Eu não sei aonde é que estaria escrito que os mortos ficam esperando o dia do Juízo Final. Eu não me lembro de ter visto isso alguma vez na Bíblia (mas também não procurei por esse tema específico). O Juízo Final tem um outro significado para os espíritas e, na minha opinião, já passamos por ele.
“E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,...” (Hb. 9,27)
Os homens morrem somente uma vez. Se suas almas reencarnarem, serão outros homens, com outros corpos. E após a morte, vem o juízo realmente (segundo a DE).
Como assim morrem apenas uma vez? Se o homem morre apenas uma vez, como fica a velha história de "Vidas Passadas"?
Para que vai existir um julgamento?
Uma vez que as pessoas estão em um ciclo em busca de melhora? Pelo que você disse anteriormente, as pessoas estão sempre pagando suas dividas, assim sendo, no fim dos tempos, deus vai chegar, e vai encontrar um mundo cheio de "gente boa", uma vez que eles ficaram um um "loop" até se transformarem em pessoas(espíritos) evoluídos e bons.
Outro problema, se deus chegar amanhã por exemplo, algumas pessoas não tiveram o tempo adequado para se desenvolverem, essas pessoas serão castigadas? Não seria uma injustiça, uma vez que não tiveram tempo de se desenvolverem?
O ensino bíblico precisa ter alguma lógica, principalmente quanto à parte moral. A lógica pode ser obtida pelo que está escrito literalmente, ou interpretando-se. Se não dá para interpretar, então descarta-se.
Por exemplo, os crentes enchem a boca para dizer que a Bíblia condena a comunicação com os mortos baseado em alguns versos de Levítico 20. Mas porque não cumprem também todo o restante de Lev 20? Dizem que Jesus veio e o tempo da lei acabou. Ok. Mas por que teria ficado somente a condenação da necromancia e da feitiçaria? Muita parcialidade![/color]
Como você mesmo diz, deve-se buscar a lógica no que está escrito literalmente ou interpretar o que está escrito, não vejo muita lógica nisso, interpretação é algo subjetivo, posso ler um trecho da bíblia e interpretar de uma maneira totalmente diferente da sua, fica muito fácil encaixar a bíblia em qualquer assunto, apelando pela interpretação.
Outro problema, como saber o que se deve ser obtido em uma leitura ao pé da letra e, o que se deve ser interpretado? Quando você diz que se deve levar em consideração o que jesus disse, você se esquece que ele nunca escreveu uma única linha, tudo o que está escrito sobre sua vida, foi escrito por outros.
Gostaria de saber como a DE lida com pessoas com retardo mental, pessoas que não são capazes de saberem que estão vivas, simplesmente vegetam, seria um castigo também?
E as pessoas que sofrem traumas, por exemplo, uma pessoa que sofre um acidente, e perde grande volume de massa encefálica, conseqüentemente perdendo grande parte de sua capacidade de raciocínio, ou ficam em coma, o que acontece com a alma dessas pessoas?
Te respondo daqui a pouco. Quero ler uma outra opinião primeiro.
OK
Não consigo imaginar algo funcionando sem um meio físico, nosso corpo sem o sistema nervoso central não é nada.
A alma é como um software. Precisa do hardware para funcionar, mas ele mesmo não é o hardware. Se o hardware quebrar, ele pode funcionar do mesmo jeito em outro hardware. O corpo físico e o corpo espiritual (que nós chamamos de perispírito) seriam o hardware da alma.
Um abraço.
Se a alma é como um software, essa alma necessita de um meio físico para ser armazenada, mesmo se o programa não está na RAM, sendo executado, ele deve estar em algum lugar, onde estão os softwares(almas), que não estão rodando em nenhuma máquina? Onde estão armazenados?
Perispírito seria uma espécie de interface de comunicação, um drive, que faz a comunicação da máquina com o software?
Até mais.