Autor Tópico: Avião com 228 a bordo desaparece perto da costa brasileira  (Lida 15039 vezes)

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Offline Fabi

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Re: Avião com 228 a bordo desaparece perto da costa brasileira
« Resposta #75 Online: 07 de Junho de 2009, 00:12:05 »
Um avião desse tipo costuma ter vários sistemas backup. O que derruba um aparelho desses normalmente é uma sequencia de problemas e erros.
Por exemplo, o caso do avião com a fita de proteção no tubo de pitot, foi erro de instrumentos e a demora da tripulação de avaliar o problema e reagir de acordo.

A fita devia ser vermelha, mas não tinha e o cara colou uma prateada que era pouco visível na fuselagem de alumínio. O piloto verificou o avião antes de decolar, mas não viu a fita esquecida lá,depois verificou os instrumentos antes da decolagem mas estavam aparentemente normais e só deram problema quando o avião atingiu certa altitude logo após decolar, então o computador de bordo ficou doido mandando informações e alarmes contraditórios.

O piloto desligou o automático em um vôo noturno e acabou caindo por que não tinha pontos de referencia visuais.
Eu ví esse documentário...O problema é que todos os alarmes tocaram juntos e o piloto pediu ajuda ao controlador de voo (acho que ele recebe dados do avião)... para poder voltar ao aeroporto...só que a velocidade vertical e o nivel, que é se o avião tá voando no mesmo nível ou tá que nem um canguru no ar (subindo e descendo) era o único dado certo que os pilotos tinham e não sabiam, e o controlador tinha esse dado errado...

Então para o controlador o avião tava voando alto, e em velocidade normal e o avião dizia´ que tava muito lento e perto do solo, mas com tantos outros dados conflitantes eles não tinham como saber que era verdade, o avião tava lento e perto do solo voando que nem um canguru...subindo e descendo... até que uma hora bateu no mar se espatifou...
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Offline Arcanjo Lúcifer

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Re: Avião com 228 a bordo desaparece perto da costa brasileira
« Resposta #76 Online: 07 de Junho de 2009, 08:40:46 »
Foi assim mesmo, quem sabe agora tb não aconteceu algo parecido? Um pequeno erro que foi somado a outros e derrubou o avião, não acho que a causa foi só um raio ou tempo ruim.

Tb já vi um teste de turbina feito pela Boeing e os caras fazem de tudo, desde colocar explosivos nas pás do rotor funcionando a toda velocidade ou jogar pássaros mortos, objetos e água com mangueiras de alta pressão para simular uma chuva forte.

A coisa é feita para funcionar nas piores condições possíveis.
« Última modificação: 07 de Junho de 2009, 09:11:34 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Arcanjo Lúcifer

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Re: Avião com 228 a bordo desaparece perto da costa brasileira
« Resposta #77 Online: 10 de Junho de 2009, 17:33:17 »
Lembram que comentei sobre um tubo tampado com fita adesiva que derrubou um avião? Pode ter acontecido novamente com o avião que caiu no mar, mas por causa de congelamento.

http://ultimosegundo.ig.com.br/voo447airfrance/2009/06/10/sensor+congelado+causou+pane+em+avioes+em+2008+6654912.html

Existe um relato de uma falha idêntica em dezembro de 2008 que causou pane elétrica em outro avião que não caiu.

Offline André Luiz

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Re: Avião com 228 a bordo desaparece perto da costa brasileira
« Resposta #78 Online: 10 de Junho de 2009, 17:52:48 »
A guarda costeira americana tem um C-130 que faz a aferiçao de furacoes

Os avioes de caça tem os tubos de pitot expostos a altas velocidades, força-g e temperaturas

E um A330 caiu por causa do congelamento do tubo de pitot e o clima?

 :o

Offline Contini

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Re: Avião com 228 a bordo desaparece perto da costa brasileira
« Resposta #79 Online: 10 de Junho de 2009, 17:59:26 »
A guarda costeira americana tem um C-130 que faz a aferiçao de furacoes

Os avioes de caça tem os tubos de pitot expostos a altas velocidades, força-g e temperaturas

E um A330 caiu por causa do congelamento do tubo de pitot e o clima?

 :o
Um avião experimental da Nasa já caiu pelo mesmo motivo! O computador recebe informações contraditórias e "pira", o piloto não interpreta a situação a tempo e não toma as medidas corretivas adequadas, a turbulencia potencializa o problema e é de noite sobre o oceano sem referencias visuais. Uma cadeia de acontecimentos, o sensor problematico ´sozinho não é o responsável.
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Re: Avião com 228 a bordo desaparece perto da costa brasileira
« Resposta #80 Online: 10 de Junho de 2009, 20:40:28 »
Submarino nuclear francês se une à busca pelas caixas-pretas do A330

O submarino nuclear de ataque (SNA) francês "Emeraude" se integrou nesta quarta-feira às operações de busca das caixas-pretas do Airbus da Air France que desapareceu no Atlântico após decolar do Rio de Janeiro, anunciou o Estado-Maior da França.

"O 'Emeraude' começará sua patrulha na manhã em uma primeira zona de busca de 20 por 20 milhas náuticas, ou seja 36 por 36 km, que deve levar um dia", afirmou o capitão de navio Christophe Prazuck.

"Mudará de zona a cada dia na missão, que não teve a duração fixada", completou, antes de afirmar que o submarino terá a ajuda a partir da tarde do navio "Mistral".

O uso de um SNA em tais circunstâncias é uma novidade, pelo menos para a França. O "Emeraude" utilizará sonares para tentar localizar o sinal emitido pelas caixas-pretas.

Com uma tripulação de 72 homens e os 226 a bordo do "Mistral", o dispositivo francês de busca estará integrado por quase 400 militares, contra 160 até terça-feira.

Às duas unidades se unirão à fragata Ventôse, a dois aviões de patrulha marítima Breguet Atlantique e ao avião de vigilância marítima Falcon 50.

http://ultimosegundo.ig.com.br/voo447airfrance/2009/06/10/submarino+nuclear+frances+se+une+a+busca+pelas+caixas+pretas+do+a330+6651909.html

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Re: Avião com 228 a bordo desaparece perto da costa brasileira
« Resposta #81 Online: 12 de Junho de 2009, 20:41:54 »
Pousar na água não é tão fácil quanto parece...olha o que acontece com esse avião quando o piloto faz o pouso na água:

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Re: Avião com 228 a bordo desaparece perto da costa brasileira
« Resposta #82 Online: 13 de Junho de 2009, 06:33:16 »
Na verdade é pior que pousar no solo, a estrutura começa e se desmanchar na batida e a água força e abre cada fresta que aparece. Certa vez vi os destroços de um avião que bateu de bico na superfície do mar, não tinha uma peça inteira no fundo.

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Re: Avião com 228 a bordo desaparece perto da costa brasileira
« Resposta #83 Online: 23 de Junho de 2009, 19:28:55 »
Mortes do voo 447 ocorreram por impacto, diz médico

Politraumatismo. Essa foi a causa da morte de três das 50 vítimas do voo 447 da Air France que tiveram os corpos resgatados na operação de buscas. Isso significa que as três vítimas - uma mulher e dois homens, todos brasileiros - sofreram lesões traumáticas provocadas por forte impacto.

A informação foi dada nesta segunda-feira pelo médico José Calvo, chefe de equipe da empresa paulista Atendimento Especial ao Esquife (Aespe), contratada por uma seguradora da Air France para o embalsamamento dos corpos. O trabalho está sendo realizado no Cemitério e Funerária Morada da Paz, no município metropolitano de Paulista, em Pernambuco.

“Todos estão diagnosticados, têm uma causa de morte bem definida”, afirmou o médico, com base no trabalho dos legistas. “As lesões compatíveis com a causa da morte foram muito bem documentadas, radiografadas, com técnica considerada adequada, e constam de laudo necroscópico, certidão de óbito e atestado de óbito”.

A força-tarefa que atua no Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife só vai se pronunciar oficialmente sobre as causas dos óbitos ao término das necropsias nos 50 corpos resgatados, o que deve ocorrer até o fim deste mês. Ao todo 228 pessoas estavam a bordo da aeronave, que caiu no Oceano Atlântico no último dia 31.

11 corpos identificados

No entanto, Calvo afirmou que não se pode deduzir a causa do acidente com base nas mortes dessas três vítimas. Elas estão entre as 11 primeiras identificadas pela força-tarefa. Até a noite de segunda-feira, nenhum outro dos corpos identificados havia chegado para embalsamamento.

O quinquagésimo corpo recolhido na área de buscas, a cerca de 1.450 quilômetros do Recife, chegou nesta segunda ao Porto do Recife, a bordo do navio-tanque Almirante Gastão Motta, da Marinha brasileira. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

http://ultimosegundo.ig.com.br/voo447airfrance/2009/06/23/mortes+do+voo+447+ocorreram+por+impacto+diz+medico+6896969.html

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Re: Avião com 228 a bordo desaparece perto da costa brasileira
« Resposta #84 Online: 24 de Junho de 2009, 17:34:05 »
Curiosidade mórbida a minha, mas la vai

Se houve descompressao na aeronave ja nao era o suficiente para mata-los ou ao menos deixa-los inconscientes?

É possivel para os legistas saberem se a pessoa foi acompanhando a queda da aeronave até o fim?

 :(
Ou aquele papo de que com a perspectiva da morte iminente o coraçao para, com isso evitando o trauma do impacto ou a agonia da espera é verdade?

Li isso uma vez sobre sujeitos que pulam de predios altos, morrem no caminho
« Última modificação: 24 de Junho de 2009, 17:38:26 por André Luiz »

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Re: Avião com 228 a bordo desaparece perto da costa brasileira
« Resposta #85 Online: 02 de Julho de 2009, 22:09:55 »
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Voo 447 da Air France não se partiu no ar, diz relatório preliminar

O avião da Air France que fazia o trajeto entre Rio e Paris e que caiu no Oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo há um mês não se partiu em pleno ar, informou nesta quinta-feira o Escritório de Investigações e Análises (BEA, em francês) da França, encarregado de investigar a queda do voo 447. "O avião estava inteiro no momento do impacto", indicou Alain Bouillard, líder da investigação.

De acordo com o relatório, o primeiro a ser divulgado sobre o acidente, a aeronave teria caído verticalmente e os coletes salva-vidas dos passageiros não estariam inflados, o que indica que as vítimas não estavam preparadas para a queda. A hipótese de uma explosão no ar foi descartada no relatório.

"A análise visual dos destroços do avião mostram que a aeronave não foi destruída em voo. Parece ter se chocado com a superfície da água com uma forte aceleração vertical", afirmou Alain Bouillard, da BEA, ao apresentar à imprensa o relatório preliminar das investigações.

Sensores de velocidade

A investigação realizada por técnicos do Escritório de Investigações e Análises indica também que uma possível falha nos sensores de velocidade do Airbus, conhecidos como "pitot", teria sido "mais um fator", e não a causa decisiva do acidente. "Nós estamos bem longe de determinar as causas do acidente", disse a jornalistas Alain Bouillard, chefe das investigações.

De acordo com a Air France, defeitos de funcionamento das sondas Pitot do A320 levaram a Airbus a editar em setembro de 2007 uma recomendação de troca das sondas.

Ainda segundo a empresa aérea, a recomendação de trocar as sondas teria sido aplicada nos A320, onde tais incidentes por ingestão de água a baixa altitude foram observados, mas não nos A340/330 "por não terem sido constatados tais incidentes".

A partir de maio de 2008, a Air France afirma ter observado incidentes de perda de informações anemométricas nos A340 e A330. Estes eventos teriam sido, então, analisados junto à Airbus.

No primeiro trimestre de 2009, os testes em laboratório teriam mostrado que a nova sonda poderia trazer uma melhoria significativa aos problema nos sensores. Para confirmação final, a Airbus teria proposto uma experimentação em vôo, em situação real. Sem aguardar esta experimentação, a Air France afirma que decicidiu trocar todas as sondas pitot Thalès AA pelas pitot Thalès BA de sua frota A330/340 a partir de 27 de abril de 2009. Após o acidente com o voo 447, mas "sem pressupor uma ligação com as causas do acidente", a Air France afirma que acelerou a troca.

Alain Bouillard afirmou também que a França ainda não tem os resultados das autópsias dos corpos das vítimas do acidente.  De um total de 51 corpos encontrados pelas equipes de busca do acidente, 35 já foram identificados pela força-tarefa composta pela Polícia Federal (PF) e pela Secretaria de Defesa Social (SDS) em Pernambuco.

Buscas pela caixa-preta

Os investigadores que apuram as causas da queda do Airbus afirmaram ainda, durante a divulgação do relatório preliminar sobre o acidente, que as buscas pela caixa-preta da aeronave vão continuar até o dia 10 de julho.

"Nós nos aproximamos do fim da missão acústica de busca das balizas. Esta primeira fase de buscas termina no dia 10 de julho. Depois desta data, passaremos para uma segunda fase. Estas buscas não serão acústicas e sim mediante exploração sistemática através de sondas", declarou.

Um navio de exploração submarina prosseguirá com as buscas com veículos submarinos e um sonar de rastreamento. Os registros dos dados do voo, gravados nas caixas-pretas, são determinantes para explicar o acidente, insistiram os especialistas.

As caixas-pretas estão conectadas a balizas que emitem sons por pelo menos 30 dias. A tarefa de busca é complexa por causa da profundidade do local da queda do avião, estimada entre 3.000 e 3.500 metros, e pelo relevo de difícil acesso do Oceano Atlântico na zona da tragédia.

O avião que fazia o voo AF447 caiu depois de decolar do Rio de Janeiro no dia 31 de maio. Todas as 228 pessoas a bordo morreram.

http://ultimosegundo.ig.com.br/voo447airfrance/2009/07/02/voo+447+da+air+france+nao+se+partiu+no+ceu+diz+relatorio+preliminar+7066939.html
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Busca por caixa-preta do Airbus vai durar mais 20 dias

Apesar de já terem se passado 31 dias do acidente com o Airbus da Air France que fazia a rota Rio de Janeiro-Paris, ainda há esperanças de se encontrar as caixas-pretas do avião, segundo o diretor-geral da Air France, Pierre-Henri Gourgeon.

Ele se encontrou nesta quarta-feira na capital fluminense com as famílias das vítimas brasileiras durante uma missa e disse que as autoridades francesas vão continuar as buscas submarinas por pelo menos mais 20 dias. “As sondas dos submarinos ainda podem captar sinais na área onde o avião provavelmente caiu”, afirmou.

Gourgeon disse que todos os modelos Airbus A330 da companhia teriam as sondas pitot trocadas a partir de 1º de junho, um dia após a queda do avião que matou 228 pessoas. Isso não significa que a Air France admita que o acidente tenha sido provocado por um defeito nessas sondas que aferem a velocidade da aeronave. “Talvez nunca tenhamos todas as respostas”, admitiu Gourgeon, que assumiu a direção-geral da companhia apenas seis meses antes do acidente.

http://ultimosegundo.ig.com.br/voo447airfrance/2009/07/02/air+france+busca+por+caixa+preta+vai+durar+mais+20+dias+7073904.html

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Re: Avião com 228 a bordo desaparece perto da costa brasileira
« Resposta #86 Online: 07 de Maio de 2010, 09:22:20 »
Citação de: [url=http://noticias.br.msn.com/artigo.aspx?cp-documentid=24157991]MSN Notícias[/url]
Buscas por caixas pretas do avião da Air France avançam

A França encontrou o que podem ser as primeiras pistas concretas sobre a localização das caixas pretas desaparecidas após o desastre de um jato da Air France que caiu no Atlântico no ano passado, mas avisou na quinta-feira que não há garantias de que a descoberta leve à recuperação das caixas.

O Ministério da Defesa disse que o avanço resultou de uma análise detalhada das leituras de sonares feitas nas primeiras semanas depois de um jato da Air France ter caído no Atlântico em 1 de junho do ano passado, matando 228 pessoas.

A recuperação das caixas pretas é vista como essencial para ajudar os especialistas em desastres aéreos e os parentes dos mortos a entender exatamente o que levou o voo 447 a mergulhar em um local remoto do Atlântico durante uma tempestade equatorial, quando fazia a trajetória entre Rio de Janeiro e Paris.

"É provável que seja o sinal (das caixas)," disse o general Christian Baptiste, porta-voz interino do Ministério da Defesa.

Faltando pouco para o primeiro aniversário do pior desastre já sofrido pela companhia aérea, a descoberta de um possível sinal de pelo menos um dos gravadores que estavam a bordo do Airbus A330 permitiu aos especialistas reduzir o raio da busca a alguns quilômetros quadrados, dos vários milhares de quilômetros iniciais.

"Isso significa que encontramos as caixas pretas? Ainda estamos longe de termos certeza," disse Baptiste. "A zona de buscas ainda é comparável à área de Paris, e precisamos localizar um objeto do tamanho de uma caixa de sapatos em um leito de mar acidentado, que parece os Andes," disse ele em coletiva de imprensa.

A gravação que pode conter o sinal emitido pelos gravadores, que até agora estava soterrada sob ruídos de fundo, foi feita em 1 de julho, exatamente um mês após o acidente.

Os gravadores de voo, ou caixas pretas, são projetados para emitir sinais de localização por cerca de 30 dias.

"É possível que isto nos ajude a localizar pedaços importantes dos destroços do avião, e, se tivermos muita sorte, uma caixa preta poderá ser encontrada em um desses pedaços," disse Baptiste.

Dois navios sofisticados de busca de destroços, usando minissubmarinos, vêm vasculhando uma área de 3 mil metros quadrados para tentar localizar os gravadores de voo do avião Airbus A330.

Baptiste disse que a busca agora se concentra em uma área a aproximadamente 400 quilômetros a noroeste das ilhas brasileiras de São Pedro e São Paulo.

A Air France qualificou o avanço de "notícia excelente."

A recuperação das caixas pretas vai depender da profundidade em que se encontram os destroços, que podem estar entre 1 e 4 quilômetros de profundidade.

Uma porta-voz do órgão francês de investigação de acidentes aéreos, BEA, disse que a Air France e a Airbus já gastaram cerca de 13 milhões de euros com as buscas, e organismos governamentais franceses, cerca de 15 milhões de euros.

As especulações sobre a causa do acidente focalizam o possível congelamento dos sensores de velocidade do avião, que parecem ter dado leituras inconsistentes segundos antes de o avião desaparecer.
Citação de: [url=http://noticias.br.msn.com/artigo.aspx?cp-documentid=24165429]MSN Notícias[/url]
Piloto do avião da Air France pode ter tentado voltar ao Brasil

O avião da Air France que se acidentou no Oceano Atlântico no dia 1º de junho do ano passado pode ter dado meia volta para tentar retornar ao Brasil antes de cair no mar, segundo uma fonte governamental francesa citada pelo jornal "Le Figaro".

Essa hipótese se baseia na fixação de uma nova zona de busca do Airbus A330 - acidentado com 228 pessoas a bordo quando voava do Rio de Janeiro a Paris - a partir de um possível sinal das caixas-pretas registrada pelo sonar do submarino nuclear francês 'Emeraude' em 1º de julho do ano passado.

Se for confirmado que o aparelho caiu nessa área, cerca de 40 quilômetros a sudoeste de sua última posição conhecida, "significaria que o avião estava perdido e, conforme os procedimentos em vigor, deu meia volta para sair de uma zona de nuvens cumulonimbos para voltar ao Brasil", assinalou a fonte.

Também significaria que o navio 'Seabed Worker', fretado pelo organismo francês responsável pela investigação, o BEA, fez buscas inúteis desde março, já que procurava no local errado.

Segundo anunciou o próprio BEA, o navio vai realizar, a partir desta sexta, buscas no novo perímetro delimitado pelas conclusões obtidas da análise do sinal captado pelo sonar há mais de dez meses, graças a uma interpretação mediante um algoritmo informático inovador.

Os técnicos da Thales (empresa fabricante do sonar) e especialistas da Marinha francesa consideram que as caixas-pretas da aeronave enviaram os sinais detectados pelo submarino, o que permitiu o estabelecimento de uma área entre 80 e 100 quilômetros quadrados.

O problema, agora, será localizar o posicionamento exato dessas caixas-pretas e resgatá-las, um trabalho que, segundo o porta-voz do Ministério francês de Defesa, o general Christian Baptiste, é "como encontrar uma caixa de sapatos em um espaço tão grande quanto a cidade de Paris em um terreno tão acidentado quanto a cordilheira dos Andes".

De toda forma, o BEA acredita que, caso encontradas, as caixas-pretas poderão ser analisadas, já que foram concebidas para resistir a impactos fortíssimos, temperaturas superiores a mil graus (por conta da possibilidade de incêndios) e pressões equivalentes às de locais a seis mil metros abaixo do nível do mar.

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Offline Geotecton

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Re: Avião com 228 a bordo desaparece perto da costa brasileira
« Resposta #87 Online: 08 de Maio de 2010, 09:27:30 »
E ninguém fez ainda um "mode espirita ON" ?

Ora. Os espíritos brincalhões não deixariam, de tal modo que os humanos seriam conduzidos para um ponto muito longínquo de onde estão as caixas-pretas. :biglol:
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Re: Avião com 228 a bordo desaparece perto da costa brasileira
« Resposta #88 Online: 26 de Novembro de 2010, 13:53:04 »
Air France responsabiliza Airbus por defeito no avião que caiu em 2009

A Air France pretende transferir a responsabilidade judicial à Airbus por um suposto defeito na aeronave que caiu no dia 1º de junho de 2009, quando cobria a rota Rio de Janeiro-Paris, revelou o jornal "Libération" nesta sexta-feira.

O jornal francês publicou um relatório elaborado pela Air France e entregue no final de setembro à juíza que investiga o acidente na França. Nele, a companhia aérea detalha que a Airbus teria negligenciado os alertas sobre os incidentes que a empresa aérea vinha verificando com as sondas "Pitot".

Essas sondas, que medem a velocidade e são fabricadas pela companhia francesa Thales, não funcionaram quando o avião caiu no Atlântico após terem ficado cobertas por uma camada de gelo. A Air France alega que os aparelhos já tinham apresentado o mesmo tipo de problemas em cerca de 15 ocasiões nos dez meses que precederam o acidente em outros de seus aviões e afirma ter advertido a Airbus.

No documento entregue à juíza Sylvia Zimmermann, o advogado da companhia francesa, Fernand Garnault, se queixa que os inúmeros avisos enviados ao fabricante ficaram "sem recomendações nem soluções permanentes que resolvessem esse problema", apesar do "caráter crítico e da periculosidade dos defeitos".

Garnault justifica a pertinência do relatório pelo "caráter injusto" dos ataques feitos à Air France por parte das famílias das vítimas e dos pilotos, que criticam o fato de não ter sido "feito nada" para resolver os problemas com as sondas.

De acordo com as mensagens trocadas entre a Air France e a Airbus divulgadas pelo "Libération", a companhia alertou o fabricante do avião pela primeira vez no dia 30 de julho de 2008, após ter constatado dois incidentes em maio e julho daquele ano.

Em setembro de 2008, a empresa fez outro alerta, no qual dizia que os inúmeros casos ocorridos em quatro meses representavam "uma grande inquietação para Air France".

A Airbus confirma que "a causa fundamental (dos incidentes) é o bloqueio da sonda "Pitot", devido a uma rápida acumulação de cristais de gelo", mas tranquiliza o cliente insistindo que as sondas "cumprem ou superam as exigências regulamentares".

O fabricante desaconselha a troca das sondas da Thales pelas da americana Goodrich porque não haviam sido feitos testes e não seria possível substituí-las em todos os aviões, e propõe utilizar um novo modelo também da Thales.

Após o acidente, as autoridades europeias da segurança aérea decidiram substituir as sondas da Thales pelas da Goodrich.

O relatório da Air France é uma manobra que integra os procedimentos judiciais que devem culminar no estabelecimento de responsabilidades e na fixação de indenizações para as famílias das vítimas.

A Justiça brasileira já opinou no caso de uma delas e condenou a Air France a pagar R$ 2,64 milhões. No Brasil há cerca de 40 processos abertos, e outros tantos nos Estados Unidos, onde os tribunais chegam a estabelecer indenizações de até R$ 9,2 milhões por pessoa.

O Governo francês anunciou nesta quinta-feira que em fevereiro iniciará uma nova operação de buscas pelos restos do avião da Air France, a quarta a ser efetuada.

Nas três primeiras, foram recuperados alguns restos do avião e 50 corpos, mas não as caixas-pretas do aparelho, fundamentais para esclarecer as circunstâncias do acidente.

Em suas conclusões preliminares, os investigadores apontaram que o problema das sondas de velocidade pode ter influído na queda do avião, mas que esse motivo por si só não permite explicar a tragédia.

http://noticias.br.msn.com/artigo.aspx?cp-documentid=26508674

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Re: Avião com 228 a bordo desaparece perto da costa brasileira
« Resposta #89 Online: 26 de Novembro de 2010, 14:34:10 »
Hum... agora ja sei de onde surgiram os passageiros que aparecem em The Event.
Era uma vez um pintinho chamado Relam, toda vez que chovia Relam piava.

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Re: Avião com 228 a bordo desaparece perto da costa brasileira
« Resposta #90 Online: 03 de Abril de 2011, 20:05:58 »
Citar
Destroços do avião da Air France são encontrados no Atlântico

Robô que trabalha nas buscas de partes da aeronave já foi utilizado na missão do Titanic

Segundo informações da rede britânica BBC, o Escritório de Investigações e Análises (BEA), da França, informou neste domingo que foram encontrados destroços do avião da Air France, que caiu no dia 1º de junho de 2009, deixando 228 mortos no Oceano Atlântico.

Os investigadores têm "esperanças" de encontrar as caixas-pretas do avião, já que os destroços estão "relativamente concentrados", afirmou à AFP o diretor do BEA, Jean-Paul Troadec. "A notícia favorável é que os destroços estão relativamente concentrados. Devido a isso, temos esperanças de encontrar as caixas-pretas", declarou.

Perguntado sobre o que já foi localizado, Troadec disse que foram encontrados "os motores e algumas partes da asa". A nova fase de buscas foi iniciada em uma zona de 10.000 km2, ou seja, um raio de 75 quilômetros em torno da última posição conhecida do voo AF 447.

De acordo com a BBC, as buscas, que foram financiadas pela Air France e Airbus, contaram com robôs especiais que mergulharam em uma profundidade de até 4.000 metros (13.120 pés), para examinar o fundo do oceano entre o Brasil e a África Ocidental.

Os equipamentos já foram utilizados na missão que descobriu destroços do Titanic. Cada robô possui quatro metros de comprimento e pesa cerca de 800 quilos, e pode trabalhar por até 22 horas diárias e percorrer cem quilômetros quadrados por dia.

"Os elementos foram identificados pelos investigadores do BEA como peças naufragadas do avião A 330-203, voo AF447", se pronunciou, em comunicado, o Escritório encarregado pela investigação técnica. O BEA também informou que informações mais detalhadas ainda serão divulgadas.

O Airbus A330 fazia o voo AF447, entre o Rio de Janeiro e Paris, com 228 pessoas a bordo, quando a aeronave desapareceu. O acidente foi parcialmente atribuído a sensores de velocidade com defeito, mas as autoridades acreditam que outros fatores também devem ter contribuído.

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/destrocos+do+aviao+da+air+france+sao+encontrados+no+atlantico/n1300023308309.html

Realmente eu não esperava que fossem encontrar algo.

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Re: Avião com 228 a bordo desaparece perto da costa brasileira
« Resposta #91 Online: 04 de Abril de 2011, 18:43:49 »
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Corpos estão entre destroços de avião da Air France, diz ministra francesa

As operações de resgate dos restos do avião e dos corpos das vítimas podem ser iniciadas dentro de três semanas a um mês

Corpos de passageiros do voo 447 da Air France, que caiu sobre o Atlântico há quase dois anos, após decolar do Rio de Janeiro, foram encontrados dentro de uma grande parte da fuselagem localizada no mar no domingo (3). A afirmação foi feita nesta segunda-feira (4) pela ministra francesa dos Transportes, Nathalie Kosciusko-Morizet.

De acordo com Kosciusko-Morizet, os corpos no interior do  avião podem vir a ser identificados e as operações de resgate tanto dos dos restos do avião quanto dos corpos das vítimas poderão ser iniciadas dentro de três semanas a um mês. “É uma parte importante do avião, cercada por destroços. É uma parte que permaneceu praticamente intacta, em uma única peça”, diz a ministra.

Segundo ela, essa descoberta “dá aos investigadores esperanças de localizar rapidamente as caixas-pretas do avião”.

O voo AF 447 da Air France, que fazia o trajeto Rio-Paris, desapareceu dos radares na noite de 31 de maio de 2009 (pelo horário brasileiro) com 228 pessoas a bordo. Somente cerca de 50 corpos foram encontrados, pouco após a catástrofe.

Quarta fase de buscas

O secretário-executivo dos Transportes, Thierry Mariani, também afirmou nesta segunda-feira, em entrevista à radio France Info, que corpos foram localizados na área da fuselagem. “Em razão do aspecto sensível, guardamos os detalhes para as famílias das vítimas, que serão informadas com prioridade”, disse Mariani.

A descoberta da fuselagem ocorre pouco após o início da quarta fase de buscas do avião, no dia 25 de março, em uma nova área de 10 mil quilômetros quadrados que não havia sido vasculhada até então. Esta quarta fase de buscas era considerada como a “operação da última chance” para encontrar as caixas-pretas do avião.

“Pudemos identificar nas fotos que foram tiradas por um dos robôs submarinos diferentes elementos do avião, principalmente os motores", disse Jean-Paul Troadec, diretor do Escritório de Investigação e Análises da França (BEA, na sigla em francês), órgão responsável pelas investigações sobre as causas do acidente. “Na realidade, é a descoberta da fuselagem”, afirmou Troadec. Até então, a única grande peça do avião da Air France localizada tinha sido o leme do Airbus.

No domingo, o BEA havia informado que além dos motores, partes das asas também haviam sido encontradas. Troadec afirmou ainda que como o barco americano Alucia, utilizado atualmente nas buscas, não está equipado para retirar a fuselagem do oceano, uma nova expedição será iniciada nas próximas semanas para resgatar os destroços.

Caixas-pretas

Os investigadores do BEA não têm certeza, no entanto, se as caixas-pretas, caso sejam encontradas, estarão conservadas o suficiente para que os dados técnicos gravados e as conversas dos pilotos possam ser analisadas. “As caixas-pretas estão mergulhadas há quase dois anos. É preciso encontrá-las e que elas estejam em estado de funcionamento. É uma das incertezas da operação”, disse o secretário-executivo dos Transportes.

Os especialistas do BEA afirmam que é indispensável encontrar as caixas-pretas do avião para identificar as causas do acidente. “É importante para as famílias das vítimas e para a aviação civil compreender as causas desse acidente para evitar acidentes semelhantes”, afirmou Mariani.

Até o momento, o BEA afirma que os sensores de velocidade do avião, os chamados tubos Pitot, são um dos elementos que provocaram problemas no avião, mas não a causa do acidente.

http://ultimosegundo.ig.com.br/voo447airfrance/corpos+estao+entre+destrocos+de+aviao+da+air+france+diz+ministra+francesa/n1300023722451.html

As fotos dos destroços do avião:













http://www.bea.aero/en/enquetes/flight.af.447/images.du.site.php

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Re: Avião com 228 a bordo desaparece perto da costa brasileira
« Resposta #92 Online: 07 de Abril de 2011, 12:54:23 »
Corpos?

A definçao ja nao seria de restos mortais?

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Re: Avião com 228 a bordo desaparece perto da costa brasileira
« Resposta #93 Online: 07 de Abril de 2011, 19:41:03 »
Corpos?

A definçao ja nao seria de restos mortais?

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contaram com robôs especiais que mergulharam em uma profundidade de até 4.000 metros

Se a aeronave estiver a uma profundidade dessas, acho que não deve ser possível nem identificar os ossos da arcada dentária das vítimas, mesmo que consigam resgatar.

Eu vi um cara na televisão colocar umas xícaras de plástico duro no lado de fora de um submersível que desceu a uns 3.500 metros, ficaram com mais ou menos 1/5 do tamanho normal.

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Re: Avião com 228 a bordo desaparece perto da costa brasileira
« Resposta #94 Online: 07 de Abril de 2011, 23:18:00 »
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Eu vi um cara na televisão colocar umas xícaras de plástico duro no lado de fora de um submersível que desceu a uns 3.500 metros, ficaram com mais ou menos 1/5 do tamanho normal.
Na verdade seriam de isopor, que contem milhares de pequenas bolhas de ar em seu interior. Com a pressão, as bolhas são extraídas e o copo fica bem menor que seu tamanho original.
Só vai ser comprimido o material que tiver espaços ocos cheios de ar ou outro gas em seu interior.
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Re: Avião com 228 a bordo desaparece perto da costa brasileira
« Resposta #95 Online: 08 de Abril de 2011, 20:07:44 »
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Eu vi um cara na televisão colocar umas xícaras de plástico duro no lado de fora de um submersível que desceu a uns 3.500 metros, ficaram com mais ou menos 1/5 do tamanho normal.
Na verdade seriam de isopor, que contem milhares de pequenas bolhas de ar em seu interior. Com a pressão, as bolhas são extraídas e o copo fica bem menor que seu tamanho original.
Só vai ser comprimido o material que tiver espaços ocos cheios de ar ou outro gas em seu interior.

Acho que não era isopor, se não me engano a pressão passa dos 5000 quilos por cm².

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Re: Avião com 228 a bordo desaparece perto da costa brasileira
« Resposta #96 Online: 08 de Abril de 2011, 22:08:21 »
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Eu vi um cara na televisão colocar umas xícaras de plástico duro no lado de fora de um submersível que desceu a uns 3.500 metros, ficaram com mais ou menos 1/5 do tamanho normal.
Na verdade seriam de isopor, que contem milhares de pequenas bolhas de ar em seu interior. Com a pressão, as bolhas são extraídas e o copo fica bem menor que seu tamanho original.
Só vai ser comprimido o material que tiver espaços ocos cheios de ar ou outro gas em seu interior.

Acho que não era isopor, se não me engano a pressão passa dos 5000 quilos por cm².
Isopor...

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2718475-EI8146,00.html

Uma xicara de louça ou algum material duro que não contenha bolhas/ar em seu interior fica intacto.
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Re: Avião com 228 a bordo desaparece perto da costa brasileira
« Resposta #97 Online: 21 de Abril de 2011, 17:32:22 »
Resgate de corpos do vôo 447 ainda é incerto, diz França

A França ainda não determinou se haverá ou não tentativas de resgate dos corpos do acidente com o vôo 447 da Air France, ocorrido em 2009, devido à complexidade da operação.

A informação foi dada à BBC Brasil por um porta-voz do Escritório de Análises e Investigações (BEA, na sigla em francês), órgão que está levantando as causas do acidente.

"Será decidido a bordo do navio na área de buscas, com base na observação das condições do local, se a operação de resgate dos corpos é viável ou não”, disse Martine Del Bono, porta-voz do BEA.

“A decisão de trazer ou não os restos mortais à superfície será tomada por representantes da Justiça a bordo do navio. São eles que vão decidir como isso será feito, se haverá o resgate de todos os corpos ou de apenas alguns, e eles instruirão os técnicos em relação aos procedimentos”, diz Del Bono.

“Essa é uma operação jamais realizada. No passado, já nos deparamos com resgates de corpos, mas nunca ocorreu de encontrarmos a fuselagem dois anos depois com restos mortais a quase quatro quilômetros de profundidade”, diz.

“A prioridade da quinta fase é a localização das caixas-pretas do avião”, reiterou a porta-voz.

O vôo 447 da Air France caiu no Atlântico no dia 31 de maio de 2009 após decolar do Rio de Janeiro rumo a Paris com 228 pessoas a bordo. Somente 50 corpos foram localizados pouco após a catástrofe.

Operação

Del Bono ressalta, no entanto, que o navio Ile de Sein, que deixará o Senegal nesta sexta-feira rumo à área onde foi localizada a fuselagem do avião, “está totalmente equipado para a operação de resgate e de conservação dos corpos”, caso ela ocorra.

O Ile de Sein deverá chegar à área de buscas neste domingo ou na segunda-feira, diz o BEA.

A bordo do navio estão oficiais da polícia judiciária francesa e médicos legistas do Instituto de Pesquisas Criminais da Polícia Militar. Segundo Del Bono, são eles que decidirão sobre a viabilidade da operação de resgate dos corpos.

“Existem ainda muitas dúvidas sobre a maneira como o resgate dos corpos pode ser realizado e não vamos agir de qualquer maneira”, disse ao jornal Le Parisien desta quinta-feira um fonte judicial ligada ao caso.

A questão do resgate dos corpos tem sido alvo de informações contraditórias desde a descoberta da fuselagem do avião, situada a 3,9 mil metros de profundidade a apenas cerca de dez quilômetros ao norte da última posição do avião apontada nos radares.

Inicialmente, o governo francês havia declarado que a operação para localizar as caixas-pretas do avião, a quinta desse tipo, iria também resgatar os corpos das vítimas e que ele seriam identificados.

Posteriormente, os familiares das vítimas foram informados de que isso não seria possível.

Na terça-feira, a Aeronáutica brasileira declarou ter sido informada de que o governo da França autorizou o resgate dos corpos.

Mas também na terça-feira, o BEA, ligado ao ministério dos Transportes francês, se referiu ao assunto apenas nas últimas duas linhas de um comunicado sobre a quinta fase de buscas, “lembrando que o resgate dos corpos e dos objetos pessoais está sob a responsabilidade de representantes da Justiça”.

“O BEA empurrou o problema para a Justiça para não ter nenhuma responsabilidade em relação a isso. A confusão em relação ao resgate dos corpos tomou proporções enormes”, disse à BBC Brasil Maarten Van Sluys, diretor da Associação dos Familiares das Vítimas do Vôo 447.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/04/110421_voo_airfrance_bg.shtml

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Re: Avião com 228 a bordo desaparece perto da costa brasileira
« Resposta #98 Online: 01 de Maio de 2011, 19:23:23 »
Caixa-preta do voo 447 está em bom estado, dizem investigadores

Escritório de Análises e Investigações da França informou ter encontrado uma das caixas com dados do voo que matou 228 pessoas

Uma das caixas-pretas do Airbus A330 da Air France, que caiu no mar ao longo da costa brasileira no dia 1º de junho de 2009, foi recuperada neste domingo, anunciou o Escritório de Análises e Investigações da França (BEA, na sigla em francês), encarregado da investigação técnica da catástrofe que deixou 228 mortos. A caixa-preta, que registra os dados de voo, foi encontrada pelo robô submarino Remora 6000 às 13h40 (horário de Brasília) e já foi rebocado ao navio "Ile de Sein".


Caixa-preta, que registra os dados de voo, foi encontrada pelo robô submarino Remora 6000

“A equipe de investigação localizou e identificou o módulo de memória do gravador de parâmetros – Flight Data Recorder (FDR) – às 10h00 GMT (07h00 de Brasília) deste (domingo). Ele foi recuperado (…) às 16h40 GMT (13h40 de Brasília)”, segundo um comunicado do BEA.

A unidade de memória dessa caixa-preta contém os parâmetros técnicos do voo, como a altitude, a velocidade e a trajetória do avião da Air France. Essas informações são consideradas essenciais para descobrir as causas do acidente.

O BEA indicou que o gravador está “em bom estado físico”, deixando os investigadores esperançosos em relação à leitura dos dados nele contidos.

O módulo de memória da caixa-preta foi encontrado durante a quinta fase de buscas do equipamento, iniciada na última terça-feira. "Essa nova etapa nas investigações constitui um grande avanço porque ela poderia fornecer informações suplementares sobre as causas desse acidente, inexplicado até hoje", disse Pierre-Henri Gourgeon, diretor-geral da Air France, em um comunicado.

Gourgeon disse ainda que espera “que o BEA possa trazer respostas às perguntas feitas há quase dois anos pelas famílias das vítimas, por nossa companhia e pela comunidade aérea mundial quanto aos fatos que conduziram a esse trágico acidente”.

Na quarta-feira, foi divulgada a descoberta do chassi da caixa-preta, mas sem o módulo de memória contendo os valiosos dados do voo que poderão permitir que a tragédia seja explicada. Certamente, o módulo se soltou do chassi no momento do impacto com a água.

A fase de recuperação dos destroços começou na terça-feira, dia 26, e as buscas continuam para tentar localizar a outra caixa-preta do avião, chamada Cockpit Voice Recorder, que grava as conversas dos pilotos na cabine.


Equipe de investigação localizou e identificou o módulo de memória do gravador de parâmetros

País neutro

A descoberta da primeira caixa-preta aumenta as esperanças das famílias das vítimas para que a tragédia seja esclarecida. Para isso, o presidente da Associação de Familiares de Vítimas do Voo 447, Nelson Faria Marinho, defende que a caixa-preta seja analisada por um "país neutro", o que garantiria a ampla divulgação de todas as informações sobre os últimos momentos antes do acidente.

Pai de um dos passageiros, Nelson cobrou que, apesar da descoberta da caixa-preta, continuem as buscas por restos mortais. "A prioridade deles é somente a caixa-preta e os corpos são desprezados", criticou. Segundo Nelson, a continuação das buscas dependerá de uma decisão da Justiça francesa.

"Na última reunião com a BEA, em Paris, dissemos que a caixa-preta deveria ser analisada por um país neutro. Os Estados Unidos têm grande experiência e avançada tecnologia. Não confiamos na BEA e no governo francês. Nós pedimos em fevereiro que um representante dos parentes acompanhasse as buscas no navio, mas fomos vetados. No entanto, o trabalho é acompanhado por representantes da Air France e da Airbus (fabricante do avião acidentado)", afirmou Nelson.



http://ultimosegundo.ig.com.br/voo447airfrance/caixapreta+do+aviao+da+air+france+esta+em+bom+estado/n1300135984073.html

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Re: Avião com 228 a bordo desaparece perto da costa brasileira
« Resposta #99 Online: 03 de Maio de 2011, 12:44:53 »
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Equipes de busca acham segunda caixa-preta de jato da Air France

Equipes de busca vasculhando o leito oceânico no nordeste da costa brasileira recuperaram a segunda caixa-preta do jato da Air France que caiu no Atlântico em 2009, afirmaram autoridades nesta terça-feira.

A descoberta do gravador de áudio, dois dias depois que o gravador de dados do avião foi resgatado, deixa os investigadores ainda mais perto das razões que causaram o acidente. O equipamento deve ter registrado o som das conversas dos pilotos da aeronave durante os momentos finais do voo.

'A equipe de busca localizou e identificou o gravador de voz do cockpit às 21h50 GMT (18h50 pelo horário de Brasília) de segunda-feira, 2 de maio de 2011', afirmou a agência de investigação de acidentes aéreos da França, BEA.

'Podemos agora esperar descobrir o que realmente aconteceu nas próximas três semanas', disse o ministro dos Transportes da França, Thierry Mariani, à rádio RTL. A caixa-preta foi embarcada às 23h40 (horário de Brasília). Uma porta-voz do BEA disse que o equipamento será levado para a França provavelmente até o final desta semana.

Uma fotografia do gravador no site da BEA mostra um dispositivo cilíndrico laranja brilhante que parece arranhado e danificado, mas intacto.

'O lado de fora parece estar relativamente bem conservado', disse a porta-voz, acrescentando que só será possível saber se o equipamento terá utilidade quando ele for aberto, o que só acontecerá na França.

O jato Airbus A330-203 caiu no mar quando fazia a rota Rio de Janeiro-Paris em meados de 2009. O avião atravessou uma tempestade antes mergulhar no mar, matando todos os 228 passageiros a bordo.

A descoberta das duas caixas-pretas aconteceu depois de quase dois anos de buscas intermitentes numa área de 10 mil quilômetros quadrados de leito oceânico.

Teorias sobre o acidente se concentraram em um possível congelamento de sensores de velocidade do avião, o que produziu leituras inconsistentes antes que a comunicação com a aeronave fosse perdida.

http://noticias.br.msn.com/artigo.aspx?cp-documentid=28596239
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Caixa-preta do AF 447 com gravação de pilotos está em bom estado, diz França


"Caixa-preta encontrada por investigadores franceses (BEA)"

A segunda caixa preta do Airbus 330 da Air France, que caiu no Oceano Atlântico em 2009, resgatada nesta terça-feira está em bom estado e deve poder ser analisada. A informação foi dada por Jean-Paul Troadec, diretor do Escritório de Investigações e Análises (BEA, na sigla em francês), que apura as causas do acidente que matou 228 pessoas.

De acordo com Troadec, é 'pouco provável' que os dados da segunda caixa-preta 'não possam ser explorados'.

A segunda caixa-preta encontrada e resgatada nesta terça-feira, segundo comunicado do BEA, é o Cockpit Voice Recorder, que grava as conversas dos pilotos e qualquer outro som emitido na cabine.

'Essa caixa-preta está inteira. O módulo de memória está preso ao chassi, diferentemente da primeira encontrada. De um modo geral, o aspecto externo do equipamento está em bom estado', afirmou o diretor do BEA.

Ele ressalta, no entanto, que somente será possível saber se o cartão de memória situado na parte interna, que contém os dados de voz, teria sofrido corrosão quando a caixa-preta for aberta, na sede do BEA, nos arredores de Paris.

Primeira caixa-preta

No domingo, os investigadores franceses encontraram o módulo de memória da caixa-preta chamada Flight Data Recorder (gravador de dados do voo, FDR, na sigla em inglês), que contém os parâmetros técnicos do voo, como a altitude, a velocidade, o desempenho do motor e a trajetória do avião.

'Se conseguirmos analisar as duas caixas-pretas, conseguiremos entender o que ocorreu', disse Troadec.

Os dados técnicos do voo e as conversas dos pilotos são considerados fundamentais para desvendar as causas do acidente com o Airbus da Air France que fazia a rota Rio- Paris, ocorrido em 31 de maio de 2009.

Um navio da marinha francesa está a caminho da área onde está sendo realizada a quinta fase de buscas dos destroços, a cerca de 1,1 mil quilômetros da costa brasileira, para recuperar as duas caixas pretas do avião, que foram imersas em água doce para evitar a corrosão e seladas, já que se tratam de provas em uma investigação judicial.

Em seguida, elas serão levadas a Caiena, na Guiana Francesa, e enviadas à França por avião.

Segundo o BEA, as caixas-pretas deverão chegar à França nos próximos dez dias. Depois, deverá levar mais alguns dias para saber se os dados, que ficaram submersos quase dois anos a 3,9 mil metros de profundidade, poderão ser analisados.

'Se os gravadores estiverem em ótimo estado, bastará conectá-los a um aparelho para que eles sejam lidos. Se não for o caso, será mais difícil, será preciso ter acesso a cada um dos cartões de memória, por meio de técnicas sofisticadas, para reconstituir o conjunto dos dados', afirmou o diretor do BEA.

Troadec disse ainda que os investigadores a bordo do navio Ile de Sein já identificaram todas as peças do avião que deverão ser resgatadas por serem úteis às investigações, como os motores e as asas da aeronave.

Essas operações de resgate devem começar 'muito em breve', afirmou.

Segundo o comunicado divulgado pelo BEA nesta terça, a caixa-preta com os dados de voz da cabine de pilotagem foi localizada às 21h50 GMT (18h50 em Brasília) na segunda-feira e resgatada pelo robô Remora 6000 às 2H40 GMT (23h40 em Brasília).

http://noticias.br.msn.com/mundo/artigo-bbc.aspx?cp-documentid=28595848

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