Autor Tópico: A bíblia e os médiuns  (Lida 10186 vezes)

Offline iceman

• Nível 06
  • *
    • Minha comunidade no orkut "Superstições de laboratório"
A bíblia e os médiuns
« Online: 09 de Junho de 2009, 16:00:00 »
Gostaria de saber a opinião de espíritas quanto a seguinte frase na bíblia:

"O homem ou mulher que sejam necromantes ou sejam feiticeiros serão mortos; serão apedrejados; o seu sangue  cairá sobre eles."
Levítico 20:27

A palavra necromante e feiticeiro, traduzida do português, vem do original que significa médium e vidente, respectivamente.

"וְאִישׁ אוֹ-אִשָּׁה, כִּי-יִהְיֶה בָהֶם אוֹב אוֹ יִדְּעֹנִי--מוֹת יוּמָתוּ;
בָּאֶבֶן יִרְגְּמוּ אֹתָם, דְּמֵיהֶם בָּם"
=
"A man or a woman who acts as a medium or fortuneteller shall be put to death by stoning; they have no one but themselves to blame for their death."
---------------------------------
"Облетев Землю в корабле-спутнике, я увидел, как прекрасна наша планета. Люди, будем хранить и приумножать эту красоту, а не разрушать её!"
Yuri Gagarin, cosmonauta soviético, primeiro homem no espaço.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re: A bíblia e os médiuns
« Resposta #1 Online: 09 de Junho de 2009, 16:04:24 »
Chegou a hora de tirarmos o pó do Malleus Maleficarum?  :twisted:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #2 Online: 09 de Junho de 2009, 17:41:57 »
Não esqueçam de Jesus... ele veio não mudar nada, mas relativizar tudo.

Ou seja, é tudo válido...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Tex Willer

• Nível 14
  • *
« Resposta #3 Online: 09 de Junho de 2009, 18:18:07 »
Pelo que eu li em alguns posts do Leafar, ele não entende a Bíblia como infalível. Como não conheço a DE, fica difícil dizer se isso é comum entre os espíritas.
Se sim, eliminar essa passagem não seria particularmente um problema. Contradiz um Deus bom e justo? Ignore!
Como diz o Tupac, vale tudo.

Chegou a hora de tirarmos o pó do Malleus Maleficarum?  :twisted:
Demorou... :twisted:
"A velhacaria e a idiotice humanas são fenômenos tão correntes, que eu antes acreditaria que os acontecimentos mais extraordinários nascem do seu concurso, ao invés de admitir uma inverossímil violação das leis da natureza".  - Hume

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #4 Online: 10 de Junho de 2009, 07:47:52 »
Necromancia significa adivinhação pelos mortos. Nem todo médium é adivinho e, logo, prática de mediunidade não significa necessariamente prática de necromancia.

E feiticeiro nada tem a ver com vidente. A vidência seria um dom inato, que muitas vezes nem se estaria no poder controlar. Já a feitiçaria envolve o uso de fórmulas com o objetivo de conseguir algum tipo de ganho pessoal.

Os espíritas não consideram a Bíblia infalível, é verdade. Mas o Espiritismo, neste caso, concorda com a Bíblia e condena tanto a necromancia como a feitiçaria, que considera como atos de charlatanismo, seja da parte dos falsos médiuns ou da parte de espíritos (maus ou pseudo-sábios) que atuam sobre legítimos médiuns, enganando-os. Espíritos sábios e bons não se prestam a práticas adivinhatórias.

553. Que efeito podem produzir as fórmulas e práticas mediante as quais pessoas há que pretendem dispor do concurso dos Espíritos?
“O efeito de torná-las ridículas, se procedem de boa-fé. No caso contrário, são tratantes que merecem castigo. Todas as fórmulas são mera charlatanaria. Não há palavra sacramental nenhuma, nenhum sinal cabalístico, nem talismã, que tenha qualquer ação sobre os Espíritos, porquanto estes só são atraídos pelo pensamento e não pelas coisas materiais.”

a) - Mas, não é exato que alguns Espíritos têm ditado, eles próprios, fórmulas cabalísticas?
“Efetivamente, Espíritos há que indicam sinais, palavras estranhas, ou prescrevem a prática de atos, por meio dos quais se fazem os chamados conjuros. Mas, ficai certos de que são Espíritos que de vós outros escarnecem e zombam da vossa credulidade.”
(O Livro dos Espíritos, p.553)

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #5 Online: 10 de Junho de 2009, 09:16:41 »
Mas o Espiritismo, neste caso, concorda com a Bíblia e condena tanto a necromancia como a feitiçaria, que considera como atos de charlatanismo
Meio off... mas, o espiritismo considera como o que o acontecido na foto abaixo?
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 10 de Junho de 2009, 13:18:05 »
Necromancia significa adivinhação pelos mortos. Nem todo médium é adivinho e, logo, prática de mediunidade não significa necessariamente prática de necromancia.
Os médiuns se comunicam com os mortos. A Bíblia proíbe isto expressamente. Vide o caso em que Saul apela a uma necromante para se comunicar com o profeta Samuel (1 Samuel 28:7).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Necromancia
A necromancia ou nigromancia é uma prática religiosa onde, supostamente, o médium se comunica com os mortos trazendo informações para proveito próprio ou de outrem, ou simplesmente para satisfação de curiosidade sobre seu bem estar no pós-vida. Em algumas práticas, os evolvidos alegam até mesmo trazer os mortos novamente a uma semi vida de servidão. O necromante utiliza-se de meios como incorporação, psicografia, baralhos, etc. para obter informações do mundo espiritual.

É um recurso comum utilizado em práticas de charlatanismo e amplamente explorado pela mídia sensacionalista.

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #7 Online: 10 de Junho de 2009, 13:33:51 »
Mas o Espiritismo, neste caso, concorda com a Bíblia e condena tanto a necromancia como a feitiçaria, que considera como atos de charlatanismo
Meio off... mas, o espiritismo considera como o que o acontecido na foto abaixo?

Tentativa de persuasão utilizando-se de "defeitos especiais" ?
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 10 de Junho de 2009, 14:07:15 »
Eu só sei que a biblia aqui em casa é um suporte fundamental que nos tras um grande conforto!  É ela que deixa o laptop da minha esposa em uma posição ideal para trabalhar.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #9 Online: 10 de Junho de 2009, 23:24:35 »
Os médiuns se comunicam com os mortos. A Bíblia proíbe isto expressamente. Vide o caso em que Saul apela a uma necromante para se comunicar com o profeta Samuel (1 Samuel 28:7).

Veja isso, sobre a passagem de Samuel:

http://www.apologiaespirita.org/objecoes_refutadas/7_perguntas_implacaveis.htm

Esse texto é mais para os cristãos tradicionais, mas mostra que a comunicação com os mortos é encontrada claramente na Bíblia. E necromancia é adivinhação pelos mortos (necro = morto e mancia = adivinhação). Da mesma forma, cartomancia é adivinhação pelas cartas, quiromancia é adivinhação pelas linhas e sinais das mãos, etc... Eis uma lista de "mancias":

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mancia

O que a Bíblia proíbe são as práticas adivinhatórias, e não a comunicação com os mortos propriamente dita. Aliás, se a comunicação com os mortos fosse proibida, o próprio Jesus a transgrediu, quando falou com Moisés e Elias no monte Tabor (Mt 17).

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #10 Online: 11 de Junho de 2009, 00:45:57 »

Tentativa de persuasão utilizando-se de "defeitos especiais" ?

Não to entendendo nada!!! Que foto é essa?  Esse cara de óculos é o CX? É essa coisa com o lençol? 

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 11 de Junho de 2009, 12:51:40 »
O que a Bíblia proíbe são as práticas adivinhatórias, e não a comunicação com os mortos propriamente dita. Aliás, se a comunicação com os mortos fosse proibida, o próprio Jesus a transgrediu, quando falou com Moisés e Elias no monte Tabor (Mt 17).
Não se esqueça de que a Bíblia é contraditória.
Podemos defender qualquer posição que nos interesse. Basta escolher as passagens adequadas.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #12 Online: 11 de Junho de 2009, 13:21:53 »
Concordo. Mas em termos de Bíblia, o que vale é o que está escrito. E o que ela condena é a necromancia e a feitiçaria, e não a comunicação com os mortos.

Eu já me ocupei com esse assunto por algum tempo, e não encontrei uma passagem na Bíblia onde a comunicação com os mortos, por ela mesma, sem fins de adivinhação, fosse explicitamente condenada.

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #13 Online: 11 de Junho de 2009, 13:40:36 »
Desculpe a minha ignorância, mas segundo a bíblia, as pessoas que morrem não ficam esperando o dia do Juízo Final?
Assim sendo, esses espíritos estão inacessíveis para comunicação?

Leafar, a DE toma como verdade o que está na bíblia?
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #14 Online: 11 de Junho de 2009, 13:48:39 »
Eu não sei aonde é que estaria escrito que os mortos ficam esperando o dia do Juízo Final. Eu não me lembro de ter visto isso alguma vez na Bíblia (mas também não procurei por esse tema específico). O Juízo Final tem um outro significado para os espíritas e, na minha opinião, já passamos por ele.

E a DE toma como verdades partes da Bíblia (especialmente as partes que contêm as palavras de Jesus), e não toda ela. Na realidade, os espíritas deveriam interpretar a Bíblia à luz do Espiritismo, e não o Espiritismo à luz da Bíblia.

Na verdade, para nós tanto faz se o que o Bíblia diz é verdadeiro ou não. Apenas reconhecemos quando achamos que o que está escrito é eventualmente uma verdade, assim como rejeitamos quando julgamos ser uma inverdade. Quem tem a obrigação de defender a Bíblia é quem a considera infalível. Não é o nosso caso. Os espíritas se ocupam (ou deveriam se ocupar) de defender são as obras de Kardec.

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #15 Online: 11 de Junho de 2009, 14:14:29 »
Eu não sei aonde é que estaria escrito que os mortos ficam esperando o dia do Juízo Final. Eu não me lembro de ter visto isso alguma vez na Bíblia (mas também não procurei por esse tema específico). O Juízo Final tem um outro significado para os espíritas e, na minha opinião, já passamos por ele.

“E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,...” (Hb. 9,27)

E a DE toma como verdades partes da Bíblia (especialmente as partes que contêm as palavras de Jesus), e não toda ela. Na realidade, os espíritas deveriam interpretar a Bíblia à luz do Espiritismo, e não o Espiritismo à luz da Bíblia.

Na verdade, para nós tanto faz se o que o Bíblia diz é verdadeiro ou não. Apenas reconhecemos quando achamos que o que está escrito é eventualmente uma verdade, assim como rejeitamos quando julgamos ser uma inverdade. Quem tem a obrigação de defender a Bíblia é quem a considera infalível. Não é o nosso caso. Os espíritas se ocupam (ou deveriam se ocupar) de defender são as obras de Kardec.

Concordo quando diz que a bíblia não é infalível, mas como vocês filtram o que é "verdade" e o que é "inverdade"?
Gostaria de saber como a DE lida com pessoas com retardo mental, pessoas que não são capazes de saberem que estão vivas, simplesmente vegetam, seria um castigo também?

E as pessoas que sofrem traumas, por exemplo, uma pessoa que sofre um acidente, e perde grande volume de massa encefálica, conseqüentemente perdendo grande parte de sua capacidade de raciocínio, ou ficam em coma, o que acontece com a alma dessas pessoas?

Não consigo imaginar algo funcionando sem um meio físico, nosso corpo sem o sistema nervoso central não é nada.

Offline Tex Willer

• Nível 14
  • *
« Resposta #16 Online: 11 de Junho de 2009, 15:45:29 »

a) - Mas, não é exato que alguns Espíritos têm ditado, eles próprios, fórmulas cabalísticas?
“Efetivamente, Espíritos há que indicam sinais, palavras estranhas, ou prescrevem a prática de atos, por meio dos quais se fazem os chamados conjuros. Mas, ficai certos de que são Espíritos que de vós outros escarnecem e zombam da vossa credulidade.”[/color] (O Livro dos Espíritos, p.553)

Um abraço.

Devo supor que exista alguma maneira de detectar se algum espírito matreiro esteja de sacanagem ao despejar suas "verdades" sobre o além-vida.
"A velhacaria e a idiotice humanas são fenômenos tão correntes, que eu antes acreditaria que os acontecimentos mais extraordinários nascem do seu concurso, ao invés de admitir uma inverossímil violação das leis da natureza".  - Hume

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #17 Online: 11 de Junho de 2009, 15:59:49 »

“E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,...” (Hb. 9,27)
Os homens morrem somente uma vez. Se suas almas reencarnarem, serão outros homens, com outros corpos. E após a morte, vem o juízo realmente (segundo a DE).

Concordo quando diz que a bíblia não é infalível, mas como vocês filtram o que é "verdade" e o que é "inverdade"?
O ensino bíblico precisa ter alguma lógica, principalmente quanto à parte moral. A lógica pode ser obtida pelo que está escrito literalmente, ou interpretando-se. Se não dá para interpretar, então descarta-se.

Por exemplo, os crentes enchem a boca para dizer que a Bíblia condena a comunicação com os mortos baseado em alguns versos de Levítico 20. Mas porque não cumprem também todo o restante de Lev 20? Dizem que Jesus veio e o tempo da lei acabou. Ok. Mas por que teria ficado somente a condenação da necromancia e da feitiçaria? Muita parcialidade!

Levítico 20:
1 Disse mais o Senhor a Moisés:
2 Também dirás aos filhos de Israel: Qualquer dos filhos de Israel, ou dos estrangeiros peregrinos em Israel, que der de seus filhos a Moloque, certamente será morto; o povo da terra o apedrejará.
3 Eu porei o meu rosto contra esse homem, e o extirparei do meio do seu povo; porquanto eu de seus filhos a Moloque, assim contaminando o meu santuário e profanando o meu santo nome.
4 E, se o povo da terra de alguma maneira esconder os olhos para não ver esse homem, quando der de seus filhos a Moloque, e não matar,
5 eu porei o meu rosto contra esse homem, e contra a sua família, e o extirparei do meio do seu povo, bem como a todos os que forem após ele, prostituindo-se após Moloque.
6 Quanto àquele que se voltar para os que consultam os mortos e para os feiticeiros, prostituindo-se após eles, porei o meu rosto contra aquele homem, e o extirparei do meio do seu povo.
7 Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o Senhor vosso Deus.
8 Guardai os meus estatutos, e cumpri-os. Eu sou o Senhor, que vos santifico.
9 Qualquer que amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe, certamente será morto; amaldiçoou a seu pai ou a sua mãe; o seu sangue será sobre ele.
10 O homem que adulterar com a mulher de outro, sim, aquele que adulterar com a mulher do seu próximo, certamente será morto, tanto o adúltero, como a adúltera.
11 O homem que se deitar com a mulher de seu pai terá descoberto a nudez de seu pai; ambos os adúlteros certamente serão mortos; o seu sangue será sobre eles.
12 Se um homem se deitar com a sua nora, ambos certamente serão mortos; cometeram uma confusão; o seu sangue será sobre eles.
13 Se um homem se deitar com outro homem, como se fosse com mulher, ambos terão praticado abominação; certamente serão mortos; o seu sangue será sobre eles.
14 Se um homem tomar uma mulher e a mãe dela, é maldade; serão queimados no fogo, tanto ele quanto elas, para que não haja maldade no meio de vós.
15 Se um homem se ajuntar com um animal, certamente será morto; também matareis o animal.
16 Se uma mulher se chegar a algum animal, para ajuntar-se com ele, matarás a mulher e bem assim o animal; certamente serão mortos; o seu sangue será sobre eles:
17 Se um homem tomar a sua irmã, por parte de pai, ou por parte de mãe, e vir a nudez dela, e ela a dele, é torpeza; portanto serão extirpados aos olhos dos filhos do seu povo; terá descoberto a nudez de sua irmã; levará sobre si a sua iniqüidade.
18 Se um homem se deitar com uma mulher no tempo da enfermidade dela, e lhe descobrir a nudez, descobrindo-lhe também a fonte, e ela descobrir a fonte do seu sangue, ambos serão extirpados do meio do seu povo.
19 Não descobrirás a nudez da irmã de tua mãe, ou da irmã de teu pai, porquanto isso será descobrir a sua parenta chegada; levarão sobre si a sua iniqüidade.
20 Se um homem se deitar com a sua tia, terá descoberto a nudez de seu tio; levarão sobre si o seu pecado; sem filhos morrerão.
21 Se um homem tomar a mulher de seu irmão, é imundícia; terá descoberto a nudez de seu irmão; sem filhos ficarão.
22 Guardareis, pois, todos os meus estatutos e todos os meus preceitos, e os cumprireis; a fim de que a terra, para a qual eu vos levo, para nela morardes, não vos vomite.
23 E não andareis nos costumes dos povos que eu expulso de diante de vós; porque eles fizeram todas estas coisas, e eu os abominei.
24 Mas a vós vos tenho dito: Herdareis a sua terra, e eu vo-la darei para a possuirdes, terra que mana leite e mel. Eu sou o Senhor vosso Deus, que vos separei dos povos.
25 Fareis, pois, diferença entre os animais limpos e os imundos, e entre as aves imundas e as limpas; e não fareis abomináveis as vossas almas por causa de animais, ou de aves, ou de qualquer coisa de tudo de que está cheia a terra, as quais coisas apartei de vós como imundas.
26 E sereis para mim santos; porque eu, o Senhor, sou santo, e vos separei dos povos, para serdes meus.
27 O homem ou mulher que consultar os mortos ou for feiticeiro, certamente será morto. Serão apedrejados, e o seu sangue será sobre eles.

Gostaria de saber como a DE lida com pessoas com retardo mental, pessoas que não são capazes de saberem que estão vivas, simplesmente vegetam, seria um castigo também?

E as pessoas que sofrem traumas, por exemplo, uma pessoa que sofre um acidente, e perde grande volume de massa encefálica, conseqüentemente perdendo grande parte de sua capacidade de raciocínio, ou ficam em coma, o que acontece com a alma dessas pessoas?
Te respondo daqui a pouco. Quero ler uma outra opinião primeiro.

Não consigo imaginar algo funcionando sem um meio físico, nosso corpo sem o sistema nervoso central não é nada.
A alma é como um software. Precisa do hardware para funcionar, mas ele mesmo não é o hardware. Se o hardware quebrar, ele pode funcionar do mesmo jeito em outro hardware. O corpo físico e o corpo espiritual (que nós chamamos de perispírito) seriam o hardware da alma.

Um abraço.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #18 Online: 11 de Junho de 2009, 16:31:36 »

“Efetivamente, Espíritos há que indicam sinais, palavras estranhas, ou prescrevem a prática de atos, por meio dos quais se fazem os chamados conjuros. Mas, ficai certos de que são Espíritos que de vós outros escarnecem e zombam da vossa credulidade.”[/color] (O Livro dos Espíritos, p.553)

Um abraço.

Devo supor que exista alguma maneira de detectar se algum espírito matreiro esteja de sacanagem ao despejar suas "verdades" sobre o além-vida.
A explicação detalhada seria muito longa e tem vários desdobramentos para colocar tudo aqui. Mas em resumo, é aplicar a lógica e ver o que sobrevive a ela. Muitas coisas são só aceitas porque falha o crivo lógico, normalmente em comunicações repletas de belíssimas máximas morais, mais piegas do que sérias, e de forma a atrair a confiança pelo coração quando não pela razão. Eu vou exemplificar, com uma comunicação de um "preto-velho", que eu critiquei uma vez:

(Pergunta, do médium) – Ué, mas o banho de erva é importante, não é pai?

(Resposta, do "preto-velho") – É, claro que é. Mas num é tudo. Antes do banho de erva, seria melhor um banho de bom-humor, com folhas de tranqüilidade e flores de simplicidade, hehehe... Isso sim ajudaria. Num adianta colocar roupa branca, defumar, tomar banho, se o coração tá sujo, se a boca maldiz, se o rosto está sem alegria e o espírito apagado. Limpeza interna fio, antes de limpeza externa...

É uma comunicação com excelentes conselhos morais, sem dúvidas, mas que nos induz ao erro. Em primeiro lugar, o banho de ervas é importante para a comunicação espiritual? Espíritos precisam de ervas? E porque os médiuns de fora da Umbanda não precisam delas?

E na realidade, o que é fundamental é o bom-humor, a tranquilidade, a simplicidade, o coração limpo. O resto (colocar roupa branca, defumar, tomar banho de ervas, ou seja, a limpeza externa) é opcional, não é necessário para uma boa vida e nem tampouco para uma boa comunicação espiritual. O Espírito faz tudo parecer obrigatório. É falha lógica e, por aí, sabe-se que é pseudo-sábio, matreiro ou enganador, apesar das boas máximas morais.

Todas as comunicações que enganam estão repletas de referência ao amor, caridade, paz, benevolência. Mas falta a lógica. Assim é que se reconhece.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 12 de Junho de 2009, 09:13:14 »
Por exemplo, os crentes enchem a boca para dizer que a Bíblia condena a comunicação com os mortos baseado em alguns versos de Levítico 20. Mas porque não cumprem também todo o restante de Lev 20? Dizem que Jesus veio e o tempo da lei acabou. Ok. Mas por que teria ficado somente a condenação da necromancia e da feitiçaria? Muita parcialidade!
Jesus disse que continua tudo valendo. No máximo, relativizou a importância de algumas leis.
E como ficam os 10 mandamentos? Também foram abolidos por Jesus?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 12 de Junho de 2009, 09:15:54 »
Os homens morrem somente uma vez. Se suas almas reencarnarem, serão outros homens, com outros corpos. E após a morte, vem o juízo realmente (segundo a DE).
Interpretação conveniente, segundo eu.

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #21 Online: 12 de Junho de 2009, 09:25:26 »

Como assim morrem apenas uma vez? Se o homem morre apenas uma vez, como fica a velha história de "Vidas Passadas"?

Para que vai existir um julgamento?
Uma vez que as pessoas estão em um ciclo em busca de melhora? Pelo que você disse anteriormente, as pessoas estão sempre pagando suas dividas, assim sendo, no fim dos tempos, deus vai chegar, e vai encontrar um mundo cheio de "gente boa", uma vez que eles ficaram um um "loop" até se transformarem em pessoas(espíritos) evoluídos e bons.
Outro problema, se deus chegar amanhã por exemplo, algumas pessoas não tiveram o tempo adequado para se desenvolverem, essas pessoas serão castigadas? Não seria uma injustiça, uma vez que não tiveram tempo de se desenvolverem?

O ensino bíblico precisa ter alguma lógica, principalmente quanto à parte moral. A lógica pode ser obtida pelo que está escrito literalmente, ou interpretando-se. Se não dá para interpretar, então descarta-se.

Por exemplo, os crentes enchem a boca para dizer que a Bíblia condena a comunicação com os mortos baseado em alguns versos de Levítico 20. Mas porque não cumprem também todo o restante de Lev 20? Dizem que Jesus veio e o tempo da lei acabou. Ok. Mas por que teria ficado somente a condenação da necromancia e da feitiçaria? Muita parcialidade![/color]

Como você mesmo diz, deve-se buscar a lógica no que está escrito literalmente ou interpretar o que está escrito, não vejo muita lógica nisso, interpretação é algo subjetivo, posso ler um trecho da bíblia e interpretar de uma maneira totalmente diferente da sua, fica muito fácil encaixar a bíblia em qualquer assunto, apelando pela interpretação.
Outro problema, como saber o que se deve ser obtido em uma leitura ao pé da letra e, o que se deve ser interpretado? Quando você diz que se deve levar em consideração o que jesus disse, você se esquece que ele nunca escreveu uma única linha, tudo o que está escrito sobre sua vida, foi escrito por outros.

Te respondo daqui a pouco. Quero ler uma outra opinião primeiro.
OK

A alma é como um software. Precisa do hardware para funcionar, mas ele mesmo não é o hardware. Se o hardware quebrar, ele pode funcionar do mesmo jeito em outro hardware. O corpo físico e o corpo espiritual (que nós chamamos de perispírito) seriam o hardware da alma.
Um abraço.
Se a alma é como  um software, essa alma necessita de um meio físico para ser armazenada, mesmo se o programa não está na RAM, sendo executado, ele deve estar em algum lugar, onde estão os softwares(almas), que não estão rodando em nenhuma máquina? Onde estão armazenados?
Perispírito seria uma espécie de interface de comunicação, um drive, que faz a comunicação da máquina com o software?

Até mais.
« Última modificação: 12 de Junho de 2009, 10:54:13 por Shinigami-Ateu »

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #22 Online: 12 de Junho de 2009, 09:31:39 »
Leafar, na DE, Jesus Cristo faz parte da trindade ou Jesus é apenas mais uma alma ultra evoluída?

Offline Tex Willer

• Nível 14
  • *
« Resposta #23 Online: 12 de Junho de 2009, 10:22:37 »
Citação de: Tex Willer

Citação de: Leafar
A explicação detalhada seria muito longa e tem vários desdobramentos para colocar tudo aqui. Mas em resumo, é aplicar a lógica e ver o que sobrevive a ela. Muitas coisas são só aceitas porque falha o crivo lógico, normalmente em comunicações repletas de belíssimas máximas morais, mais piegas do que sérias, e de forma a atrair a confiança pelo coração quando não pela razão. Eu vou exemplificar, com uma comunicação de um "preto-velho", que eu critiquei uma vez:

(Pergunta, do médium) – Ué, mas o banho de erva é importante, não é pai?

(Resposta, do "preto-velho") – É, claro que é. Mas num é tudo. Antes do banho de erva, seria melhor um banho de bom-humor, com folhas de tranqüilidade e flores de simplicidade, hehehe... Isso sim ajudaria. Num adianta colocar roupa branca, defumar, tomar banho, se o coração tá sujo, se a boca maldiz, se o rosto está sem alegria e o espírito apagado. Limpeza interna fio, antes de limpeza externa...

É uma comunicação com excelentes conselhos morais, sem dúvidas, mas que nos induz ao erro. Em primeiro lugar, o banho de ervas é importante para a comunicação espiritual? Espíritos precisam de ervas? E porque os médiuns de fora da Umbanda não precisam delas?

E na realidade, o que é fundamental é o bom-humor, a tranquilidade, a simplicidade, o coração limpo. O resto (colocar roupa branca, defumar, tomar banho de ervas, ou seja, a limpeza externa) é opcional, não é necessário para uma boa vida e nem tampouco para uma boa comunicação espiritual. O Espírito faz tudo parecer obrigatório. É falha lógica e, por aí, sabe-se que é pseudo-sábio, matreiro ou enganador, apesar das boas máximas morais.

Todas as comunicações que enganam estão repletas de referência ao amor, caridade, paz, benevolência. Mas falta a lógica. Assim é que se reconhece.

Basta seguir uma lógica para que não seja mentira? Acho que falta ceticismo nesse método. :lol: Qualquer um pode dizer mentiras usando argumentos válidos (premissas falsas e conclusões falsas).

« Última modificação: 12 de Junho de 2009, 10:33:53 por Tex Willer »

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #24 Online: 12 de Junho de 2009, 10:57:24 »
Cada vez que eu ouço a palavra "lógica" em tópicos como esse, eu morro um pouco por dentro... :(
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!