Da mesma forma, meu caro Agnóstico, vc pensa a respeito de sua filosofia de vida. Então somos três, eu, meu amigo e vc, cada um mergulhado em sua mais irrefutável verdade e ninguém cede. Sua forma de ver a vida, acredite, é apenas mais uma dentre tantas.
Achei interessante esse trecho. Famado, pelo menos aqui você curiosamente está caindo na mesma falácia dos filósofos pós-modernos:
"nao existe verdade, apenas opinioes". Uma das características menos apreciadas do pensamento cético é o reconhecimento de que
existem
aproximaçoes da verdade. É assim: você talvez pense que existem apenas duas possibilidades: o conhecimento da
verdade (estar certo) e a ausência de conhecimento, ou o conhecimento errado. No que se refere a esse tópico, isso pode lhe levar
a concluir que acreditar na veracidade das profecias ou negar sua veracidade sao posiçoes simétricas, pela falta de dados precisos.
Só que isso
nao é verdade. Em lugar dessa dicotomia certo/errado existe todo um espectro de possibilidades. Ou seja, é possível
estar totalmente errado, parcialmente errado, parcialmente certo e certo.
Exemplo: Se eu estiver calculando a trajetória de um aviao, é preciso levar em conta a curvatura da Terra, tratando-a como uma esfera.
Só que a Terra nao é absolutamente esférica, mas fazer essa suposiçao é mais correto que tratar a Terra como um cubo.
Da mesma forma, dizer que a aceleraçao da gravidade aqui na Terra é 9,8 m/s^2 nao é absolutamente correto. Mais é mais correto que
dizer que é 2,0 m/s^s.
Outro exemplo: a Torá fala que, por volta do século 14 AC houve um êxodo de entre 1 e 2 milhoes de pessoas do Egito, que em
seguida conquistaram um território no Levante. Pois bem: nao existe evidência alguma disso. Nem entre os escritos do egípcios,
nem na forma de evidências arqueológicas. Isso quer dizer que o Êxodo
definitivamente nao aconteceu? Nao, apenas que
a hipótese de sua ocorrência está mais próxima de estar errada do que certa.
No nosso caso, temos um grande número de indícios que apontam as profecias bíblicas como sendo fantasias de fanáticos ou
textos poéticos. A sua evidência do contrário, em comparaçao, é muito mais fraca. Isso nos (a mim e a outros foristas) leva
a concluir que nós estamos mais próximos da verdade que você.