Autor Tópico: Táticas Espíritas: uso da sugestão e do medo  (Lida 34867 vezes)

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
Re: Táticas Espíritas: uso da sugestão e do medo
« Resposta #100 Online: 31 de Julho de 2009, 22:32:32 »
Se você é cético quero te desafiar a dizer: Chico Xavier é um embusteiro. Me diga que você não sabe que aquela foto com o pano na boca é fraude.

Eu gosto mais daquela da materialização da irmã Josefa...
"Deus prefere os ateus"

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #101 Online: 31 de Julho de 2009, 23:34:27 »
Não era pano, era ectoplasma. Duhhh u.u
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #102 Online: 01 de Agosto de 2009, 02:17:03 »
Espero que o Leafar responda claramente ao desafio do Agnóstico. Vou até ajudá-lo a ser o mais objetivo possível.

As fotos são essas:

Diga qual é a sua opção:

(a) Chico Xavier era apenas embusteiro;
(b) Chico Xavier era apenas retardado;
(c) Chico Xavier era embusteiro e retardado;
(d) Não sou cético porra nenhuma.

Diga Leafar, qual é a sua opção? Objetivamente, (a), (b), (c) ou (d) ????
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #103 Online: 01 de Agosto de 2009, 08:21:04 »
Ele vai aplicar o "preterismo" e explicar tudinho com uma manobra de "logica espírita" ou vai fugir do assunto de novo com a manobra do "olha o avião"... Tem ainda a possibilidade da manobra da "vítima de perseguição" de espíritas...

E não vai ter nenhum "argumento" novo! Ele vai reeditar os já refutados pois para ele não foram refutados porque ele não quer!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #104 Online: 01 de Agosto de 2009, 09:27:31 »
Leafar.

Se você é cético quero te desafiar a dizer: Chico Xavier é um embusteiro. Me diga que você não sabe que aquela foto com o pano na boca é fraude.

Diga, não é tão difícil.. CX é um embusteiro ou retardado
Bem, eu particularmente creio na factibilidade dos fenômenos de materialização, até porque isso não aconteceu somente no "quintal do Chico". O meu espírito cético me proíbe, nesse momento, de dizer se uma das fotos, várias fotos ou todas as fotos são fraudes ou não, até porque há casos conhecidos de pessoas que claramente agiram de má-fé para desmascará-las.

Nesse caso específico, se eu declarasse que acreditava na veracidade das fotos, eu seria crente na autenticidade, e se eu declarasse que acreditava na falsidade, eu seria crente na fraude. Nesse caso, prefiro a postura cética da abstenção, pois que qualquer resposta final que eu dê agora pode me obrigar a ter que me retratar depois.

Se houve fraude, contudo, não acredito na conivência do Chico. Nesse ponto eu não sou nenhum cético.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 01 de Agosto de 2009, 09:47:05 »
O meu espírito cético me proíbe, nesse momento, de dizer...
Nesse ponto eu não sou nenhum cético.

:histeria:

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #106 Online: 01 de Agosto de 2009, 09:50:03 »
Bem, eu particularmente creio na factibilidade dos fenômenos de materialização, até porque isso não aconteceu somente no "quintal do Chico".

Bem, eu particularmente creio nas aparições do saci-pererê, até porque isso não aconteceu somente no sítio do picapau amarelo. :)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #107 Online: 01 de Agosto de 2009, 10:01:13 »
Nesse caso, prefiro a postura cética da abstenção, pois que qualquer resposta final que eu dê agora pode me obrigar a ter que me retratar depois.

Já reparou que essa "postura cética de abstenção" funciona sempre e com qualquer coisa que possa abalar a sua crença?

Alíás de onde você tirou essa  "postura cética de abstenção"?

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #108 Online: 01 de Agosto de 2009, 10:48:28 »
Nesse caso, prefiro a postura cética da abstenção, pois que qualquer resposta final que eu dê agora pode me obrigar a ter que me retratar depois.

Já reparou que essa "postura cética de abstenção" funciona sempre e com qualquer coisa que possa abalar a sua crença?
Cara, para mim é totalmente indiferente se essas fotos são autênticas ou não. Se forem finalmente comprovadas falsas a minha crença não se abalaria de 1mm. Eu não creio na má-fé do Chico, sinceramente. Mas ainda que ele fosse um charlatão do pior tipo, isso não afetaria a minha convicção espírita. A estabilidade da minha crença não depende do Chico.

Alíás de onde você tirou essa  "postura cética de abstenção"?
Dentre outros lugares, do que se diz aqui mesmo no fórum: não emitir julgamento sem estar absolutamente convicto dos fatos.

../forum/topic=19606.0.html#msg433946
../forum/topic=17344.225.html#msg406328
../forum/topic=18335.275.html#msg391181
../forum/topic=16023.225.html#msg336949

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #109 Online: 01 de Agosto de 2009, 10:49:08 »
Se houve fraude, contudo, não acredito na conivência do Chico. Nesse ponto eu não sou nenhum cético.
Como está claro que houve fraude, ou ectoplasma agora é lençol, em sua suposição não embasada de que o CX não era conivente com a palhaçada então ele era realmente um desequilibrado mental.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #110 Online: 01 de Agosto de 2009, 10:59:51 »
Leafar, tudo bem que você goste de se auto-enganar, mas tentar enganar outros foristas com mais essa xaropada já é demais. Só pode estar de onda...Você não é cético nem aqui nem em Jupiter (ops! esquecí que você acredita que Jupiter é habitado).

:)

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #111 Online: 01 de Agosto de 2009, 11:26:15 »
Claro que não sou cético.... o tempo todo. Ninguém é. Somos crentes (descrença inclusa) em alguns momentos, e céticos em outros. A questão é que em alguns casos eu sou cético aonde você é crente (por exemplo, na questão da falsidade das materializações envolvendo o Chico), e em outros você é cético aonde eu sou crente (como no caso das manifestações espirituais). Aliás, nesse último caso, será que a sua postura é realmente cética? Ou você já é absolutamente crente que espíritos não existam?

Um abraço.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #112 Online: 01 de Agosto de 2009, 21:00:37 »
Papinho de butequim. Claro que não...ninguém é....todos somos...será que é?.....tem certeza?....Blá-Blá-blá...
Não vou entrar nesse papinho, pelo menos nesse tópico. Sorry.

Mudando de assunto...e as provas Leafar? Quando você vai mostrar evidências convincentes?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #113 Online: 01 de Agosto de 2009, 23:02:32 »
Leafar, se você olha para essas fotos e seu espírito cético não consegue detectar se é fraude ou não, você tem problema cognitivo, não tem um QI suficiente ou é um crente não cético, ou os três.

Desculpe, não há opção.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #114 Online: 02 de Agosto de 2009, 17:12:07 »
Alguem que diz que sua fé não vai mudar um milímetro mesmo diante de evidencias não é a definição de um cético, é a definição de um crente.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #115 Online: 02 de Agosto de 2009, 19:06:28 »
Alguem que diz que sua fé não vai mudar um milímetro mesmo diante de evidencias não é a definição de um cético, é a definição de um crente.

Exatamente isso. :ok: Se estas fotos são fraudes (e é o ÓBVIO ULULANTE que são, basta olhar para elas sem a venda da fé), significa que o maior ícone do espiritismo do Brasil é um farsante ou um retardado. Se mesmo assim você afirma que isso não vai abalar sua fé no espiritismo, então não há nada que abale, e você não é cético de forma alguma. Você precisa desesperadamente acreditar no espiritismo e vai justificar ou dar evasivas sobre virtualmente qualquer coisa que seja apresentada a você.

É como os fiéis da Universal confrontados com os vídeos onde o Edir Macedo fala claramente como explorá-los, com todas as letras, e permanecem com sua fé inabalada, inventando ad hocs ridículos para se iludir. "Se a minha religião não bate com a realidade, dane-se a realidade, vou inventar uma justificativa qualquer para continuar com a minha crença". Ok, direito seu, mas ainda se entitular como "cético" é brincar com a inteligência de qualquer um com um mínimo de bom senso.

"Deus prefere os ateus"

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #116 Online: 02 de Agosto de 2009, 19:17:51 »
Pessoal,

Pela enésima vez: o Espiritismo se baseia em Allan Kardec, e não em Chico Xavier. Eu já disse que não acredito na má-fé do Chico, mas se ela viesse a ser eventualmente comprovada algum dia, a minha fé espírita não se abalaria. Agora vocês vejam se a minha fé seria abalada por causa de cada charlatão que usa o nome "espírita" que fosse desmascarado por aí...! Afff...

Um abraço.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #117 Online: 02 de Agosto de 2009, 21:44:54 »
O espiritismo se baseia em Kardec e no que Kardec se baseiou para inventar o espiritismo?

Resposta: num grupo de médiuns que ditaram uma porção de coisas sem nenhum fundamento, repletas de erros e ideológicamente condenáveis. Kardec também se baseou em fenômenos "mediúnicos" que tiveram explicações naturais ou foram desmascarados como fraudes.

Se isso não é suficiente para abalar a sua fé, então deve mesmo ter alguma coisa errada com o seu juízo.

Responda Leafar, qual é a diferença entre essa foto e as outras abaixo do tempo de Kardec. Você acha mesmo que existe alguma possibilidade de serem verdadeiras?

« Última modificação: 02 de Agosto de 2009, 22:55:19 por Gigaview »

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #118 Online: 02 de Agosto de 2009, 22:38:09 »
Se isso não é suficiente para abalar a sua fé, então deve mesmo ter alguma coisa errada com o seu juízo.
E por que é que você (e outros) não se limita a me mostrar as evidências que vocês teriam a seu favor sem se preocupar se a minha fé será ou não abalada, ficar me lançando esses ad hominem intermináveis e tentando me converter à sua descrença?

O Espiritismo não se baseia nas manifestações físicas, embora reconheça a sua factibilidade. O Espiritismo se baseia nas manifestações inteligentes deixadas nas comunicações. São essas manifestações inteligentes que revelam os espíritos em suas superioridades ou inferioridades, e não as manifestações físicas ou showzinhos de adivinhação que qualquer charlatão pode imitar.

Eu acho que estamos (eu incluso) perdendo o foco. O Chico nunca foi médium de manifestações físicas. Ele apenas tomou parte nessas experiências por algum tempo, retornando logo após para a produção de livros. São nesses livros que se encontram os espíritos, porque revelam traços de inteligência muito difíceis de se imitar. Eu já citei aqui as diferenças entre Emmanuel e Humberto de Campos sob o ponto de vista doutrinário espírita, por exemplo.

Já as fotos, eu não tenho muito como saber se são legítimas. Eu só sei que são factíveis, mas que também podem ser fabricadas com qualquer photoshop e eu não posso, em sã consciência, atestar a veracidade delas porque não há como verificar traços de inteligência nessas fotos. Eu posso apenas supor a veracidade ou falsidade, baseado na índole das pessoas que tomaram parte nas experiências. Se eu fosse avaliar as fotos apenas pelo que eu conheço da vida do Chico, se o Chico fosse a única pessoa envolvida com a produção delas, eu seria capaz de colocar a minha mão no fogo por elas, assim como eu coloco a minha mão no fogo pelas fotos tiradas por Crookes, mesmo não conseguindo eu cientificamente comprovar que são legítimas. Mas haviam outras pessoas no meio dessa produção que não eram de tanta confiança (a médium Otília Diogo, por exemplo, foi presa 6 anos depois por charlatanismo).

Vocês estão partindo de uma premissa que vocês não têm como garantir que é verdadeira: todas as fotos são falsas e o Chico era dolosamente conivente; e estão se valendo desse axioma para reprovar todo o restante da vida dele. Vocês não têm como provar o que dizem e estão argumentando com calúnia e má-fé.

Um abraço.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #119 Online: 02 de Agosto de 2009, 22:42:20 »
Ok Leafar...  A sua fé não se baseia no CX, mas eu estava te perguntando sobre o CX

Confirme então meu raciocínio:

Você sabe que as fotos são mentirosas.. não acredita em má fé do CX... portanto CX é um retardado.
Correto?

E como todo o retardado... escreve coisas retardadas, correto?
Por exemplo, você sabe que a história desmente vários livros deles, como o do Senador Lentulius..

Portanto, Emmanuel não existe, correto??

Bom, repita, para um cético é fácil: CX escreve merda. Concorda
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #120 Online: 02 de Agosto de 2009, 22:47:48 »
Eu posso apenas supor a veracidade ou falsidade, baseado na índole das pessoas que tomaram parte nas experiências. Se eu fosse avaliar as fotos apenas pelo que eu conheço da vida do Chico, se o Chico fosse a única pessoa envolvida com a produção delas, eu seria capaz de colocar a minha mão no fogo por elas, assim como eu coloco a minha mão no fogo pelas fotos tiradas por Crookes, mesmo não conseguindo eu cientificamente comprovar que são legítimas. Mas haviam outras pessoas no meio dessa produção que não eram de tanta confiança (a médium Otília Diogo, por exemplo, foi presa 6 anos depois por charlatanismo).

Alguém tava com uma arma na cabeça do CX?

então acabou.. se você e capaz de por a mão na fogo por aquelas fotos.. que não são fotoshops porque são antigas... conhecidas há muito tempo... então você não é cético porra nenhuma, opção D, meu chapa.

Você é um crente apenas, que fica se enganando que vai pela lógica, como todo os crentes.
E você é um crente incapacitado como todos os outros, devido a insistência em negar a realidade para preservar a sua crença. O melhor que você faz, é ganhar mais algumas crenças como cristais e parar de encher o saco...

desculpe cara... mas não entendo.. isso é um site onde se discute lógica, e não groselhas alucinadas de alguém que quer fechar os olhos até para as fraudes mais descaradas..

Se você não tem certeza que isso é uma fraude, se você não sabe que Lentulius não existiu, se você não vê nada estranho com casa de campo em vênus, nem com afirmação de vida em marte (vindo do seu idolatrado Rivail), então vai para um site de cristais.. é melhor lá

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #121 Online: 02 de Agosto de 2009, 23:14:20 »
Você sabe que as fotos são mentirosas.. não acredita em má fé do CX... portanto CX é um retardado.
Correto?
Você não entendeu o que eu escrevi. Eu não estou admitindo que as fotos são falsas. Eu só não sei se são verdadeiras, pois a falsificação é factível.

Mas supondo-se que as fotos sejam falsas e que eu não acredite na má fé do Chico, então ele foi enganado. Mas qual o problema? Tanta gente boa já não o foi? Por que só o Chico então seria retardado?

E como todo o retardado... escreve coisas retardadas, correto?
Por exemplo, você sabe que a história desmente vários livros deles, como o do Senador Lentulius..
Sim, eu sei disso. Mas isso não invalida a ideia das inteligências estranhas nas comunicações. O livro é uma história romanceada e de fundo moral, muito tocante e bonito, na minha opinião. Infelizmente tem esse problema de os nomes e os lugares não corresponderem ao que a História nos conta. Mas como o livro é um romance, e a realidade, como ela é de fato, é frequentemente pouco interessante, os fatos, os lugares e os acontecimentos podem ter sido adaptados pelo autor (espiritual ou não) para tornar o livro mais atrativo sob o ponto de vista de imaginação. É apenas um ponto de vista.

Bom, repita, para um cético é fácil: CX escreve merda. Concorda
Não, pelas razões expostas acima.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #122 Online: 02 de Agosto de 2009, 23:19:26 »
...assim como eu coloco a minha mão no fogo pelas fotos tiradas por Crookes, mesmo não conseguindo eu cientificamente comprovar que são legítimas.

Algumas fotos de Crookes abaixo.
Leafar...francamente...o seu caso é grave.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #123 Online: 02 de Agosto de 2009, 23:22:38 »
Como disse, reforço meus pontos do post anterior. Você está cagando para os fatos. Chico mentiu no livro? Ora, [toma ad hoc]. Casa em venus? [toma ad hoc]. Chico foi pego em uma farsa? [toma ad hoc] Vida em marte? [toma ad hoc].  Racismo? [imagina, e tome ad hoc]. Informações científicas erradas? [ora, toma ad hoc]

Se você tivesse o mínimo de visão crítica estaria juntando todas essas merdas que, mesmo que isoladamente já são suficientes para alguém de bom senso abandonar sua crença, e mandado a merda do espiritismo à... merda.

Mais uma vez, você é mais um crente que como todos os crentes vê inteligência incomum na merda de sua própria crença, e não suspeitam de nada. Mais uma vez... vá discutir cristais em site ou alieníginas em sites especializados Leafar...
« Última modificação: 02 de Agosto de 2009, 23:25:09 por Agnóstico »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #124 Online: 02 de Agosto de 2009, 23:24:02 »
fotos excelentes giga... o caso dele é patológico... completamente perdido e sem condições de ver um palmo de realidade.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!