Autor Tópico: Cotas para universidade podem chegar a 60% das vagas  (Lida 14166 vezes)

Offline calvino

• Nível 37
  • *
Re: Cotas para universidade podem chegar a 60% das vagas
« Resposta #25 Online: 18 de Maio de 2009, 13:04:57 »

Deixando claro. Eu também acho que não é o método ideal.

Eu penso algumas coisas: 1. É um problema urgentíssimo no nosso país, que precisa ser resolvido. 2. [uma dúvida] O que poderia ser feito, o que seria menos pior? 3. Algo pode ser feito de fato?
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline bia

• Nível 05
  • *
  • distraídos venceremos ;]
« Resposta #26 Online: 18 de Maio de 2009, 14:27:01 »
Bom, de todos os que eu conheci nenhum desistiu, todos se formaram e conseguiram transformar consideravelmente a condição social da família. Se bem que não passam de umas 20 pessoas.

Sempre haverão os que não aproveitam e os que aproveitam.

você não me entendeu completamente, calvino.
explicarei: meus colegas cotistas não conseguiram acompanhar... não significa que eles desistiram! eles continuam lá, e se formam sabe-se lá Deus quando... resumindo, reprovaram em cálculo! não significa que eles não vão formar! só que não como o resto...
e que formados você viu? virou lei no meu ano, em 2007! não tem formados ainda, só a partir de 2012!

e você realmente acha que é melhor deixar o circo pegar fogo e esquecer as políticas de longo prazo? meio imediatista, não acha?
sempre acreditei que política é mais sobre "a longo prazo" do que "pra já". obvio que o que ganha eleições é o "pra já", mas nunca confio em políticos cheios de muitos "pra já's". saúde, moradia, educação, segurança pública, nada disso é resolvido imediatamente, leva tempo e políticas de longo prazo eficazes e bem aplicadas.
bia ;]

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #27 Online: 18 de Maio de 2009, 15:04:22 »
Prezados,

Sou contra cotas pelos motivos;

a) Exceto nos casos de deficiência neurológica, cotas para deficiêntes são absurdas, visto que são absolutamente capazes de estudar;
b) Cotas para pessoas de cor é igualmente um absurdo, a cor não alterar a capacidade intelectual de ninguém;
c) Cotas sociais é o maior absurdo de todos! Não podemos esquecer que a questão pobreza depende de infra-estrutura, segurança, distribuição de renda e mais um monte de fatores.
d) Universidade nunca foi e acho que nunca será para todos. No entanto, ensino público e/ou particular deveriam ser de boa qualidade, mas pelo visto, não é isto o que a sociedade quer... Ou seja, querem o caminho mais fácil. Deixem as porcarias das escolas como estão e quebrem o galho lá na frente com as cotas.
e) Qualquer política de cotas é cúmulo do ridículo. Vocação, perfil e disciplina nunca foram tão desprezadas.
f) Somos capitalistas e atualmente tem muita gente criticando aquele que pode pagar, independente se mereçe ou não, não importa, rico virou o problema.
g) O Brasil está virando um caos: É bolsa para quem precisa, é cotas para quem precisa, é moradia barata para quem precisa... Enfim, nos tornaremos o país dos mendingos.
h) No fim, viveremos com um salário mínimo, graduados e morando em favelas.
i) Queremos mesmo o social? Devemos diminuir as diferenças sociais? Então começem já a educar seus filhos, porque se continuarmos transferindo esta responsabilidade para escola/faculdade/governo.... Então a letra (h) deste comentário pode se concretizar.
« Última modificação: 18 de Maio de 2009, 15:07:34 por Mr. Mustard »

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #28 Online: 18 de Maio de 2009, 15:05:48 »
Mas acho um absurdo que as vagas das Universidades Públicas sejam destinadas na sua grande maioria aos filhinhos de papai que tiveram dinheiro para estudar nos colégios particulares.

E que aqueles que mais precisam fiquem excluídos deste serviço público.

As vagas da universidade pública não são "destinadas" a um público específico. Elas estão lá e são preenchidas pelos indivíduos que se saem melhor no vestibular.

Os "filhinhos de papai" também são cidadãos. Eles tem tanto direito aos serviços públicos quanto qualquer "pobrinho".
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #29 Online: 18 de Maio de 2009, 22:01:16 »
explicarei: meus colegas cotistas não conseguiram acompanhar... não significa que eles desistiram! eles continuam lá, e se formam sabe-se lá Deus quando... resumindo, reprovaram em cálculo! não significa que eles não vão formar! só que não como o resto...
e que formados você viu? virou lei no meu ano, em 2007! não tem formados ainda, só a partir de 2012!

e você realmente acha que é melhor deixar o circo pegar fogo e esquecer as políticas de longo prazo? meio imediatista, não acha?
sempre acreditei que política é mais sobre "a longo prazo" do que "pra já". obvio que o que ganha eleições é o "pra já", mas nunca confio em políticos cheios de muitos "pra já's". saúde, moradia, educação, segurança pública, nada disso é resolvido imediatamente, leva tempo e políticas de longo prazo eficazes e bem aplicadas.

Sou a favor de políticas de longo e de curto prazo em nosso país. As duas ao mesmo tempo.
Isso no caso do nosso país em específico. Ele é muito detonado para haver apenas políticas de longo prazo.

Como disse no meu "post" anterior, quanto tempo levaria para que essas políticas viessem a fazer real efeito?
50, 60 anos? E até lá, como ficam os menos favorecidos?

Como disse, nem sei ao certo o que deve ser feito. Não sei se o sistema de cotas é "O" método, nunca disse isso.
Disse que é UM método apenas.

E eu particularmente acho melhor isso que nada.
Acho isso hoje. Amanhã já posso ter mudado de opinião  :)

abraços
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Diego Reichenbach Vercesi

• Nível 02
  • *
  • "Eu continuo ateu, graças a Deus".
« Resposta #30 Online: 19 de Maio de 2009, 19:09:38 »
Ainda fico com a opinião de que não é crime ter dinheiro, se estou fazendo cursinho hoje é porque meu pai se ralou pra fazer uma faculdade de medicina pra estar pagando o cursinho pra mim hoje, e o pai dele ralou pra passar em direito e concurso pra funcionário público, então, se tudo isso foi adquirido com mérito, suor e esforço, porque deveria eu me preocupar? ou até mesmo me sentir culpado?

Ao invés de ficar implementando cotas para Negros/Brancos/Albinos/Anões de Jardim/Chefes de gangues/lutadores de sumô e sabe-se lá mais a infinidade de minorias presentes no nosso país, porque não começar aproveitando melhor os nossos impostos exorbitantes e começar a construir algumas escolhinhas hein? parar de roubar um pouco, ter conciencia própria! Enquanto os caras la de Brasília usam e abusam do dinheiro público, a burguesia e os profissionais liberais estão pagando cada vez mais impostos e vendo ele ser cada vez menos convertido em assuntos úteis aos nossos interesses, acredito que medidas de curto prazo mais inteligentes devem ser tomadas, porém, dar foco especial as de médio/longo prazo, para melhorar a educação pública do nosso país!

Então, perdão pelo post gigante, mais é a expressão de ódio de um vestibulando que, felizmente, tem condições familiares de pagar um bom cursinho, e está tendo que se matar de estudar para vencer as cotas injustas de nosso país, acredito eu, que um cotista tenha a mesma capacidade de raciocínio do que eu, ele é igual a mim, porque ele tem que levar vantagem?
"Duas mãos trabalhando fazem mais que milhares juntas em prece."

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #31 Online: 19 de Maio de 2009, 20:15:25 »

Sou a favor de políticas de longo e de curto prazo em nosso país. As duas ao mesmo tempo.
Isso no caso do nosso país em específico. Ele é muito detonado para haver apenas políticas de longo prazo.

Como disse no meu "post" anterior, quanto tempo levaria para que essas políticas viessem a fazer real efeito?
50, 60 anos? E até lá, como ficam os menos favorecidos?

Como disse, nem sei ao certo o que deve ser feito. Não sei se o sistema de cotas é "O" método, nunca disse isso.
Disse que é UM método apenas.

E eu particularmente acho melhor isso que nada.
Acho isso hoje. Amanhã já posso ter mudado de opinião  :)

abraços

O Calvino, vc tá muito tímido defendendo as suas idéias aqui. Deixe-me entrar nessa discussão meio que chutando a porta de entrada (hehe).

Tem uma clara distorção na porcentagem de impostos que os pobres pagam ao governo e a porcentagem desses mesmos pobres que usufruem da educação superior retornada para os pobres que pagaram os impostos. Os pobres podem e devem exigir que os impostos que eles pagam voltem a eles como serviços públicos.

Eu não acho que a cota deva ser uma solução definitiva. Mas como não tem outra solução em curso para resolver problemas como esse, que se crie as cotas, pois quem não faz algo melhor que não atrapalhe quem está fazendo alguma coisa.

E o pessoal das escolas particulares que estão com medo das cotas, fiquem tranquilos, pq se vcs são uns 10% dos estudantes do 2° Grau (não sei a porcentagem exata), vcs com certeza terão muito mais que os 10% de vagas nas universidades públicas que seriam proporcionais a vcs em um sistema justo. Vcs estão chorando com a barriga cheia, o que históricamente é típico nesse país, eu acho que não é por sacanagem de vcs, mas esse "alarmismo burguês" por conta das cotas não é justificado pelos números.

Não sou petista, não sou comunista, mas também não sou hipócrita (não que vcs o sejam, mas que parece, parece, hehe)!

Offline bia

• Nível 05
  • *
« Resposta #32 Online: 19 de Maio de 2009, 21:08:26 »
O Calvino, vc tá muito tímido defendendo as suas idéias aqui. Deixe-me entrar nessa discussão meio que chutando a porta de entrada (hehe).

Tem uma clara distorção na porcentagem de impostos que os pobres pagam ao governo e a porcentagem desses mesmos pobres que usufruem da educação superior retornada para os pobres que pagaram os impostos. Os pobres podem e devem exigir que os impostos que eles pagam voltem a eles como serviços públicos.

Eu não acho que a cota deva ser uma solução definitiva. Mas como não tem outra solução em curso para resolver problemas como esse, que se crie as cotas, pois quem não faz algo melhor que não atrapalhe quem está fazendo alguma coisa.

E o pessoal das escolas particulares que estão com medo das cotas, fiquem tranquilos, pq se vcs são uns 10% dos estudantes do 2° Grau (não sei a porcentagem exata), vcs com certeza terão muito mais que os 10% de vagas nas universidades públicas que seriam proporcionais a vcs em um sistema justo. Vcs estão chorando com a barriga cheia, o que históricamente é típico nesse país, eu acho que não é por sacanagem de vcs, mas esse "alarmismo burguês" por conta das cotas não é justificado pelos números.

Não sou petista, não sou comunista, mas também não sou hipócrita (não que vcs o sejam, mas que parece, parece, hehe)!

Ah sim, e quem mais sofre com essa carga tributária estranhamente dividida? Ah é! A classe média! Que como disse o Diego, rala pra caramba pra conseguir pagar uma ensino bom, e no final só dá mau.
Mas isso foi só indignação.

Racionalmente falando, o importante é enxergar que políticas desse tipo viciam a população! Igual CPMF, que era pra ser temporário, enquanto uma medida a longo prazo não era tomada, e foi ficando, ficando até que: "uai? CPMF era temporário?".
Já passei no vestibular, não esquento mais minha cabeça com isso, mas fico realmente irada quando enxergo o fim que essas políticas tomarão! Hoje são as vagas de universidade, amanhã sabe-se lá! Daqui a pouco, a classe média/alta vai pagar por seguranças particulares porque os policias vão proteger só os pobres! "A classe média e alta pode pagar."
E por favor! Está na constituição, todos somos iguais perante a leeeei!!! Pobres e ricos tem os mesmo deveres e direitos!!!

(texto gigante, desculpa, me empolguei)
bia ;]

Atheist

• Visitante
« Resposta #33 Online: 19 de Maio de 2009, 21:48:17 »

Não sei bem se isso é problema de cotas. Na UFV não tem cotas (por enquanto) e Cálculo é uma das disciplinas com elevados índices de reprovação, mesmo em cursos mais concorridos como as engenharias.

Atheist

• Visitante
« Resposta #34 Online: 19 de Maio de 2009, 21:52:27 »

Me desculpe, mas certamente a classe média paga muito mais impostos do que os pobres, que são os que mais utilizam escolas públicas, e ainda pagam escola e saúde privada. A maioria dos que usam escolas públicas sequer paga imposto de renda e ainda consome principalmente produtos com impostos subsidiados. E o custo de uma boa universidade pública é muito maior do que o dos colégios.

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #35 Online: 19 de Maio de 2009, 22:27:37 »
acho que o brasil devia seguir exemplo de escolas asiáticas e até assimilar um pouco da cultura educacional, pra vc ver como países como a Malásia foram de carregar latas d'água na cabeça a formado em ensino superior em uma geração, é claro que esses países não sofre com problemas como o criacionismo.
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #36 Online: 19 de Maio de 2009, 22:53:26 »
Ah sim, e quem mais sofre com essa carga tributária estranhamente dividida? Ah é! A classe média! Que como disse o Diego, rala pra caramba pra conseguir pagar uma ensino bom, e no final só dá mau.
Mas isso foi só indignação.
Eu te garanto que a classe pobre sofre muito, mas muito mais que a classe média com a carga tributária, com o descaso, com c.. a quatro. A classe média tb tem os seus apertos e rala bastante, mas o pobre tb rala muito e em condições piores que a classe média. Agora na questão de escolas públicas, tanto a classe média baixa (renda de até uns 3milzinhos) como a pobre utiliza a escola pública. Sorte da classe média alta que ainda consegue ralar e colocar os filhos na escola privada. O certo acho é que a escola pública tivesse uma qualidade mínima e segurança para que todos pudessem confiar seus filhos.

O governo do estado de SP está melhorando a escola, as minhas irmãs estudam lá e a melhora é grande (ainda que insuficiente), elas ganham livros de qualidade para quase todas as disciplinas, nos dias de prova só vão metade da sala por vez para separar os alunos e dificultar a cola, o diretor diz que tem verba para reformas (na escola delas ele disse que tem 600mil), e diz ele que tem uma política de organização em curso para coibir o fumo e outras infrações dentro da escola. Até agora o negócio parece ser sério, vamos ver. Mas como é uma ação para melhorar eu apóio. Não vou ficar criticando quem tá tentando algo para melhor, se não tem uma alternativa melhor, como tb é o caso das cotas.
Racionalmente falando, o importante é enxergar que políticas desse tipo viciam a população! Igual CPMF, que era pra ser temporário, enquanto uma medida a longo prazo não era tomada, e foi ficando, ficando até que: "uai? CPMF era temporário?".
Já passei no vestibular, não esquento mais minha cabeça com isso, mas fico realmente irada quando enxergo o fim que essas políticas tomarão! Hoje são as vagas de universidade, amanhã sabe-se lá! Daqui a pouco, a classe média/alta vai pagar por seguranças particulares porque os policias vão proteger só os pobres! "A classe média e alta pode pagar."
E por favor! Está na constituição, todos somos iguais perante a leeeei!!! Pobres e ricos tem os mesmo deveres e direitos!!!

(texto gigante, desculpa, me empolguei)

O Bia, política de todo tipo podem viciar a população, mas algo tem que ser feito, como ninguém fez políticas de inclusão social antes, elas estão vindo é muito tarde, e isso não é só no Brasil não, a mairia dos países de primeiro mundo tiveram e tem políticas de compensação e ação social.

A classe média alta tem é mais que exigir que os serviços públicos tenham qualidade para que elas tb possam utilizar, mas no caso da justiça e da polícia, eu tenho certeza que a pobreza é muito mais discriminada e é mais relegada que a classe média e a classe A. E somos sim todos iguais perante a lei, por isso apóio ações de inclusão social, pois a própria justiça tem os seus custos e no caso favorecem quem pode pagar melhores advogados, o mesmo acontece com o ensino superior público que notoriamente favorece as classes mais ricas. Se um sistemas de cotas não é ideal, pelo tamanho da desigualdade e "roubo dos impostos das classes pobres" durante anos nas universidades públicas, as cotas é o mínimo que se pode fazer enquanto não se cria um sistema de correção da distorção tão brutal quanto a que está em vigor.

Eu sei que todos temos as nossas dificuldades, mas reclamar de qualquer ação de reparação social em um país injusto como o Brasil é mais injusto ainda. Lembre-se que o rico ainda tem a opção da universidade privada se não passar na sua cota, já o pobre se f....
« Última modificação: 20 de Maio de 2009, 00:27:53 por gilberto »

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #37 Online: 19 de Maio de 2009, 23:13:02 »
Me desculpe, mas certamente a classe média paga muito mais impostos do que os pobres, que são os que mais utilizam escolas públicas, e ainda pagam escola e saúde privada.

Se vc tiver falando de cada indivíduo, eu concordo, o que é natural pq a classe média arrecada da economia uma parcela maior para cada hora trabalhada, logo o imposto é proporcional. Agora se vc for contar o total de impostos das classes sociais que usam a escola pública (renda por volta de 3mil, estou chutando), acho que vc tá errado. E mais, não tenho as estatísticas, mas tenho certeza que a distorção entre a porcentagem de impostos pagos pelo total das famílias dos alunos das escolas públicas e a porcentagem desses que entram nas universidades públicas custeadas por esses mesmos impostos é bem desigual. E imagina quem tá perdendo o seu suado imposto durante décadas? E imagina qual classe social está se benificiando dessa distorçãozinha durante décadas e agora tá reclamando?

A maioria dos que usam escolas públicas sequer paga imposto de renda e ainda consome principalmente produtos com impostos subsidiados. E o custo de uma boa universidade pública é muito maior do que o dos colégios.

Todo mundo que compra um pacote de arroz paga imposto, se trabalha assalariado tb, e esses estão pagando universidade pública para os outros que tem muito mais condições que eles a décadas ... e isso ninguém nunca reclama?

Atheist

• Visitante
« Resposta #38 Online: 20 de Maio de 2009, 07:15:54 »
Não é proporcional porque a taxa do IR aumenta com o aumento da renda. Quem ganha até mil reais por mês não paga nada; um pouco acima paga uns 12% e se ganha mais de 3.500 já paga 27% (posso estar errado na estimativa dos valores e alíquotas, mas não muito). A diferença é imensa. Seria proporcional se a alíquota do imposto de renda fosse o mesmo para todos.

Será que a solução a curto prazo seriam cotas sociais? Talvez. Mas só talvez. Se não houvessem vários casos de pessoas de baixa renda que conseguiram passar em vestibular de universidades boas e conseguiram terminar o curso, eu diria que era a solução sem dúvidas. No entanto, passar no vestibular é um desafio que muitos não se interessam em se preparar para encarar. O problema nñao é só que a escola pública é ruim, é que os alunos não ligam a mínima. Já que não reprova, para quê estudar? Quem estuda passa no vestibular e se dá bem.
« Última modificação: 20 de Maio de 2009, 07:19:18 por Atheist »

Offline bia

• Nível 05
  • *
« Resposta #39 Online: 20 de Maio de 2009, 11:40:54 »
Atheist, sei que cálculo na engenharia - como é o caso citado - tem altíssimos índices de reprovação, mas de uma sala com 40% de alunos cotistas depois de 2 cálculos(só!) não sobrar nenhum! Acho, no mínimo, motivo para observação mais minuciosa. (Inclusive na minha universidade, devido aos resultados não muito produtivos da política de cotas, eles mudaram completamente o sistema, dos males o menor, eu acho.)

Gilberto, acho que o Atheist já te respondeu(muito bem respondido inclusive) sobre os impostos.
Sobre a escola das suas irmãs, não duvido nada! Mas claro que estrutura é muito importante, mas o quê faz uma boa escola são professores, e com o salário de miséria que a grande maioria ganha, não há paixão pela profissão que aguente!
E onde estão os direitos iguais quando existe reserva de vagas em universidades? Isso é ilógico! O que você está aceitando, e ainda chamando quem não aceita de hipócrita, é que esse direito de todo cidadão "dê um tempo" até que tudo fique mil maravilhas! Quando penso em política, tento sempre generalizar as coisas, se foi feita uma exceção para as vagas de universidades e eu aceitei, significa que eu terei que aceitar exceções em outras áreas também.
Independente da sua visão política tenho certeza que não aceitaria alguns desses "tempos" que o Brasil já deu algumas vezes, sem contar os novos que podem ser inventados.
bia ;]

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #40 Online: 20 de Maio de 2009, 12:29:57 »
Gilberto , as cotas raciais no Brasil criam uma situação de desigualdade ao invés de resolvê-la. Isto porque a baixa percentagem de negros e mulatos no ensino superior não se dá por questões raciais mas sociais.
Nos EUA , onde estas ações afirmativas se iniciaram , o critério racial era usado para impedir o acesso  às universidades de negros ( e antes da 2ª GM , de judeus em várias) e neste caso as cotas serviram para evitar a eliminação de candidatos aptos intelectualmente mas que seriam descartados por racismo. No Brasil , até onde sei , o critério racial não foi usado para eliminar alguém do acesso ao ensino superior.
O que acontece é que a maior parcela da população de baixa renda , que tem acesso apenas ao ensino público que é de baixa qualidade , é composta de afrodescendentes. Mas ele é desfavorecido por ser pobre e não ter acesso a um sistema de ensino adequado e não por ser negro ; é claro que o fato da maioria da população de baixa renda ser afrodescendente está historicamente relacionado á escravidão e ao racismo que impregna as relações sociais no país. Mas outros grupos sociais também compõem a população de baixa renda e são tão desfavorecidos quanto os afro descendentes , basta pensar nos migrantes nordestinos no Sudeste.
A criação de cotas raciais por isso gera situações que vão contra o seu objetivo de equalização de oportunidades: um jovem branco pobre com 2º grau completo em escola pública, filho de migrantes nordestinos ( pai porteiro de prédio e mãe empregada doméstica) não terá cota mas o jovem negro filho de pais de classe média com 2º grau em escola particular ( pai microempresário e mãe enfermeira) terá.
A medida menos pior - se fossemos pensar em cotas - seriam as cotas sociais , reservadas para alunos de baixa renda. Mas ainda assim seria uma medida paliativa , já que a medida real de justiça social seria oferecer ensino público gratuito e laico de boa qualidade.
Melhor que cotas , como medida páliativa de curto prazo , seria o apoio às iniciativas que já existem de cursinhos comunitários que fazem o reforço das matérias para alunos de baixa renda , foi uma solução espontânea de várias comunidades para superar as deficiências do ensino oficial. Salvo engano , não conheço política oficial de apoio a estas iniciativas.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #41 Online: 20 de Maio de 2009, 16:52:35 »
Não é proporcional porque a taxa do IR aumenta com o aumento da renda. Quem ganha até mil reais por mês não paga nada; um pouco acima paga uns 12% e se ganha mais de 3.500 já paga 27% (posso estar errado na estimativa dos valores e alíquotas, mas não muito). A diferença é imensa. Seria proporcional se a alíquota do imposto de renda fosse o mesmo para todos.

Vc tem razão que individualmente não é porporcional, e isso faz parte da política de distribuição de renda, o que para mim está correta, deve ter distorções (afinal isso é Brasil) que devem ser corrigidas, mas no seu princípio está certo. Mas a soma da contribuição de todos os impostos das classes ricas e a soma de todos os impostos das classes pobres (uma vez que tem muito mais pobres que ricos) é que eu quero ver a conta. E eu duvido-de-ó-dó que a porcentagem do imposto pago pela população pobre é retornada para ela na mesma proporção no ensino superior. Veja que os alunos oriundos da escola pública na universidade pública é em torno de 10% (se alguém sou ber a porcentagem exata ... me corrija) o que claramente está muito abaixo da porcentagem do total de impostos pagos pela classe social a que esses alunos pertencem. Além do mais tem os outros impostos sobre o consumo e demais atividade que pega todo mundo indiscriminadamente. Eu repito: ESTÃO ROUBANDO OS IMPOSTOS DOS POBRES PARA PAGAR A FACULDADE PÚBLICA PARA OS RICOS!!!

Pessoal, eu não quero ser chato, apontando o dedo na cara de ninguém, mas não adianta querer achar desculpas para essa injustiça. E injustiça não se corrige com bla bla bla e nem filosofia, tem que fazer na prática ... as cotas são uma prática para corrigir isso ... se tiver outra melhor ... melhor ... mas se não ... não adianta ser só do contra ...

Além do mais a característica de qualquer serviço público é ser universal (com a possível excessão dos serviços estratégicos), e é mais que evidente que o acesso às universidades públicas se mostrou historicamente não universal, privilegiando seguidamente uma pequena e já privilegiada classe social. No começo das primeiras universidades públicas, como uma estratégia de desenvolvimento, até era aceitavel, mas deixar isso se perpetuar como foi o que aconteceu por décadas é uma injustiça.

Será que a solução a curto prazo seriam cotas sociais? Talvez. Mas só talvez. Se não houvessem vários casos de pessoas de baixa renda que conseguiram passar em vestibular de universidades boas e conseguiram terminar o curso, eu diria que era a solução sem dúvidas. No entanto, passar no vestibular é um desafio que muitos não se interessam em se preparar para encarar. O problema nñao é só que a escola pública é ruim, é que os alunos não ligam a mínima. Já que não reprova, para quê estudar? Quem estuda passa no vestibular e se dá bem.

Eu não sei de outra solução a curto prazo factível (tanto tecnicamente quanto politicamente), mas só deixando quem tá tentando solucionar o problema tentar para sabermos, como ninguém tá apresentando uma proposta alternativa, pq detonar? Agora não sei porque tanta revolta contra cotas. Pelo que sei as cotas são proporcionais (ou deveriam ser) a porcentagem da população. Até onde eu sei ninguém está querendo propor cotas maiores para o seu grupo do que a sua representatividade na população. A cota não cria injustiça a princípio, pois se implantada apenas vai assegurar que cada segmento da população esteja proporcionamente assistido pelos serviços públicos. A princípio também, com as cotas, um aluno da escola particular teria a mesma relação candidato/vaga que os alunos da escola pública no vestibular. O que está errado é a distorção atual. Para as eleições existe uma cota de 30% dos candidatos serem mulheres, e ninguém protesta contra essa cota (que é até menor que os 50% das mulheres). Na Argentina a cota é para as mulheres serem eleitas e não serem candidatas, o que é o mais correto, pois não adianta nada um partido colocar mulheres para disputar e não dar condições a elas, só para estarem dentro da cota.

Desculpa aí de novo pessoal, mas cota proporcional não cria injustiça. Podemos criticar que as cotas ingessam, tiram a flexibilidade e o caráter expontãneo, etc e tal. Mas se há um setor da sociedade que com liberdade de atuação apresenta um grave desequilíbrio, o governo e a sociedade em geral tem é mais que acabar com a mamata mesmo .... Eu não acho que no Brasil precisa de cotas raciais (a não ser em setores onde possa haver uma desigualdade de raças, como parecer ser o da moda, artistas de tv, etc), pq acho que aqui o problema é mais econômico mesmo, sem falar que com a nossa miscigenação ninguém tem uma raça ou etnia bem definida. Eu sou negro, oriental, índio e europeu ao mesmo tempo.

Offline DDV

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 20 de Maio de 2009, 17:15:15 »

Vc tem razão que individualmente não é porporcional, e isso faz parte da política de distribuição de renda, o que para mim está correta, deve ter distorções (afinal isso é Brasil) que devem ser corrigidas, mas no seu princípio está certo. Mas a soma da contribuição de todos os impostos das classes ricas e a soma de todos os impostos das classes pobres (uma vez que tem muito mais pobres que ricos) é que eu quero ver a conta. E eu duvido-de-ó-dó que a porcentagem do imposto pago pela população pobre é retornada para ela na mesma proporção no ensino superior. Veja que os alunos oriundos da escola pública na universidade pública é em torno de 10% (se alguém sou ber a porcentagem exata ... me corrija) o que claramente está muito abaixo da porcentagem do total de impostos pagos pela classe social a que esses alunos pertencem. Além do mais tem os outros impostos sobre o consumo e demais atividade que pega todo mundo indiscriminadamente.

gilberto, o que você diz aqui poderia ser resumido nos seguintes pontos:

1- A relação pagamento de impostos/usufruto de serviços públicos é maior para a classe média e os ricos do que os pobres. Sendo mais específico (com relação à educação): os ricos/classe média consomem mais serviços de educação pública do que os pobres, em uma quantidade bem maior do que os impostos que pagam.

2- Existe um "roubo" com relação ao ensino superior: há alguma política, deliberada ou não, que IMPEDE que os pobres entrem em universidade pública, privilegiando os ricos, e POR CULPA dos ricos (já que estariam "roubando" as vagas dos pobres). Os ricos devem ser de alguma forma "punidos" ou reprimidos por estarem "tomando" as vagas dos pobres nas faculdades públicas.

3- O fato do ensino público ser ruim é culpa dos ricos e da classe média, logo, esses devem ser de alguma forma "punidos" (sendo preteridos de forma artificial na admissão às universidades públicas) por terem optado por pagar do próprio bolso algo que o governo DEVERIA suprir (com os impostos que pagam) e não supre, que é um ensino público que preste.

4- O fato das escolas particulares (que a classe média e ricos optaram por pagar do próprio bolso para suprir algo que deveria ser suprido pelo governo) terem qualidade superior é algo RUIM, INACEITÁVEL, pois impede que as pessoas que estudem em escolas públicas (de qualidade inferior) tenham acesso às universidades na concorrência com as mesmas. Portanto, devemos de alguma forma "punir", reprimir, tolher ou limitar as pessoas que TÊM mais conhecimentos decorrentes de estudao em uma escola de melhor qualidade, paga com o dinheiro do próprio bolso, pelo fato destas escolas lhes proporcionarem algo que o governo DEVERIA lhes proporcionar e não faz.

Gostaria então que você explicasse (ou fizesse contraposição) à esses pontos aparentemente deduzíveis de seus posts.

Citação de: gilberto
Eu repito: ESTÃO ROUBANDO OS IMPOSTOS DOS POBRES PARA PAGAR A FACULDADE PÚBLICA PARA OS RICOS!!!

2 pressupostos aqui:

1- Os impostos pagos pelos ricos ou classe média não seriam suficientes para cobrir o custo que dão em uma universidade pública, enquanto os impostos pagos pelos pobres são.

2- Há alguma política deliberada, artificial, que impede os pobres de entrarem nas universidades e favorecem os ricos (Ex: na correção das provas, na matrícula, etc)  ou...

3-... os ricos ou a classe média são culpados pela má qualidde do ensino público,

4- ...ou estão errados (e merecem punição) em tentar pagar do próprio bolso algo que o governo não supre (embora devesse suprir),

5- ..ou a qualidade superior do ensino particular é algo ruim e indesejável, de forma que devemos punir os oriundos de escola particular que têm mais conhecimentos, ou eliminar/reduzir o peso do conhecimento na admissão à universidade em prol de outros fatores (como raça, renda, aparência, origem, religião, filiação partidária, passado, etc).

Pessoal, eu não quero ser chato, apontando o dedo na cara de ninguém, mas não adianta querer achar desculpas para essa injustiça. E injustiça não se corrige com bla bla bla e nem filosofia, tem que fazer na prática ... as cotas são uma prática para corrigir isso ... se tiver outra melhor ... melhor ... mas se não ... não adianta ser só do contra ...

Além do mais a característica de qualquer serviço público é ser universal (com a possível excessão dos serviços estratégicos), e é mais que evidente que o acesso às universidades públicas se mostrou historicamente não universal, privilegiando seguidamente uma pequena e já privilegiada classe social.

Então, QUALQUER pessoa que terminou o ensino médio poderpa ingressar livremente em uma universidae pública (é isso que eu entendo como "universal").

Porém, as vagas são muito limitadas, sabemos disso (os porquês não são importantes para discurtirmos agora). Não dá para o acesso à universidade pública seja universal. Logo, deverá haver algum critério para o acesso às mesmas. Não consigo imaginar outro critério além do conhecimento ou habilidade (alguém consegue imaginar outro?).

O que sobra então para ser discutido são os porquês de algumas pessoas terem mais condições de obter conhecimentos e desenvolver mais habilidades do que outras, mas acho que podemos concordar que isso é um problema para ser resolvido fora da universidade, cabendo à mesma unicamente selecionar os que possuem mais conhecimentos ou habilidades, independente de como ou onde obtiveram.

Eu não sei de outra solução a curto prazo factível (tanto tecnicamente quanto politicamente), mas só deixando quem tá tentando solucionar o problema tentar para sabermos, como ninguém tá apresentando uma proposta alternativa, pq detonar?

Porque as cotas são mais ou menos assim: você aleija uma pessoa e depois obriga uma terceira pessoa a carregar o aleijado, transferindo para ela um ônus que não é dela, que não foi ela quem causou, mas sim você. A mesma coisa o governo faz com os estudantes oriundos de escola particular.

Além do mais, as cotas serão o golpe de misericórdia na educação pública, pelos seguintes motivos: as pessoas estudam com o objetivo de terem acesso à uma boa universidae, para terem profissões melhores e mais lucrativas no futuro (as exceções à essa regra são insignificantes demais para serem consideradas). Com as cotas, não é mais necessário que o ensino público seja bom, pois as pessoas oriundos do mesmo terão vaga cativa nas universidaes sem precisarem concorrer com o ensino particular. Logo, não é mais necessári melhorar o ensino público.

Peça a uma pessoa comum (as pessoas "normais", que votam e tal) pra responder rapidamente: "porque o ensino público precisa ser bom?"  Ela responderá "para termos uma chance de entrar numa faculdade pública boa e termos uma boa profissão". Mas as cotas já permitem esse acesso sem precisar o ensino ser bom, logo...

Agora não sei porque tanta revolta contra cotas. Pelo que sei as cotas são proporcionais (ou deveriam ser) a porcentagem da população. Até onde eu sei ninguém está querendo propor cotas maiores para o seu grupo do que a sua representatividade na população. A cota não cria injustiça a princípio, pois se implantada apenas vai assegurar que cada segmento da população esteja proporcionamente assistido pelos serviços públicos. A princípio também, com as cotas, um aluno da escola particular teria a mesma relação candidato/vaga que os alunos da escola pública no vestibular. O que está errado é a distorção atual. Para as eleições existe uma cota de 30% dos candidatos serem mulheres, e ninguém protesta contra essa cota (que é até menor que os 50% das mulheres). Na Argentina a cota é para as mulheres serem eleitas e não serem candidatas, o que é o mais correto, pois não adianta nada um partido colocar mulheres para disputar e não dar condições a elas, só para estarem dentro da cota.

Desculpa aí de novo pessoal, mas cota proporcional não cria injustiça. Podemos criticar que as cotas ingessam, tiram a flexibilidade e o caráter expontãneo, etc e tal. Mas se há um setor da sociedade que com liberdade de atuação apresenta um grave desequilíbrio, o governo e a sociedade em geral tem é mais que acabar com a mamata mesmo .... Eu não acho que no Brasil precisa de cotas raciais (a não ser em setores onde possa haver uma desigualdade de raças, como parecer ser o da moda, artistas de tv, etc), pq acho que aqui o problema é mais econômico mesmo, sem falar que com a nossa miscigenação ninguém tem uma raça ou etnia bem definida. Eu sou negro, oriental, índio e europeu ao mesmo tempo.

Se não me engano, a proporção de portugueses entre os donos de padaria é maior do que entre a população geral no Brasiul, o mesmo vale para a proporção de negros entre velocistas/jogadores de futebol/jogadores de basquete, a proporção de orientais entre estudantes de exatas/jogadores de ping-pong, a proporção de homens entre militares/pedreiros/engenheiros/enxadristas, a proporção de mulheres entre enfermeiras/babás/pedagogas/assistentes sociais...e por aí vai.

Há também uma proporção de mulheres negras entre as esposas de negors ricos MUITO abaixo da proporção de mulheres negras na população em geral.

O que acham? Não é injusto? Devemos fazer justiça, implantando cotas caso a caso e acabvando com esses roubos e mamatas?
« Última modificação: 20 de Maio de 2009, 17:53:36 por DDV »
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #43 Online: 20 de Maio de 2009, 17:26:34 »
Sobre a escola das suas irmãs, não duvido nada! Mas claro que estrutura é muito importante, mas o quê faz uma boa escola são professores, e com o salário de miséria que a grande maioria ganha, não há paixão pela profissão que aguente!

Eu não tenho nada a ver com o PSDB, etc e tal, mas pelo visto o atual secretário da educação, Paulo Renato de alguma coisa, que implantou o provão e a avaliação dos cursos superiores (que convenhamos foi um avanço) quando ministro da educação, tá implantando melhorias no estado de SP tb. Até agora o negócio parece ser sério, e eu sei que ele tem ligações com empresas e instituições de tecnologia e apoio educacional (tb ligado ao seu partido, fato que eu vejo com bons olhos) que fazem projetos (eu já um sendo implantada em uma escola particular) para melhoria da educação. Se vai funcionar ou não ... só o futuro vai nos dizer ...

E onde estão os direitos iguais quando existe reserva de vagas em universidades? Isso é ilógico! O que você está aceitando, e ainda chamando quem não aceita de hipócrita, é que esse direito de todo cidadão "dê um tempo" até que tudo fique mil maravilhas! Quando penso em política, tento sempre generalizar as coisas, se foi feita uma exceção para as vagas de universidades e eu aceitei, significa que eu terei que aceitar exceções em outras áreas também.
Independente da sua visão política tenho certeza que não aceitaria alguns desses "tempos" que o Brasil já deu algumas vezes, sem contar os novos que podem ser inventados.

Como eu disse Bia, as cotas são para assegurar as mesmas chances para todos (até onde eu saiba). Podemos até desconfiar que vai ter maracutaia típica do Brasil no meio, mas o princípio é que os alunos das escolas públicas tenham a mesma chance de entrar em uma universidade pública que os alunos das escolas particulares. AÍ ESTÁ TODO O PRINCÍPIO DE JUSTIÇA QUE VC PERGUNTOU! Com as cotas um aluno da escola particular vai diputar uma vaga com digamos outros 20 alunos de escolas particulares, e um aluno da escola pública vai disputar 1 vaga com outros 20 alunos da escola pública. Se alguém souber de algo mais justo que isso nos diga.

Eu até acho que a obrigação do governo é propiciar a igualdade sem a necessidade de cotas, pois ai sim teremos um real equilíbrio sem ser forçado, mas enquanto não chega a isso, vai deixar a desigualdade continuar debaixo do tapete?

Agora sobre falar sobre hipocrisia, é claro que estamos em um fórum na internet e podemos ser mais sinceros com as pessoas que não conhecemos que o habitual. E eu não quero dizer que vc ou os demais são pessoalmente hipócritas, e são conscientes disso, e por isso teriam um caráter duvidoso. Mas eu acho que o discurso anti-cotas tem uma hipocrisia (inconsciente na maioria das vezes), que é chorar pelo leite derramado antes de ver realmente de quem são as tetas de onde o leite está vindo ...

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #44 Online: 20 de Maio de 2009, 17:44:55 »
Gilberto , as cotas raciais no Brasil criam uma situação de desigualdade ao invés de resolvê-la. Isto porque a baixa percentagem de negros e mulatos no ensino superior não se dá por questões raciais mas sociais.
Nos EUA , onde estas ações afirmativas se iniciaram , o critério racial era usado para impedir o acesso  às universidades de negros ( e antes da 2ª GM , de judeus em várias) e neste caso as cotas serviram para evitar a eliminação de candidatos aptos intelectualmente mas que seriam descartados por racismo. No Brasil , até onde sei , o critério racial não foi usado para eliminar alguém do acesso ao ensino superior.
O que acontece é que a maior parcela da população de baixa renda , que tem acesso apenas ao ensino público que é de baixa qualidade , é composta de afrodescendentes. Mas ele é desfavorecido por ser pobre e não ter acesso a um sistema de ensino adequado e não por ser negro ; é claro que o fato da maioria da população de baixa renda ser afrodescendente está historicamente relacionado á escravidão e ao racismo que impregna as relações sociais no país. Mas outros grupos sociais também compõem a população de baixa renda e são tão desfavorecidos quanto os afro descendentes , basta pensar nos migrantes nordestinos no Sudeste.
A criação de cotas raciais por isso gera situações que vão contra o seu objetivo de equalização de oportunidades: um jovem branco pobre com 2º grau completo em escola pública, filho de migrantes nordestinos ( pai porteiro de prédio e mãe empregada doméstica) não terá cota mas o jovem negro filho de pais de classe média com 2º grau em escola particular ( pai microempresário e mãe enfermeira) terá.
A medida menos pior - se fossemos pensar em cotas - seriam as cotas sociais , reservadas para alunos de baixa renda. Mas ainda assim seria uma medida paliativa , já que a medida real de justiça social seria oferecer ensino público gratuito e laico de boa qualidade.
Melhor que cotas , como medida páliativa de curto prazo , seria o apoio às iniciativas que já existem de cursinhos comunitários que fazem o reforço das matérias para alunos de baixa renda , foi uma solução espontânea de várias comunidades para superar as deficiências do ensino oficial. Salvo engano , não conheço política oficial de apoio a estas iniciativas.

Concordo com vc Daniel, eu tb não sou a favor de cotas raciais no Brasil atual, como vc disse o problema aqui é socio-econômico mesmo. Negro, branco e outros pobres tem as mesmas dificuldades. E tb concordo que o mais correto é o investimento maciço na educação pública de qualidade, pois concordando com vc novamente, isso poderia corrigir todos os defeitos do sistema educacional (teóricamente falando, pq a educação pública nos países desenvolvidos está sendo bastante criticada por lá tb ... tudo depende das condições gerais da sociedade, etc e etc).

Agora, pelo tamanho da desigualdade atual, e pela minha ótica dos "impostos roubados", ou pela ótica mais importante que é o acesso igualitário e universal da educação (incluindo a superior), as cotas são um mecanismo de correção sim ... e como não tem ninguém fazendo melhor por enquanto ...

Vejamos pelo lado capitalista, se vc contribui em uma sociedade de uma empresa, e recebe dividendos bem abaixo da proporção que vc contribuiu, vc não vai aceitar o discurso que no futuro distante e incerto vc vai receber igual aos outros. Vc com certeza vai querer a sua parte correta agora mesmo ... por isso eu acho que as cotas (sócio-econômicas) é um instrumento válido e benéfico.

Offline bia

• Nível 05
  • *
« Resposta #45 Online: 20 de Maio de 2009, 18:17:19 »
Gente, vou abandoná-los nesse tópico.
Ficou chato já. Jamais mudarei de opinião, tive muito tempo pra pensar no assunto enquanto eu mesma era alvo dessa injustiça, e hoje vendo os resultados disso tudo, só aumenta minha certeza.
Aparentemente os pró-cotas não mudarão de idéia também. Fica assim: acho certo, me baseio na lei(art 5º da constituição federal mais precisamente), quem discorda que me mostre uma também.
Como sei que isso não ocorrerá, vou embora, tenho trabalho de elétrica pra amanhã.
Prazer argumentar contra/com vocês. ;]
bia ;]

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #46 Online: 20 de Maio de 2009, 18:53:54 »
gilberto, o que você diz aqui poderia ser resumido nos seguintes pontos:

1- A relação pagamento de impostos/usufruto de serviços públicos é maior para a classe média e os ricos do que os pobres. Sendo mais específico (com relação à educação): os ricos/classe média consomem mais serviços de educação pública do que os pobres, em uma quantidade bem maior do que os impostos que pagam.

No caso da educação de nível superior pública sim. Qual é a porcentagem de pessoas da classe baixa nas universidades públicas? Não há uma clara distorção por décadas aí?

2- Existe um "roubo" com relação ao ensino superior: há alguma política, deliberada ou não, que IMPEDE que os pobres entrem em universidade pública, privilegiando os ricos, e POR CULPA dos ricos (já que estariam "roubando" as vagas dos pobres). Os ricos devem ser de alguma forma "punidos" ou reprimidos por estarem "tomando" as vagas dos pobres nas faculdades públicas.

Se os pobres não tem acesso ao serviço público de educação superior proporcional a sua representatividade, eles estão pagando impostos para custear privilegiadamente os outros sim. Não acho que seja uma política deliberada. Eu não sei com detalhes os motivos, mas para mim foi a forma como a educação foi implantada chegou a esse ponto. E não estou dizendo que ninguém é culpado ou deve ser punido. Afinal todos terem uma cota proporcional ao seu número na sociedade não é punir ninguém. Por acaso vc se sentiria punido se vc tivesse a mesma cota de participação igual para todos? Me desculpe mas não sei onde as cotas podem prejudicar alguém. Se vc disser que as cotas não resolvem o problema da educação básica, ou são uma solução que tende a estratificar a sociedade, eu entendo, agora punir? injusta? onde?

3- O fato do ensino público ser ruim é culpa dos ricos e da classe média, logo, esses devem ser de alguma forma "punidos" (sendo preteridos de forma artificial na admissão às universidades públicas) por terem optado por pagar do próprio bolso algo que o governo DEVERIA suprir (com os impostos que pagam) e não supre, que é um ensino público que preste.

Como eu disse, não acho que ninguém tem culpa, os governantes e setores mais poderosos tem a culpa por não terem consertados distorções como essa durante a história do Brasil, mas aí já outra conversa ... e de novo não vejo onde cotas proporcionais são uma punição ... eu concordo que o governo tem a obrigação de dar educação de qualidade para que todos possam usufruí-la, mas nesse caso a vítima aqui não são os ricos, mas sim os pobres que não tem outra opção ... acho que vc está invertendo a coisas aqui ...

4- O fato das escolas particulares (que a classe média e ricos optaram por pagar do próprio bolso para suprir algo que deveria ser suprido pelo governo) terem qualidade superior é algo RUIM, INACEITÁVEL, pois impede que as pessoas que estudem em escolas públicas (de qualidade inferior) tenham acesso às universidades na concorrência com as mesmas. Portanto, devemos de alguma forma "punir", reprimir, tolher ou limitar as pessoas que TÊM mais conhecimentos decorrentes de estudao em uma escola de melhor qualidade, paga com o dinheiro do próprio bolso, pelo fato destas escolas lhes proporcionarem algo que o governo DEVERIA lhes proporcionar e não faz.

Me desculpe, mas não sei de onde acha que eu acho ruim que as classes mais ricas tenham condições de estudar em boas escolas particulares. Vc tá me confundindo com uma outra pessoa que vc já conhece? Se algumas pessoas tem melhores condições de educação, isso não atrapalha ninguém, e mérito e felicidade de suas famílias e que assim o seja. Agora o fato de que felizmente elas tenham uma boa educação básica não dá o direito de que elas tenham o atual privilégio no ensino superior público. Eu ainda não sei pq acha que as cotas que deveriam garantir um acesso proporcional e igualitário por classes sócio-econômicas seriam uma punição para os mais ricos se com elas os ricos vão ter a mesma proporção de acesso que os pobres. Para vc um rico usar um serviço público nas mesmas condições de um pobre seria uma punição para os ricos? (já que vc tentou advinhar o que eu penso, é mais natural eu tentar adivinhar o que vc pensa pelo que vc escreveu)

Gostaria então que você explicasse (ou fizesse contraposição) à esses pontos aparentemente deduzíveis de seus posts.

Eu repito: ESTÃO ROUBANDO OS IMPOSTOS DOS POBRES PARA PAGAR A FACULDADE PÚBLICA PARA OS RICOS!!!
[/quote]

2 pressupostos aqui:

1- Os impostos pagos pelos ricos ou classe média não seriam suficientes para cobrir o custo que dão em uma universidade pública, enquanto os impostos pagos pelos pobres são.

Os pressupostos são seus, a universidade pública é custeada com os impostos de todos para igual usufruto de todos, e acho que assim deve ser para serviços públicos. O que eu digo é que claramente a parcela de impostos que a classe baixa paga não lhe é retornada proporcionamente na educação superior, repetindo, nesse caso específico há uma óbvia distorção, e para mim os atuais privilegiados reclamarem de uma proposta de correção (sem uma outra proposta realista em prática) é uma hipocrisia ...

2- Há alguma política deliberada, artificial, que impede os pobres de entrarem nas universidades e favorecem os ricos (Ex: na correção das provas, na matrícula, etc)  ou...

Não acho que seja deliberada, como já disse não acho que ninguém é culpado individualmente ou uma classe é culpada (a não ser os diversos governos que não corrigiram a situação), os ricos não tem culpa nisso, eu não acredito que os ricos mais poderosos se reuniram um dia e decidiram toda essa situação. Mas pior do que ficar procurando inutilmente um culpado, é querer tampar o sol com a peneira e achar que a atual injustiça é aceitável ...

3-... os ricos ou a classe média são culpados pela má qualidde do ensino público,

Vc bebeu? Onde eu disse isso meu filho? Vc realmente pensa que eu penso tudo isso que vc tá dizendo, ou vc tá fazendo uma pegadinha?

4- ...ou estão errados (e merecem punição) em tentar pagar do próprio bolso algo que o governo não supre (embora devesse suprir),

Repito, me digam pq a introdução de cotas seria uma punição. Vcs tem um medo exagerado, vcs parecem ser muito conservadores. Agora ser conservador para conservar uma injustiça ....

5- ..ou a qualidade superior do ensino particular é algo ruim e indesejável, de forma que devemos punir os oriundos de escola particular que têm mais conhecimentos, ou eliminar/reduzir o peso do conhecimento na admissão à universidade em prol de outros fatores (como raça, renda, aparência, origem, religião, filiação partidária, passado, etc).

idem

Se não me engano, a proporção de portugueses entre os donos de padaria é maior do que entre a população geral no Brasiul, o mesmo vale para a proporção de negros entre velocistas/jogadores de futebol/jogadores de basquete, a proporção de orientais entre estudantes de exatas/jogadores de ping-pong, a proporção de homens entre militares/pedreiros/engenheiros/enxadristas, a proporção de mulheres entre enfermeiras/babás/pedagogas/assistentes sociais...e por aí vai.

Se tiver um grupo de empresários brasileiros que tentarem entrar no negócio de padarias e identificarem que há uma distorção que privilegie os empresários de origem portuguesa, é uma inustiça com certeza ....

Em vários setores da economia há reserva de mercado para empresas nacionais (jornais, tvs e rádios), o mesmo ocorre em todos os países do mundo ... ninguém é bobo mais não ...

Há também uma proporção de mulheres negras entre as esposas de negors ricos MUITO abaixo da proporção de mulheres negras na população em geral.

O q

Isso aí é vc quem tá dizendo. Repito eu estou me referindo a desigualdade que tem no acesso ao ensino superior público que é custeado com o imposto de todos. Se essa situação se arrasta por décadas é um roubo ...

Atheist

• Visitante
« Resposta #47 Online: 20 de Maio de 2009, 20:54:51 »
ESTÃO ROUBANDO OS IMPOSTOS DOS POBRES PARA PAGAR A FACULDADE PÚBLICA PARA OS RICOS!!!

Não, não estão. Os ricos pagam ainda mais impostos, não utilizam saúde e educação básica pública, logo a universidade está mais que paga.

Atheist

• Visitante
« Resposta #48 Online: 20 de Maio de 2009, 21:08:14 »
Eu não sei de outra solução a curto prazo factível (tanto tecnicamente quanto politicamente), mas só deixando quem tá tentando solucionar o problema tentar para sabermos, como ninguém tá apresentando uma proposta alternativa, pq detonar?

A alternativa é arrumar o ensino médio. E de certa forma o governo tem trabalhado nisso, injetando verba boa pelo REUNI para que as universidades federais aumentem seus cursos de licenciatura. Estes cursos não só formarão melhores professores como também melhorarão o ensino básico de modo indireto, com estagiários e projetos de extensão nas escolas para fornecer complemento aos alunos e atualização para os professores.

É interessante que muita gente não vê a criação de licenciaturas com bons olhos, achando que são subcursos.

Isso é solução para o problema. O resto é paliativo e sem sentido.

Aliás, eu faço parte dos que estão tentando solucionar o problema, sendo professor do ensino público federal e coordenador de curso de graduação. Se depender do meu voto, a UFV continuará sem cotas. Mas claro, não depende só do meu voto...

E olha que a UFV mesmo não tendo cotas tem sistema de tutorias, para alunos com pouca base nas áreas básicas.

Agora não sei porque tanta revolta contra cotas. Pelo que sei as cotas são proporcionais (ou deveriam ser) a porcentagem da população. Até onde eu sei ninguém está querendo propor cotas maiores para o seu grupo do que a sua representatividade na população. A cota não cria injustiça a princípio, pois se implantada apenas vai assegurar que cada segmento da população esteja proporcionamente assistido pelos serviços públicos. A princípio também, com as cotas, um aluno da escola particular teria a mesma relação candidato/vaga que os alunos da escola pública no vestibular.

Você sabia que já existe uma série de pessoas se matriculando no último ano nas escolas públicas e fazendo cursinho particular em outro período só para entrar na cota? Onde está a justiça?

Todos devem ter a mesma relação candidato/vaga. O conteúdo cobrado é o mesmo para todos e faz parte do currículo das escolas de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para cada disciplina.

O que está errado é a distorção atual. Para as eleições existe uma cota de 30% dos candidatos serem mulheres, e ninguém protesta contra essa cota (que é até menor que os 50% das mulheres). Na Argentina a cota é para as mulheres serem eleitas e não serem candidatas, o que é o mais correto, pois não adianta nada um partido colocar mulheres para disputar e não dar condições a elas, só para estarem dentro da cota.

Olha, a eleição é de longe a pior comparação. Os políticos não são eleitos por mérito, ao contrário do vestibular.

Atheist

• Visitante
« Resposta #49 Online: 20 de Maio de 2009, 21:20:55 »
Se os pobres não tem acesso ao serviço público de educação superior proporcional a sua representatividade, eles estão pagando impostos para custear privilegiadamente os outros sim.

Olha, o  que alguém que ganha salário mínimo ou até o limite do não pagar imposto de renda paga em impostos não cobre o custo de um filho na escola básica. Por outro lado, o que uma pessoa de classe média, por exemplo, paga apenas em imposto de renda todo mês pagaria alguns cursos em uma excelente faculdade particular. E não só durante 4 a 6 anos, mas a vida inteira. Sem falar que a classe média está cada vez com menos filhos, o que faz com que eles paguem cada vez mais para os outros.

Não acho que seja uma política deliberada. Eu não sei com detalhes os motivos, mas para mim foi a forma como a educação foi implantada chegou a esse ponto.

Existem vários fatores. Até algum tempo atrás não era necessário ter nível superior para ter bons empregos. Era até mesmo mais uma questão de status social ter nível superior do que necessidade de trabalho. Ou seja, ia para o ensino superior quem não precisava começar a trabalhar mais cedo ou que de qualquer forma tinha incentivo em casa para isso, seja por razões monetárias ou por status ou por tradição mesmo. Hoje isso mudou. Todos querem fazer faculdade, tanto que as particulares explodiram nos últimos anos.

Então, não foi a forma como a educação foi implantada, mas o problema de o Estado não ter condições de abarcar toda a população fazendo curso de nível superior. O governo atual resolveu um pouco do problema com as bolsas do Prouni nas faculdades privadas. Não sou lulista mas tenho que admitir que ele melhorou muito esta questão do ensino superior.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!