Giga, demorei mas aqui me encontro!
O primeiro vídeo é o normal, caso clássico, parecia até um filme de terror, a mulher é muito bizarra. A sequência é ótima, muito divertida, mas entra na minha idéia inicial, que ele faz isso muito rápido e envolve a pessoa de uma forma sobre-humana, a consciência do "hipnotizado" se sujeita inteiramente à vontade dele: ele desligou o menino até anoitecer e ficou totalmente invisível com o outro. Uma questão é, como isso se processa na mente da pessoa? Como alguém se desliga com tanta facilidade e como outro alguém passa a ter domínio sobre essa perda? O que o Show Man diz se processa como um pensamento próprio da vítima e isso cola uma menina ao chão, no meio do trânsito, e deixa ele invisível pra´quele outro. Bizarro! Perigoso também. Outro vídeo interessante dele é o da velhinha de 75 anos que ele ensina, num período de duas semanas, a jogar poker. A velhinha torna-se capaz, inclusive, de perceber o blefe da outra pessoa. Momentos antes das partidas e até durante os ensinamentos, ele pede que ela se concentre enquanto ele, sei lá, dita palavras de ordem, que de alguma forma atuam na mente dela e a transformam numa jogadora de primeira. É como o espinafre do Popeye.
A consciência humana, que me parece um processo intermitente de perpecção e raciocínio, por mera sugestão e indução, não deixa pistas de ter um mecanismo tão frágil de processamento (embora seja complicado alguém perceber o próprio defeito!) que facilmente incorpora comportamentos e atitudes via sugestão de um terceiro, é como se este, Derren nos casos, se aderisse ao raciocínio alheio e dali passasse a conduzir, como um títere, um estranho qualquer.
Quanto ao texto. Meu inglês é ruim, mas percebi ser tudo aquilo uma teoria de como se processa o mecanismo. Diz ele que o hipnotizador se utiliza da confusão alheia pra induzir um estado de transe, existe um momento, entre um pensamento e outro, quando o 'Skilled hypnotist', sequestra a pessoa e se diverte com ela. Não me esclareceu muita coisa, mas pode ser pelo meu parco inglês (que voltei a estudar!).
Entretanto, por mais que eu desconfie, essa é a única explicação razoável pra esses estados de transe que observamos em cultos diversos. Nesse sentido, é bem válida a obra do Derren, tanto que num desses vídeos ele comenta, "Se alguém me perguntar se estou trapaceando, vou confirmar", mas, lógico, ninguém pergunta. Estas ocorrências, em contrapartida, são os únicos elementos de que me disponho pra "crer" na veracidade dos "tricks", pois a outra opção seria bizarra e imporvável por demais, afinal, estaríamos ainda vivendo sob a régia do Olimpo. Ou então, vários atores, num complô mundial, transitam por aí brincando de hipnotico e hipnotizado. No final, a única coisa que ainda estranho é não encontrar estudos concernentes ao tema. O negócio parece ser bem "informal" e somente uns poucos se aventuram no tema. Posso estar errado pois não ligo de viver com este tipo de dúvida, se eu não estiver, pergunto, por quê?
Abçs!
(PS: Agora, uma coisa interessante, você, figura comum no forum, crítico severo de todo sobrenatural e afins, ovnis e paranormais, se permite, por um momento, um pouco de crença no surpreendente. Pra quem aguerridamente luta contra qualquer idéia que transcenda a realidade cientifica, você aceita com certa facilidade todos estes argumentos hipnóticos, tanto que os divulga como se não pairassem dúvidas sobre eles. Enquanto na maioria dos casos vc se mantém distante, pretendendo sempre um olhar crítico, neste caso em particular, sua disposição mudou, aliás, um pouco que distoou da sua posição comum... Vc era cristão ou alguma coisa do gênero??) - Meu momento "cold reading"!