Shinigami,
Você está tentando relativizar o bem e o mal. O mal é sempre praticado com o intuito de levar algum tipo de vantagem ilícita sobre outros, e o bem é o oposto disso. Não dá para confundir o valor de uma ação sob esse prisma. É uma aplicação direta daquele princípio "fazer ao outro o que gostaríamos que nos fizessem" ou "não fazer ao outro o que gostaríamos que não nos fizessem." É assim que se mede o bem e o mal.
Para a mãe ou os filhos dos cara que morreu, acho que eles não vão considerar que você fez o bem não.
A mãe e o filho do cara que morreu agiriam diferentemente se estivessem no lugar do cara que matou em legítima (mas legítima mesmo) defesa? Por aí podem medir o valor da ação.
Aliás, vocês céticos são engraçados: vivem reclamando de impunidade, que penitenciária no Brasil não funciona, que a justiça só privilegia os ricos, etc., etc., etc... Eu estou aqui há dias falando de um sistema penal (divino) que, se existir, funciona, ou seja, que pune a todos, sem exceção, na exata medida de suas faltas e ninguém escapa. Mas aí vocês chamam o Deus que aplica essa justiça de cruel. Vai entender... Cruel é quem pune pelo resto da eternidade. Punir na exata medida é apenas e simplesmente justiça.
Praticar o suicido é bom ou ruim? Para quem deseja deixar de viver é ótimo, para você que gosta da vida é ruim;
O suicida, à exceção de quando se sacrifica por alguém ou por uma causa maior, normalmente o faz para escapar de alguma responsabilidade. Você gostaria que alguém fugisse a alguma responsabilidade com você se matando? O suicida visa o bem de alguém ao se matar? Por aí, pode-se avaliar o valor dessa ação.
Mandar criminosos para cadeira elétrica é bom ou ruim? Para quem vai ser torrado vivo é ruim, para você que vive em sociedade talvez seja bom;
Se você fosse o criminoso, você gostaria de ter a sua chance de redenção, você gostaria de ter uma oportunidade de se reeducar e de reaprender a viver em sociedade, ou gostaria que lhe destruíssem? Então, a pena de morte é sempre ruim, seja qual for o prisma que se a observe. A pena de morte não visa o bem do criminoso e, por isso, é uma ação má.
Sexo entre pessoas do mesmo sexo é bom ou é ruim? Para mim é ruim, mas tem muita gente que gosta.
Você viola a regra do "não fazer ao outro o que gostaria que não lhe fizessem" ou "fazer ao outro o que gostaria que lhe fizessem" ao fazer sexo com pessoas do mesmo sexo? Então, qual é o valor dessa ação? Boa ou ruim?
Confinar pessoas em jaulas é bom ou é ruim?
Se você fosse um elemento anti-social e violento, o que você acha que deveriam fazer com você? Segregar numa penitenciária ou deixar andando solto por aí? Então, diga-me você mesmo se a ação é boa ou ruim, absolutamente. E você fosse um livre-pensador, acharia certo ser enjaulado numa perseguição política, por exemplo? Então, qual o valor dessa segunda ação?
Não há relativismo desde que se conheçam todos os detalhes, todas as motivações e todas as intenções nas ações.
Você não respondeu o problema do fim da terra?
Pois todos sabemos que um dia isso aqui vai acabar.
Os espíritos não precisam da Terra para viver. Quando acabar, nós aqui talvez nem precisemos mais de planeta algum para morar. Mas se precisarmos, mudamos para outro mundo. Não entendo porque insiste nessa questão, cuja resposta é óbvia.
Preconceito espiritual!!!!!
Uma espécie de "apartheid" espiritual.
-Você é melhor, vai para esse mundo de maravilhas e encantos!!!!
-Você não merece ficar entre os bons, vai ficar aqui sofrendo porque eu te amo!!!!
Uai? Você não é a favor de separar os bons dos maus? E porque então às vezes reclama do sistema carcerário? Deveria ser, portanto, a favor que soltassem todos para que não houvesse divisão alguma. Concorda com isso?
Eu estou aqui o tempo todo falando de justiça e só vejo vocês qualificando como crueldade. Precisam se decidir. É injusto que um criminoso pague por seus crimes, na exata medida desses crimes?
Não me venha dizer que isso tem lógica, pois não te nenhuma, o mundo é um grande jogo, que consiste simplesmente em passar de fase, mas para se passar de fase, primeiro é necessário sofrer, e sofrer muito. No final desse jogo masoquista, após muito sofrimento, você vai subindo de nível, e pode mandar algumas mensagens para outros jogadores via psicografias , mas você pode até "sacaner" os outros jogadores, dando pistas falsas só para se divertir. No final da caminhada você se transforma em um ser iluminado, que vai ficar pairando nas nuvens por toda eternidade, sem fazer nada, uma eternidade de tédio.
Uma eternidade desocupada não seria uma recompensa, mas um castigo. A crer nisso, melhor seria crer é no nada. Não é isso que o Espiritismo ensina.
Lembre-se dos nazistas da segunda guerra mundial, que tinham prazer na crueldade, e terá uma idéia de quem são os retardatários. Hoje, por mais que metamos os pés pelas mãos na nossa busca pelo bem, a maioria não tem mais prazer na desgraça alheia. Mas ainda existe um resquício da velha geração por aqui, como aquele pessoal que gosta de umas sessões de apedrejamentos em certos países. Também eles estão com os dias contados por aqui.
Lembro sim!!!
Lembro-me também dos Judeus massacrando os Palestinos e os expulsando de suas terras depois da segunda guerra; lembro-me também das bombas atômicas lançadas no Japão, lembro-me também dos japoneses invadindo a China, lembro-me da guerra do Paraguai, da guerra dos Farrapos, das milhares de mortes diárias nos morros do Rio de Janeiro, lembro-me das operações mediúnicas falsas do Dr. Fritz.
Como você pode ver, o mundo está melhorando muito.
Estamos melhorando sim. A diferença é que antes os maus eram maioria. Hoje, não é que os maus inexistem, mas os bons são maioria, e por isso as leis estão mudando e tornando-se cada vez mais justas.
Na primeira metade do século XX e talvez boa parte da segunda metade os maus ainda eram maioria, e não estavam só entre os alemães não. Era generalizado. Por isso os cruéis acontecimentos que o marcaram.
Essa característica moral da humanidade, unido ao fato de que lhes foi disponibilizada bastante tecnologia para destruição, explica o que ocorreu no século XX. Entendeu porque é que um mundo mau não pode ser permitido avançar tecnologicamente? Ele se auto-destruiria.
Somos animais vivemos na selva de pedra, por mais evoluindo "espirituamente" que você seja, se acuado em um canto, vai lutar como um animal, com unhas e dentes vai defender sua vida e a vida de sua prole, ou será que, você vai entregar seu filho na mão de um assassino, simplesmente aceitando que chegou a hora do acerto de contas de sua vida passada?
A legítima defesa não é um mal e nem tampouco um crime aos olhos de Deus. Mas, por outro lado, por mais que eu possa ser um "animal vivendo na selva de pedra", eu jamais prejudicaria alguém para matar a minha fome e a da minha prole. No primeiro caso eu justifico para mim mesmo; no segundo, não.
Que mania as pessoas tem de poetizar o mundo!!!
Eu não poetizo. Aliás, eu acho que sou seco e franco até demais da conta. Há pessoas aqui que até sentem "ânsias" por causa do que eu escrevo. Piadistas...
O Problema é que os cientistas trabalham com experimentos, tentam entender o mundo a sua volta, usam um método científico.
Coisa que as doutrinas e as religiões não gostam muito, uma vez que suas afirmações se baseiam em uma única coisa, a fé, crença cega, sem evidências, sem provas, sem nada, apenas uma vontade desesperada e ridícula de se sentirem especiais e imortais.
Nenhuma experimentação é isenta e livre de preconceitos. O Espiritismo se baseia na experiência e isso o torna, por esse lado, científico.
Será que Albert Einstein era espírita, mas ele se esqueceu disso quando foi encarnado?
Não faz diferença se era espírita ou não (e ele não era). O que importa é que já era adiantado sob certo ponto de vista e foi inserido aqui para alavançar mais um progresso para a humanidade nesse ponto.
Será que Charles Darwin era espírita também, mas ele se esqueceu disso quando foi encarnado e formulou a teoria mais detestada da pela igreja, igreja essa que diz que a bíblia é a palavra de deus assim como vocês da DE?
O Espiritismo não detesta a Teoria da Evolução. Ele só não crê que essa seleção não foi tão natural assim, e haveria dedo inteligente no processo. Da mesma forma, Darwin foi aqui colocado para fazer frutificar um progresso, nesse caso, científico. Isso não tem nada a ver com as crenças dele. Deus se serve até mesmo dos maus para alavancar o progresso.
Não se mede o valor de uma crença, ou de uma filosofia, pelos seus bons ou maus adeptos, mas pela influência que essa mesma crença pode ter em seus bons ou maus adeptos.
Com certeza Car Segan, Mahatma Gandhi, Stephen Hawking, são espíritos evolvidos, por isso foram castigados nessa vida, quem lutou pela paz morreu assassinado, outro morreu com um tumor "santo" no cérebro e um ganhou uma doença degenerativa.
Ninguém sabe o passado deles. Se soubéssemos, talvez diríamos: foi justiça! Eu, aliás, não creio em injustiça. Quem fizer o mal conscientemente, não sairá impune, pode estar certo. Não sei porque resistem a essa idéia e defendem a impunidade.
Quem são os espíritas evolvidos que mudam o mundo?
Cite alguns?
Estima-se que há em torno de 10 milhões de espíritas no mundo todo (acho que o número é esse). Cada um no seu cantinho deve colaborar um pouquinho para mudar o mundo.
Pela enésima vez: a morte não é uma punição. O que pode se constituir numa punição é o sofrimento, mas mesmo este nem sempre é uma punição, pois pode ser apenas um prova.
E o controle das doenças é apenas um dos vetores da melhoria das condições de vida, que ocorre em todos os sentidos, material e moral, por que passa a Terra nesse momento.
Um abraço.
Já viu alguém morre com câncer, tomando morfina e apodrecendo vivo?
Qual a diferença entre punição é prova?
A punição sempre teve um mal ato passado que a justificasse. As provas não. Pelas provas, todos passarão, sem exceções. Já as punições (ou expiações) podem e devem ser evitadas. As provas existem para que aprendamos a dominar a matéria, ao invés de ser por ela dominado. Para provar que é capaz de resistir ao mal, é preciso ser exposto ao mal, é preciso que se crie oportunidades de praticar o mal, é preciso que se sofra algum mal para ter a oportunidade de exercitar a resignação e/ou renunciar à vingança. Quem fracassa nas provas, tem que repeti-las e isso, por si só, já é uma punição. Portanto, não se pode olhar para alguém que sofre e dizer: é uma punição. Pode ser uma prova. Mas pode ser também uma punição, claro.
Ué!! O avanço científico é providencia divina também? Então deus, vendo o estado atual de precariedade, manda alguns seres evoluídos para criarem melhorias.
Exato, mas só quando chega o tempo. Se não chega o tempo, Deus só permite encarnar os encrenqueiros que entravam o progresso com suas intrigas, desconfianças, ganâncias, guerras, etc..., e retira de cena os outros O progresso científico precisa ser acompanhado de certo progresso moral senão, como já vimos, as populações se auto-destruiriam. Como estamos em evidente processo de elevação moral, o progresso científico tem sido permitido.
Ué!! Esse mundo não é para se sofrer? Não tem que evoluir e pagar suas dividas aqui? Porque então deus mandaria alguém mais evolvido de volta pra cá?
Porque, como eu já havia dito, o tempo do sofrimento material por aqui, ao menos por ora, acabou. E além do mais os espíritos são solidários uns aos outros (com exceção dos maus que, via de regra, só pensam em si mesmos ou nos seus). Os espíritos superiores tem por obrigação e por ocupação alavancar o progresso dos que lhes são inferiores em um sentido qualquer.
Além de fazer com que o ser superior sofra, ele está atrapalhando o desenvolvimento dos outros espíritos, uma vez que, esses seres evoluídos, ficam criando vacinas, avanços na medicina, inclusive trocam partes dos corpos!!!!! Sacanagem, Deus não deve ter muita coisa para fazer, ele deve ser como o Shinigami do Death Note, como não tem o que fazer, ele cria o caos nos mundos só para ver o a desgraça alheia.
O caos tem dupla utilidade de provar e fazer expiar os espíritos. E a evolução não se dá só com sofrimento.
738. Para conseguir a melhora da Humanidade, não podia Deus empregar outros meios que não os flagelos destruidores?
“Pode e os emprega todos os dias, pois que deu a cada um os meios de progredir pelo conhecimento do bem e do mal. O homem, porém, não se aproveita desses meios. Necessário, portanto, se torna que seja castigado no seu orgulho e que se lhe faça sentir a sua fraqueza.”
a) - Mas, nesses flagelos, tanto sucumbe o homem de bem como o perverso. Será justo isso?
“Durante a vida, o homem tudo refere ao seu corpo; entretanto, de maneira diversa pensa depois da morte. Ora, conforme temos dito, a vida do corpo bem pouca coisa é. Um século no vosso mundo não passa de um relâmpago na eternidade. Logo, nada são os sofrimentos de alguns dias ou de alguns meses, de que tanto vos queixais. Representam um ensino que se vos dá e que vos servirá no futuro. Os Espíritos, que preexistem e sobrevivem a tudo, formam o mundo real (85). Esses os filhos de Deus e o objeto de toda a Sua solicitude. Os corpos são meros disfarces com que eles aparecem no mundo. Por ocasião das grandes calamidades que dizimam os homens, o espetáculo é semelhante ao de um exército cujos soldados, durante a guerra, ficassem com seus uniformes estragados, rotos, ou perdidos. O general se preocupa mais com seus soldados do que com os uniformes deles.”Um abraço.