Eu sei que você está apenas sendo provocativo, mas por mero interesse em exposição de crenças relativamente comuns do Cristianismo (Católico Romano e Ortodoxo, mas tem alguma validade para parte do Protestantismo) vamos lá. Aliás, eu tenho até algum temor que soe proselitista (se é que é possível um agnóstico/ateu ser prosélito quanto ao que não crê).
![Razz :P](../forum/Smileys/default/icon_razz.gif)
Qual céu?
Aquele conceito cristão de Céu, que pode se referir a locais e condições, mas basicamente são dois - a Morada dos Justos, onde habitam as almas dos justos até a vinda do Julgamento Final e do "Reino dos Céus" (que curiosamente, é "físico" - ele é o Segundo Éden). Também pode ser o "local" e "estado de mente" onde Deus e a Hoste dos Anjos se tornam visíveis e claros a um Homem.
A quantos metros acima? No espaço sideral? Num buraco negro? Num buraco de minhoca indo e vindo do passado(será???)?
No primeiro sentido, em "algum lugar na Abóbada Celeste". Eu me lembro exatamente como cristãos e judeus veem a Morada dos Justos, mas existem crenças não-tão-primitivas que colocavam a Abóbada Celestial como "todo o Espaço "acima' da Terra"", algo que não seria muito diferente das crenças quase-Sci-Fi que Mórmons, Cientologistas e alguns Espíritas tem (além de ser recorrente em quase toda Antiguidade Clássica).
Ou Será o céu de alguma instância cognitiva superior, tipo o chacra do alto da tampa da cabeça, ou coisa semelhante SQN ou ao contrário?
No segundo sentido, algumas pessoas incrivelmente puras e santas tiveram um vislumbre do Céu em vida - Jesus, Enoque e Elias, além de alguns Santos Católicos (Ortodoxos e/ou Romanos).
E o "julgamento" do "vivos" e dos "mortos"? Que mortos são esses de alguma forma vivos para serem julgados?
Aqueles dotados de uma alma que transcende a mortalidade, um presente do Criador para aqueles criados a sua Imagem e Semelhança. A morte é apenas o fim do corpo físico (que poderá ser restaurado pouco antes do Julgamento Final).
E que julgamentos seria apropriado aos vivos? Se pode imaginar que se vivos são julgados, é porque há um dolo que fica caracterizado depois de algum ato ou depois de algum tempo?
Aquele concebido por uma entidade Onisciente - basicamente, o conceito de "tempo" é irrelevante porque tanto Deus quanto as Almas Humanas são imortais e eternas.