Autor Tópico: Profecias bíblicas fracassadas  (Lida 27566 vezes)

Online Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
Re: Profecias bíblicas fracassadas
« Resposta #175 Online: 31 de Maio de 2009, 16:57:30 »
. Estas são figuras que o autor usa pra mostrar para aquela igreja que haverá um fim e que o bem vencerá o mal.

O autor, como disse inicialmente, elabora uma carta de incentivo aos que morriam sob Roma, diz que o império Romano um dia passará, que eles teriam garantido um lugar no céu se resistissem a ponto de morrer por Cristo, diz que no fim de tudo Deus vencerá. Ponto. Os detalhes não importam. Perdem importância diante da mensagem.  
Mas que importância tem uma mensagem sem evidências de que é verdadeira?
Deus já venceu no fim de tudo? Alguém já voltou do céu para confirmar que ele existe?
Se não for verdade, não faz mal? São apenas detalhes?

Online Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #176 Online: 31 de Maio de 2009, 16:59:48 »
Ok, mas, de qualquer forma, os livros não seriam "non sense", como postulam vcs. Têm um sentido bem definido.
Mas seriam de interesse apenas para os historiadores.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #177 Online: 31 de Maio de 2009, 21:12:49 »

Interessante é o que tem que se esquecer para que isso funcione.

Primeiro, porque raios ele não falou em texto inteligível? Não me venham com a estória que era para os romanos não entender... o livro era um nada para o império romano.
Sabemos que a biblia fala besteira pelas várias sentenças que você quer ignorar famado, envolvendo sexismo, racismo, genocidio, infanticidio, e etc.. Mas você bloqueia todas essas frases e fala... bem, é porque era outra época, sabe...  como se deus também fosse sujeita àquela cultura e como se ele não tivesse nada a acrescentar àquela cultura. Sabemos que a biblia fala besteira por essas frases... eu posso colocar duzias de frazes aqui...
Vc deve ver a bíblia como uma coleção de livros e não como um compêndio único. Tudo o que vc cita como besteira não está em Apocalipse, mas em outros livros

Eu sei que estão em outros livros mas isso é irrelevante. Gostaria de aproveitar e saber sua opinião:
E quanto ao seu deus genocida? Você sabe que ele manda matar crianças não? Você sabe que ele é sexista e aprova a escravidão, e que todos nós aqui podemos fazer um flood com essas citações da Bíblia. O que você acha disso? Como você responde a isso?

Outra coisa, onde foi a batalha de megido? Onde foi o confronto entre todas as nações da terra? onde ressucitaram os mortos?  Onde foi a  vitória definitiva do lado do bem? onde mais milhões de coisas que podemos falar das asneiras citadas neste texto?

Você está usando o preterismo como uma panacéia, mas é tão falha como todas as outras.

Primeiro... são metáforas. Não seja literalista.  Segundo, como disse, a partir do verso 20, fala-se do fim de tudo, que vai acontecer em sei-la-quando. Não há nada de batalha, nada de Megido. Estas são figuras que o autor usa pra mostrar para aquela igreja que haverá um fim e que o bem vencerá o mal.

Mas sobre o ponto de vista do preterismo, não é justo imaginarmos que os eventos históricos deveriam estar descritos alí?

Famado, PLS PARE E PENSE: você não ve que sua resposta o deixa em uma situação extremamente confortável? Você me manda simplesmente ignorar o que você não encontra explicações e para a sua mente dominada está tudo certo... não é possível argumentar assim cara...

O autor, como disse inicialmente, elabora uma carta de incentivo aos que morriam sob Roma, diz que o império Romano um dia passará, que eles teriam garantido um lugar no céu se resistissem a ponto de morrer por Cristo, diz que no fim de tudo Deus vencerá. Ponto. Os detalhes não importam. Perdem importância diante da mensagem.  

então quer dizer que não tem nada de profético, correto.. apenas uma carta feita, como milhares de outras, e por algum desastre da natureza encontrou um monte de malucos que a vê como um presságio...

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #178 Online: 31 de Maio de 2009, 21:20:05 »
Sabe, sou crente há 30 anos. Quando estava no quartel, eu me juntava com outros amigos crentes pra discutir escatologia. A gente ficava falando aquele negócio de que o anticristo ia surgir e que o papa ia se juntar com a União Soviética e mais um montão de viagens na maionese. Até uns cinco anos atrás eu acreditava naquilo. Tem gente que ainda acredita que a Rússia vai voltar a ser o que foi, só pra cumprir Apocalipse a coisa a tal. Dai, um amigo meu, que outrora pregava estas coisas de futurismo em uma rádio, me falou que não acreditava mais naquilo, mostrou-me que Apocalipse se encaixava inteirinho no contexto do Império Romano da época em que foi escrito. Eu procurei me informar e vi que não tinha como não ser. Definitivamente João estava falando do que vivia. É navalha de Ockhan. Não dá outra. Agora, se vcs não querem ao menos considerar a possibilidade... o que se há de fazer?...

Você não pode imaginar como esse texto é revelador Famado. Muito revelador.

Você ficou 30 anos aceitando uma crença que hoje você vê como groselha sabe porque? Não, não é porque ela lhe parecia lógica. É porque você não tinha outra opção de crença caso você perdesse aquela.
A partir do segundo que alguém te deu algo que cheira um pouco menos absurdo, você trocou na hora, entende isso?
No seu cérebro a coisa está funcionando mais ou menos assim: o que eu posso ter de mais lógico junto com a minha crença? A partir do momento que você encontra, você trava novamente e a defende em detrimento da lógica.

Não fosse esse seu amigo, você estaria aqui até hoje soltando asneiras nível 5... agora está no nível 4. Vou ver se invento alguma coisa melhor para você passar para groselha nível 3 e manter sua crença intacta.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #179 Online: 01 de Junho de 2009, 09:48:36 »
Não fosse esse seu amigo, você estaria aqui até hoje soltando asneiras nível 5... agora está no nível 4. Vou ver se invento alguma coisa melhor para você passar para groselha nível 3 e manter sua crença intacta.
:histeria:
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #180 Online: 01 de Junho de 2009, 10:24:31 »
. Estas são figuras que o autor usa pra mostrar para aquela igreja que haverá um fim e que o bem vencerá o mal.

Mas que importância tem uma mensagem sem evidências de que é verdadeira?
Ela é verdadeira. Aquele período passou e a Igreja entrou em uma fase de paz após ele.

Deus já venceu no fim de tudo? Alguém já voltou do céu para confirmar que ele existe?
Se não for verdade, não faz mal? São apenas detalhes?
Uma premissa bíblica é que haverá um fim de mundo com um juízo final. Só que é em algum momento no futuro. Aliás, para o preterismo, a única coisa que está no futuro é isso. O resto é passado.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #181 Online: 01 de Junho de 2009, 10:38:09 »
Eu sei que estão em outros livros mas isso é irrelevante. Gostaria de aproveitar e saber sua opinião:
E quanto ao seu deus genocida? Você sabe que ele manda matar crianças não? Você sabe que ele é sexista e aprova a escravidão, e que todos nós aqui podemos fazer um flood com essas citações da Bíblia. O que você acha disso? Como você responde a isso?

Eu já respondi várias vezes, mas vou repetir:
1 – São detalhes irrelevantes diante do que a bíblia realmente quer transmitir;
2 - Deus criou o mal e envia o mal porque tem um propósito no mal, embora não seja mau;
3 - Refletem a justiça de javé e não a nossa;
4 - Estes fatos têm que ser analisados à luz daquela cultura e ética;

Outra coisa, onde foi a batalha de megido? Onde foi o confronto entre todas as nações da terra? onde ressucitaram os mortos?  Onde foi a  vitória definitiva do lado do bem? onde mais milhões de coisas que podemos falar das asneiras citadas neste texto?

Você está usando o preterismo como uma panacéia, mas é tão falha como todas as outras.

Primeiro... são metáforas. Não seja literalista.  Segundo, como disse, a partir do verso 20, fala-se do fim de tudo, que vai acontecer em sei-la-quando. Não há nada de batalha, nada de Megido. Estas são figuras que o autor usa pra mostrar para aquela igreja que haverá um fim e que o bem vencerá o mal.

Mas sobre o ponto de vista do preterismo, não é justo imaginarmos que os eventos históricos deveriam estar descritos alí?

Famado, PLS PARE E PENSE: você não ve que sua resposta o deixa em uma situação extremamente confortável? Você me manda simplesmente ignorar o que você não encontra explicações e para a sua mente dominada está tudo certo... não é possível argumentar assim cara...

Rapaz, eu até tenho explicações para esse negócio de Megido e etc., mas não é importante. O que importa é que está inserido na mensagem do cap 20, de que haverá um fim. Antes disso, eu poderia explicar pra vc o que quer dizer os cavaleiros, as taças, os selos, a mulher, o dragão, as duas testemunhas, a nova Jerusalém, mas isso é irrelevante. O que importa é saber que Apocalipse falava da saga da Igreja sob Roma.

então quer dizer que não tem nada de profético, correto.. apenas uma carta feita, como milhares de outras, e por algum desastre da natureza encontrou um monte de malucos que a vê como um presságio...

Não exatamente. Eu, particularmente, creio que ela foi escrita antes dos acontecimentos. Mas, caso concorde que fala da saga dos cristãos sob Roma, vc poderá alegar que foi escrita depois e eu não terei como provar o contrário.
« Última modificação: 01 de Junho de 2009, 15:32:49 por famado »

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #182 Online: 01 de Junho de 2009, 10:49:28 »
Sabe, sou crente há 30 anos. Quando estava no quartel, eu me juntava com outros amigos crentes pra discutir escatologia. A gente ficava falando aquele negócio de que o anticristo ia surgir e que o papa ia se juntar com a União Soviética e mais um montão de viagens na maionese. Até uns cinco anos atrás eu acreditava naquilo. Tem gente que ainda acredita que a Rússia vai voltar a ser o que foi, só pra cumprir Apocalipse a coisa a tal. Dai, um amigo meu, que outrora pregava estas coisas de futurismo em uma rádio, me falou que não acreditava mais naquilo, mostrou-me que Apocalipse se encaixava inteirinho no contexto do Império Romano da época em que foi escrito. Eu procurei me informar e vi que não tinha como não ser. Definitivamente João estava falando do que vivia. É navalha de Ockhan. Não dá outra. Agora, se vcs não querem ao menos considerar a possibilidade... o que se há de fazer?...

Você não pode imaginar como esse texto é revelador Famado. Muito revelador.

Você ficou 30 anos aceitando uma crença que hoje você vê como groselha sabe porque? Não, não é porque ela lhe parecia lógica. É porque você não tinha outra opção de crença caso você perdesse aquela.
A partir do segundo que alguém te deu algo que cheira um pouco menos absurdo, você trocou na hora, entende isso?
No seu cérebro a coisa está funcionando mais ou menos assim: o que eu posso ter de mais lógico junto com a minha crença? A partir do momento que você encontra, você trava novamente e a defende em detrimento da lógica.

É possível que minha história revele a vc o que concluiu, mas antes disso, eu quis te mostrar que eu não sou inflexível. Aliás, Agnóstico, Tupac e outros, vcs ainda vão me ver mudando sobre muitas coisas. Mudarei até o último dia. E aí de mim se não fosse assim. Veja que no tópico sobre o Jesus histórico, eu aceitei que o Testemunho Flaviano é provavelmente uma inserção. Agora... tb lutarei muito para defender o que enxergo com muita clareza e julgo irrefutável (e o fato de apocalipse ser uma carta à Igreja que sofria sob Roma é um exemplo).

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #183 Online: 01 de Junho de 2009, 14:59:10 »
Aliás, para o preterismo, a única coisa que está no futuro é isso. O resto é passado.
Preterismo = Loja de Conveniencia...

- Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #184 Online: 01 de Junho de 2009, 15:06:47 »
Dá para aplicar esse tal preterismo no livro Mobdick e interpretar a "palavra de deus" lá e fazer algumas previsões... Deve funcionar tambem com a trilogia do Senhor dos Anéis e qualquer outro livro grosso o suficiente!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #185 Online: 01 de Junho de 2009, 15:31:34 »
Trata-se de uma ferramenta para interpretação das profecias da bíblia. Consiste em compará-las com a história da época em que o livro foi escrito.

Talvez sirva para analisar todas as demais profecias de todas as religiões do mundo, agora, Mobdick e o Senhor dos Anéis, acho que não...

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #186 Online: 15 de Junho de 2009, 11:26:08 »
Ferramenta para interpretação das profecias bíblicas:

Offline Ratzinger

• Nível 10
  • *
  • Não creio nem em mim mesmo...
« Resposta #187 Online: 24 de Junho de 2009, 06:28:20 »

Famado,

O encontro de Moisés com deus no Monte Sinai é alegórico ou histórico?

Histórico é claro. Gênesis é histórico (mas por favor não vamos discutir os doze primeiros capítulos)

Famado, posso considerar então que pinóquio realmente viveu algum tempo dentro da baleia? Isto me parece tão histórico quanto o fato de Moisés ter encontrado deus no Monte Sinai...
"A bosta de boi é mais útil que os dogmas; serve para fazer estrume" Mao Tse-Tung
“Quando o primeiro espertalhão encontrou o primeiro imbecil, nasceu o primeiro deus.” Millor

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #188 Online: 24 de Junho de 2009, 10:00:20 »
Trata-se de uma ferramenta para interpretação das profecias da bíblia. Consiste em compará-las com a história da época em que o livro foi escrito.

Talvez sirva para analisar todas as demais profecias de todas as religiões do mundo, agora, Mobdick e o Senhor dos Anéis, acho que não...

Já sabemos, e interpretar de aciordo com o que voce deseja como resultado. Isso já está claro!
Então é só declararmos que Mob Dick e Senhor dos Anéis são livros sagrados de inspiração divina, como voce e os demais cristãos fizeram com a biblia e agora o preterismo já serve para "interpretá-los.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #189 Online: 24 de Junho de 2009, 16:56:29 »

Famado, posso considerar então que pinóquio realmente viveu algum tempo dentro da baleia? Isto me parece tão histórico quanto o fato de Moisés ter encontrado deus no Monte Sinai...

Estou falando de uma classificação didática e não do conteúdo.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #190 Online: 24 de Junho de 2009, 16:57:20 »

Já sabemos, e interpretar de aciordo com o que voce deseja como resultado. Isso já está claro!
Então é só declararmos que Mob Dick e Senhor dos Anéis são livros sagrados de inspiração divina, como voce e os demais cristãos fizeram com a biblia e agora o preterismo já serve para "interpretá-los.

Aff. Acho que vc não entendeu.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #191 Online: 24 de Junho de 2009, 17:06:57 »
Estou falando de uma classificação didática e não do conteúdo.

Putz! O que você quis dizer com Classificação Didática? O que que é isso?!

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #192 Online: 24 de Junho de 2009, 17:07:31 »
Os hebreus eram chegados em plantas alucinogenas, fico imaginando um sacerdote chapado conversando com a moita falante  :hihi:

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #193 Online: 24 de Junho de 2009, 17:54:46 »

Sim, entendi perfeitamente assim como todos aqui, voce que não conseguiu argumentar o contrário.

Offline Ratzinger

• Nível 10
  • *
« Resposta #194 Online: 25 de Junho de 2009, 06:26:53 »

Famado, o que todo mundo entendeu é que este seu comentário é a mais absoluta falta de argumentos. É mais fácil encerrar a conversa assim do que tentar desenvolver o assunto e quebrar a cara.

O nosso amigo Contini está coberto de razão no que diz. Substitua os livros citados pelo corão ou o Mahabharata, que são livros sagrados. Irão encontrar lá a interpretação do que quiserem e da forma que mais lhe convierem. Ou será que só valem os livros sagrados da sua religião?
Da mesma forma que, se for conveniente, econtrarão quantas profecias quiserem em Mob Dick, Senhor dos Anéis e até mesmo no Código Da Vinci. Basta para isto criar um método de estudo, tal qual o preterismo.

O preterismo só nos prova que há infinitas maneiras de interpretar o que está escrito na bíblia e que sempre usamos a interpretação que mais nos convém no momento.

Pra citar um exemplo prático: Um judeu alucinado chamado Michael Drosnin, que devia tomar LSD no café da manhã escreveu o livro "O código da bíblia", que você já deve conhecer. Nele, através de um algorítimo construído em um programa de computador, conseguiu juntar palavras na bíblia que indicavam a previsão de uma série de acontecimentos como a morte da Princesa Diana, o acidente com as torres gêmeas, entre outros. Previu também que, de acordo com os códigos descobertos, o mundo acabaria no ano 2006. Acho que esta não funcionou. Ou talvez o mundo já tenha acabado e nós ainda não demos conta. Talvez seja aquela dificuldade que nosso espírito tem de acreditar que morremos de verdade, como ficou provado em "O sexto sentido" e "Ghost - do outro lado da vida". Bem, se morremos e estamos no paraíso (ou no inferno), pelo menos fico feliz em saber que há internet por aqui.
Utilizando métodos semelhantes ao de Drosnin, o matemático australiano Brendan McKay conseguiu encontrar profecias inseridas no livro Mob Dick escrito em 1.851. Lá ele encontrou, por exemplo, os assassinatos de Indira Gandhi e Martin Luter King.

Estranho é que, como em toda profecia fracassada, depois que passa a hora de ela acontecer e não acontece, os crentes a esquecem ou dizem que havia sido mal interpretada e partem atrás de nova interpretação (preterismo de novo).

A nova moda agora é dizer que o mundo vai acabar (de novo) em 22 de dezembro de 2.012. Nesta data convergem as previsões dos Maias, de Nostradamus, do apocalipse, da mãe Diná, etc...
Posso eu então arriscar a dar uma de profeta: Ao nascer do dia 23 de dezembro de 2.012, tudo continuará como sempre foi. As pessoas acordarão e irão para seus trabalhos, seguirão suas rotinas normalmente e nem sequer se lembrarão de que a esta altura o mundo já deveria ter acabado. Com exceção de alguns lunáticos que estarão se perguntando "o que será que deu errado?" e declarando que houve falhas na interpretação das profecias, já iniciando "estudos" para a próxima interpretação. Não demora a marcarem nova data para o fim do mundo. Mas por favor, marquem para depois de julho de 2.014, que eu quero assistir à copa do mundo!

Famado, espero sinceramente que você encontre o que procura aqui.

Grande abraço! :ok:

« Última modificação: 25 de Junho de 2009, 10:30:30 por Ratzinger »
"A bosta de boi é mais útil que os dogmas; serve para fazer estrume" Mao Tse-Tung
“Quando o primeiro espertalhão encontrou o primeiro imbecil, nasceu o primeiro deus.” Millor

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #195 Online: 25 de Junho de 2009, 07:56:56 »

Famado, o que todo mundo entendeu é que este seu comentário é a mais absoluta falta de argumentos. É mais fácil encerrar a conversa assim do que tentar desenvolver o assunto e quebrar a cara.

O nosso amigo Contini está coberto de razão no que diz. Substitua os livros citados pelo corão ou o Mahabharata, que são livros sagrados. Irão encontrar lá a interpretação do que quiserem e da forma que mais lhe convierem. Ou será que só valem os livros sagrados da sua religião?
Da mesma forma que, se for conveniente, econtrarão quantas profecias quiserem em Mob Dick, Senhor dos Anéis e até mesmo no Código Da Vinci. Basta para isto criar um método de estudo, tal qual o preterismo.

O preterismo só nos prova que há infinitas maneiras de interpretar o que está escrito na bíblia e que sempre usamos a interpretação que mais nos convém no momento.

Pra citar um exemplo prático: Um judeu alucinado chamado Michael Drosnin, que devia tomar LSD no café da manhã escreveu o livro "O código da bíblia", que você já deve conhecer. Nele, através de um algorítimo construído em um programa de computador, conseguiu juntar palavras na bíblia que indicavam a previsão de uma série de acontecimentos como a morte da Princesa Diana, o acidente com as torres gêmeas, entre outros. Previu também que, de acordo com os códigos descobertos, o mundo acabaria no ano 2006. Acho que esta não funcionou. Ou talvez o mundo já tenha acabado e nós ainda não demos conta. Talvez seja aquela dificuldade que nosso espírito tem de acreditar que morremos de verdade, como ficou provado em "O sexto sentido" e "Ghost - do outro lado da vida". Bem, se morremos e estamos no paraíso (ou no inferno), pelo menos fico feliz em saber que há internet por aqui.
Utilizando métodos semelhantes ao de Drosnin, o matemático australiano Brendan McKay conseguiu encontrar profecias inseridas no livro Mob Dick escrito em 1.851. Lá ele encontrou, por exemplo, os assassinatos de Indira Gandhi e Martin Luter King.

Estranho é que, como em toda profecia fracassada, depois que passa a hora de ela acontecer e não acontece, os crentes a esquecem ou dizem que havia sido mal interpretada e partem atrás de nova interpretação (preterismo de novo).

A nova moda agora é dizer que o mundo vai acabar (de novo) em 22 de dezembro de 2.012. Nesta data convergem as previsões dos Maias, de Nostradamus, do apocalipse, da mãe Diná, etc...
Posso eu então arriscar a dar uma de profeta: Ao nascer do dia 23 de dezembro de 2.012, tudo continuará como sempre foi. As pessoas acordarão e irão para seus trabalhos, seguirão suas rotinas normalmente e nem sequer se lembrarão de que a esta altura o mundo já deveria ter acabado. Com exceção de alguns lunáticos que estarão se perguntando "o que será que deu errado?" e declarando que houve falhas na interpretação das profecias, já iniciando "estudos" para a próxima interpretação. Não demora a marcarem nova data para o fim do mundo. Mas por favor, marquem para depois de julho de 2.014, que eu quero assistir à copa do mundo!

Famado, espero sinceramente que você encontre o que procura aqui.

Grande abraço! :ok:

Perfect...
 - Carl Sagan

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #196 Online: 25 de Junho de 2009, 11:07:54 »
Fica muito difícil argumentar, quando o adversário (no sentido de debatedor) não quer entender (se bem que tem uns que não entendem realmente). Vou tentar ser bem claro:

1 - O fato de Moisés ter existido ou não, não está em discussão (por favor parem de misturar as coisas);

2 - A classificação didática que falei é que os livros da bíblia são divididos em históricos, poéticos, proféticos e doutrinários;

3 - Pelo fato de acreditarem que os personagens da bíblia não existiram, alguns querem igualá-la aos romances de Mob Dick, Pinóquio, Senhor dos Anéis etc. Daí acham que podem aplicar o preterismo a isso. Mas este argumento é uma falácia do tipo "olha o avião". Vcs sabem que estes romances foram elaborados com a intenção de serem apenas romances. Nenhum estudante sério da bíblia (mesmo ateus que estudam a bíblia) faria esta comparação. O certo é compará-la ao Corão ou qualquer outra escritura dita “sagrada”.
« Última modificação: 25 de Junho de 2009, 11:21:16 por famado »

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #197 Online: 25 de Junho de 2009, 11:09:28 »
:olheira:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #198 Online: 25 de Junho de 2009, 11:20:55 »

Offline Ratzinger

• Nível 10
  • *
« Resposta #199 Online: 25 de Junho de 2009, 11:30:52 »
 :???:
Acho que vou desistir...
Paciência tem limite!

:nao2:

Seria isto apenas uma resposta evasiva pra ganhar tempo Famado?
Você leu todo o texto?
Se leu, entendeu?
Se entendeu, pode argumentar?

Abç!
« Última modificação: 25 de Junho de 2009, 11:39:43 por Ratzinger »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!