EDIT: Estou de bom humor hoje.
Oi famado,
2 - A classificação didática que falei é que os livros da bíblia são divididos em históricos, poéticos, proféticos e doutrinários;
Você poderia nos dizer quais sao os livros da bíblia que, em sua opiniao, sao históricos?
3 - Pelo fato de acreditarem que os personagens da bíblia não existiram, alguns querem igualá-la aos romances de Mob Dick, Pinóquio, Senhor dos Anéis etc.
Nao é bem assim: acredito que Pilatos, Herodes, Ciro e outros personagens que aparecem na Bíblia existiram. Isso porque temos
evidências de fora da bíblia que nos levam a acreditar nisso.
Daí acham que podem aplicar o preterismo a isso. Mas este argumento é uma falácia do tipo "olha o avião". Vcs sabem que estes romances foram elaborados com a intenção de serem apenas romances.
Acho que você nao entendeu o argumento anterior (mais abaixo).
Nenhum estudante sério da bíblia (mesmo ateus que estudam a bíblia) faria esta comparação.
Porque nao? Porque se pode dizer que um livro, mas nao outro é "poético" enquanto outro é histórico?
O certo é compará-la ao Corão ou qualquer outra escritura dita “sagrada”.
Acho que você se refere aa intençao do autor, mas ao comparar com textos assumidamente ficcionais, estamos nos
concentrando no conteúdo. A comparaçao com Moby Dick nao foi feita para se afirmar que a bíblia era um texto de
ficçao, mas para deixar claro que
qualquer texto, mesmo um que nao foi escrito com a intençao de ser encarado
como profético pode, sob uma ótica adequada aparentar conter profecias.