Do jeito que falam, parece até que é crime ter dinheiro para pagar uma escola particular. Se as públicas fossem boas, isso não seria necessário. Se eu estudo em colégio particular, não é porque meu pai roubou o povo ou minha mãe assaltou um banco, pelo contrário.
E as Universidades públicas são para "todos". Para todos no sentido de não serem um projeto exclusivo para os pobres, de estarem ao alcance de todos que puderem passar no teste. Se eu posso ter um ensino de qualidade e reconhecido "sem pagar nada", deixaria de fazê-lo por quê?
Cotas são imbecis. O pior de tudo é ver que muita gente (vestibulandos) se sujeita a qualquer tipo de coisa para conseguir uma vaga. Já ouvi professores falarem em tom condescendente: "Ah, claro. Se você pode usar as cotas [é negro], deve usá-las." E esses professores falaram isso para gente que anda de carro importado, compra roupa de marca e passa os finais de semana numa casa de praia. Isso é absurdo. Outro dia, um prof estava falando sobre a venda de vagas em algumas federais e perguntou: "Vocês reclama quando isso acontece. Mas vocês, se oferecessem, comprariam?" Uma garota falou que sim, compraria. Como assim? Ah, que belo, ela foi honesta!

Preciso dizer que sou contra as cotas raciais? Sinto a injustiça principalmente agora, ouvindo casos de amigos e conhecidos. Pessoas que tiveram pontuação maior do que a de cotistas no vestibular e não passaram. Agora estão fazendo cursinho de novo, AFINAL...são burgueses, culpados pela pobreza e miséria do país, devem pagar por isso!!
Sou, até certo ponto, a favor de cotas sociais. Ok, não é justo realmente a competição entre alunos de ensino público e os de ensino privado.
É um remendo. Todos já estão cansados de saber que, antes de tentar enfiar alunos aleatoriamente nas Universidades (as únicas instituições de ensino público que ainda tem credibilidade), deveriam ver que o buraco é mais embaixo. Não vão conseguir consertar a deficiência de ensino nos últimos anos.
Desculpem pelo post gigantesco, não é um ataque a ninguém do tópico.

É apenas um desabafo de vestibulanda em crise e que vê diariamente pessoas se matando de tanto estudar para passar num curso concorrido. Pessoas que estudaram em colégio público a vida inteira e, agora, não poderão usar as cotas sociais pois resolveram estudar num colégio particular para se preparar melhor. Isso me deixa furiosa.