Cassação tem o apoio de 90% em CuritibaDeputado deve perder o mandato na avaliação da grande maioria das pessoas. Porém só metade dos entrevistados acredita que isso vai realmente ocorrerNove entre dez pessoas em Curitiba defendem que o deputado estadual Fernando Ribas Carli Filho (PSB) perca o mandato por quebra de decoro parlamentar, em virtude dos acontecimentos envolvendo o acidente de carro que deixou dois jovens mortos no dia 7 de maio. Mas, quando questionados se a cassação realmente vai ocorrer, a proporção é bem menor. Apenas cinco entre dez moradores da capital dizem acreditar que ele terá o mandato cassado. É o que aponta um levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas a pedido da Gazeta do Povo.
A pesquisa aponta ainda que 95% dos entrevistados consideram o parlamentar culpado pelo acidente. No entanto, 45% acham que ele não será condenado pela Justiça. Dos 600 curitibanos que responderam ao levantamento, praticamente todos (97%) revelaram ter conhecimento ou estar acompanhando o noticiário sobre a colisão que matou Gilmar Rafael Yared, de 26 anos, e Carlos Murilo de Almeida, de 20.
Deputados que integram Conselho de Ética têm problemas com CNHQuatro dos cinco deputados estaduais que integram a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa receberam a notificação de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). São eles: o deputado Pedro Ivo Ilkiv (PT), que preside a comissão, Ademar Traiano (PSDB), Reinhold Stephanes Jr. (PMDB) e Osmar Bertoldi (DEM). Só não constam pendências na habilitação de Mauro Moraes (PMDB), outro membro da comissão. O levantamento foi publicado ontem pelo jornal Folha de Londrina.
Serão justamente esses cinco parlamentares os responsáveis por analisar e julgar o processo de cassação do mandato do deputado Luiz Fernando Ribas Carli Filho (PSB) – envolvido no acidente de trânsito do último dia 7 que resultou na morte de dois jovens. O pedido de cassação está na Corregedoria da Assembleia.
Polícia deve ouvir o deputado em São PauloO deputado estadual Fernando Ribas Carli Filho (PSB) deve ser ouvido pela polícia nesta semana no Hospital Albert Einstein, em São Paulo (SP), onde se recupera de uma cirurgia na face. “Precisamos saber a versão dele nesse depoimento”, disse Elias Mattar Assad, o advogado da família de Gilmar Rafael Yared, um dos jovens mortos no acidente.
Por enquanto, Accorsi continua analisando o pedido de cassação e, em três semanas, deverá apresentar um relatório baseado na defesa de Carli Filho e nas investigações policiais. Depois de concluído, o documento será entregue à Mesa Executiva e, em seguida, seguirá para a Comissão de Ética da Assembleia, que terá 30 dias para elaborar um relatório recomendando ou não a cassação do mandato. Durante o processo, será analisado se houve quebra de decoro parlamentar pelo fato de Carli Filho dirigir alcoolizado e com a carteira de habilitação suspensa – o documento está suspenso desde julho do ano passado, por excesso de multas. A última etapa do trâmite será a votação em plenário, que, de acordo com a Constituição Estadual, tem de ser aberta.
O corregedor-geral garantiu, semana passada, que o fato de Carli Filho estar internado não iria interferir nos prazos da investigação. “Se ele não conseguir se defender, o advogado dele pode fazer isso”, disse Accorsi.
Na última quinta-feira, o Partido do Movimento Nacional (PMN), do deputado estadual Dr. Batista, subscreveu a ação que pede a cassação do mandato de Carli Filho e protocolou o apoio oficial da legenda à ação movida pelos pais de Gilmar Rafael Yared.
Expulsão do partidoCarli Filho corre o risco de ser expulso de seu partido. No último dia 15, o PSB notificou o deputado para que apresentasse sua defesa em dez dias (até hoje), e o acusou de ter violado o código de ética dos filiados. Segundo a legenda, o parlamentar provocou a morte de dois jovens por “despreparo e irresponsabilidade, motivando revolta e repúdio da sociedade e a condenação da opinião pública, com repercussão negativa ao PSB”.
O presidente estadual do PSB, Severino Araújo, disse que preferiu encaminhar a notificação do partido por meio do 1º Ofício de Títulos e Documentos, porque considera mais seguro um oficial de Justiça fazer a entrega ao deputado. Ele não soube informar se Carli Filho já recebeu o documento.
colaborou Kátia Chagas
Fonte:
http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/vidapublica/conteudo.phtml?id=889919Só fico contente se ele for preso, poderia ser qualquer um naquela rua, ele poderia ter matado alguém da minha família...Ele tem costume de dirigir em alta velocidade... qualquer pessoa de Curitiba poderia ter tido aquela morte horrível...e se ele continuar solto por aí...quem garante que ele não vá provocar outros acidentes?
Eu não acredito em múltiplas fraturas e estado de coma do deputado... porque eu ví esse deputado sendo socorrido, e eu ví o socorrista falando que ele sofreu um corte no rosto e uma luxação, eu ví esse deputado conversando, e eu ví o carro super equipado dele que protegeu ele do acidente(eu não tenho carro super equipado, minha família não tem, meus amigos também não)...tá nesse vídeo:
não to mentindo, qualquer um pode ver o deputado na maca se movimentando, qualquer um pode ver o bombeiro falando que ele só teve um corte...
Eu fico indignada com isso, eles tentam enganar a gente... pra comover...