Como vimos, a explicação dada pelo Gigaview sobre o movimento ideomotor é simplesmente ridícula para explicar a levitação da mesa.
Será que isso é só falta de inteligência ou ele está guardando um Ás na manga pra soltar na hora certa e me destroçar? Espero que não seja este último caso, pois seria igualmente bem ridícula e desprezível essa tentativa de me estender armadilhas.
Eu também, ao contrário do que devem pensar de mim, sou bem cético para coisas que me parecem por demais maravilhosas e, por isso, procurei bastante por explicações materiais para esses vídeos na internet. Não achei nada (o que não significa que não haja). Mesmo no livro do David Berglas vi alguém reclamando que ele não dá maiores explicações sobre como faz a mesa levitar, o que o fez o leitor sentir como se tivesse pago (e caro) e não levado.
Mas enfim... eu vi o filme várias vezes e há uma parte que poderia dar uma explicação bem material para esse truque. Quem viu também? Eu não acredito que só eu teria visto. Será que eu sou o único a procurar falhas no procedimento?
P.S.: Para quem tem um inglês muito bom, poderiam transcrever (em inglês mesmo) o que o David Berglas disse aos 40 segundos do filme acima:
"I don't deny any explanation........"
Meu inglês de ouvido às vezes não é bom. Me deu a entender que ele não queria revelar o truque para poder continuar usando em próximas vezes, mas eu perdi várias palavras do que ele disse de modo que o meu entendimento ficou bastante prejudicado. Quem puder traduzir, agradecido!
Um abraço.