Você sabe como é feito ou não sabe? Explica num português bem simples para nós, até porque acho que não sou o único interessado na explicação.
Simples. Ação do ectoplasma.
Seja feliz na sua ilusão.
Não estou entendendo a tua bronca, Giga. Me dá a tua explicação para a mágica. Eu não estou em princípio dizendo que ela será falsa ou que a minha explicação será a verdadeira. Para eu aceitar ou contestar eu preciso entender o teu ponto de vista. Você sabe ou não sabe como foi feito o truque da mesa (para nos limitarmos a apenas um truque por enquanto)? Para os demais, que talvez não estejam entendendo sobre o que estamos discutindo, está mais ou menos a partir dos dois minutos do video abaixo indicado pelo Giga alguns posts atrás:
Um abraço.
OK. Vamos começar com Faraday para você se convencer primeiro de que não se trata de um "fenômeno espiritual", mas humano, provocado pelas pessoas ao redor da mesa através do movimento ideomotor.
A SCIENTIST "TURNS THE TABLES"
Michael Faraday was one of the most brilliant of the 19th Century scientists. As a chemist and physicist, he helped change electricity from a curiosity into an actual energy source -- and he also dampened the Victorian passion for table tipping. Faraday took an interest in the fad after some other scientists proposed that the reason the it worked was because of a mysterious magnetic or electrical force. Faraday disagreed and instead theorized that the force at work in table tilting was an involuntary and unconscious muscle contraction experienced by séance sitters. This, he believed, was what caused the tables to rock and tilt.
To demonstrate, he fashioned a table with two tops that were divided by a layer of ball bearings and sturdy rubber bands. When sitters worked with his device, the upper table top moved first, showing that the fingers were moving the table and not the other way around. Once sitters realized the nature of the experiment, movement of the table ceased. Apparently, once the conscious mind realized the force behind the movement, the mystery was gone.
For Faraday and others, the proof was indisputable and the experiments caused a decline in the popularity of the past time. Many believers scoffed at Faraday's findings though, claiming that tables not only tipped but also lifted into the air and galloped about -- behavior completely separate from active fingers and wishful thinking! Needless to say, the mystery remained for most and scientists and Spiritualists once again disagreed on the methods, and perhaps the madness, of the movement. http://www.prairieghosts.com/table.html
Uma notícia de 1885 relatando o assunto. O que reforça que na época já se tinha plena certeza e que era público e notório que o fenômeno não tinha nada de sobrenatural:
http://query.nytimes.com/mem/archive-free/pdf?_r=1&res=940CE0DD113CE731A25750C0A9639C94649FD7CFEusapia Paladino, considerada pelos espíritas como uma das maiores médiuns de todos tempos e a maior farsante pelos céticos fazia diferente (
http://query.nytimes.com/gst/abstract.html?res=9906E7DB1530E233A25751C1A9639C946196D6CF) e quando foi surpreendida em fraude ficou bastante clara a sua técnica.
A técnica varia conforme a circunstância, facilitada pelas condições do ambiente. No caso das sessões espíritas, a presença de crentes e o escuro quase total (ou à luz de velas) deixa o médium (e seus comparsas) à vontade e no controle total da situação. Quando se estabelecem condições mais rígidas de controle o "fenômeno" não acontece ou demora horas e horas para acontecer até encontrar condições de cansaço dos vigilantes. A explicação é sempre a mesma: a decisão é sempre dos espíritos.
No manual que postei acima, está explicada uma das maneiras de realizar:
Existem dezenas de modos diferentes, inclusive sem as mãos, como no vídeo citado. Não sei como se faz mas envolve tecnologia e movimento ideomotor. Sei que um mágico vendeu em 1995 o segredo um truque desses, inédito, num clube de mágicos de NY por quase U$ 1.000. No vídeo no início do tópico, o Derren Brown também faz o truque sem as mãos sobre a mesa ( na verdade ele segura uma das pontas da toalha que cobre a mesa, solta e segura a outra ponta) com uma mesa pequena. Note que a tecnologia utilizada é bastante simples e inteiramente acessível na época da moda espírita (final do séc XIX).
Nas sessões espíritas domésticas acontece mais ou menos como no vídeo abaixo, apenas movimento ideomotor.
http://vids.myspace.com/index.cfm?fuseaction=vids.individual&VideoID=45804309O interessante é que no início era uma manifestação dos espíritos, mas com a decadência do espiritismo, a explicação paranormal tem relação com o uso de potencialidades desconhecidas do cérebro. Quem sabe daqui uns anos, será algum tipo de interferência telepática extraterrestre ou quântica de universos pararelos.