Autor Tópico: Deputado envolvido em acidente com 2 mortos estava com carteira suspensa  (Lida 10555 vezes)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
Re: Deputado envolvido em acidente com 2 mortos estava com carteira suspensa
« Resposta #25 Online: 26 de Maio de 2009, 09:47:34 »

Depois que tentaram encobrir a dosagem alcoolica, depois que tentaram pegar a fita do posto de gasolina que o fantástico conseguiu pra que ninguém visse o que aconteceu e a história do racha colar...  Eu duvido que esse cara da foto é ele... ele não tava tão mal quando foi socorrido, nem em coma tava (só se o conceito de coma mudou e agora pessoas em coma se mexem e falam com socorristas)...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #26 Online: 26 de Maio de 2009, 10:11:33 »

Apesar das multas, conselho não muda

O presidente da Assembleia Legislativa, Nelson Justus (DEM), disse ontem que não há motivos para desmontar a Comissão de Ética que pode julgar o processo de cassação do deputado estadual Fernando Ribas Carli Filho (PSB), mesmo depois da denúncia que quatro dos cinco integrantes receberam notificação do Detran-PR de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O único membro da comissão que não está com a habilitação em risco é Mauro Moraes (PMDB).

O presidente da comissão de Ética, Pedro Ivo (PT), que recebeu a notificação, chegou a cogitar ontem a possibilidade de colocar o cargo à disposição se os familiares das vítimas, que entraram com o pedido de cassação de Carli Filho, entenderem que ele não tem condições de comandar a investigação. É essa comissão, presidida pelo petista, que vai julgar o pedido de perda de mandato de Carli Filho justamente pelo fato do parlamentar dirigir com a carteira cassada e provocar um acidente que resultou na morte de dois jovens no último dia 7.

“Posso me afastar porque não quero atrapalhar o processo. Quero uma investigação transparente, com participação da imprensa”, afirmou. Ao fazer sua defesa, Ilkiv explicou que levou uma multa considerada gravíssima por excesso de velocidade no Rio Grande do Sul. Ele estaria a 80 km por hora quando o limite era a metade da velocidade. “Não vi a placa, parecia um caça níquel. Nunca bati um carro na minha vida e nunca dirigi embriagado”, argumentou.

Apesar do clima de constrangimento que tomou conta da Assembleia depois que se tornou público o histórico de multas dos deputados, nenhuma mudança está prevista na tramitação do processo de cassação. “Não vamos misturar alhos com bugalhos. Não há envolvimento nenhum com o caso que eles vão julgar. Não vejo interferência nenhuma porque ninguém cometeu algo que extrapole ou que não tenha condição de participar da comissão de ética”, disse Justus. Deputados que não integram a comissão de ética também concordam que não há necessidade de trocar os integrantes.

O próprio presidente tem 41 pontos na carteira. São 10 infrações em 6 anos. “Entrei com recursos, mas não era eu que estava dirigindo na maioria dos casos. Minha carteira está perfeitamente legal e há mais de 40 anos dirijo e nunca me envolvi em nenhum acidente de trânsito. Dirijo com muito cuidado”, reagiu Justus.

Essa, aliás, foi a justificativa dada por quase todos os parlamentares que têm problemas na habilitação. Vinte dos 54 atuais deputados receberam a notificação de suspensão da carteira. Isso acontece quando o motorista alcança em um ano os 20 pontos na habilitação ou se cometer uma infração gravíssima – no caso de carro, ultrapassar a velocidade permitida em mais de 50%.

A maioria deles entrou com recurso das multas impostas e obtiveram o efeito suspensivo – período em que o motorista pode dirigir até que seja julgado o recurso. Há situações, por exemplo, que a infração foi cometida há 7 anos e até hoje o recurso não foi analisado.

O artigo 285 do Código Brasileiro de Trânsito prevê que o recurso não terá efeito suspensivo, mas, “se por motivo de força maior o recurso não for julgado dentro do prazo previsto (30 dias) a autoridade que impôs a penalidade, poderá conceder-lhe efeito suspensivo”.

Embora não tenha nenhuma multa na carteira, o deputado Durval Amaral (DEM) pediu um levantamento junto ao Detran sobre a situação dos paranaenses. O Paraná tem 3.919 milhões de motoristas, dos quais, 284.480 tem mais de 20 pontos na carteira. Desse total, 139.528 já entregaram a carteira e outros 112.250 continuam dirigindo com a habilitação cassada.

http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/vidapublica/conteudo.phtml?tl=1&id=890248&tit=Apesar-das-multas-conselho-nao-muda

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #27 Online: 26 de Maio de 2009, 15:36:17 »
Essa situação do deputado me fez pensar em algumas coisas...

1- Se a minha carteira for suspensa eu tenho que entregar ela voluntariamente?  :umm: E se eu não entregar e continuar dirigindo e nunca parar numa blitz então eu vou poder continuar dirigindo...cometendo infrações que nada acontece? E se eu causar um acidente, e tiver com a carteira suspensa, o que acontece?

2- Alguém bêbado que bate num carro e causa um acidente trágico e fatal (como no caso do deputado Carli Filho) é considerado um homicidio esse acidente? Nos estados unidos, é crime dirigir alcoolizado, e se causar um acidente e matar uma pessoa então... vai pra cadeia que nem se tivesse atirado pra matar, no Brasil como é?

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #28 Online: 26 de Maio de 2009, 15:57:24 »
No achômetro:

1) vc tem que devolver (é inviável para o estado mandar alguém recolhe-las)
Se vc parar numa blitz e ela não estiver vencida, não haverá problema (desde que não façam uma verificação no sistema do Detram), porém se ela estiver vencida você não conseguirá renovar.

2)Quase certeza que se causar mortes estando dirigindo alcoolizado vira homicídio com intenção de matar (culposo? doloso?? nunca lembro desses jargões do direito)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #29 Online: 26 de Maio de 2009, 16:57:12 »
1- Se a minha carteira for suspensa eu tenho que entregar ela voluntariamente?  :umm: E se eu não entregar e continuar dirigindo e nunca parar numa blitz então eu vou poder continuar dirigindo...cometendo infrações que nada acontece? E se eu causar um acidente, e tiver com a carteira suspensa, o que acontece?

Acho que a entrega da carteira em si não é exigida, mas você simplesmente perde a permissão para dirigir e, se for pego em uma blitz, o policial saberá que sua carteira está sem validade. Se você continuar dirigindo, vai ser como muita gente por aí que não cumpre a lei. Agora, se você se envolver em um acidente, independente do que tenha acontecido, você sempre perde a causa por estar conduzindo sem carteira. Além disso, o carro é apreendido e você leva uma multa.

2- Alguém bêbado que bate num carro e causa um acidente trágico e fatal (como no caso do deputado Carli Filho) é considerado um homicidio esse acidente? Nos estados unidos, é crime dirigir alcoolizado, e se causar um acidente e matar uma pessoa então... vai pra cadeia que nem se tivesse atirado pra matar, no Brasil como é?

Se houver vítimas fatais (mesmo que não esteja bêbado) é homicídio. Só acho que a embriaguez permite que o homicídio seja qualificado como doloso, mas ainda há muita discussão em torno disso. Para alguns, deve ser considerado dolo eventual porque, mesmo não tendo a intenção de matar, o motorista que bebeu em excesso está ciente do risco de dirigir embriagado e decide assumi-lo. Já outros acham que essa interpretação é um exagero porque compara um acidente de trânsito com assassinato a faca. Por isso, pesquisando por aí, se encontram muitos casos de motoristas embriagados que foram acusados tanto por homicídio culposo quanto por homicídio doloso.

Um texto interessante: http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=5263&p=2

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #30 Online: 26 de Maio de 2009, 18:24:23 »
O negócio é que suspensão e cassação são coisas bem distintas. No caso dele, ele ultrapassou o número de pontos máximo e com isso, é enviada uma comunicação a ele informando sobre a suspensão do direito de dirigir por determinado prazo e sobre a necessidade de ele realizar curso de reciclagem. Caso ele fosse pego dirigindo com a CNH suspensa, ela seria cassada.

Por isso as CNH's cassadas via de regra encontram-se recolhidas. As que ainda rodam são as que estão suspensas.

Se vc parar numa blitz e ela não estiver vencida, não haverá problema (desde que não façam uma verificação no sistema do Detram), porém se ela estiver vencida você não conseguirá renovar.

O sistema hoje é unificado. Em 15 segundos dá pra ver a situação da CNH, do veículo e da pessoa (isso nas capitais ao menos).

Se o cara não for preguiçoso, dificilmente passa batido.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #31 Online: 27 de Maio de 2009, 13:05:28 »
Não sei onde vamos parar... O problema básico é que estamos acostumados a descumprir a lei e achar isso a coisa mais natural do mundo. Se todos fazem, porque não posso também? E a consciência de que algo é crime geralmente se restringe a casos como homicídios, roubo, latrocínio, crimes de ordem sexual, etc. Há quem não ache que é crime dirigir sem carteira assim como tem gente que acha que não é crime sonegar impostos ou atentar contra a honra de alguém.

Se houver vítimas fatais (mesmo que não esteja bêbado) é homicídio. Só acho que a embriaguez permite que o homicídio seja qualificado como doloso, mas ainda há muita discussão em torno disso. Para alguns, deve ser considerado dolo eventual porque, mesmo não tendo a intenção de matar, o motorista que bebeu em excesso está ciente do risco de dirigir embriagado e decide assumi-lo. Já outros acham que essa interpretação é um exagero porque compara um acidente de trânsito com assassinato a faca. Por isso, pesquisando por aí, se encontram muitos casos de motoristas embriagados que foram acusados tanto por homicídio culposo quanto por homicídio doloso.

Um texto interessante: http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=5263&p=2

Acho que após a lei seca a tendência será considerar o homicídio como qualificado em razão do dolo eventual. Alguém que dirige alcoolizado sabe que está cometendo um crime previsto na lei 11.705. O conhecimento de que está desrespeitando uma previsão legal que pode trazer sérias consequências poderia perfeitamente ser enquadrado como dolo eventual, já que o sujeito assume, com sua conduta, o risco de vir a atropelar alguém. Sabe que é crime, mas mantém-se praticando a conduta que pode ocasionar um crime de maior gravidade.

Analisando direito (posição minha): A culpa decorre de uma conduta voluntária do próprio indivíduo, que age de maneira impensada com imprudência, negligência ou imperícia. No caso de quem dirige alcoolizado, o indivíduo, conscientemente, espera que o resultado (morte/lesão) não ocorra ou pensa que pode evitar sua ocorrência. É a chamada culpa consciente, que geralmente se aplica nos casos de acidentes provocados por pessoas que dirigem alcoolizadas.

No entanto, penso que estar praticando um crime reconhecidamente previsto em lei caracterizaria dolo por parte do indivíduo: ele sabe que é crime mas ainda assim insiste em praticar a conduta. Ao agir com dolo nesse sentido, assume o risco de vir a provocar um acidente com feridos ou mortos caso venha a faltar-lhe o discernimento necessário na direção.

O objetivo da lei que criminaliza o ato de dirigir alcoolizado é reduzir o número de acidentes no trânsito. Se um indivíduo que reconhece esse objetivo (todos os brasileiros, já que a ninguém é dado alegar o desconhecimento da lei) pratica a conduta contrariando as estatísticas e estudos que culminaram no tipo considerado crime -  'dirigir alcoolizado' - age de forma leviana, sendo responsável por quaisquer consequências que possam advir de seus atos. Assim, penso que seria dolo eventual, caracterizando homicídio doloso, ao invés de culposo.  :)

"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #32 Online: 27 de Maio de 2009, 20:34:08 »
Acho que a entrega da carteira em si não é exigida, mas você simplesmente perde a permissão para dirigir e, se for pego em uma blitz, o policial saberá que sua carteira está sem validade. Se você continuar dirigindo, vai ser como muita gente por aí que não cumpre a lei. Agora, se você se envolver em um acidente, independente do que tenha acontecido, você sempre perde a causa por estar conduzindo sem carteira. Além disso, o carro é apreendido e você leva uma multa.
Entendo. Eu perguntei porque esse caso do deputado levantou essa questão. Mostraram no jornal que tem pessoas que estão com a carteira suspensa mas não entregaram e continuam dirigindo.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #33 Online: 28 de Maio de 2009, 12:23:23 »
Motoristas com carteira suspensa podem ser presos no Paraná
Quem não entregar, após 48 horas da notificação, a carteira de motorista poderá ser preso por até seis meses
Evandro Fadel, de O Estado de S. Paulo

CURITIBA  - O secretário de Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari, determinou nesta quarta-feira, 27, por meio da resolução 203/09, que todos os motoristas paranaenses que receberem notificação de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deverão entregá-la às autoridades de trânsito no prazo de 48 horas, sob risco de serem enquadrados no crime de desobediência e ficarem sujeitos a detenção de 15 dias a seis meses, além de multa. Os que têm o documento suspenso precisam passar por um curso de reciclagem e cumprir o prazo estabelecido em lei para receber novamente o documento. 

"As pessoas precisam entender que tem que entregar a carteira quando está suspensa e foram esgotados todos os prazos de recurso, que não são poucos, estabelecidos pela lei", disse. "Acredito que estão apostando na impunidade, na prescrição, na não ocorrência de blitz ou não envolvimento em acidente." De acordo com o secretário, a execução da pena de suspensão prescreve em cinco anos. Até agora, o Detran apenas enviava a notificação para o endereço e pedia que o documento fosse entregue, sem maiores cobranças.

A decisão foi tomada depois que o jornal Folha de Londrina revelou que 18 dos 54 deputados somavam mais de 20 pontos na carteira de habilitação e seis já estavam com os documentos suspensos. Pelo menos três anunciaram ter entregado a CNH ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) entre segunda e terça-feira. Entre os que têm mais de 20 pontos estão quatro integrantes da Comissão de Ética que analisará quebra de decoro por parte do deputado Fernando Carli Filho (PSB), acusado de provocar a morte de dois jovens, quando dirigia em alta velocidade e embriagado. O deputado estava com a CNH cassada e com 125 pontos em razão das infrações.

"O que muda agora é que nossa interpretação pela não entrega da carteira implica no crime de desobediência (artigo 330 do Código Penal)", disse o secretário. Tão logo a resolução seja publicada em Diário Oficial, o que pode ocorrer ainda hoje (28), o Detran deve enviar nova notificação para cerca de 69 mil motoristas que estão com os documentos suspensos - outros 139,5 mil dos 3,9 milhões de habilitados no Estado já cumprem a suspensão como determina a lei. Aqueles que não entregarem a CNH no prazo de 48 horas após o recebimento terão os nomes enviados à autoridade policial.

"Além disso, vamos atuar de forma ativa", salientou Delazari. Policiais do Batalhão de Trânsito, em Curitiba, e outros credenciados como agentes de autoridade de trânsito nos demais municípios farão "visitas" aos notificados em suas residências, locais de trabalho ou de lazer. "Se se negarem novamente a entregar a carteira estarão cometendo novo crime de desobediência, serão presas em flagrante, encaminhadas ao distrito policial e terão a carteira apreendida de qualquer forma", afirmou o secretário. "O objetivo é acabar com essa sensação de impunidade."
Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,motoristas-com-carteira-suspensa-podem-ser-presos-no-parana,377913,0.htm
Era disso que eu tava falando: cadeia. Essa história de entregar a carteira voluntariamente e se não entregasse nada acontecia tinha que acabar... ficou meio evidente (depois que o deputado matou aqueles 2) que suspender a carteira não adiantava nada, a pessoa continuava dirigindo e não entregava a carteira.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #34 Online: 28 de Maio de 2009, 13:46:28 »
Eu temo pela minha carteira também... a diferença é que minhas multas são por passar em 10km/h ou menos acima do limite...

Ainda tem chão para os 190km/h...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #35 Online: 28 de Maio de 2009, 13:50:31 »
Motoristas com carteira suspensa podem ser presos no Paraná
Quem não entregar, após 48 horas da notificação, a carteira de motorista poderá ser preso por até seis meses
Evandro Fadel, de O Estado de S. Paulo

CURITIBA  - O secretário de Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari, determinou nesta quarta-feira, 27, por meio da resolução 203/09, que todos os motoristas paranaenses que receberem notificação de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deverão entregá-la às autoridades de trânsito no prazo de 48 horas, sob risco de serem enquadrados no crime de desobediência e ficarem sujeitos a detenção de 15 dias a seis meses, além de multa. Os que têm o documento suspenso precisam passar por um curso de reciclagem e cumprir o prazo estabelecido em lei para receber novamente o documento. 

"As pessoas precisam entender que tem que entregar a carteira quando está suspensa e foram esgotados todos os prazos de recurso, que não são poucos, estabelecidos pela lei", disse. "Acredito que estão apostando na impunidade, na prescrição, na não ocorrência de blitz ou não envolvimento em acidente." De acordo com o secretário, a execução da pena de suspensão prescreve em cinco anos. Até agora, o Detran apenas enviava a notificação para o endereço e pedia que o documento fosse entregue, sem maiores cobranças.

A decisão foi tomada depois que o jornal Folha de Londrina revelou que 18 dos 54 deputados somavam mais de 20 pontos na carteira de habilitação e seis já estavam com os documentos suspensos. Pelo menos três anunciaram ter entregado a CNH ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) entre segunda e terça-feira. Entre os que têm mais de 20 pontos estão quatro integrantes da Comissão de Ética que analisará quebra de decoro por parte do deputado Fernando Carli Filho (PSB), acusado de provocar a morte de dois jovens, quando dirigia em alta velocidade e embriagado. O deputado estava com a CNH cassada e com 125 pontos em razão das infrações.

"O que muda agora é que nossa interpretação pela não entrega da carteira implica no crime de desobediência (artigo 330 do Código Penal)", disse o secretário. Tão logo a resolução seja publicada em Diário Oficial, o que pode ocorrer ainda hoje (28), o Detran deve enviar nova notificação para cerca de 69 mil motoristas que estão com os documentos suspensos - outros 139,5 mil dos 3,9 milhões de habilitados no Estado já cumprem a suspensão como determina a lei. Aqueles que não entregarem a CNH no prazo de 48 horas após o recebimento terão os nomes enviados à autoridade policial.

"Além disso, vamos atuar de forma ativa", salientou Delazari. Policiais do Batalhão de Trânsito, em Curitiba, e outros credenciados como agentes de autoridade de trânsito nos demais municípios farão "visitas" aos notificados em suas residências, locais de trabalho ou de lazer. "Se se negarem novamente a entregar a carteira estarão cometendo novo crime de desobediência, serão presas em flagrante, encaminhadas ao distrito policial e terão a carteira apreendida de qualquer forma", afirmou o secretário. "O objetivo é acabar com essa sensação de impunidade."
Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,motoristas-com-carteira-suspensa-podem-ser-presos-no-parana,377913,0.htm
Era disso que eu tava falando: cadeia. Essa história de entregar a carteira voluntariamente e se não entregasse nada acontecia tinha que acabar... ficou meio evidente (depois que o deputado matou aqueles 2) que suspender a carteira não adiantava nada, a pessoa continuava dirigindo e não entregava a carteira.

Ironicamente temos que agradecer ao deputado pelo maior rigor.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #36 Online: 28 de Maio de 2009, 19:30:08 »
 :sleepy:
PSB não consegue encontrar Ribas Carli.
Só não teve a ideia de procurá-lo em São Paulo

O diretório do PSB não vai abrir o processo de expulsão do deputado Fernando Ribas Carli Filho (foto) sem que ele apresente sua defesa. Pois bem. Para isso, é preciso notificá-lo. O que não aconteceu até agora porque o partido estaria com dificuldades para encontrá-lo.

O PSB mandou a notificação para a cidade de Ribas Carli, Guarapuava, e para o gabinete da Assembleia, e não o encontrou. O problema é que todos sabem que Ribas Carli está no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e, no PSB, parece que ninguém teve a brilhante ideia de notificá-lo lá, onde o deputado se encontra de fato.

O prazo de vinte dias para a apresentação da defesa expirou e o presidente do partido no Paraná, Severino Araújo, explica que a sigla fez tentativas de localizá-lo nos endereços oficiais, como manda o protocolo.” Pelo endereço da capital o cartório certificou que não o encontrou, :demente: então se a gente se precipitar e não esperar que o cartório nos informe oficialmente que não o encontrou também em Guarapuava, não estaremos agindo corretamente”, :demente: justificou Severino em entrevista à CBN.

“Só agora, que tenho o endereço do hospital, sei onde ele se encontra, mas antes tenho que fazer uma avaliação técnica deste endereço”, disse de forma atrapalhada o presidente do PSB. :demente:
Fonte: http://www.fabiocampana.com.br/2009/05/psb-nao-consegue-encontrar-ribas-carli-so-nao-teve-a-ideia-de-procura-lo-em-sao-paulo/#comments
Deixa eu dar uma ajuda pra ele... nessa avaliação técnica:
1- Vai nesse site: http://maps.google.com.br/maps
2- Digita: Albert Einstein São Paulo Sp
3- Vai estar escrito num balão: Hospital Israelita Albert Einstein, clica lá.
4- Vai ter: como chegar => Para cá.
5- Digita o endereço que você está em São Paulo.
6- Voi lá. Terminou a avaliação técnica e você tem até um caminho pra chegar. Pode ir que é confiável :ok:

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #37 Online: 29 de Maio de 2009, 00:04:06 »
Não querem notifica-lo no hospital, simples.

Não deseje.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #38 Online: 29 de Maio de 2009, 00:29:25 »
Não querem notifica-lo no hospital, simples.
Não querem notificar em lugar nenhum. Querem empurrar o caso para frente até cair no esquecimento.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #39 Online: 29 de Maio de 2009, 09:15:25 »
PSB não consegue encontrar Ribas Carli.
Só não teve a ideia de procurá-lo em São Paulo

O diretório do PSB não vai abrir o processo de expulsão do deputado Fernando Ribas Carli Filho (foto) sem que ele apresente sua defesa. Pois bem. Para isso, é preciso notificá-lo. O que não aconteceu até agora porque o partido estaria com dificuldades para encontrá-lo.

O PSB mandou a notificação para a cidade de Ribas Carli, Guarapuava, e para o gabinete da Assembleia, e não o encontrou. O problema é que todos sabem que Ribas Carli está no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e, no PSB, parece que ninguém teve a brilhante ideia de notificá-lo lá, onde o deputado se encontra de fato.

O prazo de vinte dias para a apresentação da defesa expirou e o presidente do partido no Paraná, Severino Araújo, explica que a sigla fez tentativas de localizá-lo nos endereços oficiais, como manda o protocolo.” Pelo endereço da capital o cartório certificou que não o encontrou, :demente: então se a gente se precipitar e não esperar que o cartório nos informe oficialmente que não o encontrou também em Guarapuava, não estaremos agindo corretamente”, :demente: justificou Severino em entrevista à CBN.

“Só agora, que tenho o endereço do hospital, sei onde ele se encontra, mas antes tenho que fazer uma avaliação técnica deste endereço”, disse de forma atrapalhada o presidente do PSB. :demente:
Fonte: http://www.fabiocampana.com.br/2009/05/psb-nao-consegue-encontrar-ribas-carli-so-nao-teve-a-ideia-de-procura-lo-em-sao-paulo/#comments
Qualquer semelhança com vogons não é mera coincidência...
« Última modificação: 29 de Maio de 2009, 09:23:21 por Stéfano »
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #40 Online: 29 de Maio de 2009, 11:19:45 »

PSB recua e não cassa Carli Filho à revelia

Segundo o presidente da Executiva Estadual, Severino Araújo, o partido ainda quer tentar localizar o deputado para notificá-lo

O Diretório Estadual do PSB desistiu de abrir processo de expulsão do deputado estadual Fernando Ribas Carli Filho (PSB) à revelia. Segundo o presidente da Executiva Estadual, Severino Araújo, o partido ainda quer tentar localizar o deputado para notificá-lo, mesmo depois de ter passado exatamente 20 dias do acidente em que Carli Filho se envolveu, e resultou na morte dos jovens Gilmar Rafael Yared, de 26 anos, e Carlos Murilo de Almeida, de 20.

O prazo dado para defesa e início da discussão do processo terminou ontem, mas Araújo definiu que a defesa de Carli Filho é fundamental no processo na Comissão de Ética do PSB. A notificação do deputado foi protocolada no 1º Cartório de Títulos e Documentos de Curitiba. Oficiais de Justiça teriam se dirigido aos dois endereços indicados: em sua casa em Guarapuava (Centro do Estado) e no seu gabinete na Assembleia Legislativa, em Curitiba. Duas respostas do cartório voltaram à sede do partido, informando que o parlamentar não estava nos locais indicados.

Somente Carli Filho pode assinar o documento. Araújo sabia que nos dois endereços o deputado não poderia ser localizado, uma vez que está internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Mesmo assim, não enviou nenhum ofício ao hospital. De acordo com Albert Einstein, Carli Filho já consegue se comunicar e pode receber visitas, desde de que haja autorização da família, pois fisicamente está bem, mas passará por novas cirurgias ósseas e também plásticas por questão funcional e também estética.

Araújo afirmou que o partido vai aguardar o momento em que Carli Filho puder fazer a defesa, que pode ser apresentada por escrito através de um de seus advogados. Araújo voltou a alegar que há clima para a expulsão de Carli Filho dentro partido porque ele teria infringido claramente o Regimento Interno e o Código de Ética do PSB.
Fonte: http://www.bemparana.com.br/n=109199&t=psb-recua-e-nao-cassa-carli-filho-a-revelia

Carli Filho tem que apresentar defesa nesta sexta contra cassação de mandato

Guarapuava - O prazo para que o deputado Fernando Carli Filho (PSB) se defenda junto a Comissão de Ética da Assembleia Legislativa do Paraná e tente impedir a cassação do seu mandato está com as horas contadas. O último dia é nesta sexta-feira, dia 29.

A Corregedoria da Casa já enviou notificação ao deputado que continua internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

No gabinete do parlamentar em Curitiba apenas uma funcionária disse estar trabalhando. Os demais assessores, segundo ela, estavam fora do gabinete. Ela não soube dar informações.

Carli é acusado por dirigir em alta velocidade, com a carteira de motorista cassada e alcoolizado na madrugada do dia 7 de maio, quando provocou um acidente de trânsito que deixou dois jovens mortos, no bairro Mossunguê na capital do Estado.

Se a Assembléia Legislativa julgar que a tragédia representou também quebra de decoro parlamentar, Carli Filho pode ter o mandato cassado. ESta seria a primeira vez que deputado cassam um colega de Casa no Paraná.

SE Carli Filho não cumprir a determinação dentro do tempo previsto, não significa que haverá cassação imediata, segundo o deputado Stephanes Jr, que faz parte da Comissão da Assembléia que vai julgar o processo de cassação.

Ele acredita que Carli Filho apresente sua defesa em cima da hora.
Fonte: http://www.redesuldenoticias.com.br/noticias/noticia.asp?id=21593

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #41 Online: 29 de Maio de 2009, 15:59:16 »

Renuncia no Paraná deputado acusado de dirigir alcoolizado e matar dois

O deputado estadual do Paraná Fernando Ribas Carli Filho (PSB) renunciou ao cargo nesta sexta (29).

Com a renúncia, Carli Filho perderá a imunidade parlamentar terá de responder na Justiça Comum ao processo do acidente de carro no qual provocou a morte de dois jovens.

Desde o último dia 10, Carli Filho está internado no hospital Albert Einsten, em São Paulo.  Ele foi o único sobrevivente da colisão com outro veículo onde estavam Gilmar Rafael Souza Yared e Carlos Murilo de Almeida, que morreram no local.
Exame do Instituto Médico Legal de Curitiba apontou que o deputado estava alcoolizado no momento do acidente.

http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1175922-5601,00.html

Deputado envolvido em acidente que matou 2 no PR renuncia

O deputado estadual do Paraná Fernando Ribas Carli Filho (PSB) comunicou nesta sexta-feira ao presidente da Assembléia Legislativa, Nelson Justus (DEM), pedido oficial de renúncia ao mandato parlamentar.
No dia 7, o deputado se envolveu em um acidente em Curitiba. O carro dirigido por ele colidiu, em alta velocidade, com outro automóvel, matando dois jovens.
Um exame de dosagem alcoólica comprovou que o deputado estava embriagado na madrugada do acidente que matou dois jovens. De acordo com o resultado, havia no sangue do deputado 7,8 dg/l de álcool no sangue. Para o Código de Trânsito, 6 dg já são considerados crime.
Segundo o Detran, o deputado soma mais de 130 pontos na habilitação por infrações de trânsito, a maioria por excesso de velocidade, e estava com a carteira suspensa.
O documento foi entregue pelo seu advogado, Roberto Brzezinski. Carli Filho encontra-se internado para tratamento de saúde no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 10.
Nesta sexta-feira, encerrava-se o prazo para a apresentação da defesa de Carli Filho junto à Corregedoria-Geral da Assembléia, na sindicância aberta pelo corregedor-geral, deputado Luiz Accorsi (PSDB), e pela mesa executiva.
"Renuncio perante Vossa Excelência ao mandato que o povo paranaense me outorgou nas eleições de 2006 e nas quais tive a honrosa escolha de ser o parlamentar mais jovem da atual legislatura", comunicou o deputado.
Ele afirmou que o destino lhe reservou "a trágica surpresa" de se envolver, "sem minha vontade direta ou indireta, no acidente que causou a morte de duas pessoas, jovens como eu".
Carli Filho transmitiu "a todos os seus familiares e amigos o meu sentimento de solidariedade espiritual" e informou que aguardará o processo e julgamento "sem prerrogativas funcionais ou privilégios de qualquer ordem para receber, como cidadão comum, a sentença que as circunstâncias do fato e a sensibilidade da Justiça determinarem".

Depois de receber o ofício de Carli Filho, o presidente da Assembléia afirmou que lerá o documento de renúncia na sessão plenária de segunda-feira e convocará o suplente para assumir, na próxima semana, o mandato de deputado estadual, até 31 de janeiro de 2011.
O corregedor-geral, deputado Luiz Accorsi, informou que, diante da renúncia, a sindicância que conduzia para apurar eventual quebra de decoro parlamentar de Carli Filho fica extinta por perda de objeto.

http://noticias.terra.com.br/transito/interna/0,,OI3794298-EI11777,00-Deputado+envolvido+em+acidente+que+matou+no+PR+renuncia.html

« Última modificação: 29 de Maio de 2009, 16:04:48 por Diego »

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #42 Online: 29 de Maio de 2009, 16:16:48 »
Será que vai a júri popular agora? :hehe:
Sério, a gente tem que acabar com essa história de impunidade para políticos, se fosse um cidadão comum já tava preso, ou com dois policiais na cola dele no hospital.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #43 Online: 29 de Maio de 2009, 16:41:47 »
Se fosse cidadão comum não tinha nem sobrevivido as fraturas faciais.

Isto no sus não é emergência. hehehe
Não deseje.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #44 Online: 29 de Maio de 2009, 16:46:53 »
Se fosse cidadão comum não tinha nem sobrevivido as fraturas faciais.

Isto no sus não é emergência. hehehe
Geralmente não são mesmo. Cirurgiões plásticos (pelo menos até há algum tempo atrás) recomendavam aguardar pelo menos 30 dias para reduzir o processo inflamatório para operar as fraturas faciais. No SUS, é possível que ele tivesse alta e aguardasse vaga para reinternar e operar (o que poderia levar muito mais tempo). No Einstein, é possível ficar esperando, até porquê evita o assédio da imprensa.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Atheist

• Visitante
« Resposta #45 Online: 29 de Maio de 2009, 21:25:06 »
Eu temo pela minha carteira também... a diferença é que minhas multas são por passar em 10km/h ou menos acima do limite...

Bom, para mim falta carro para alcançar os 190km/h... :D

Skorpios

• Visitante
« Resposta #46 Online: 30 de Maio de 2009, 11:36:28 »

Idem. Já consegi ser muultado por passar a 1km/h acima do limite. ::)

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #47 Online: 30 de Maio de 2009, 11:42:31 »
Será que vai a júri popular agora? :hehe:
Sério, a gente tem que acabar com essa história de impunidade para políticos, se fosse um cidadão comum já tava preso, ou com dois policiais na cola dele no hospital.

CF, 88:
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
XXXVIII - é reconhecida a instituição do júri, com a organização que lhe der a lei, assegurados:
d) a competência para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida;

CPP:
Art. 74. A competência pela natureza da infração será regulada pelas leis de organização judiciária, salvo a competência privativa do Tribunal do Júri.
§ 1º Compete ao Tribunal do Júri o julgamento dos crimes previstos nos arts. 121, §§ 1o e 2o, 122, parágrafo único, 123, 124, 125, 126 e 127 do Código Penal, consumados ou tentados.

Bem, segundo o CPP e a CF de 88, a competência para julgar crimes dolosos contra a vida é do tribunal do júri. O deputado cometeu o crime previsto no 121, de modo que acabará indo a júri popular - para desespero dele e dos seus advogados, já que o crime provocou grande comoção social e o júri tende a ser implacável nesses casos. E juntando o fato dele ser um 'deputado riquinho' que estava infringindo a lei ao dirigir com a carteira suspensa, o senso de justiça estará ainda mais fortalecido em razão desses tipos raramente serem penalizados pelos crimes que cometem.

E concordo com você: já passou da hora de colocarem um fim ao foro privilegiado dos políticos. Basta que se restrinja aos crimes cometidos no exercício da função e em razão dela. Não se justifica que o benefício seja extensível à situações como essas, que vão de encontro o papel de um cidadão eleito pelo povo para representá-lo.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #48 Online: 30 de Maio de 2009, 19:36:51 »

O meu não pega 190 nem em queda livre!

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #49 Online: 30 de Maio de 2009, 19:46:35 »
Eu temo pela minha carteira também... a diferença é que minhas multas são por passar em 10km/h ou menos acima do limite...Ainda tem chão para os 190km/h...
O meu não pega 190 nem em queda livre!
Em um momento-Sheldon cogitei calcular a altura necessária para que isso ocorresse...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!