Autor Tópico: Cotas para universidade podem chegar a 60% das vagas  (Lida 14168 vezes)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
Re: Cotas para universidade podem chegar a 60% das vagas
« Resposta #75 Online: 21 de Maio de 2009, 19:23:47 »
Citação de: Nina
Por que tantos pobrezinhos não fazem isso? Ah, pare com esse protecionismo... aqui na minha cidade as pessoas abandonam emprego se ganham bolsa família, mesmo sendo bem menor o valor. Dando pra comer, o resto não importa, porque eles acabaram ganhando de alguém. E te falam isso na cara dura!
Eu falei que isso acontece em cidades do interior... mas ninguém acredita...Eu conheço uma cidadezinha que não tem emprego, que as pessoas vivem de fazer filho e receber bolsa família... o que resolveria o problema mesmo é desenvolver a cidade (que é uma medida a longo prazo)....e não ficar dando bolsa família...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #76 Online: 21 de Maio de 2009, 19:33:03 »
Ok Nina, eu entendo o valor que vc dá ao esforço individual. Agora se vc puder repense sobre o que vc escreveu. Boa sorte.

Se todos fossem esforçados ninguém precisava pedir cotas. É só estudar mais um pouco.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #77 Online: 21 de Maio de 2009, 20:38:41 »
Citação de: Nina
Por que tantos pobrezinhos não fazem isso? Ah, pare com esse protecionismo... aqui na minha cidade as pessoas abandonam emprego se ganham bolsa família, mesmo sendo bem menor o valor. Dando pra comer, o resto não importa, porque eles acabaram ganhando de alguém. E te falam isso na cara dura!
Eu falei que isso acontece em cidades do interior... mas ninguém acredita...Eu conheço uma cidadezinha que não tem emprego, que as pessoas vivem de fazer filho e receber bolsa família... o que resolveria o problema mesmo é desenvolver a cidade (que é uma medida a longo prazo)....e não ficar dando bolsa família...

Só não acredita quem vive num mundo de walt disney - ou seja, muita gente... :? Sou de uma cidade do interior da Bahia e não apenas lá mas em cidades vizinhas o problema é o mesmo: as famílias recebem o auxílio do governo (bolsa família e o PETI) e não querem trabalhar. Simples: tornou-se vergonhoso ser doméstica, trabalhar na lavoura, ser pedreiro, garçonete, etc.

Meu pai administrou uma cidade em que o grande problema era justamente essa parcela da população beneficiada pelo governo: além do auxílio do governo federal, essas pessoas 'acostumam' com a ajuda do poder público municipal, que precisa fornecer cestas básicas, remédios, viagem, combustível. Não ceder e pensar em investir dinheiro em obras e melhorias em educação e saúde não contam: o que importa é o quanto o governo dá ao povo e quantas festas realiza no ano.

No fundo, a grande parte da população do interior vive dessa forma. Assim como o sistema de cotas é um paliativo ilusório de que a população passou a ter acesso a educação, o programa bolsa família é o seu similar na área da assistência social. O povo não aprende a aprender porque os governantes não querem que ele pense. Um povo medíocre aceita esmolas e acostuma-se não trabalhar, deixando de lado a dignidade em construir aquilo que é e o que possui. Lamentável. :no:
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #78 Online: 21 de Maio de 2009, 20:41:31 »
É pessoal, eu vou insistir um pouco mais nesse assunto para ver até onde chegamos. Para mim vcs (os que estão muito contra as cotas) estão sobre argumentos muito errados. Vamos ver alguns argumentos mais detalhadamente (se alguém ainda tiver saco).

1 - Vcs estão dizendo que os alunos das escolas públicas que entraram por sistemas de cotas ou políticas de inclusão semelhantes nas universidades públicas não estão tendo bom aproveitamento nessas universidades, e que isso significa o despreparo dos alunos oriundos dessa forma, e a ineficiencia de politicas desse tipo.

Ok, é uma forma de ver. Eu já vejo também de outra forma.

Para mim realmente políticas como essa por si só não é a salvação da lavoura, mas acho que a culpa é menos desses alunos e mais do despreparo das ditas universidades públicas que sequer se prepararam para receber os novos alunos. Vou bater forte agora hein. As ditas universidades receberam o dinheiro $$$ para ensinar esses alunos, os tais professores que são o top do país receberam o dinheiro para ensinar os alunos, e esses demonstraram a mesma incompetência como instituição de ensino para esses alunos que as escolas públicas que vcs tanto criticam aqui??? Prefiro apontar a incompetência da universidade pública que tem autonomia universitária, a maior verba percapita por aluno, etc e etc, do que só dizer que os alunos das escolas públicas é que não se adaptaram a universidade pública. Que picaretagem pessoal, quem diz que tem mais competência e recebe muita grana pública para isso é que tem a maior responsabilidade (e deve ser cobrado para isso) de resolver o problema. Tá vendo até onde podemos chegar com essa conversa nazista de simplesmente se ferre quem não tá nem aí. O discurso pode voltar contra, e o pior, com razão. Eu não sou a favor de simplesmente apontar os culpados de lá ou de cá, por isso repensem (é nesse sentido que eu te disse Nina) o discurso preconceituoso de vcs (estamos no século XXI pessoal).

2 - vcs estão apontando todos os problemas das cotas. Agora pergunto eu, as universidades públicas nesse tempo todo de bonança e grana certa se mexeram objetivamente para procurar resolver essas disparides na origem dos seus alunos?? Tem alguém, algum governo, ou instituição que está realmente atacando esse problema??? Até onde eu sei não. Como já disse no estado de SP parece que há um projeto de valorização do ensino básico realmente interessante, mas acho que é uma excessão da excessão. É verdade que são as mesmas pessoas que implantaram a avaliação do ensino superior e o provão, o que me anima. Agora diante de toda essa inoperâcia e folga das universidades públicas frente ao, repito "roubo dos impostos dos alunos das escolas públicas" (estamos em um fórum, ninguém aqui vai se ofeder né), vem um pessoal (nem sei quem são, se são demagogos, despreparados, aproveitadores, etc) e fala mais ou menos assim, "já que essas universidades públicas não fazem nada, nós vamos fazer, vamos exigir a nossa cota", e aí vem uma multidão dizer, "não, isso não é bom, não é o ideal, etc e etc". Pessoal, eu respeito todos, mas sinceramente acho isso uma hipocrisia.

3 . Quem realmente tem propostas melhores que as cotas tem o direito de trabalhar para tentar resolver os problemas da forma que achar melhor, mas tem que arregaçar as mangas e não essa folga que é hoje. As universidades públicas deveriam não só ficar fazendo estudos das mazelas do ensino básico e da disparidade social da representação dos seus próprios alunos. Elas tem que assumir a responsabilidade de em X anos melhorar Y%, assumir metas, etc, etc. Se as universidades públicas não querem medidas drásticas impostas como cotas, elas tem que mostrar a competência de fazer melhor. Porque repito na minha frase de efeito, "estão roubando os impostos das famílias dos alunos das escolas públicas".

Sinceramente isso que eu acho. Sou radical demais? Acredito que sou mais realista do que radical, vamos ver ...

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #79 Online: 21 de Maio de 2009, 21:38:27 »
Para mim realmente políticas como essa por si só não é a salvação da lavoura, mas acho que a culpa é menos desses alunos e mais do despreparo das ditas universidades públicas que sequer se prepararam para receber os novos alunos. Vou bater forte agora hein. As ditas universidades receberam o dinheiro $$$ para ensinar esses alunos, os tais professores que são o top do país receberam o dinheiro para ensinar os alunos, e esses demonstraram a mesma incompetência como instituição de ensino para esses alunos que as escolas públicas que vcs tanto criticam aqui??? Prefiro apontar a incompetência da universidade pública que tem autonomia universitária, a maior verba percapita por aluno, etc e etc, do que só dizer que os alunos das escolas públicas é que não se adaptaram a universidade pública. Que picaretagem pessoal, quem diz que tem mais competência e recebe muita grana pública para isso é que tem a maior responsabilidade (e deve ser cobrado para isso) de resolver o problema. Tá vendo até onde podemos chegar com essa conversa nazista de simplesmente se ferre quem não tá nem aí. O discurso pode voltar contra, e o pior, com razão. Eu não sou a favor de simplesmente apontar os culpados de lá ou de cá, por isso repensem (é nesse sentido que eu te disse Nina) o discurso preconceituoso de vcs (estamos no século XXI pessoal).

O problema está também no despreparo das universidades em receber os alunos cotistas, Gilberto. Não nego esse fato, embora alie a ele vários outros fatores: despreparo dos alunos em razão de uma cultura não vocacionada ao estudo, não possuir meios de se manter no curso devido aos altos custos (xerox, livros, equipamentos), etc. Não há como negar que um aluno de baixa renda encontra maiores dificuldades em ter um estudo de qualidade, uma vez que se depara com pouco ou nenhum meio para suprir suas carências acadêmicas.

vcs estão apontando todos os problemas das cotas. Agora pergunto eu, as universidades públicas nesse tempo todo de bonança e grana certa se mexeram objetivamente para procurar resolver essas disparides na origem dos seus alunos?? Tem alguém, algum governo, ou instituição que está realmente atacando esse problema??? Até onde eu sei não. Como já disse no estado de SP parece que há um projeto de valorização do ensino básico realmente interessante, mas acho que é uma excessão da excessão.

Acho que essa problemática é complicada de ser resolvida: estar numa universidade pressupões que você saiba andar com suas próprias pernas, de modo que não visualizo um método eficaz no que se refere à inserção dos alunos cotistas no que se considera 'normal' em uma universidade. Materialmente é possível fazê-lo melhorando bibliotecas, laboratórios, salas de pesquisa, estrutura física, etc. No entanto, quando se trata de método de ensino, dificilmente professores adaptarão seu estilo àqueles que se encontram um pouco 'atrasados' e/ou deslocados em relação ao ambiente acadêmico.

Agora diante de toda essa inoperâcia e folga das universidades públicas frente ao, repito "roubo dos impostos dos alunos das escolas públicas" (estamos em um fórum, ninguém aqui vai se ofeder né), vem um pessoal (nem sei quem são, se são demagogos, despreparados, aproveitadores, etc) e fala mais ou menos assim, "já que essas universidades públicas não fazem nada, nós vamos fazer, vamos exigir a nossa cota", e aí vem uma multidão dizer, "não, isso não é bom, não é o ideal, etc e etc". Pessoal, eu respeito todos, mas sinceramente acho isso uma hipocrisia.

Sim, há uma apropriação indevida por parte do Estado, segundo você. No entanto, não apenas os alunos de escolas públicas e seus pais pagam impostos, mas também os alunos de escolas particulares. A classe média paga impostos e ainda assim precisa gastar com educação, segurança, saúde, etc. Precisa suprir uma carência cuja titularidade é do governo, embora esse não o faça - ou o faz de maneira ineficiente. Se a questão é pagar por algo que deveria ser gratuito, então todos devem ser cotistas, vez que todos pagam impostos e honram suas dívidas com o poder público.

Repito: cotas são um placebo que o governo utiliza para elevar os índices de brasileiros nas universidades e não precisar investir em educação básica. Funciona? Para os alunos de escolas públicas, é o ideal no momento. No entanto, para determinadas raças é algo absurdo e inconstitucional - a meu ver, adianto.

Elas tem que assumir a responsabilidade de em X anos melhorar Y%, assumir metas, etc, etc. Se as universidades públicas não querem medidas drásticas impostas como cotas, elas tem que mostrar a competência de fazer melhor. Porque repito na minha frase de efeito, "estão roubando os impostos das famílias dos alunos das escolas públicas".

O grande problema está na administração dessas universidades: algumas investem em pesquisa e tem um papel social relevante, ao passo que outras são apenas fornecedoras de diplomas. Assim como qualquer empresa que tem uma verba a ser investida, ela poderá se destacar ou não das demais se souber aplicar e direcionar corretamente esse dinheiro.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #80 Online: 21 de Maio de 2009, 21:55:45 »
Injustiça é alguém que ganha 4 mil reais pagar quase mil reais de imposto e aí ter que ficar só com parte das possibilidades do filho entrar numa universidade pública. Direitos iguais! Isto é justiça.

Sim Atheist, direitos iguais em serviços públicos é o mínino de justiça social que se pode ter. Se vc não concorda com a política tributária é um outro problema. Se vc é contra a distribuição de renda é um problema seu. Agora o que há hoje em dia é uma grande injustiça.

Além disso, o ensino superior público não é dever do estado. O Brasil é uma exceção neste sentido. No Reino Unido nem existe isso.

Se vc é a favor da privatização ou da desativação das universidades públicas é outra questão. Mas já que tem, eu eu acho que deve ter, as universidades públicas tem que ter um espírito público e não elitista.

Imagine as idéias de vcs (não sabia que vcs eram tão retrógrados aqui) de elitização fossem aplicadas a saúde, seria uma nova versão do nazismo. Vcs não percebem todo o preconceito que eu vejo embutido nesse discurso de vcs?(sem dolo) . Ou sou eu que sou muito louco?

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #81 Online: 21 de Maio de 2009, 22:29:47 »
Sim Atheist, direitos iguais em serviços públicos é o mínino de justiça social que se pode ter. Se vc não concorda com a política tributária é um outro problema. Se vc é contra a distribuição de renda é um problema seu. Agora o que há hoje em dia é uma grande injustiça.

Sim, é uma grande injustiça. Não apenas para os mais pobres, mas também para a classe média, que sobrevive tentando ter uma saúde e uma educação de melhor qualidade num país que é mal administrado por uma classe pérfida e moralmente desprezível. O governo faz tudo, menos o seu papel: oferecer infra-estrutura de qualidade, formar cidadãos capazes de ingressar no mercado de trabalho, distribuição de renda com base em melhores oportunidades de emprego e educação, etc.

Imagine as idéias de vcs (não sabia que vcs eram tão retrógrados aqui) de elitização fossem aplicadas a saúde, seria uma nova versão do nazismo. Vcs não percebem todo o preconceito que eu vejo embutido nesse discurso de vcs?(sem dolo) . Ou sou eu que sou muito louco?

Gilberto, eu gostaria de questionar você a respeito dessa nossa 'postura retrograda', já que você coloca todos os foristas no mesmo grupo. Em que, necessariamente, somos retrógrados? Pode apontar? Sinceramente, não visualizo uma 'nova versão no nazismo' a partir do que foi dito aqui... você não está exagerando um pouco? Quais as semelhanças entre o que foi dito e o nazismo? Até onde percebi, não defendo a superioridade de uma raça, mas aceito o fato de que a política de cotas é uma medida emergencial necessária como forma de inclusão. À parte isso, discordo do fato de que governantes a utilizem como forma de evitar melhorar o que realmente precisa ser melhorado: o ensino básico capaz de gerar conhecimento e formar cidadãos.

Não sou preconceituosa a esse respeito: sou a favor da política de cotas para alunos de escolas públicas, mas sou contra cotas que considerem a raça do indivíduo. Até onde sei, não há como determinar em um simples relance se alguém é ou não afro-descendente. A simples cor da pele é suficiente? Existem brancos que são oriundos de famílias negras e vice-versa. Num país como o nosso, é possível afirmar que alguém não tem ascendência africana?

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #82 Online: 21 de Maio de 2009, 22:36:37 »

O problema está também no despreparo das universidades em receber os alunos cotistas, Gilberto. Não nego esse fato, embora alie a ele vários outros fatores: despreparo dos alunos em razão de uma cultura não vocacionada ao estudo, não possuir meios de se manter no curso devido aos altos custos (xerox, livros, equipamentos), etc. Não há como negar que um aluno de baixa renda encontra maiores dificuldades em ter um estudo de qualidade, uma vez que se depara com pouco ou nenhum meio para suprir suas carências acadêmicas.

vcs estão apontando todos os problemas das cotas. Agora pergunto eu, as universidades públicas nesse tempo todo de bonança e grana certa se mexeram objetivamente para procurar resolver essas disparides na origem dos seus alunos?? Tem alguém, algum governo, ou instituição que está realmente atacando esse problema??? Até onde eu sei não. Como já disse no estado de SP parece que há um projeto de valorização do ensino básico realmente interessante, mas acho que é uma excessão da excessão.

Acho que essa problemática é complicada de ser resolvida: estar numa universidade pressupões que você saiba andar com suas próprias pernas, de modo que não visualizo um método eficaz no que se refere à inserção dos alunos cotistas no que se considera 'normal' em uma universidade. Materialmente é possível fazê-lo melhorando bibliotecas, laboratórios, salas de pesquisa, estrutura física, etc. No entanto, quando se trata de método de ensino, dificilmente professores adaptarão seu estilo àqueles que se encontram um pouco 'atrasados' e/ou deslocados em relação ao ambiente acadêmico.

Agora diante de toda essa inoperâcia e folga das universidades públicas frente ao, repito "roubo dos impostos dos alunos das escolas públicas" (estamos em um fórum, ninguém aqui vai se ofeder né), vem um pessoal (nem sei quem são, se são demagogos, despreparados, aproveitadores, etc) e fala mais ou menos assim, "já que essas universidades públicas não fazem nada, nós vamos fazer, vamos exigir a nossa cota", e aí vem uma multidão dizer, "não, isso não é bom, não é o ideal, etc e etc". Pessoal, eu respeito todos, mas sinceramente acho isso uma hipocrisia.

Sim, há uma apropriação indevida por parte do Estado, segundo você. No entanto, não apenas os alunos de escolas públicas e seus pais pagam impostos, mas também os alunos de escolas particulares. A classe média paga impostos e ainda assim precisa gastar com educação, segurança, saúde, etc. Precisa suprir uma carência cuja titularidade é do governo, embora esse não o faça - ou o faz de maneira ineficiente. Se a questão é pagar por algo que deveria ser gratuito, então todos devem ser cotistas, vez que todos pagam impostos e honram suas dívidas com o poder público.

Repito: cotas são um placebo que o governo utiliza para elevar os índices de brasileiros nas universidades e não precisar investir em educação básica. Funciona? Para os alunos de escolas públicas, é o ideal no momento. No entanto, para determinadas raças é algo absurdo e inconstitucional - a meu ver, adianto.

Elas tem que assumir a responsabilidade de em X anos melhorar Y%, assumir metas, etc, etc. Se as universidades públicas não querem medidas drásticas impostas como cotas, elas tem que mostrar a competência de fazer melhor. Porque repito na minha frase de efeito, "estão roubando os impostos das famílias dos alunos das escolas públicas".

O grande problema está na administração dessas universidades: algumas investem em pesquisa e tem um papel social relevante, ao passo que outras são apenas fornecedoras de diplomas. Assim como qualquer empresa que tem uma verba a ser investida, ela poderá se destacar ou não das demais se souber aplicar e direcionar corretamente esse dinheiro.

Ok, Lua, estou de acordo com vc. Eu só entrei nessa conversa, pq eu vejo que inconscientemente e sem maldade está imbutido no inconsciente de muita gente o conceito de casa grande e senzala.

Eu não sou contra um sistemas de cotas (por tempo determinado) pq é uma forma de pressionar as instituições. É análogo à cobrança de metas de qualidade e de atendimento para as empresas e serviços aos consumidores. No seu cerne, um sistema de cotas não tem nada de errado pois apenas impõe a proporcionalidade correta. Os demais problemas que já existem, tem que ser solucionados, e as instituições tem que ser pressionadas a tomarem medidas para corrigir os erros. E eu acho que as instituições tem que trabalhar em cima dos problemas junto com a inclusão e não com a exclusão. Quando as instituições são forçadas a encararem os seus problemas, como por um sistema de cotas, elas vão ter que se mexer, ou aguentar as consequências.

Agora sobre os problemas da pedagogia, a sociedade como um todo, e principalmente os pedagogos vão ter que trabalhar para melhorar a situação. E eu acho que tem solução, é só encarar o problema de frente, como espero que o governo de SP esteja começando a fazer.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #83 Online: 21 de Maio de 2009, 22:50:01 »
Gilberto, eu gostaria de questionar você a respeito dessa nossa 'postura retrograda', já que você coloca todos os foristas no mesmo grupo. Em que, necessariamente, somos retrógrados? Pode apontar? Sinceramente, não visualizo uma 'nova versão no nazismo' a partir do que foi dito aqui... você não está exagerando um pouco? Quais as semelhanças entre o que foi dito e o nazismo? Até onde percebi, não defendo a superioridade de uma raça, mas aceito o fato de que a política de cotas é uma medida emergencial necessária como forma de inclusão. À parte isso, discordo do fato de que governantes a utilizem como forma de evitar melhorar o que realmente precisa ser melhorado: o ensino básico capaz de gerar conhecimento e formar cidadãos.

Não sou preconceituosa a esse respeito: sou a favor da política de cotas para alunos de escolas públicas, mas sou contra cotas que considerem a raça do indivíduo. Até onde sei, não há como determinar em um simples relance se alguém é ou não afro-descendente. A simples cor da pele é suficiente? Existem brancos que são oriundos de famílias negras e vice-versa. Num país como o nosso, é possível afirmar que alguém não tem ascendência africana?

Vc não tem um discurso retrógrado Lua, mas infelizmente muitos aqui, acho que sem querer tem um pouco. Não acho que é um defeito de caráter, etc e etc. Só acho que toda vez quando há uma discussão sobre as universidades públicas e correção das disparidades na origem dos alunos, as pessoas tomam automaticamente posições contra as mudanças. Para muitos as mudanças só podem ser feitas se for tudo perfeito e ideal. E eu acho que não é assim que se trabalha com a realidade.

E no âmago da questão, requerer a sua cota proporcional em serviços públicos é um direito legítimo de todo mundo.

E como estamos em um fórum na internet, acho que estamos aqui para discutir essas coisas, e eu não to querendo ofender ninguém quando falo que acho que alguns tem idéias meio retrógradas. É simplesmente a minha opinião.

E tb quando eu falo de idéias meio nazistas, não é com relação a uma superidade racial, mas uma superioridade de classes que parece estar implícita no que o pessoal está falando. Eu tb acho que no Brasil, cotas raciais é uma besteira, agora cotas sociais acho que cada um tem o pleno direito de reinvindicar o seu.

O pessoal tá falando de todos os problemas das políticas de inclusão social em vigor no Brasil, mas tirar tudo isso e correr o perigo de um "Evo Morales brasuca" assumir o poder, aí sim vamos ver o que é bom para a tosse ...
« Última modificação: 21 de Maio de 2009, 22:53:40 por gilberto »

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #84 Online: 22 de Maio de 2009, 00:06:51 »
O Atheist deve ser o mais nazista de todos....

Realmente, cobrar compromentimento e esforço é demais pro brasileiro.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #85 Online: 22 de Maio de 2009, 04:51:14 »
É pessoal, eu vou insistir um pouco mais nesse assunto para ver até onde chegamos. Para mim vcs (os que estão muito contra as cotas) estão sobre argumentos muito errados. Vamos ver alguns argumentos mais detalhadamente (se alguém ainda tiver saco).

1 - Vcs estão dizendo que os alunos das escolas públicas que entraram por sistemas de cotas ou políticas de inclusão semelhantes nas universidades públicas não estão tendo bom aproveitamento nessas universidades, e que isso significa o despreparo dos alunos oriundos dessa forma, e a ineficiencia de politicas desse tipo.

Ok, é uma forma de ver. Eu já vejo também de outra forma.

A universidade não tem que se adaptar a alunos que não mostram capacidade para estar nela. Os alunos é que devem entrar preparados para o que vão encontrar lá.

O que você espera? Que os padrões sejam baixados para os cotistas poderem se sair bem? Que haja mais atenção para eles, deixando de lado os demais alunos e atrasando o programa?

Se nem conseguem passar no vestibular sem cotas, esses alunos não deveriam estar lá.

2 - vcs estão apontando todos os problemas das cotas. Agora pergunto eu, as universidades públicas nesse tempo todo de bonança e grana certa se mexeram objetivamente para procurar resolver essas disparides na origem dos seus alunos?? Tem alguém, algum governo, ou instituição que está realmente atacando esse problema??? Até onde eu sei não. Como já disse no estado de SP parece que há um projeto de valorização do ensino básico realmente interessante, mas acho que é uma excessão da excessão. É verdade que são as mesmas pessoas que implantaram a avaliação do ensino superior e o provão, o que me anima. Agora diante de toda essa inoperâcia e folga das universidades públicas frente ao, repito "roubo dos impostos dos alunos das escolas públicas" (estamos em um fórum, ninguém aqui vai se ofeder né), vem um pessoal (nem sei quem são, se são demagogos, despreparados, aproveitadores, etc) e fala mais ou menos assim, "já que essas universidades públicas não fazem nada, nós vamos fazer, vamos exigir a nossa cota", e aí vem uma multidão dizer, "não, isso não é bom, não é o ideal, etc e etc". Pessoal, eu respeito todos, mas sinceramente acho isso uma hipocrisia.

Não é responsabilidade das universidades agir para sanar as injustiças sociais. Se só os ricos estão entrando, é porque só os ricos estão e mostrando capazes disso. Cabe ao governo providenciar educação fundamental e média de alta qualidade.

O correto é o povo exigir escola pública de qualidade e não cotas. Olha que absurdo... Em vez de exigir uma educação no nível da educação dos ricos, os pobres preferem forçar a entrada na universidade mal sabendo ler. Simplesmente ridículo.

3 . Quem realmente tem propostas melhores que as cotas tem o direito de trabalhar para tentar resolver os problemas da forma que achar melhor, mas tem que arregaçar as mangas e não essa folga que é hoje. As universidades públicas deveriam não só ficar fazendo estudos das mazelas do ensino básico e da disparidade social da representação dos seus próprios alunos. Elas tem que assumir a responsabilidade de em X anos melhorar Y%, assumir metas, etc, etc. Se as universidades públicas não querem medidas drásticas impostas como cotas, elas tem que mostrar a competência de fazer melhor. Porque repito na minha frase de efeito, "estão roubando os impostos das famílias dos alunos das escolas públicas".

Sinceramente isso que eu acho. Sou radical demais? Acredito que sou mais realista do que radical, vamos ver ...

Repetindo: Sanar injustiças sociais não é obrigação das universidades. Elas não tem que "se movimentar" para resolver os problemas. Os políticos eleitos é que tem essa responsabilidade.

E mais, cotas não resolvem o problema nem a curto prazo, pois diploma de ensino superior, por si só, não garante ascensão social. Tem um monte de diplomados varrendo rua ou trabalhando de camelô por aí. De que adianta enfiar um semi-analfabeto na faculdade de direito, fazer tudo para ele se formar e depois sair de lá ainda semi-analfabeto? Vai conseguir emprego onde? Escrevendo mal, sem um segundo idioma, sem experiência, sem informática e sem "QI" (Quem Indica)... Só o diploma não garante emprego no mundo real.

O problema das cotas é o conjunto de idéias no qual elas se baseiam: incapacidade dos pobres, diplominha de universitário garantindo riqueza, empurrar o problema da decadência da educação básica para o ensino superior.

Enquanto as cotas continuam, o governo nada faz para melhorar a escola pública. Ao mesmo tempo que implanta as cotas, o governo corta as verbas das universidades públicas e compra vagas nas particulares. O governo praticamente distribui diplomas, alimentando nos ignorantes a falsa esperança de uma vida melhor. Sendo que apenas o diploma não vai melhorar a vida de ninguem.

Quanto a sua pergunta, não acho você "radical". Acho você meio alienado da realidade. Empurrando responsabilidades do governo para as universidades, achando que cota elimina ou diminui a desigualdade... Eu diria que você é ingênuo demais.
« Última modificação: 22 de Maio de 2009, 14:31:44 por Orbe »
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #86 Online: 22 de Maio de 2009, 13:22:16 »
Bato na mesma tecla.
As Universidades são as únicas instituições públicas de ensino que ainda tem qualidade e credibilidade. Se baixarem o nível, com o perdão da expressão contida, aí sim f...errou.
 :hihi:

*"Desabafo de uma vestibulanda em crise"*
vanitas vanitatum omnia vanitas

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #87 Online: 22 de Maio de 2009, 18:56:47 »
O Atheist deve ser o mais nazista de todos....

Realmente, cobrar compromentimento e esforço é demais pro brasileiro.

Qdo eu falo nazista, eu quero dizer que o discurso (não a pessoa) tem elementos elitistas, de exclusão e com nuances de enfatização nos aspectos negativos de pessoas em situação inferior. Mas deixa para lá não uso mais esse termo.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #88 Online: 22 de Maio de 2009, 20:29:07 »
Vamos ver então:

A universidade não tem que se adaptar a alunos que não mostram capacidade para estar nela. Os alunos é que devem entrar preparados para o que vão encontrar lá.

Ambos tem que se adaptar. Existe atualmente o conceito de responsabilidade social das instituições. Os consumidores não são obrigados a se sujeitar a todas as condições que uma empresa atua na sociedade, o mesmo vale para empresas de serviços, etc. As instituições estabelecidas tem o dever de conduzir os procedimentos sob a sua tutela com o máximo de responsabilidade social. Se uma universidade pública não procurar atender os alunos que lhe são enviados, pra que ela serve então? O meu argumento é que se a universidade pública exclui como é agora, ela está fugindo da sua responsabilidade perante com a parcela da população que a custeia, aí essa parcela pode soltar os cachorros e com razão falar: "como é que vc sra universidade quer exigir responsabilidade dos outros, se vc está fugindo da sua responsabilidade"??? Quem paga a universidade pública é a população, e a população tá começando a exigir a sua cota ... não vai ter jeito de segurar para sempre ... democracia ...

O que você espera? Que os padrões sejam baixados para os cotistas poderem se sair bem? Que haja mais atenção para eles, deixando de lado os demais alunos e atrasando o programa?

Vc é que está com o pretexto de que a maioria dos estudantes da escola pública que entrarem pelas cotas serão sempre incompetentes ... lembre-se eles tb vão ter que estudar e concorrer entre eles em um vestibular ou outro tipo de avaliação. A universidade vai ter que trabalhar para identificar os principais problemas (afinal lá é que estão os especialistas em educação) e atuar internamente e externamente junto ao sistema de ensino regular (as universidades tem que se preocupar mais com a educação do país, não só fazer teorias ... ) e o governo (tá cheio de secretário da educação e ministros que foram reitores e ... nada?). A universidade tem que se mexer ... pq se não mexerão com ela ... eu vejo isso como inevitável, e o pior ... se isso acontecer forçadamente por inércia da universidade pública ... vai ser mais traumático ...

Se nem conseguem passar no vestibular sem cotas, esses alunos não deveriam estar lá.

Eles estão pagando a universidade pública ... devem estar lá sim ... é muito fácil questionar os critérios do vestibular, a universidade tem o queixo de vidro ... acho que o correto é inclir e trabalhar para tratar o problema e demonstrar a sua competência profissional, do que se eximir ...

Não é responsabilidade das universidades agir para sanar as injustiças sociais. Se só os ricos estão entrando, é porque só os ricos estão e mostrando capazes disso. Cabe ao governo providenciar educação fundamental e média de alta qualidade.

Se a referida injustiça social está dentro dela ... é mais que dever dela trabalhar para sanar também ... ela não devia ter nem deixado tais desvios acontecerem ... lembre-se ... universidade pública ... dinheiro público ... responsabilidade pública ... opinião pública ... cotas ... acho inevitável

O correto é o povo exigir escola pública de qualidade e não cotas. Olha que absurdo... Em vez de exigir uma educação no nível da educação dos ricos, os pobres preferem forçar a entrada na universidade mal sabendo ler. Simplesmente ridículo.

O povo exige o que quer com o dinheiro público ... vc acha que o povo é obrigado a aceitar calado a elitização perpétua de um serviço público? Vc acha que a universidade pública tem o direito de exigir da população que a custei e ela só vai ser socialmente justa daqui a 30 anos depois que todos os outros problemas da educação do país forem sanados? Se a universidade trabalhar em conjunto ela pode mostrar a sua competência (que acredito que tenha) e guiar o processo, mas se continuar nessa exclusão elitizante absurda ... vai ter que amargar medidas impostas ...

Repetindo: Sanar injustiças sociais não é obrigação das universidades. Elas não tem que "se movimentar" para resolver os problemas. Os políticos eleitos é que tem essa responsabilidade.

E mais, cotas não resolvem o problema nem a curto prazo, pois diploma de ensino superior, por si só, não garante ascensão social. Tem um monte de diplomados varrendo rua ou trabalhando de camelô por aí. De que adianta enfiar um semi-analfabeto na faculdade de direito, fazer tudo para ele se formar e depois sair de lá ainda semi-analfabeto? Vai conseguir emprego onde? Escrevendo mal, sem um segundo idioma, sem experiência, sem informática e sem "QI" (Quem Indica)... Só o diploma não garante emprego no mundo real.

Realmente, o melhor é se a universidade pública enfrentasse a situação demonstrasse todo o valor do dinheiro investido nela, as pessoas não precisassem se sentir excluídas e não precisassem pedir cotas ... mas o valor ... e principalmente a distribuição do dinheiro investido nela está sendo questionada ...
Agora as cotas, se implantadas, vão obrigar a universidade pública a encarar o problema ... por isso sou simpático a elas ...

O problema das cotas é o conjunto de idéias no qual elas se baseiam: incapacidade dos pobres, diplominha de universitário garantindo riqueza, empurrar o problema da decadência da educação básica para o ensino superior.

Como eu já disse, se formos procurar quem é o mais incapaz aqui ... quando forem questionar a capacidade da universidade a coisa pode voltar contra ... eu prefiro o discurso ... vamos todos trabalhar com o melhor de nossa capacidade para resolver os problemas da melhor forma possível ... mas para isso precisa incluir ... pq exclusão é inaceitável ...

Enquanto as cotas continuam, o governo nada faz para melhorar a escola pública. Ao mesmo tempo que implanta as cotas, o governo corta as verbas das universidades públicas e compra vagas nas particulares. O governo praticamente distribui diplomas, alimentando nos ignorantes a falsa esperança de uma vida melhor. Sendo que apenas o diploma não vai melhorar a vida de ninguem.

Quanto a sua pergunta, não acho você "radical". Acho você meio alienado da realidade. Empurrando responsabilidades do governo para as universidades, achando que cota elimina ou diminui a desigualdade... Eu diria que você é ingênuo demais.

O governo só pode cobrar responsabilidades do cidadão quando este está incluso de todos os seus processos. Inclua os alunos, faça uma política educacional realista e aí sim tb tem pode exigir a contrapartida ... se vc excluir ... vc perde toda a idoneidade moral ...
« Última modificação: 22 de Maio de 2009, 20:50:47 por gilberto »

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #89 Online: 22 de Maio de 2009, 20:45:44 »
A argumentação dos nazi-cotistas continua fraca, como sempre.

Atheist

• Visitante
« Resposta #90 Online: 22 de Maio de 2009, 21:31:24 »
As ditas universidades receberam o dinheiro $$$ para ensinar esses alunos, os tais professores que são o top do país receberam o dinheiro para ensinar os alunos, e esses demonstraram a mesma incompetência como instituição de ensino para esses alunos que as escolas públicas que vcs tanto criticam aqui???

Milagres não existem. Se ao menos soubessem ler e escrever! Não adianta fazer cotas e forçá-los a entrar na universidade. É preciso forçá-los a aprender no ensino básico. A maioria nunca precisou estudar e agora que precisa, porque a universidade não é a casa da mãe Joana do ensino básico, a coisa complica.

Sabe ainda o que é pior? É eu perder o meu tempo corrigindo provas.

Por que ao invés de exigir cotas não exigem logo a entrega dos diplomas? Pelo menos posso ocupar meu tempo com quem consegue ler o que está num livro. E olha que aqui não tem cotistas...

Que tipo de profissional você quer que sejam formados? Para muita gente que consegue entrar na faculdade, seria preciso uns três anos de base para nivelamento para depois ser possível dar aula de ensino superior.

Agora repito: algum pró-cotas toparia fazer ensino médio em uma escola com média 80 e reprovação?

Não vejo exclusão em um processo que premia quem se prepara, não importando a cor, crença ou situação financeira.

E encerro minha participação neste tópico por aqui. Quer fazer faculdade pública? Estude. Ou saia de São Paulo, pois em outros lugares há cursos com concorrências baixíssimas (aqui mesmo, a engenharia civil que está abrindo agora não deverá ter mais que 10 candidatos por vaga, a metade de outras federais de MG).

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #91 Online: 23 de Maio de 2009, 03:06:28 »
Vamos ver então:

Ambos tem que se adaptar.

Não tem não.

Existe atualmente o conceito de responsabilidade social das instituições.

Que não passa de uma palhaçada politicamente correta para agradar gente tola.

Os consumidores não são obrigados a se sujeitar a todas as condições que uma empresa atua na sociedade, o mesmo vale para empresas de serviços, etc.

Exatamente. Ninguem é obrigado a se sujeitar a coisa alguma. Não gosta de como determinada instituição atua? Procure outra.

As instituições estabelecidas tem o dever de conduzir os procedimentos sob a sua tutela com o máximo de responsabilidade social.

E os humanos tem o dever de "amar a deus", segundo os cristãos... O vegan moralista achava que tínhamos o dever de ser vegetarianos também... Cada crença inventa um dever mais absurdo. Por favor, pare de inventar. Nos poupe do seu livrinho de deveres da universidade pública.

Se uma universidade pública não procurar atender os alunos que lhe são enviados, pra que ela serve então?

Correção: "os alunos que lhe são empurrados". Cabe a ela dar subsídios para que os alunos se formem profissionais. Mas ela não tem que bancar a babá de semi-analfabetos. Ela não tem que dar aulas com conteúdo do ensino médio porque os alunos chegam lá sem saber.

O meu argumento é que se a universidade pública exclui como é agora, ela está fugindo da sua responsabilidade perante com a parcela da população que a custeia, aí essa parcela pode soltar os cachorros e com razão falar: "como é que vc sra universidade quer exigir responsabilidade dos outros, se vc está fugindo da sua responsabilidade"???

A universidade não exclui. Ela seleciona. Entra para a universidade quem tem capacidade intelectual para isso. Assim como só vai para as olimpíadas quem tem capacidade física para isso. O que um homem que mal aguenta 50Kg vai fazer em uma competição onde os outros levantam 300Kg? O que um aluno que nem consegue resolver uma equação de segundo grau vai fazer em uma faculdade de matemática?

Quem paga a universidade pública é a população, e a população tá começando a exigir a sua cota ... não vai ter jeito de segurar para sempre ... democracia ...

A população burra está fazendo as exigências erradas. Não tem que exigir cotas. Tem que exigir educação de qualidade para todos. Assim todos vão competir de igual para igual no vestibular, sem precisar de cotas.

Vc é que está com o pretexto de que a maioria dos estudantes da escola pública que entrarem pelas cotas serão sempre incompetentes

A diferença entre cotistas e e não-cotistas é gritante. Vejo isso todo dia. A ponto de alguns professores esquerdiotas cogitarem a possibilidade de abrir aulas de redação, língua portuguesa e matemática, fora do horário normal, para os cotistas. Ocupar tempo e espaço da universidade para dar ensino de nível fundamental e médio porque os alunos são jogados nos cursos sem saber interpretar um texto... que ridículo...  :nojo:

lembre-se eles tb vão ter que estudar e concorrer entre eles em um vestibular ou outro tipo de avaliação.

É... vai ser uma competição para tentar descobrir quem são os menos piores...

A universidade vai ter que trabalhar para identificar os principais problemas (afinal lá é que estão os especialistas em educação) e atuar internamente e externamente junto ao sistema de ensino regular (as universidades tem que se preocupar mais com a educação do país, não só fazer teorias ... ) e o governo (tá cheio de secretário da educação e ministros que foram reitores e ... nada?). A universidade tem que se mexer ... pq se não mexerão com ela ... eu vejo isso como inevitável, e o pior ... se isso acontecer forçadamente por inércia da universidade pública ... vai ser mais traumático ...

A função da universidade não é corrigir problemas da educação básica. Então, não, as universidade não "tem que se preocupar mais com a educação do país" e não tem que "se mexer". Novamente peço que pare de inventar deveres para os outros.

Quem vai sair perdendo serão os cotistas. Eles é que vão acabar "traumatizados". Isso eu te garanto. As universidades não vão baixar o nível. O mercado de trabalho não vai baixar o nível. Se os cotistas não correrem atrás, não vão melhorar de vida.

Eles estão pagando a universidade pública ... devem estar lá sim ... é muito fácil questionar os critérios do vestibular, a universidade tem o queixo de vidro ... acho que o correto é inclir e trabalhar para tratar o problema e demonstrar a sua competência profissional, do que se eximir ...

O direito a cursar faculdade pública não é concedido apenas por pagar impostos. Para ter direito a estudar na universidade pública, além de pagar os impostos, você deve se mostrar capaz de entrar e estudar lá. Da mesma maneira que não é só porque você paga impostos que você tem direito a fazer parte do corpo de fuzileiros. Você precisa mostrar que tem capacidade para estar lá.

Se a referida injustiça social está dentro dela ... é mais que dever dela trabalhar para sanar também ... ela não devia ter nem deixado tais desvios acontecerem ... lembre-se ... universidade pública ... dinheiro público ... responsabilidade pública ... opinião pública ... cotas ... acho inevitável

Não há injustiça social dentro da universidade. O que há é consequência das injustiças sociais do ambiente do qual ela faz parte.

E, outra vez, pare de ditar deveres. Ninguem aqui leva a sério mandamentos religiosos.

O povo exige o que quer com o dinheiro público ... vc acha que o povo é obrigado a aceitar calado a elitização perpétua de um serviço público?

"Elitização do serviço público"? Juro que não entendi...  ::)

Vc acha que a universidade pública tem o direito de exigir da população que a custei e ela só vai ser socialmente justa daqui a 30 anos depois que todos os outros problemas da educação do país forem sanados?

A universidade pública não exige custeio. Ela foi criada pelo governo. E o governo, como responsável por sua criação, deve custea-la. Então você já começou sua pergunta todo errado. Inverteu a lógica da situação. Sua pergunta nem faz sentido.

Se a universidade trabalhar em conjunto ela pode mostrar a sua competência (que acredito que tenha) e guiar o processo, mas se continuar nessa exclusão elitizante absurda ... vai ter que amargar medidas impostas ...

Guiar um processo de implantação de uma política racista? Que piada... E quem vai amargar serão os cotistas. Que vão entrar sem condições de entrar, muitos vão parar no meio do curso, outros vão se formar e não vão conseguir emprego, porque na vida real não tem cotas. Aliás, isso já está acontecendo na UERJ, por exemplo.

Realmente, o melhor é se a universidade pública enfrentasse a situação demonstrasse todo o valor do dinheiro investido nela, as pessoas não precisassem se sentir excluídas e não precisassem pedir cotas ... mas o valor ... e principalmente a distribuição do dinheiro investido nela está sendo questionada ...
Agora as cotas, se implantadas, vão obrigar a universidade pública a encarar o problema ... por isso sou simpático a elas ...

A universidade mostra seu valor com suas pesquisas. Que mesmo com verba cortada e nenhum incentivo, continuam acontecendo. A universidade mostra seu valor formando ótimos profissionais. Não é apoiando racismo e assistencialismo que a universidade vai mostrar algum valor.

E não há problema para ser encarado pelas universidades públicas. O problema é dos cidadãos com os políticos. Pare de insistir nessa distorção da realidade.

Como eu já disse, se formos procurar quem é o mais incapaz aqui ... quando forem questionar a capacidade da universidade a coisa pode voltar contra ... eu prefiro o discurso ... vamos todos trabalhar com o melhor de nossa capacidade para resolver os problemas da melhor forma possível ... mas para isso precisa incluir ... pq exclusão é inaceitável ...

Há uma diferença enorme entre seleção e exclusão. Você precisa aprender isso.

O governo só pode cobrar responsabilidades do cidadão quando este está incluso de todos os seus processos. Inclua os alunos, faça uma política educacional realista e aí sim tb tem pode exigir a contrapartida ... se vc excluir ... vc perde toda a idoneidade moral ...

Do que você está falando? Nonsense...   :hein:

Já estou vendo que essa vai ser mais uma discussão no nível daquela com o vegan moralista, no mesmo nível daquela com o cristão homofóbico, ou até no mesmo nível daquela com o Jocax... Um monte de distorções da realidade, muita afirmação nonsense, profecias, mandamentos divinos...

Estou me retirando. Quem tiver paciência pra aturar isso, que se divirta.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #92 Online: 23 de Maio de 2009, 09:01:40 »
Eu acho que para a discussão continuar o gilberto tem que saber o que é uma universidade e pra que serve, e mais... pra que serve o vestibular, e por que alunos de escola pública passam menos em um vestibular do que alunos de escolas particulares...

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #93 Online: 23 de Maio de 2009, 12:16:43 »
"Pobres" pagam impostos, logo, devem estar nas universidades publicas, estando ou não preparados. E as universidades que se virem, para eles tirarem notas boas.

:histeria:
Não deseje.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #94 Online: 24 de Maio de 2009, 20:00:13 »

Do que você está falando? Nonsense...   :hein:

Também fiquei sem entender... :|

Tentando resumir o que o Gilberto disse: concordo em grande parte com o que o Orbe disse. Infelizmente, para desespero dos que foram mal preparados, a universidade não tem a obrigação de se moldar à realidade daqueles que nela ingressam. Cabe a quem ingressa nela buscar meios de acompanhá-la - intelectualmente falando. Essa coisa de professor de universidade querer ensinar aluno a escrever corretamente ou fazer redação não condiz com a realidade de um curso universitário em que o aluno está lá para aprender a pensar e adquirir uma formação.

Saí de uma escola pública e não tive acesso ao sistema de cotas mas precisei me adaptar à realidade de uma universidade particular reconhecida em meu estado. Assim como eu, vários outros colegas fizeram o mesmo. Por essa razão, vejo que, ao ingressar numa universidade, o esforço passa a ser seu e não de terceiros. Cabe a você dar seus passos e enfiar a cara nos livros para aprender o que precisa. É inviável exigir que a universidade cumpra uma responsabilidade social que não é a sua: dar educação básica é dever do poder público através do ensino básico e médio e não do ensino universitário. Não confundir 'responsabilidade social' é importante, Gilberto: apesar de parecer um termo amplo, a responsabilidade varia de acordo a instituição social.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #95 Online: 24 de Maio de 2009, 21:26:44 »
Não só isso. Se pessoas mal preparadas tem determinado diploma, o diploma simplesmente perde seu valor prático.
A universidade não exclui. Ela seleciona. Entra para a universidade quem tem capacidade intelectual para isso. Assim como só vai para as olimpíadas quem tem capacidade física para isso. O que um homem que mal aguenta 50Kg vai fazer em uma competição onde os outros levantam 300Kg? O que um aluno que nem consegue resolver uma equação de segundo grau vai fazer em uma faculdade de matemática?
Por aí.
A população burra está fazendo as exigências erradas. Não tem que exigir cotas. Tem que exigir educação de qualidade para todos. Assim todos vão competir de igual para igual no vestibular, sem precisar de cotas.
Essa é a campanha do governo. Quanto leva para alguém se formar? Muito mais do que os 2 mandatos presidenciais.

É muito mais fácil "brincar de estatística", e desfazer os números que apontam alguma injustiça nos aprovados do vestibular.
Citação de: gilberto
Vc acha que a universidade pública tem o direito de exigir da população que a custei e ela só vai ser socialmente justa daqui a 30 anos depois que todos os outros problemas da educação do país forem sanados?
É isso que uma instituição de ensino que fornece um diploma faz, aprova quem passar por determinadas exigências.

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #96 Online: 24 de Maio de 2009, 23:30:31 »
Eu acho que para a discussão continuar o gilberto tem que saber o que é uma universidade e pra que serve, e mais...

As universidades públicas existem para suprir a demanda por profissionais de nível superior e formentar a pesquisa científica.
Os nazi-cotistas, além de aceitarem que o ensino fundamental e médio públicos sejam deficientes, aceitam que carreiras que não demandam educação superior sejam mal remuneradas.

Atheist

• Visitante
« Resposta #97 Online: 25 de Maio de 2009, 11:27:40 »
Os cotistas pelo jeito só olha para o próprio umbigo e a curto prazo.

Esquecem que se os alunos começarem a entrar por cotas e outras provas menos exigentes e o Ação Afirmativa continuar pressionando pelos "direitos iguais", teremos profissinonais formados de péssima qualidade. Estes profissionais não conseguirão se firmar no mercado de trabalho - não há cotas para a concorrência. O que vai sobrar? Ser médico, dentista, psicólogo, professor, engenheiro, etc, de prefeitura em periferias, que pagam muito menos e por isso muitas vezes não tem profissionais ou os que tem são ruins. São os profissionais que o governo fornecerá para tratar dos pobres.

Ou seja, a longo prazo estão cavando um buraco para se enterrarem, ou enterrarem os que estão em situação pior porque não conseguiram entrar nem com cotas. Enquanto isso, o ensino básico continua uma merda e ninguém faz nada, pois não há pressão para mudar. A pressão existe para que o governo dê tudo sem o mínimo esforço. Quanto menos esforço melhor.
« Última modificação: 25 de Maio de 2009, 11:29:53 por Atheist »

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #98 Online: 25 de Maio de 2009, 14:42:55 »
Os cotistas pelo jeito só olha para o próprio umbigo e a curto prazo.
Os cotistas só olham o que o governo manda olhar...

É mais fácil empurrar as pessoas para o ensino superior do que melhorar a educação no nível básico (onde realmente importa). Se essas pessoas forem empurradas para o ensino superior fica parecendo que o governo fez alguma coisa, mas na verdade, a única coisa que o governo fez foi lavar as mãos e tentar baixar a qualidade do nível superior.

Ou alguém acha que o governo quer a população bem educada? Povo educado não vota em político corrupto, não acredita em contos da carochinha, não perdoa deslizes do políticos....

E esse papo de elite burguesa entrando em faculdade pública é tudo papo... a única elite de verdade é o governo... aquele deputado que matou 2 jovens aqui em Curitiba* é tataraneto do barão e visconde de nacar... a gente nunca saiu da monarquia se for ver bem.... os barões, viscondes, duques e etc são hoje deputados, senadores, prefeitos e etc....

Nós nunca vamos sair da monarquia se a gente não fizer alguma coisa pela educação...se a gente não for contra a baixar a qualidade da educação.... contra medidas populistas....Querem continuar com barões, duques, e viscondes governando o país? pois eu não quero, não quero que meus impostos sejam usados como eram usados na monarquia (para financiar luxos dos nobres)...Eu quero um povo consciente que não vote em nobres que só pensam em gastar dinheiro com luxos (passagens aéreas, jatinhos, verba indenizatória e etc)...que não vote em pessoas que tentam enganar a gente quando se metem em problemas...que não vote em pessoas irresponsáveis...

Eu quero uma democracia, e não uma monarquia fantasiada de democracia...

*não consigo engolir essa história...

Atheist

• Visitante
« Resposta #99 Online: 25 de Maio de 2009, 19:06:58 »
É mais fácil empurrar as pessoas para o ensino superior do que melhorar a educação no nível básico (onde realmente importa).

E os cotistas não conseguem enxergar isso. Sequer existe uma única proposta deles para melhorar a educação de verdade! O que importa é ganhar sem esforço.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!