Já sabemos, e interpretar de aciordo com o que voce deseja como resultado. Isso já está claro!
Então é só declararmos que Mob Dick e Senhor dos Anéis são livros sagrados de inspiração divina, como voce e os demais cristãos fizeram com a biblia e agora o preterismo já serve para "interpretá-los.
Aff. Acho que vc não entendeu.
Famado, o que todo mundo entendeu é que este seu comentário é a mais absoluta falta de argumentos. É mais fácil encerrar a conversa assim do que tentar desenvolver o assunto e quebrar a cara.
O nosso amigo Contini está coberto de razão no que diz. Substitua os livros citados pelo corão ou o Mahabharata, que são livros sagrados. Irão encontrar lá a interpretação do que quiserem e da forma que mais lhe convierem. Ou será que só valem os livros sagrados da sua religião?
Da mesma forma que, se for conveniente, econtrarão quantas profecias quiserem em Mob Dick, Senhor dos Anéis e até mesmo no Código Da Vinci. Basta para isto criar um método de estudo, tal qual o preterismo.
O preterismo só nos prova que há infinitas maneiras de interpretar o que está escrito na bíblia e que sempre usamos a interpretação que mais nos convém no momento.
Pra citar um exemplo prático: Um judeu alucinado chamado Michael Drosnin, que devia tomar LSD no café da manhã escreveu o livro "O código da bíblia", que você já deve conhecer. Nele, através de um algorítimo construído em um programa de computador, conseguiu juntar palavras na bíblia que indicavam a previsão de uma série de acontecimentos como a morte da Princesa Diana, o acidente com as torres gêmeas, entre outros. Previu também que, de acordo com os códigos descobertos, o mundo acabaria no ano 2006. Acho que esta não funcionou. Ou talvez o mundo já tenha acabado e nós ainda não demos conta. Talvez seja aquela dificuldade que nosso espírito tem de acreditar que morremos de verdade, como ficou provado em "O sexto sentido" e "Ghost - do outro lado da vida". Bem, se morremos e estamos no paraíso (ou no inferno), pelo menos fico feliz em saber que há internet por aqui.
Utilizando métodos semelhantes ao de Drosnin, o matemático australiano Brendan McKay conseguiu encontrar profecias inseridas no livro Mob Dick escrito em 1.851. Lá ele encontrou, por exemplo, os assassinatos de Indira Gandhi e Martin Luter King.
Estranho é que, como em toda profecia fracassada, depois que passa a hora de ela acontecer e não acontece, os crentes a esquecem ou dizem que havia sido mal interpretada e partem atrás de nova interpretação (preterismo de novo).
A nova moda agora é dizer que o mundo vai acabar (de novo) em 22 de dezembro de 2.012. Nesta data convergem as previsões dos Maias, de Nostradamus, do apocalipse, da mãe Diná, etc...
Posso eu então arriscar a dar uma de profeta: Ao nascer do dia 23 de dezembro de 2.012, tudo continuará como sempre foi. As pessoas acordarão e irão para seus trabalhos, seguirão suas rotinas normalmente e nem sequer se lembrarão de que a esta altura o mundo já deveria ter acabado. Com exceção de alguns lunáticos que estarão se perguntando "o que será que deu errado?" e declarando que houve falhas na interpretação das profecias, já iniciando "estudos" para a próxima interpretação. Não demora a marcarem nova data para o fim do mundo. Mas por favor, marquem para depois de julho de 2.014, que eu quero assistir à copa do mundo!
Famado, espero sinceramente que você encontre o que procura aqui.
Grande abraço!