados para os novos mundos em veículos aclimatados a esta finalidade.
Isto ocorrerá muito antes de se iniciar o processo de extinção natural do planeta pelas previstas transformações do Sol.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #161 Online: 13 de Março de 2019, 23:26:51 »
Não entendam como provocação, por favor. Trarei a visão do Espiritismo sobre o fim do planeta.
Segundo a escala crescente de evolução dos mundos, através de sucessivas encarnações a humanidade alcançará o estágio dos mundos venturosos, em que os corpos físicos mais se assemelham ao perispírito que propriamente ao corpo denso atual.
Os que desencarnam não mais voltam a encarnar e são transferidos para as cidades espirituais superiores.
Este processo que tende a levar a humanidade a um esvaziamento populacional será interrompido em dado momento, e os que restam, ainda encarnados, devido às condições especiais de seus perispíritos serão transportados para os novos mundos em veículos aclimatados a esta finalidade.
Isto ocorrerá muito antes de se iniciar o processo de extinção natural do planeta pelas previstas transformações do Sol.

Fica frio. Eu nao entendi como provocação não.
Só coloquei outras possibilidades, algumas sérias, outras não e mais outras meio-sérias.
Como já disse, possibilidades de "dar ruim" tem aos montes.
Sobre a visão espírita do fim, creio que já saiba minha opinião e a de alguns outros daqui.

Uma vantagem pelo menos devo admitir que voces tem:
Se estiver certo e me encontrar no alem-tumulo, pode me dar um belo chute e dizer eu avisei.
Estando eu certo, não vai ter encontro algum. Portanto, não poderei chuta-lo e nem dizer coisa alguma.
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #162 Online: 14 de Março de 2019, 12:26:45 »
 :histeria: :ok:

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #163 Online: 17 de Março de 2019, 08:14:00 »
Este, ou este:

são o "futuro da evolução humana"
:ok:
Na época que a "DE" foi confeccionada, a revolução industrial tava recém começando (nem luz elétrica em uso prático tinha ainda  — o dínamo da Gramme só é inaugurado em novembro '73...), de sorte que esse tipo de problema siquer era cogitado. O Kardec dentro do escolasticismo disfarçado dele, achava [#687] que Deus ia se preocupar em regular a população humana sobre a crosta :twisted:
« Última modificação: 17 de Março de 2019, 09:09:23 por Gorducho »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!