Autor Tópico: Táticas Espíritas: uso da sugestão e do medo  (Lida 34866 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re: Táticas Espíritas: uso da sugestão e do medo
« Resposta #75 Online: 30 de Julho de 2009, 19:25:21 »
Pois é... Esse silêncio me sugere que talvez eu possa usar os vídeos como evidências a meu favor nos debates... Quem sabe eu não os poste lá no tópico do desafio.  8-)

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #76 Online: 30 de Julho de 2009, 20:03:37 »
Pois é... Esse silêncio me sugere que talvez eu possa usar os vídeos como evidências a meu favor nos debates... Quem sabe eu não os poste lá no tópico do desafio.  8-)
Voce pode fazer sucesso com crentes e pessoas com capacidade cognitiva prejudicada.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 30 de Julho de 2009, 21:22:52 »
raciocínio leafariano

- Não consegui enxergar as cordas nem outra coisa no vídeo
- Não é estranho que alguém que queira fazer uma mesa parecer estar levitando o faça de modo a não parecer que é uma fraude*
- Portanto, a mesa pode ter levitado ou não

conclusão: resumindo, a chance de um humano fazer uma fraude é a mesma que uma mesa levitar.

* se bem que esse raciocínio é real no caso das aparições do CX, com fantasmas com pano na boca... CX não se preocupa em parecer convincente, acredita que a estupidez dos crentes é suficiente para acreditar na imbecilidade
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #78 Online: 30 de Julho de 2009, 21:37:07 »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #79 Online: 30 de Julho de 2009, 22:45:58 »
Como vimos, a explicação dada pelo Gigaview sobre o movimento ideomotor é simplesmente ridícula para explicar a levitação da mesa.  :sono:

Será que isso é só falta de inteligência ou ele está guardando um Ás na manga pra soltar na hora certa e me destroçar? Espero que não seja este último caso, pois seria igualmente bem ridícula e desprezível essa tentativa de me estender armadilhas.

Eu também, ao contrário do que devem pensar de mim, sou bem cético para coisas que me parecem por demais maravilhosas e, por isso, procurei bastante por explicações materiais para esses vídeos na internet. Não achei nada (o que não significa que não haja). Mesmo no livro do David Berglas vi alguém reclamando que ele não dá maiores explicações sobre como faz a mesa levitar, o que o fez o leitor sentir como se tivesse pago (e caro) e não levado.

Mas enfim... eu vi o filme várias vezes e há uma parte que poderia dar uma explicação bem material para esse truque. Quem viu também? Eu não acredito que só eu teria visto. Será que eu sou o único a procurar falhas no procedimento?

P.S.: Para quem tem um inglês muito bom, poderiam transcrever (em inglês mesmo) o que o David Berglas disse aos 40 segundos do filme acima:

"I don't deny any explanation........"

Meu inglês de ouvido às vezes não é bom. Me deu a entender que ele não queria revelar o truque para poder continuar usando em próximas vezes, mas eu perdi várias palavras do que ele disse de modo que o meu entendimento ficou bastante prejudicado. Quem puder traduzir, agradecido!

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #80 Online: 30 de Julho de 2009, 23:04:26 »
Como vimos, a explicação dada pelo Gigaview sobre o movimento ideomotor é simplesmente ridícula para explicar a levitação da mesa.

Leafar, de novo, vai estudar vai...e para de falar besteira.

Existem 2 tipos de mesas girantes: as que não levitam e as que levitam. As mesas que não levitam, conforme PROVA apresentada por Faraday e outros se movem através do efeito ideomotor, isto é, são as pessoas que conduzem a mesa. As mesas que levitam são efeitos de truques de mágica, quando realizados por mágicos ou fraudes quando realizados por médiuns.

Se você discorda, então arrume um médium para levitar uma mesa que eu levo um mágico para desmacará-lo.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #81 Online: 30 de Julho de 2009, 23:14:39 »
Eu também, ao contrário do que devem pensar de mim, sou bem cético

Não duvido que voce seja cético em relação a outras coisas, mas quanto a crença espírita já está bem clara a sua ilusão...

Voce devia aplicar o ceticismo ao bullshit espírita e poderia ver como são óbvias as idioptices, enganos  e farsas dessa crença ridícula!

Quanto a armadilhas, é voce que as arma e cai nelas. Se voce parar para ler as idiotices que postou a luz da razão e perceber que não consegui apresentar uma unica evidencia até agora, alem do que voce acha ou idiotices non-senses ditas pelo medíocre do rivail...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 30 de Julho de 2009, 23:15:09 »
Será que isso é só falta de inteligência ou ele está guardando um Ás na manga pra soltar na hora certa e me destroçar? Espero que não seja este último caso, pois seria igualmente bem ridícula e desprezível essa tentativa de me estender armadilhas.

Leafar, você já passou o seu atestado de inteligência aqui no fórum defendendo as idéias idiotas do Kardec e já foi totalmente destroçado a ponto de virar um "case" de mal gosto.

Leafar, por que você não volta para o  Orkut? Acho que é o seu lugar.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #83 Online: 30 de Julho de 2009, 23:16:59 »
Eu também, ao contrário do que devem pensar de mim, sou bem cético para coisas que me parecem por demais maravilhosas e, por isso, procurei bastante por explicações materiais para esses vídeos na internet.

Sei...  :histeria: :histeria: :histeria:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #84 Online: 30 de Julho de 2009, 23:21:12 »
Mesmo no livro do David Berglas vi alguém reclamando que ele não dá maiores explicações sobre como faz a mesa levitar, o que o fez o leitor sentir como se tivesse pago (e caro) e não levado.

O Berglas é um mágico, ele vive de mágica, é um profissional. Você acha mesmo que iria revelar o melhor truque dele num livrinho?

Santa inteligência....tomara que você tenha comprado o livro.

:histeria: :histeria: :histeria: :histeria:

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #85 Online: 30 de Julho de 2009, 23:47:31 »
Como vimos, a explicação dada pelo Gigaview sobre o movimento ideomotor é simplesmente ridícula para explicar a levitação da mesa.

Existem 2 tipos de mesas girantes: as que não levitam e as que levitam. As mesas que não levitam, conforme PROVA apresentada por Faraday e outros se movem através do efeito ideomotor, isto é, são as pessoas que conduzem a mesa. As mesas que levitam são efeitos de truques de mágica, quando realizados por mágicos ou fraudes quando realizados por médiuns.

Se você discorda, então arrume um médium para levitar uma mesa que eu levo um mágico para desmacará-lo.
Eu perguntei sobre a levitação e você me respondeu sobre ideomotor. Pra quê? Você parece aquelas pessoas que não respondem o que lhe perguntam, mas respondem o que gostaria que lhes fossem perguntado.

Bastava responder que não sabia e pronto, ao invés de publicar aquele circo.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #86 Online: 30 de Julho de 2009, 23:52:46 »

Leafar, você já passou o seu atestado de inteligência aqui no fórum defendendo as idéias idiotas do Kardec e já foi totalmente destroçado a ponto de virar um "case" de mal gosto.
Sei... fui eu que agi com desonestidade intelectual, fui eu que sempre fui a "maria vai com as outras" do "politicamente correto", fui eu que acusei em falso e tergiversei quando confrontado; enfim, fui eu quem foi, por causa disso tudo, destroçado... Afff...

Só mesmo no CC.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #87 Online: 30 de Julho de 2009, 23:59:57 »
Mesmo no livro do David Berglas vi alguém reclamando que ele não dá maiores explicações sobre como faz a mesa levitar, o que o fez o leitor sentir como se tivesse pago (e caro) e não levado.

O Berglas é um mágico, ele vive de mágica, é um profissional. Você acha mesmo que iria revelar o melhor truque dele num livrinho?

Santa inteligência....tomara que você tenha comprado o livro.

Se o que eu vi no filme for o melhor truque dele, então ele é um mágico de araque, porque a armação seria óbvia e grosseira.

O problema é que eu acredito na factibilidade do fenômeno da levitação das mesas, mas nem por isso eu deixei de ver algo que poderia explicar materialmente o truque nesse vídeo específico. A minha dúvida, na realidade, é se esse caso é um truque barato que parece um truque barato, ou um "case" legítimo que parece um truque barato. Por isso é que eu quero ler as opiniões.

Um abraço.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #88 Online: 31 de Julho de 2009, 00:11:46 »

Eu perguntei sobre a levitação e você me respondeu sobre ideomotor. Pra quê? Você parece aquelas pessoas que não respondem o que lhe perguntam, mas respondem o que gostaria que lhes fossem perguntado.

Bastava responder que não sabia e pronto, ao invés de publicar aquele circo.

Vou colocar de novo para você se lembrar o que escreví lá atrás e que você leu e esqueceu, como sempre:
Citação de: Gigaview
Não sei como se faz mas envolve tecnologia e movimento ideomotor.

A explicação acima complementa o que você esqueceu.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #89 Online: 31 de Julho de 2009, 00:14:27 »

Sei... fui eu que agi com desonestidade intelectual, fui eu que sempre fui a "maria vai com as outras" do "politicamente correto", fui eu que acusei em falso e tergiversei quando confrontado; enfim, fui eu quem foi, por causa disso tudo, destroçado... Afff...

Só mesmo no CC.

Orkut, Leafar...você nunca deveria ter saído de lá. Aqui no CC você só vai se aborrecer defendendo seus pontos de vista "inteligentes".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #90 Online: 31 de Julho de 2009, 00:18:33 »
A minha dúvida, na realidade, é se esse caso é um truque barato que parece um truque barato, ou um "case" legítimo que parece um truque barato. Por isso é que eu quero ler as opiniões.

O Agnóstico tem razão...

Você quer acreditar mesmo que a mesa levitou, não é?

Pergunta lá no Orkut...

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #91 Online: 31 de Julho de 2009, 07:37:09 »
A minha dúvida, na realidade, é se esse caso é um truque barato que parece um truque barato, ou um "case" legítimo que parece um truque barato. Por isso é que eu quero ler as opiniões.

O Agnóstico tem razão...

Você quer acreditar mesmo que a mesa levitou, não é?
Sim, claro! Eu nunca tinha visto uma evidência sobre o magnetismo animal (tão ridicularizado!) atuando sobre as mesas, e esses vídeos pareciam uma boa evidência. Eu não nego isso, pois não sou intelectualmente desonesto. Se eu erro é por ignorância, e não por sonegar informações no debate.

Mas entre querer que o vídeo fosse legítimo e crer que o vídeo seja legítimo vai grande distância. Aliás, essa é uma das grandes diferenças entre nós: eu quero crer, mas busco elementos (racionais ou científicos) para descrença, enquanto que você(s), não sei por que razão, quer descrer, e só busca elementos para a sua descrença e ignora tudo o que poderia eventualmente fundamentar uma crença em algo.

Um abraço.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #92 Online: 31 de Julho de 2009, 07:44:50 »
Vou colocar de novo para você se lembrar o que escreví lá atrás e que você leu e esqueceu, como sempre:
Citação de: Gigaview
Não sei como se faz mas envolve tecnologia e movimento ideomotor.

A explicação acima complementa o que você esqueceu.
Eu reparei, e até citei essa "frasezinha" que você colocou para se resguardar. Mas só bastava ela, não precisava de todo aquele resto que não resolve absolutamente nada do problema.

E eu não vi nenhuma tecnologia ou movimento ideomotor no vídeo. O truque (se eu vi bem e corretamente) seria até bem simples. Dá até "pra fazer em casa!"

Mas se a minha visão não for verdadeira, eu ainda espero uma explicação para o truque.

Um abraço.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #93 Online: 31 de Julho de 2009, 09:52:16 »
E eu não vi nenhuma tecnologia ou movimento ideomotor no vídeo. O truque (se eu vi bem e corretamente) seria até bem simples. Dá até "pra fazer em casa!"

O movimento ideomotor surge através das mãos e deslocam e giram as mesas, mas não são capazes de levitá-la. Já ví um truque em que assistentes infiltrados no grupo usam um anel que se encaixa numa espécie de gancho muito pequeno na mesa, mas não é caso. Uma outra forma de fazer é esconder hastes sob o braço na manga que se estendem por baixo e se encaixam na mesa. Mesas pré-preparadas podem ser feitas de madeira balsa, ocas com gás hélio para dar o efeito anti-gravitacional. A "tecnologia" é o truque. Se você "não viu" significa que o mágico atingiu o objetivo, pois se fosse claro perceber iria parecer algo meio idiota.

O mundo da mágica deve muito aos médiuns espíritas, que em muitos casos foram extremamente criativos para enganar as pessoas e até alguns cientistas famosos.

Mas se a minha visão não for verdadeira, eu ainda espero uma explicação para o truque.

Talvez você possa comprar o truque e iniciar uma carreira de médium altamente lucrativa. Ah...não esqueça de apagar as luzes para não prejudicar o seu "ectoplasma"...

Veja exemplos abaixo.

http://www.elmwoodmagic.com/full/Magic-Tricks-Magic-Books-Magic-DVDs-1-Table-Lifting-Set-Illusion-Craft__3916.htm
http://www.losander.com/Floating_Table.html

Como você viu a brincadeira não é barata e precisa seguir o código de ética dos mágicos que são profissionais honestos e sobrevivem divertindo as pessoas com ilusões. Já os médiuns....
« Última modificação: 31 de Julho de 2009, 18:20:49 por Gigaview »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #94 Online: 31 de Julho de 2009, 10:13:41 »
Aliás, essa é uma das grandes diferenças entre nós: eu quero crer, mas busco elementos (racionais ou científicos) para descrença, enquanto que você(s), não sei por que razão, quer descrer, e só busca elementos para a sua descrença e ignora tudo o que poderia eventualmente fundamentar uma crença em algo.

O problema é que "você quer crer" e "pensa que busca" elementos para descrença. Na verdade, você apenas busca elementos para crer ou confirmar a sua crença. Você admite uma porção de bobagens como verdadeiras e sai buscando evidências para "prová-las" e obviamente não consegue, e nem admite que NINGUÉM até hoje conseguiu. Você já tinha a explicação para a levitação das mesas, mas bastou repetir o fenômeno em condições nada sobrenaturais para você começar a admitir a possibilidade de fraude e mesmo assim ainda não descarta a possibilidade de existir um fenômeno "espiritual" verdadeiro. Por que? Exatamente porque você quer crer.

Por que os céticos estariam interessados em buscar elementos para fundamentar uma crença? Os crentes é que devem apresentar os elementos que fundamentam suas crenças e submetê-los aos céticos. Concorda?

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #95 Online: 31 de Julho de 2009, 10:30:09 »
Como vimos, a explicação dada pelo Gigaview sobre o movimento ideomotor é simplesmente ridícula para explicar a levitação da mesa.  :sono:

Será que isso é só falta de inteligência ou ele está guardando um Ás na manga pra soltar na hora certa e me destroçar?

Leafar,

Se as explicações aqui postadas são "ridículas" e "burras", o que faz aqui?

Os "burros" dos meus avós já diziam: "Quem abaixa demais, a bunda aparece".

Vai com calma aí rapaz.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #96 Online: 31 de Julho de 2009, 19:33:13 »
Yeah!

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #97 Online: 31 de Julho de 2009, 19:37:48 »
Como vimos, a explicação dada pelo Gigaview sobre o movimento ideomotor é simplesmente ridícula para explicar a levitação da mesa.  :sono:

Será que isso é só falta de inteligência ou ele está guardando um Ás na manga pra soltar na hora certa e me destroçar?

Leafar,

Se as explicações aqui postadas são "ridículas" e "burras", o que faz aqui?

Os "burros" dos meus avós já diziam: "Quem abaixa demais, a bunda aparece".

Vai com calma aí rapaz.
Mr. Mustard,

Em primeiro lugar, eu não disse que as explicações dadas por aqui são todas "ridículas" e "burras". Eu me referi a apenas uma explicação específica, em que eu perguntei sobre "aipim" e me responderam sobre "inhame".

E em segundo lugar, eu estou indo calmo. Aliás, se eu fosse "calmo" como têm ido comigo por aqui, acho que eu já teria sido expulso desse fórum há muito tempo.

Um abraço.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #99 Online: 31 de Julho de 2009, 22:25:50 »
Leafar.

Se você é cético quero te desafiar a dizer: Chico Xavier é um embusteiro. Me diga que você não sabe que aquela foto com o pano na boca é fraude.

Diga, não é tão difícil.. CX é um embusteiro ou retardado
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!