Autor Tópico: Cotas para universidade podem chegar a 60% das vagas  (Lida 14165 vezes)

Offline calvino

• Nível 37
  • *
Cotas para universidade podem chegar a 60% das vagas
« Online: 13 de Maio de 2009, 12:46:44 »

Fonte: http://noticias.br.msn.com/artigo.aspx?cp-documentid=19730346

Cotas para universidade podem chegar a 60% das vagas

Um projeto aprovado na Câmara que reserva 10% das vagas nas escolas públicas para deficientes físicos deve chegar ao Senado ainda nesta semana. Somados aos 50% de cotas nos critérios sociais e raciais de outro projeto já em discussão chega-se a 60% das vagas para cotistas, o que está na raiz das discussões no Congresso e na sociedade. Presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) é contrário aos 60%. "Isso é um vexame, a morte do mérito. Sugiro um máximo de 30% e somente social, destinados aos mais pobres, sem definição de raça."

Militante histórico do movimento negro, o Frei David Raimundo dos Santos, diretor-geral do Educafro, rede de cursinhos para adolescentes pobres em São Paulo, rebate. "Esse número ainda é baixo. Se só 12% dos estudantes são formados em escolas particulares no ensino médio essa deveria ser a participação desse grupo, os outros 88% deveriam ser dos egressos de escolas públicas", argumenta. Algumas entidades que estudam e gerenciam o ensino federal também têm restrições ao porcentual e à questão racial.

O presidente da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Amaro Henrique Pessoa Lins, afirmou considerar 60% para cotas exagerado. "A questão é mais social, de pobreza, do que racial e o mérito precisa ser reconhecido", justifica. O presidente do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (Ipae), João Roberto Moreira Alves, também é contrário às cotas. Por sua vez, o reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, é favorável. "As universidades, custeadas com recursos públicos, e o governo precisam criar formas de inclusão dos setores historicamente excluídos da sociedade." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

60% já é exagero não?

Sou favorável a cotas por classe social [renda] apenas.

"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: Cotas para universidade podem chegar a 60% das vagas
« Resposta #1 Online: 13 de Maio de 2009, 12:52:12 »
Uns 90% desses negros é tão negro quanto é branco, mas os líderes do movimento nazista negro quer que eles desenvolvam uma identidade racial de negro, criando uma clientela, um nicho político.

Mesmo cotas sócio-econômicas tem seus defeitos, mas as racistas são ainda piores.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #2 Online: 13 de Maio de 2009, 13:05:55 »

Qualquer tipo de cota vai ter seus defeitos.

Mas acho um absurdo que as vagas das Universidades Públicas sejam destinadas na sua grande maioria aos filhinhos de papai que tiveram dinheiro para estudar nos colégios particulares.

E que aqueles que mais precisam fiquem excluídos deste serviço público.
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 13 de Maio de 2009, 15:45:33 »
Se o aproveitamento das faculdades como formadoras de profissionais, de estudiosos, pesquisadores, for melhor através de uma seleção cega quanto a serem filhinhos de papai ou não, mesmo que isso inclua mais filhinhos de papai do que outros, melhor que seja assim mesmo.

Melhorar o ensino básico e a economia são os jeitos corretos de corrigir isso, e não acho que essa alternativa valesse nem como paliativo. Simplesmente não vejo benefício em se ter menos formados por um dado tempo, em troca de se ter proporcionalmente mais forma(n)dos que cursaram escolas públicas.

Como critério de desempate simplesmente, até que OK, acho.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #4 Online: 13 de Maio de 2009, 15:51:31 »
Que cota que nada... Quem tem mais capacidade que entre.

Não deseje.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #5 Online: 14 de Maio de 2009, 12:14:29 »
Sou a favor da disputa por méritos também.

Só lamento essa disputa não ser justa.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #6 Online: 14 de Maio de 2009, 12:33:55 »
As provas são diferentes ?
Não deseje.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #7 Online: 14 de Maio de 2009, 12:40:43 »
As provas são diferentes ?

Estou falando sobre o preparo de cada um.
Nem sempre alguns são despreparados por serem relapsos.
E nem sempre os preparados o são por serem estudiosos.

Às vezes o primeiro é cheio de vontade de aprender, mas estuda num escola de merda e mora no meio do mato.
E o outro é vagabundo e estuda numa mega-escola, e tira nota apenas para passar.

Esse tipo de injustiça que eu digo.
Mas fazer o que, a vida não é justo mesmo né.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #8 Online: 14 de Maio de 2009, 12:46:21 »
Quer fazer oque ?

Se o sujeito tem a sorte de estudar em uma escola melhor, que bom pra ele. Se ele não quer aprender o problema é dele, ele não precisa se dedicar só porque tem outas pessoas que não estudam na mesma escola querendo aprender.

Se realmente a pessoa quiser aprender, ela aprende! Este tipo de desculpa não cola.

Agora o sujeito que esperar as coisas caírem do céu. Só porque o outro tem ele também tem que ter. Isto eu já ouvi.
Não deseje.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #9 Online: 14 de Maio de 2009, 12:47:45 »
Mas acho um absurdo que as vagas das Universidades Públicas sejam destinadas na sua grande maioria aos filhinhos de papai que tiveram dinheiro para estudar nos colégios particulares.
Vagas nas universidades nunca foram destinadas a pessoas de qualquer classe social ou etnia - diferente de agora, em que são reservadas para negros e para pobres -, mas apenas a quem passasse no vestibular. Simples assim. O resto é retórica cotista.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #10 Online: 14 de Maio de 2009, 12:56:24 »
Esse argumento de que a disputa "não é justa" é a maior furada.

O vestibular é um processo excludente, por definição. Peneira apenas os mais preparados. Todos que não passam podem usar desse argumento horrível. Os que passaram são, por definição (e excluindo a possibilidade de fraude no exame), os mais preparados: não é justo competir com pessoas mais preparadas!

Se todos estão submetidos aos mesmos critérios, a disputa é justa.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #11 Online: 14 de Maio de 2009, 13:06:49 »
Se só 12% dos estudantes são formados em escolas particulares no ensino médio essa deveria ser a participação desse grupo, os outros 88% deveriam ser dos egressos de escolas públicas", argumenta.

PQP!!!

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #12 Online: 14 de Maio de 2009, 13:09:31 »
Gente, é só uma opinião pessoal ok. Calma.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #13 Online: 14 de Maio de 2009, 13:36:23 »
Aliás, para não ficar apenas na questão de opinião pessoal.

Acho que esse modelo força a concentração e perpetuação de poder/conhecimento em determinada classe social e barra ou dificulta muito o acesso de conhecimento e emprego digno aos demais.

O filho de rico, passa nos melhores cursos, estuda nas melhores universidades e tem os melhores salários.
O filho de pobre só se lasca.

Como isso tem que mudar eu não sei. Mas tem.

E não advogo por uma melhor distribuição de renda e oportunidades por dó apenas. Defendo isso por acreditar que gera uma sociedade menos violenta, menos ignorante e mais civilizada em todos os níveis.

Vide países civilizados como exemplo.

É isso.

Abraços.

Offline Tex Willer

• Nível 14
  • *
« Resposta #14 Online: 14 de Maio de 2009, 13:48:16 »
Se só 12% dos estudantes são formados em escolas particulares no ensino médio essa deveria ser a participação desse grupo, os outros 88% deveriam ser dos egressos de escolas públicas", argumenta.

PQP!!!

[2]

Se poucas pessoas são egressas de escolas públicas, esse é um argumento contra o ensino público, não contra os critérios do vestibular.
Invista-se no ensino público.
"A velhacaria e a idiotice humanas são fenômenos tão correntes, que eu antes acreditaria que os acontecimentos mais extraordinários nascem do seu concurso, ao invés de admitir uma inverossímil violação das leis da natureza".  - Hume

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 14 de Maio de 2009, 15:12:14 »
http://www.band.com.br/canallivre/videos.asp

O "canal livre" da band teve um debate entre o Demétrio Magnoli e um defensor das cotas. Não dá para postar direto o vídeo, porque senão eles iriam tocar automaticamente, e todos ao mesmo tempo.

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #16 Online: 14 de Maio de 2009, 16:40:40 »
Do jeito que falam, parece até que é crime ter dinheiro para pagar uma escola particular. Se as públicas fossem boas, isso não seria necessário. Se eu estudo em colégio particular, não é porque meu pai roubou o povo ou minha mãe assaltou um banco, pelo contrário.

E as Universidades públicas são para "todos". Para todos no sentido de não serem um projeto exclusivo para os pobres, de estarem ao alcance de todos que puderem passar no teste. Se eu posso ter um ensino de qualidade e reconhecido "sem pagar nada", deixaria de fazê-lo por quê?

Cotas são imbecis. O pior de tudo é ver que muita gente (vestibulandos) se sujeita a qualquer tipo de coisa para conseguir uma vaga. Já ouvi professores falarem em tom condescendente: "Ah, claro. Se você pode usar as cotas [é negro], deve usá-las." E esses professores falaram isso para gente que anda de carro importado, compra roupa de marca e passa os finais de semana numa casa de praia. Isso é absurdo. Outro dia, um prof estava falando sobre a venda de vagas em algumas federais e perguntou: "Vocês reclama quando isso acontece. Mas vocês, se oferecessem, comprariam?" Uma garota falou que sim, compraria. Como assim? Ah, que belo, ela foi honesta!  :hmph:

Preciso dizer que sou contra as cotas raciais? Sinto a injustiça principalmente agora, ouvindo casos de amigos e conhecidos. Pessoas que tiveram pontuação maior do que a de cotistas no vestibular e não passaram. Agora estão fazendo cursinho de novo, AFINAL...são burgueses, culpados pela pobreza e miséria do país, devem pagar por isso!!  :stunned:

Sou, até certo ponto, a favor de cotas sociais. Ok, não é justo realmente a competição entre alunos de ensino público e os de ensino privado.
É um remendo. Todos já estão cansados de saber que, antes de tentar enfiar alunos aleatoriamente nas Universidades (as únicas instituições de ensino público que ainda tem credibilidade), deveriam ver que o buraco é mais embaixo. Não vão conseguir consertar a deficiência de ensino nos últimos anos.

Desculpem pelo post gigantesco, não é um ataque a ninguém do tópico.  :) É apenas um desabafo de vestibulanda em crise e que vê diariamente pessoas se matando de tanto estudar para passar num curso concorrido. Pessoas que estudaram em colégio público a vida inteira e, agora, não poderão usar as cotas sociais pois resolveram estudar num colégio particular para se preparar melhor. Isso me deixa furiosa. |(
vanitas vanitatum omnia vanitas

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 15 de Maio de 2009, 08:17:03 »
Cotas por tempo limitado (até que se melhore o ensino médio nas escolas públicas - nunca, talvez!) e por nível de renda, agora, 60% é um absurdo! De onde tiraram isso???

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 15 de Maio de 2009, 08:54:15 »
Desculpem pelo post gigantesco.

Perdoada!!!!
:)

Offline bia

• Nível 05
  • *
  • distraídos venceremos ;]
« Resposta #19 Online: 17 de Maio de 2009, 20:08:29 »

E que aqueles que mais precisam fiquem excluídos deste serviço público.

deve-se ter a clara consciencia que ensino público de qualidade é direito de todos, ricos ou pobres, logo, se eu sou brasileira, não importa onde cursei o ensino médio, ou qual a renda mensal dos meus pais, tenho tanto direito à uma universidade pública quanto qualquer outro.

cotas raciais é racismo! a cor da pela de forma alguma influencia na sua capacidade intelectual.

cotas sociais é uma furada. sou da geração cotas, e no meu estado são só sociais, 40%, e advinhem? depois de 3 períodos, não existem mais cotistas na minha sala! todos desperiodizaram, ou seja, não aguentaram o tranco. e por quê? porque não tinham capacidade de estar competindo com o resto, entraram sem estar devidamente preparados.

é um problema gravíssimo o fato de cogitar-se a implantação de cotas, quanto mais realmente usá-las. é um atestado de incompetência, de falta de comprometimento com ensino público de qualidade à disposição de todos, como já disseram: é uma medida paleativa que não resolverá o problema inicial, e como todo remédio administrado de forma errada, pode - e acredito que vai - piorar a doença. (alguém já pensou o que se fará com os profissionais da minha geração? profissionais e pesquisadores mau preparados: tenho medo!)
bia ;]

Offline bia

• Nível 05
  • *
  • distraídos venceremos ;]
« Resposta #20 Online: 17 de Maio de 2009, 20:12:07 »
espero que tenha ficado claramente subentendido(??) que eu não tenho nada contra cotistas.
sou completamente contra a política das cotas, e claro, o engano causado por essa implantação, que a na minha opinião é muito mais politicagem que real preocupação com a população pobre.
bia ;]

Atheist

• Visitante
« Resposta #21 Online: 17 de Maio de 2009, 20:50:36 »
E como se não bastasse jogar o mérito no lixo para entrar na universidade, também estão dando um jeito de jogar o mérito no lixo para a distribuição das bolsas de iniciação científica:

http://www.pazza.biociencia.org/option=com_content&task=view&id=22

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #22 Online: 17 de Maio de 2009, 21:15:15 »
E como se não bastasse jogar o mérito no lixo para entrar na universidade, também estão dando um jeito de jogar o mérito no lixo para a distribuição das bolsas de iniciação científica:

http://www.pazza.biociencia.org/option=com_content&task=view&id=22
É só uma questão de tempo para criarem cotas para a própria formatura. 30% dos formados deverão ser negros, índios e alunos que estudaram em escolas públicas. E depois as cotas serão estendidas também para as provas de admissão nas corporações profissionais (CREAs, CFM, etc).

O problema não era que estes alunos não tinham acesso à universidade? Qual o problema agora?
O problema anunciado pelos pró-cotas era que a competição no vestibular era "injusta": alguns eram mais preparados do que outros [como em qualquer disputa que se possa imaginar; é isso que significa um concurso, afinal de contas: selecionar apenas os mais preparados. Mas eu não espero que alguém que lance um argumento tosco desses vá ligar para essa incoerência.]. O mesmo pode ser dito no caso das bolsas: os cotistas não são tão preparados quanto os alunos que ingressaram normalmente, fazendo com que a disputa por bolsas seja "injusta".
« Última modificação: 17 de Maio de 2009, 21:32:31 por Herf »

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #23 Online: 17 de Maio de 2009, 21:25:02 »
Sobre cotas nas empresas, o Paulo Paim já propôs isso, além de coisas muito piores, no (que chamam de) "Estatuto da Igualdade Racial".

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #24 Online: 18 de Maio de 2009, 13:03:23 »
deve-se ter a clara consciencia que ensino público de qualidade é direito de todos, ricos ou pobres, logo, se eu sou brasileira, não importa onde cursei o ensino médio, ou qual a renda mensal dos meus pais, tenho tanto direito à uma universidade pública quanto qualquer outro.

Concordo plenamente com você.

Só lamento o pobre não poder escolher como você. Os mais favorecidos escolhem a escola particular e até quando querem estudar em tal e tal escola e depois em qual universidade querem estudar.

Os mais pobres não têm essa opção de escolha. A culpa não é de quem tem dinheiro, sem dúvidas.

Só estou comentando que acho injusto.

cotas raciais é racismo! a cor da pela de forma alguma influencia na sua capacidade intelectual.

Concordo plenamente, por isso prefiro as cotas sociais.

cotas sociais é uma furada. sou da geração cotas, e no meu estado são só sociais, 40%, e advinhem? depois de 3 períodos, não existem mais cotistas na minha sala! todos desperiodizaram, ou seja, não aguentaram o tranco. e por quê? porque não tinham capacidade de estar competindo com o resto, entraram sem estar devidamente preparados.

Bom, de todos os que eu conheci nenhum desistiu, todos se formaram e conseguiram transformar consideravelmente a condição social da família. Se bem que não passam de umas 20 pessoas.

Sempre haverão os que não aproveitam e os que aproveitam.

é um problema gravíssimo o fato de cogitar-se a implantação de cotas, quanto mais realmente usá-las. é um atestado de incompetência, de falta de comprometimento com ensino público de qualidade à disposição de todos, como já disseram: é uma medida paleativa que não resolverá o problema inicial,

Concordo que a solução correta é investir no ensino público. O problema é que no nosso país isso está quase que para uma utopia.

Suponhamos que o governo comece a investir sério no ensino e que mudem as leis que tiram toda a autoridade do professor hoje em sala de aula.

Quantos anos será que leva para arrumarem isso? Uns 20, 30 anos? Daí essa geração cresce e pode competir por uma boa universidade pública de igual para com quem estudou numa escola particular. Ou seja, daqui uns 50 anos a coisa COMEÇA a andar.

A diferença social que já é imensa aumenta e a injustiça também.

Não... cotas para mim é menos pior que isso.

e como todo remédio administrado de forma errada, pode - e acredito que vai - piorar a doença. (alguém já pensou o que se fará com os profissionais da minha geração? profissionais e pesquisadores mau preparados: tenho medo!)

Os que não forem competentes não se formam, como você já disse.

abraços.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!