Vc discorda de mim sobre Apocalipse estar falando do sofrimento da Igreja sob o Império Romano?
Eu discordo que seja possível afirmar com precisao que esse é o caso. Aliás, nesse assunto o que nao faltam sao
discordâncias, mesmo entre os crentes.
Vc acha que absolutamente não é isso ou que pode ser isso, ou ainda que é isso?
Esqueça os absolutos, Famado. Você mesmo disse que nao existem certezas nessas análises.
Apenas acho que as evidências que você apresentou até agora nao sao convincentes. Existem
explicaçoes mais simples que a sua (ver: Ockham, navalha).
E quanto aos outros livros que citei (Daniel, Ageu e Obadias)?
Eu realmente nao sei. Nao conheço bem esses livros e você nao apresentou nenhuma análise. Minha pergunta nao
foi retórica: onde você mostrou isso? Apenas afirmar "X representa Y" nao é suficiente. Se você está realmente
tentando nos convencer que essas profecias se referiam ao futuro, entao porque algumas se concretizaram e outras nao?
E lembre-se: a hipótese da profecia sobre o futuro é extraordinária. Entao ela exige evidências extraordinárias.
Você poderia estar igualmente defendendo Nostradamus ou o Juscelino. Nem precisaria mudar muito os argumentos.
Eu chamei de histórico-profético porque são profecias se concretizaram há muito tempo atrás. Ou até, admitindo o ceticismo de vcs, foram escritos depois do fato ocorrido, sendo este fato, muito antigo.
Ok.