Como assim morrem apenas uma vez? Se o homem morre apenas uma vez, como fica a velha história de "Vidas Passadas"?
Para existir um homem, subentende-se um corpo. E esse corpo morre apenas uma vez. É apenas uma interpretação possível.
Uma única alma usa vários corpos, assim sendo, para a alma, um corpo morre muitas vezes.
Para que vai existir um julgamento?
Se os espíritos apenas preocupassem-se em evoluir, não haveria necessidade de julgamento, mas apenas um balanço sobre o que foi feito e o que ainda falta. Mas o problema é que também praticam o mal, então precisam ser julgados e condenados, para que cumpram pena justa.
O que seria praticar o mau? O mau é subjetivo.
Um pai de família que mata um assaltante para defender sua família fez o bem o fez o mau?
O chamado "julgamento final" ou "final dos tempos", para o Espiritismo é uma alegoria que representa o fim de um ciclo do planeta, quando ele passa de um planeta cujo único fim são as punições ou provas, para um estágio que foi chamado de Regeneração, onde a encarnação na Terra deixaria de ser uma punição e passaria a ser uma recompensa. Isso se trata da evolução de um mundo, e não necessariamente dos espíritos que habitam esse mundo. Quando chega o tempo, quem evoluiu junto com o mundo, fica; aqueles que persistiram no mal, serão daqui excluídos e habitarão outro mundo inferior, também de punições, como foi a Terra, para que tenham mais tempo para se emendarem, assim como fazer esse novo mundo evoluir, como a Terra. Para maiores esclarecimentos sobre o ponto de vista espírita, leia o artigo abaixo. Ele é bem completo na explicação. E como eu já disse, já passamos por esse tempo; ele está mais no passado do que no futuro:
http://www.opiniaoespirita.org/rdh_ak.htm
Então o planeta evolui também, e no dia do juízo final, deus vem, e com seu martelo determina quem são os justos, como em um RPG, sob de nível os bons, condena ao mundo inferior os maus, e de quebra eleva o nível do planeta. Não vejo nenhuma lógica nisso!!!
Mas tem um problema, e quando o sol deixar de emanar calor?
Quando o sol morrer, o planeta vai morrer também não vai?
A interpretação é livre. A única exigência é que tenha certa lógica e que não haja contradições nas interpretações. Isso não é tão fácil assim de se obter quanto se supõe, e pode-se contar nos dedos aqueles que interpretam sem contradições internas.
Poderia nos dizer quem são esses abençoados?
Não, o perispírito seria a própria máquina, pois o perispírito é de certa forma material. Quanto à alma, ou o software, pode existir sem meio físico. É como uma equação matemática, como um Teorema de Pitágoras, por exemplo. A idéia não deixa de existir só porque todas as referências materiais a ela foram destruídas. Sempre que for reinventada, terá que o ser da mesma forma.
A Alma precisa da matéria para se manifestar, mas ela própria não é matéria. O Espiritismo também não resolve o problema da natureza da alma.
Um abraço.
Certo, mas se minha alma é um software, e minhas futuras vidas dependem de minhas vidas passadas, onde ficam armazenadas minhas informações, onde está minha DB, com as minhas informações?
Tenho uma outra dúvida, como a DE lida com genética, herdamos características de nossos pais, inclusive algumas anomalias genéricas, então dependendo de quem escolhemos como parceiros para nos reproduzir, podemos condenar essa prole com uma doença hereditária, podemos evitar isso fazendo alguns exames, onde entra a espiritualidade nesse ambiente?
Se estamos aqui nesse mundo para evoluir, as tragédias e desastres são para purificar as almas, o avanço da medicina atrapalha os planos de deus?
Imaginamos:
Deus, o cara todo bondoso, que ama seus filhos, em mais um dia de trabalho faz um SQL no seu banco, e vê que "Fulano de Tal" foi uma pessoa má outrora, dai Deus faz um update no status do cara, "update life set status = 'Câncer' where id = 64236429346273".
E deus pensa:"-Opá, menos um para punir hoje", e segue olhando sua lista de punições.
Dai me chega alguns médicos e cientistas, e me inventam remédios mais poderosos contra o câncer, novas formas de intervenção cirúrgicas, e esses caras metidos a bestas, curam o "Fulano de Tal" e conseqüentemente atrapalham o sucesso da punição de Deus.
Antigamente um cara era punido com lepra, hoje em dia isso não funciona mais, uma vez que a humanidade sabe controlar essa doença, então deus ajudou o homem construir aviões, para que ele possa punir mais gente de uma única vez?