Autor Tópico: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?  (Lida 60177 vezes)

Offline Maeve Brooks

• Nível 11
  • *
Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #25 Online: 12 de Julho de 2009, 17:55:46 »
RORSCHACH, a impressão que tive desse tópico foi que você iria quebrar o óbvio argumento deísta de que se Deus inspira os homens toda a ciência provêm d´Ele. Então, temos uma contra argumentação?
"Não existem inocentes. Apenas diferentes graus de responsabilidade."  Stieg Larsson

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
  • Este é um mundo caótico!
« Resposta #26 Online: 12 de Julho de 2009, 22:31:45 »
RORSCHACH, a impressão que tive desse tópico foi que você iria quebrar o óbvio argumento deísta de que se Deus inspira os homens toda a ciência provêm d´Ele. Então, temos uma contra argumentação?
Na verdade, não é exatamente essa a minha intenção. Mas fique por aqui. Logo você verá.

Seja bem vinda ao clube!
Chega de papo! Vamos ao que interessa!

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #27 Online: 13 de Julho de 2009, 08:35:35 »
Na verdade, não é exatamente essa a minha intenção. Mas fique por aqui. Logo você verá.

Seja bem vinda ao clube!

Sim, logo vc verá quanda baboseira pode ser dita por pessoa, e claro, quanta coisa vc irá constatar e aprender...

Bem vinda Maeve, de uma passada no tópico "Novo por aqui" e apresente-se ao pessoal... :ok:
« Última modificação: 13 de Julho de 2009, 08:39:20 por ANNE »

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #28 Online: 13 de Julho de 2009, 09:39:07 »
Durante a maior parte de sua história a humanidade recorreu ao sobrenatural para a solução dos mais variados problemas. Desde problemas de saúde a questões de estado, tudo envolvia a consulta a sacerdotes, magos, xamãs, etc.

Somente mais recentemente essa prática foi amenizada. Somente após a busca do homem em compreender a natureza com base na própria natureza e o abandono das explicações sobrenaturais( ou, pelo menos, sua perda de credibilidade) como a melhor forma de explicar o mundo.

Mas cê sabe como é né? Só pra garantir, sempre é bom recorrer a Jesus, Javé, Shiva, Thor, Odin,...
« Última modificação: 13 de Julho de 2009, 09:41:24 por West »
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #29 Online: 13 de Julho de 2009, 09:41:13 »
Caríssimos:

Já tentaram perceber, que em antepenúltima instãncia todo o conhecimento humano, em realidade é divinamente inspirado? Mesmo que aparentemente, seja conquistado à custa de muito suor intelectual? Mesmo a sabedoria técnica dos supostos ateus, é doada pelo Espírito Santo. Não se esqueçam que os pais da Humanidade, comeram a fruta da árvore da inteligência, plantada pelo senhor Joevá no jardim do Éden... 8-)
Eu sempre me esqueço que os chimpanzés, gorilas e bonobos pegaram os restos  da fruta da árvore da inteligência e se fartaram com a mesma fruta!!! :biglol:
Será  que os leões vegetarianos do Éden também fizeram isso ??? :P
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #30 Online: 13 de Julho de 2009, 09:43:16 »
Durante a maior parte de sua história a humanidade recorreu ao sobrenatural para a solução dos mais variados problemas. Desde problemas de saúde a questões de estado, tudo envolvia a consulta a sacerdotes, magos, xamãs, etc.

Somente mais recentemente essa prática foi amenizada. Somente após a busca do homem em compreender a natureza com base na própria natureza e o abandono das explicações sobrenaturais( ou, pelo menos, sua perda de credibilidade) como a melhor forma de explicar o mundo.

Mas cê sabe como é né? Só pra garantir, sempre é bom recorrer a Jesus, Javé, Shiva, Thor, Odin,...

Eu só tenho recorrido ao meu deus sagrado : Santo Antônio!
Pretendo recorrer também, num futuro próximo à Santa Bárbara!
To raise your kids

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 13 de Julho de 2009, 10:41:54 »
Qual seria essa "ciencia" de deus? Quais os resultados práticos?
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 13 de Julho de 2009, 10:46:04 »
Aquela do "salabim pimpim", conhece? :lol:

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #33 Online: 13 de Julho de 2009, 12:45:32 »
Ore muito e tenha fé irmão! Só Jesus responde  :biglol:!
To raise your kids

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 13 de Julho de 2009, 13:12:12 »
Ach
Ore muito e tenha fé irmão! Só Jesus responde  :biglol:!
Acho que preciso fazer aquele curso pra entender essas coisas, como era o nome mesmo? Que explica fatos imaginarios e fantasiosos sobre criaturas mágicas... Deve ser teologia ou algo assim...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Maeve Brooks

• Nível 11
  • *
« Resposta #35 Online: 13 de Julho de 2009, 15:05:23 »

Seja bem vinda ao clube!

Não sou tão nova assim no clube....só não posto muito. Prefiro seguir aquele ditado que diz "se não pode melhorar o silêncio não o perturbe".
Só achei que as respostas deístas seriam muito óbvias.....ou eu é que não consegui pensar num contra argumento decente.
Eles dizem "Deus inspira" eu digo "Não existe Deus", mas sei que por aqui tem muita gente que consegue enrredar os crente nos seus próprios achismos...vou acompanhar a discusão!!
"Não existem inocentes. Apenas diferentes graus de responsabilidade."  Stieg Larsson

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
  • Este é um mundo caótico!
« Resposta #36 Online: 14 de Julho de 2009, 01:10:11 »

Seja bem vinda ao clube!

Não sou tão nova assim no clube....só não posto muito. Prefiro seguir aquele ditado que diz "se não pode melhorar o silêncio não o perturbe".
Só achei que as respostas deístas seriam muito óbvias.....ou eu é que não consegui pensar num contra argumento decente.
Eles dizem "Deus inspira" eu digo "Não existe Deus", mas sei que por aqui tem muita gente que consegue enrredar os crente nos seus próprios achismos...vou acompanhar a discusão!!
E se tivermos sorte, um crente se entrelaçará em suas próprias convicções.

Chega de papo! Vamos ao que interessa!

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #37 Online: 14 de Julho de 2009, 11:53:29 »
HFC

Já tentaram perceber, que em antepenúltima instãncia todo o conhecimento humano, em realidade é divinamente inspirado? Mesmo que aparentemente, seja conquistado à custa de muito suor intelectual? Mesmo a sabedoria técnica dos supostos ateus, é doada pelo Espírito Santo. Não se esqueçam que os pais da Humanidade, comeram a fruta da árvore da inteligência, plantada pelo divino agricultor no jardim do Éden...  

........................................................

Eu sempre me esqueço que os chimpanzés, gorilas e bonobos pegaram os restos  da fruta da árvore da inteligência e se fartaram com a mesma fruta!!!

Será  que os leões vegetarianos do Éden também fizeram isso ???

Excelente pergunta a sua!!! Não se sabe... Entretanto aparentemente, só ao Homem foi proibido comer de tão tentadora fruta. Uma vez, que tendo sido expulso, do tão santo jardim, deixou de presenciar o que por lá posteriormente, passou a acontecer.  

Todavia a sua observação abre perspectivas, para novas interpretações "históricas", da evolução humana.

Se a nossa espécie foi criada por seres muitíssimo inteligentes, em determinado momento temporal e territorial e depois expulsa, então hipoteticamente, deverá existir algures, no nosso planeta um paraíso perdido, com uma civilização superior às que nós conhecemos actualmente...
« Última modificação: 14 de Julho de 2009, 13:16:17 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #38 Online: 14 de Julho de 2009, 12:19:09 »
RORSCHACH:

Quem é você? O Lusitano lhe deu permissão para usar a sua conta?[ :D]

Eu, sou eu... Sim tenho essa permissão!!! :)

Uma vez que você faz esta pergunta, "você confia mais na ciência humana, ou na divina"? É evidente que você está desafiando os diversos tipos de teístas a dar-lhe uma resposta: E de facto segundo a trilogia judaico-cristâ-islâmica, todo o conhecimento humano é de origem divina, dado que foi premeditado pelo originador da nossa espécie. O que paradoxalmente implica, que na realidade, toda a ciência é divina. Embora certos homens suponham o contrário...

Afinal, em última instância só existe deus... Não é? :D 

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #39 Online: 14 de Julho de 2009, 12:21:52 »
Se já sabemos qual era a fruta do "conhecimento", não quero nem pensar no q seria a da "inteligência"...

:histeria: :histeria: :histeria:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #40 Online: 14 de Julho de 2009, 12:53:08 »
Sr. Jesus:

--------------------------------------------------------------------------------

Citar: Claro, se não fosse Deus para nos dar forças, a gente não conseguirira nem cagar. Deus é muito bom.

Você, como um dos seus filhos predilectos, deve saber perfeitamente, que está escrito, que foi ele que criou o aparelho digestivo.:D
« Última modificação: 14 de Julho de 2009, 12:55:43 por lusitano »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #41 Online: 14 de Julho de 2009, 13:08:50 »
ANNE

--------------------------------------------------------------------------------

Citar: Se já sabemos qual era a fruta do "conhecimento", não quero nem pensar no q seria a da "inteligência"... :histeria: :histeria: :histeria:

Ao que parece, tudo indica que se trata da mesma fruta. Mas com diversas variações de influência cerebral. :idea:
« Última modificação: 14 de Julho de 2009, 13:12:01 por lusitano »

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #42 Online: 14 de Julho de 2009, 13:51:36 »

Excelente pergunta a sua!!! Não se sabe... Entretanto aparentemente, só ao Homem foi proibido comer de tão tentadora fruta. Uma vez, que tendo sido expulso, do tão santo jardim, deixou de presenciar o que por lá posteriormente, passou a acontecer. 

Todavia a sua observação abre perspectivas, para novas interpretações "históricas", da evolução humana.

Se a nossa espécie foi criada por seres muitíssimo inteligentes, em determinado momento temporal e territorial e depois expulsa, então hipoteticamente, deverá existir algures, no nosso planeta um paraíso perdido, com uma civilização superior às que nós conhecemos actualmente...

Que tal examinar a possibilidade  mais concreta ?  De que somos o fruto da evolução assim como todos os outros animais ... E que o conto do Gênesis é só uma fábula religiosa. Parece bem mais objetivo, historicamente falando.
To raise your kids

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #43 Online: 14 de Julho de 2009, 15:46:46 »
Ao que parece, tudo indica que se trata da mesma fruta. Mas com diversas variações de influência cerebral. :idea:

Tenho a impressão que a ANNE se referia a outra coisa ...  :smartass:
To raise your kids

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 14 de Julho de 2009, 15:53:11 »
lusitano, off um pouco, é a primeira vez que vc participa de um fórum cético-ateu? Tenho pra mim que vc é um cara de outras datas com nick diferente....

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #45 Online: 14 de Julho de 2009, 18:52:25 »

HFC

Quem disse que xadrez é um jogo amistoso ??

------------------------------------------------------------------------

Citação de: lusitano  em  Hoje às 13:08:50

Ao que parece, tudo indica que se trata da mesma fruta. Mas com diversas variações de influência cerebral.

...

Tenho a impressão que a ANNE se referia a outra coisa ...

Sim pode ser... Ela que diga o que de facto estava pensando.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #46 Online: 14 de Julho de 2009, 19:10:03 »
Mussain

Citar: lusitano, off um pouco, é a primeira vez que vc participa de um fórum cético-ateu? Tenho pra mim que vc é um cara de outras datas com nick diferente....

Neste fórum, é a primeira vez que eu participo. Mas já antes participei com outro nome, num fórum ateu, criado por André Cancian, até ele o purificar de "baderneiros" pela terceira vez. A partir daí, entrei neste, onde tenho estado a ser melhor tolerado.

Quando criei uma conta neste fórum, foi com o nome da minha assinatura. (artur) Como houve uma avaria técnica nos mecanismos de recepção, tive de criar novo nome, para poder continuar a participar. Teoricamente, eu tenho um sósia neste fórum, utilizando a minha primeira inscrição.  

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #47 Online: 14 de Julho de 2009, 19:34:08 »
HFC

Citação de: lusitano  em  Hoje às 11:53:29

........................................................... ..................................

Que tal examinar a possibilidade  mais concreta ?  De que somos o fruto da evolução assim como todos os outros animais ... E que o conto do Gênesis é só uma fábula religiosa. Parece bem mais objetivo, historicamente falando.

:ok: :idea: :arrow: Pode ser... Acho que a teoria da evolução também serve. Só que o Homem, é um génio capaz de criar mitos e qualquer dia, ele próprio transforma primatas em homens e homens em deuses, através de manipulação genética.

Como diz num dos livros de filosofia da minha filha: "O Homem, é um deus com próteses"...

« Última modificação: 14 de Julho de 2009, 19:39:24 por lusitano »

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #48 Online: 15 de Julho de 2009, 00:31:52 »
Citação de: RORSCHACH
Gostaria de saber em qual deus você acredita?

Caro Senhor, certamente estou falando do único Deus existente, sou espírita e também cristão, logo não sou politeísta. :ok:

Citação de: ANNE
Ou seja, vc crê mas não confia...

Não Senhorita(casada?), :hein: creio e confio! Minha confiança em Deus me faz ficar tranquilo pois concluo que Ele não interfere na sua criação, já que faz bem feito e não precisa de ajustes aqui ou acolá. :P

Citação de: ANNE
A q ensinamento vc se refere?

Eu!? A nenhum! Quem se referiu a ensinamentos divinos foi o autor deste tópico, leia com atenção! :wink:

Um abraço :)
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 15 de Julho de 2009, 08:53:18 »
Caro Senhor, certamente estou falando do único Deus existente, sou espírita e também cristão, logo não sou politeísta

Aí é que está! Porque o deus em que voce resolveu acreditar é o deus certo? Porque não Krishna, Oshossi, Odin, Alah (tecnicamente seria o mesmo deus cristão, mas a "adoração" de um significa que a outra facção está adorando errado)?

Não importa se é politeísta ou monoteísta. Não existe uma razão para que um deus seja mais viável de que dois ou mais. Se a biblia é a expressão de um unico deus (entre vários, de acordo com alguns textos do VT) os vedas são a expressão de vários deuses e ambos são livros legítimos para seus seguidores.

Todos esses deuses e mais outros não citados são verdadeiros para seus seguidores, "explicam" o mundo, eles o "sentem no coração" e seus "ensinamentos" fazem sentido para eles. E todos os outros adoradores "sabem" que estão mais perto da verdade que os outros. Baseado em que alguem pode afirmar que a sua crença é mais válida que a dos outros?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!