Autor Tópico: a segunda lei termodinâmica, e a vida  (Lida 16655 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re: a segunda lei termodinâmica, e a vida
« Resposta #50 Online: 08 de Agosto de 2009, 17:33:35 »
itacare.. Entao voce nao sabeo que esta falando, como era de se esperar. Evidencias? A MINHA FE.. 

Cara entao vai discutir em um forum de religiosos.. Nao tem evidencias e sai repetindo a biblia? voce eh um proselitista.. Simples

Temos que aguentar cada uma... Sem o menor senso

Cara, porque nao vai discutir com o Leafar? Ele tem argumentos tao bons quanto os seus, soh que de outra religiao..
Cada um...
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Panthera

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.080
  • Sexo: Masculino
Re: a segunda lei termodinâmica, e a vida
« Resposta #51 Online: 08 de Agosto de 2009, 17:42:25 »
Hehehe... Ele com o Leafar? Seria interessante...  :susto:
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re: a segunda lei termodinâmica, e a vida
« Resposta #52 Online: 08 de Agosto de 2009, 18:20:57 »
Não é possível concluir "acontece, logo é vontade de alguém".

repito a mesma resposta, que dei acima :

entre :

um universo, que não teve causa ( que é impossível )
e um universo, criado por Deus,

eu fico com a segunda opção, pois é a única possível.... 

Mesmo aceitando a necessidade de causa, causa não é necessariamente Jeová ou qualquer outro deus, quinze deuses, ou qualquer ser com vontade.

Pode ser simplesmente "a causa", qualquer que seja, o que quer que seja, não se precisa assumir que é um cara, que existiu uma vontade de alguém.

Isso é encher de assunções desnecessárias, não é mais lógico de dizer que esse alguém era verde ou usava um gorro azul, ou ainda, que foram vários seres.

Mas a própria aceitação da necessidade de causa pode ser questionada se para esse super-cara não é necessária causa alguma. Não é só um velho barbudo super-poderoso que ficou só coçando por toda a eterniadade que se eximiria dessa necessidade; uma causa mínima e não-pessoal, ainda que absolutamente incógnita, também pode. E isso é o mais lógico a assumir, não que era um cara, trigêmeos siameses ou uma aranha gigante.



Citar

há, além do mais, o princípio  antrópico, que até hoje não vi nenhuma resposta razoável , cabível, e lógica por parte dos atéus.

O principio antrópico não é uma "prova de Jeová" nem nada parecido.

É simplesmente a noção de que, se o universo é assim, tal como é, as suas condições iniciais, e o seu passado, devem ser necessariamente de tal forma que resultasse nisso.

Não quer dizer que foi "projetado" para resultar nisso, que é a interpretação criacionista/teísta/deísta.

É mais como simplesmente ver uma cratera, e deduzir que, o que quer que tenha acontecido, resultou naquela cratera; para então postular que tipo de coisa poderia produzir uma cratera parecida. Se seria erosão, se seria um cometa, ou um asteróide. Faz-se modelos, e com diversos modelos se chega a crateras hipotéticas resultantes. Nem todas serão corretas de acordo com o "princípio craterotrópico", só algumas. Isso não quer dizer que tinha um Deus que ficasse jogando pedras e fazendo crateras, que o impacto ou qualquer que tenha sido sua causa foi minuciosamente calculada para gerar uma cratera naquelas dimensões.



Citar
então vejo uma série de inconsistências para suportar a fé dos atéus :

1. O BigBang. De nada, nada provém.

Eu não sei se o big bang veio "do nada". Mas não há qualquer hipótese científica sugerindo que tenha vindo de um cara. Em segundo lugar, talvez o big-bang seja uma exceção, meio como você supõe ser para esse super-cara.


Citar
2. O princípio atrópico - a extraordinaria sintonia fina do universo

Não existe essa sintonia fina. 99,99% do universo não abriga vida e é completamente inóspito. Vivemos num minúsculo oásis, que existe só por uma fração de nanossegundo em meio a um vasto deserto inabitável, no tempo e no espaço.



Citar
3. Surgimento da vida. A ciência não tem respostas cabíveis.

"Então foi mágica".



Citar
em relação a todas estas perguntas, a resposta biblica, é perfeitamente cabível.


Ou qualquer uma que simplesmente se inventar, contanto que a resposta se eximir dos padrões daquilo que é considerado científico.

Offline Contini

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.610
  • Sexo: Masculino
Re: a segunda lei termodinâmica, e a vida
« Resposta #53 Online: 08 de Agosto de 2009, 18:46:26 »
Hehehe... Ele com o Leafar? Seria interessante...  :susto:

Falando sério,

Eu aprendo bastate só vendo como certos foristas refutam esses argumentos tendenciosos e limitados da maioria dos religiosos (nem todos).
Neste aqui o Bockaroo está argumentando com uma facilidade e domínio de assunto que dá gosto de ver.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

    “O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re: a segunda lei termodinâmica, e a vida
« Resposta #54 Online: 08 de Agosto de 2009, 19:35:59 »


esta teoría era popular nos anos sessenta e setenta. Os Hindus acreditavam, que tudo tem o ciclo de reencarnação, assim também o Universo. ou seja, nasce morre, nasce de novo etc...  Ela não tem nenhuma base observacional, mas é pura especulação.
para o universo poder parar de expandir, e reverter o processo, precisa uma certa quantia de matéria. A razão que o universo não
pode reverter o processo de expansão é que ele é extremamente ineficiente ( entropico ).

http://www.nature.com/nature/journal/v302/n5908/abs/302505a0.html

The reason that the universe would not "bounce" if it were to contract is that the universe is extremely inefficient (entropic). In fact, the universe is so inefficient that the bounce resulting from the collapse of the universe would be only 0.00000001% of the original Big Bang (see table above). Such a small "bounce" would result in an almost immediate re-collapse of the universe into one giant black hole for the rest of eternity.

Guth, A.H. and M. Sher. 1983. The impossibility of a bouncing universe. Nature 302: 505-506.


http://www.christianevidence.com/2009/04/big-creation.html

There are more invented theories about the creation as for example the "oscillating universe", where the universe is wrapped in an ever continuing cycle of explosion, collapse and then an explosion again. This theory does not hold however for various reasons as for example the fact that the mass of the observed universe is only half the mass needed for the universe to collapse to start it next "oscillating cycle" and the huge entropy of the universe would not permit more than a few bounces anyway [5]. With the evaporation of the hesitate, steady state and oscillation models evaporates also the foundation of the eastern beliefs of reincarnation and the basis of Hinduism, Buddhism and its New Age derivatives. The impossibility of an eternal existing cosmos translates also into the impossibility of the pantheism and all its daughter faiths.

página 160 :

http://books.google.com/books?id=pj16s_fnr08C&pg=PA160&lpg=PA160&dq=The+impossibility+of+a+bouncing+universe&source=bl&ots=X1f5OMEc51&sig=eueLU4DBeG9-Hv21Hlti-RMS22A&hl=en&ei=aNl8SsnSJs2ltgfqwcHkAQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=5#v=onepage&q=&f=false

Como eu disse, o universo encontra-se em expansão e a expansão encontra-se em aceleração, logo não haverá um Big Crunch, provavelmente. Os cálculos são baseados na matéria existente no universo, mas nem toda matéria é observável, como a matéria escura, que não se sabe qual  a sua quantidade no universo.
Um dos postulantes do Big Crunch era Stephen W. Hawking, que inclusive acreditava que a direção do tempo seria invertida, assim os eventos ocorreriam de "trás para frente" até o instante inicial do Big Bang. Mas ele abandonou essa ideia já há algum tempo. E não sei o que isso tem a ver com as bases das religiões apresentadas. A ciência, no seu ponto de vista, serve como argumento contra o Hinduísmo, o Budismo e afins, mas quando a mesma ciência contraria a cosmologia cristã, então ela não é válida.
O universo é cheio de coisas esquisitas, mais esquisitas ainda do que é mostrado na Bíblia. Como já havia dito, pode haver buracos brancos no universo que estejam constantemente jorrando matéria neste universo (supõe-se que um tenha dado origem ao próprio). Eles nunca foram observados, mas não significa que não existam. Até bem pouco tempo os buracos negros também eram só teóricos e hoje sabe-se que são até bem comuns (no centro da nossa galáxia existe um grandão). Se existirem e matéria esteja sendo despejada, então toda a ideia do fim do universo deve ser revista.
:saco:

EDIT: Não há nenhum problema em uma pessoa ser teísta, mas essa hipótese deve estar descartada na ciência, já que não se trata de uma variável válida. Pode ser que depois de muita pesquisa acabe encontrando-se e aceitando-se essa variável, mas então só se terá chegado a ela por não considerá-la. Pode-se também ter uma negação definitiva...
« Última modificação: 08 de Agosto de 2009, 19:42:41 por Derfel »

Offline AngeloItacare

  • Nível 22
  • *
  • Mensagens: 815
Re: a segunda lei termodinâmica, e a vida
« Resposta #55 Online: 08 de Agosto de 2009, 21:26:36 »
Mesmo aceitando a necessidade de causa, causa não é necessariamente Jeová ou qualquer outro deus, quinze deuses, ou qualquer ser com vontade.

Pode ser simplesmente "a causa", qualquer que seja, o que quer que seja, não se precisa assumir que é um cara, que existiu uma vontade de alguém.

Isso é encher de assunções desnecessárias, não é mais lógico de dizer que esse alguém era verde ou usava um gorro azul, ou ainda, que foram vários seres.

Mas a própria aceitação da necessidade de causa pode ser questionada se para esse super-cara não é necessária causa alguma. Não é só um velho barbudo super-poderoso que ficou só coçando por toda a eterniadade que se eximiria dessa necessidade; uma causa mínima e não-pessoal, ainda que absolutamente incógnita, também pode. E isso é o mais lógico a assumir, não que era um cara, trigêmeos siameses ou uma aranha gigante.

eu creio que haja inúmeras, e fortes evidências, que é o Deus da biblia, que criou tudo.

 A descrição científica do universo se expandindo a partir de um ponto inicial é fascinante, porque foi só a partir dos anos 60 que os físicos começaram a falar nisso. Por séculos, eles aceitaram a versão de Aristóteles, de que o universo sempre existiu. Mas a Bíblia sempre disse que houve um início. O que é mais interessante ainda, é como o primeiro versículo na biblia descreve tudo , que existe.

Um bem conhecido filósofo inglês, chamado Herbert Spencer, que viveu no século XIX, fez uma descoberta, que foi considerada uma categórica contribuição no campo científico, naquela época. Ele descobriu que toda a realidade, tudo o que existe no universo pode ser contida em cinco categorias: tempo, força, ação, espaço e matéria. Herbert Spencer disse tudo o que existe, existe em uma dessas categorias. Nada existe fora dessas categorias. Essa foi uma descoberta muito astuta, e não tinha sido feita e descrita antes do século XIX. Pense sobre isso. Spencer mesmo listou  nessa ordem ... tempo, força, ação, espaço e matéria. Essa é uma seqüência lógica. E então com isto, em sua mente, ouve-Gênesis 1:1. "No início," que é o tempo ... "Deus", que é força, "criou", que a ação, "os céus", que é espaço ", e da terra," que é a matéria. No primeiro verso da Bíblia  Deus disse claramente o que o homem não catálogou até o século XIX. Tudo o que se pode dizer sobre tudo o que existe, está catalogado no primeiro versículo em Genesis. Você pode crer que o Deus da biblia é a força ou você acredita que o Deus da biblia não é a força que criou tudo. O debate se resume a isso, queira você acreditar no Deus da Bíblia ou não. Ou você acredita no livro de Gênesis, e na biblia, ou não.

Em todo processo físico há uma seqüência de estados. Um estado precedente é uma causa para outro estado que é seu efeito. E há sempre uma lei física que descreva esse processo .Mas o que existia antes desse átomo primordial?  Essas questões, sem respostas pela física, encontram um ponto final na religião – ou seja, encontram Deus.

Robert Jastrow  American astronomer, physicist and cosmologist:

"For the scientist who has lived by his faith in the power of reason, the story ends like a bad dream. He has scaled the mountain of ignorance; he is about to conquer the highest peak; as he pulls himself over the final rock, he is greeted by a band of theologians who have been sitting there for centuries."

aonde a ciência não alcança, a fé chega. Por isto fé e ciência não se excluem, mas podem compor uma sinergia harmônica.

A causa do universo é diferente que todas as outras causas, pois esta causa é a causa da própria existência.
A causa deste Universo tem de ser imaterial, intemporal e poderosa:

a) Se criou o tempo, não pode estar sujeita a esse tempo. Esta causa é intemporal ou eterna.

b) Se criou o espaço e a matéria, não pode estar sujeita a esse espaço e matéria. Esta causa é imaterial ou espiritual.

O que nos leva a concluir que esta causa é, também, poderosa. Pelo menos mais poderosa do que aquilo que criou.

há, além do mais, o princípio  antrópico, que até hoje não vi nenhuma resposta razoável , cabível, e lógica por parte dos atéus.

O principio antrópico não é uma "prova de Jeová" nem nada parecido.

eu nunca falo de provas, pode cancelar esta palavra do seu vocabulário, no debate comigo. Eu falo de evidências.

É simplesmente a noção de que, se o universo é assim, tal como é, as suas condições iniciais, e o seu passado, devem ser necessariamente de tal forma que resultasse nisso.

Não quer dizer que foi "projetado" para resultar nisso, que é a interpretação criacionista/teísta/deísta.

justamente. E nossa interpretação. E temos excellentes motivos para crer assim.

http://www.sinaisdostempos.org/ateus/aevidenciadeDeus.htm

1. "Um Universo nem tão aleatório"

Tal é o título do capítulo 1º, no qual Patrick Glynn se associa aos físicos que afirmam "o princípio antrópico", a saber: "as inúmeras leis da Física foram orquestradas ordenadamente desde o início do universo até o aparecimento do homem; o universo em que habitamos aparenta ser explicitamente planejado para o surgimento dos seres humanos" (p. 29). "Brandon Carter e outros cientistas descobriram uma série de misteriosas coincidências ou acidentes de sorte no universo, cujo único denominador comum era preparar o aparecimento do homem. A mais leve alteração das forças fundamentais da Física - gravidade, eletromagnetismo, a sólida energia nuclear ou a fraca energia nuclear - teria como resultado um universo irreconhecível: universo formado de hélio, sem prótons ou átomos, sem estrelas, universo que desmoronaria sobre si mesmo antes dos primeiros momentos de sua existência. Modificar as proporções exatas da massa das partículas subatômicas em relação umas às outras traria efeitos semelhantes. Mesmo a base da vida, como carbono e água, depende de uma fina sintonia extraordinária em nível subatômico, coincidências estranhas nos valores, para as quais os físicos não possuem explicação" (p 334). Patrick Glynn apresenta alguns exemplos dessa fina sintonia sem a qual não haveria o universo:

"A gravidade é cerca de 1039 vezes mais fraca que a força eletromagnética. Se a gravidade fosse 1033 vezes mais fraca, as estrelas teriam um bilhão de vezes menos massa e queimariam um milhão de vezes mais rápido.

A fraca energia nuclear tem 1028 vezes a força da gravidade. Se a fraca energia nuclear fosse levemente mais fraca, todo o hidrogênio no universo se teria transformado em hélio (impossibilitando a existência de água, por exemplo).

Uma forte energia nuclear (de 2%) teria impedido a formação dos prótons, produzindo um universo sem átomos. Decrescendo seu valor em 5%, teríamos um universo sem estrelas.

Se a diferença em massa entre um próton e um nêutron não fosse exatamente a que é - cerca de duas vezes a massa de um elétron -, então todos os nêutrons se transformariam em prótons e vice-versa. E diríamos 'adeuzinho' à química como a conhecemos - e à vida.

A natureza propriamente dita da água - tão vital para a vida - é algo misterioso... A água, única entre as moléculas, é mais leve em estado sólido que em estado líquido: o gelo flutua. Se isso não acontecesse, os oceanos congelariam de baixo para cima e a Terra, agora, estaria coberta de gelo sólido. Por sua vez, essa propriedade pode ser atribuída a propriedades exclusivas do átomo de hidrogênio.

A síntese do carbono - o núcleo vital de todas as moléculas orgânicas - em uma escala de importância, envolve aquilo que os cientistas denominam uma 'estarrecedora' coincidência na proporção da energia forte (strong force) para o eletromagnetismo. Essa proporção permite ao Carbono 12 atingir um estado estimulado de exatidão da ordem de 7,65 MeV na temperatura típica do centro das estrelas, o que cria uma ressonância que envolve o Hélio 4, o Berilo 8 e o Carbono 12, possibilitando a ligação necessária que ocorre durante uma janela diminuta de oportunidade, que dura 10E-17 segundos" (p. 35).











« Última modificação: 08 de Agosto de 2009, 21:32:30 por AngeloItacare »

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re: a segunda lei termodinâmica, e a vida
« Resposta #56 Online: 08 de Agosto de 2009, 21:36:14 »
itacare  mais uma..

Porque sera que todo o crente acaba tendo evidencias que sua religiao eh correta e nenhum desconfia de nada? Sera que a sua certeza eh diferente da deles?

Essa suas "evidencias" poderiam ser encontradas em qualquer religiao que conta um processo de criaçao.. Soh ter wishful thinking e nao ter vergonha na cara de encontrar links absolutamente forçados entre a ciencia e o genesis, e nao ter vergonha de ignorar quando a biblia fala da terra plana e outras milhoes de asneiras.

Mais uma vez, um minimo de parsimonia e voce esquece essas besteiras tribais
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re: a segunda lei termodinâmica, e a vida
« Resposta #57 Online: 08 de Agosto de 2009, 21:39:00 »
quanto a fe atender o que a ciencia nao atende... Isso eh verdade. A ciencia nao se propoe a dar cobertorzinho nem chupeta para ninguem.
Se precisa disso, corra para a religiao
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline AngeloItacare

  • Nível 22
  • *
  • Mensagens: 815
Re: a segunda lei termodinâmica, e a vida
« Resposta #58 Online: 08 de Agosto de 2009, 21:41:35 »
itacare  mais uma..

Porque sera que todo o crente acaba tendo evidencias que sua religiao eh correta e nenhum desconfia de nada? Sera que a sua certeza eh diferente da deles?

Essa suas "evidencias" poderiam ser encontradas em qualquer religiao que conta um processo de criaçao.. Soh ter wishful thinking e nao ter vergonha na cara de encontrar links absolutamente forçados entre a ciencia e o genesis, e nao ter vergonha de ignorar quando a biblia fala da terra plana e outras milhoes de asneiras.

Mais uma vez, um minimo de parsimonia e voce esquece essas besteiras tribais



“Isaías 40:22 usa o termo hebraico «chuwg», literalmente círculo ou compasso .

No hebraico, a palavra “círculo” é chuwg e também significa “circuito” ou “compasso”, dependendo do contexto. É uma palavra que indica algo circular, redondo e não algo achatado ou quadrangular, como os ateus sugerem.

O hebraico não tem uma palavra específica para “esfera”, isto é, um círculo tridimensional. Não quer isto dizer que os hebreus não estivessem familiarizados com o conceito de esfericidade (eles comiam romãs, por exemplo (Números 13:23)), mas simplesmente não viram necessidade de criar uma segunda palavra para isso.

Portanto, dizer que Isaías 40:22 afirma que a Terra é uma pizza achatada é apenas interpretação do ateu, na medida em que, quanto muito, o versículo só refere um padrão circular e não uma forma ou formato.
« Última modificação: 08 de Agosto de 2009, 21:45:27 por AngeloItacare »

Offline AngeloItacare

  • Nível 22
  • *
  • Mensagens: 815
Re: a segunda lei termodinâmica, e a vida
« Resposta #59 Online: 08 de Agosto de 2009, 21:42:42 »
quanto a fe atender o que a ciencia nao atende... Isso eh verdade. A ciencia nao se propoe a dar cobertorzinho nem chupeta para ninguem.
Se precisa disso, corra para a religiao


se você quiser ficar sem respostas, e também sem saber dos porques, que assim seja. Eu prefiro ter respostas também sobre o sentido da vida, para onde vamos, de onde viemos, etc.

Offline Irracionalista

  • Nível 13
  • *
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
Re: a segunda lei termodinâmica, e a vida
« Resposta #60 Online: 08 de Agosto de 2009, 21:45:14 »
Citar
Um bem conhecido filósofo inglês, chamado Herbert Spencer, que viveu no século XIX, fez uma descoberta, que foi considerada uma categórica contribuição no campo científico, naquela época. Ele descobriu que toda a realidade, tudo o que existe no universo pode ser contida em cinco categorias: tempo, força, ação, espaço e matéria. Herbert Spencer disse tudo o que existe, existe em uma dessas categorias. Nada existe fora dessas categorias. Essa foi uma descoberta muito astuta, e não tinha sido feita e descrita antes do século XIX. Pense sobre isso. Spencer mesmo listou  nessa ordem ... tempo, força, ação, espaço e matéria. Essa é uma seqüência lógica. E então com que, em sua mente, ouve-Gênesis 1:1. "No início," que é o tempo ... "Deus", que é força, "criou", que a ação, "os céus", que é espaço ", e da terra," que é a matéria. No primeiro verso da Bíblia  Deus disse claramente o que o homem não catálogou até o século XIX. Tudo o que se pode dizer sobre tudo o que existe, está catalogado no primeiro versículo em Genesis. Você pode crer que o Deus da biblia é a força ou você acredita que o Deus da biblia não é a força que criou tudo. O debate se resume a isso, queira você acreditar no Deus da Bíblia ou não. Ou você acredita que o livro de Gênesis ou não.

E agora Gênesis, ao invés de ser um texto em linguagem figurada do surgimento do povo hebreu e da cosmogonia cristã, tornou-se um tratado científico das propriedades do universo e que pode ser sujeito a análise científica?

Citar
Essas questões, sem respostas pela física, encontram um ponto final na religião – ou seja, encontram Deus.

Citando o Buckaroo: "Então foi mágica".

E por que a religião? Sendo uma pergunta possivelmente sem resposta ( os Físicos e Cosmólogos não sabem ainda como lidar com ela ), a Arte, a Filosofia e mesmo a Jardinagem tem respostas tão boas e tão válidades para isso quanto Iavé.

Citar
A causa do universo é diferente que todas as outras causas, pois esta causa é a causa da própria existência.
A causa deste Universo tem de ser imaterial, intemporal e poderosa:

a) Se criou o tempo, não pode estar sujeita a esse tempo. Esta causa é intemporal ou eterna.

b) Se criou o espaço e a matéria, não pode estar sujeita a esse espaço e matéria. Esta causa é imaterial ou espiritual.

O que nos leva a concluir que esta causa é, também, poderosa. Pelo menos mais poderosa do que aquilo que criou.

Um pequeno off: Sou eu o único que acha que todos esses floreios lógicos não tem validade alguma quando se trata do estudo da realidade?

Citar
eu nunca falo de provas, pode cancelar esta palavra do seu vocabulário, no debate comigo. Eu falo de evidências.

Curioso. Em outras mensagens, você esteve se valendo da Fé, que se contradiz em termos com Evidência.

Citar
se você quiser ficar sem respostas, e também sem saber dos porques, que assim seja. Eu prefiro ter respostas também sobre o sentido da vida, para onde vamos, de onde viemos, etc.

Não é uma questão de querer ficar sem respostas, e sim, de não aceitar uma resposta qualquer.:P
« Última modificação: 08 de Agosto de 2009, 21:48:17 por Irracionalista »
"Make Money, Not War."

Offline AngeloItacare

  • Nível 22
  • *
  • Mensagens: 815
Re: a segunda lei termodinâmica, e a vida
« Resposta #61 Online: 08 de Agosto de 2009, 21:48:03 »
Curioso. Em outras mensagens, você esteve se valendo da Fé, que se contradiz em termos com Evidência.

eu uso as descobertas científicas , para evidenciar minha fé no Deus da biblia, assim como os evolucionistas usam as descobertas científicas para delas elaborar suas teorías " científicas ", que nada mais são , que um amontoado de
suposições, que tentam vender como verdade absoluta. Tenta se promover a teoria da evolução a algo parecido com "fato", sem que haja observação empírica, assim não passa de um truque semântico que procura compensar a completa falta de evidências indiscutíveis que passam pelo rigor da metodologia científica.
« Última modificação: 08 de Agosto de 2009, 21:51:00 por AngeloItacare »

Offline Irracionalista

  • Nível 13
  • *
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
Re: a segunda lei termodinâmica, e a vida
« Resposta #62 Online: 08 de Agosto de 2009, 21:53:53 »
Citar
eu uso as descobertas científicas , para evidenciar minha fé no Deus da biblia, assim como os evolucionistas usam as descobertas científicas para delas elaborar suas teorías " científicas ", que nada mais são também, que um amontoado de suposições, que tentam vender como verdade absoluta

Há duas diferenças notáveis aqui:

1. Os Evolucionistas não são ligados a um tipo de fé, tanto que você vai encontrar Evolucionistas Protestantes, Católicos, Ateus, Agnósticos, Budistas, Hinduístas. E como perguntei antes:

Existe algum não-Cristão que aceita o Criacionismo Bíblico?

2. Verdade Absoluta? Estamos lidando com algo científico aqui, Ângelo, e tu sabes que nenhum darwinista a vê como uma verdade absoluta não sujeita a mudanças caso surjam evidências que sejam convincentes. Já entre os Criacionistas...
"Make Money, Not War."

Offline AngeloItacare

  • Nível 22
  • *
  • Mensagens: 815
Re: a segunda lei termodinâmica, e a vida
« Resposta #63 Online: 08 de Agosto de 2009, 22:00:05 »

Citar
2. Verdade Absoluta? Estamos lidando com algo científico aqui, Ângelo, e tu sabes que nenhum darwinista a vê como uma verdade absoluta não sujeita a mudanças caso surjam evidências que sejam convincentes. Já entre os Criacionistas...

ai vc se engana. um belo exemplo são as mentiras do talkorigins. eles presentam a TE como fato, como verdade absoluta.

http://www.talkorigins.org/faqs/faq-intro-to-biology.html

Evolution Among Lineages

The Pattern of Macroevolution

Evolution is not progress. The popular notion that evolution can be represented as a series of improvements from simple cells, through more complex life forms, to humans (the pinnacle of evolution), can be traced to the concept of the scale of nature. This view is incorrect.

All species have descended from a common ancestor.

falta só eles provarem isto......  :wink:


As time went on, different lineages of organisms were modified with descent to adapt to their environments. Thus, evolution is best viewed as a branching tree or bush, with the tips of each branch representing currently living species. No living organisms today are our ancestors. Every living species is as fully modern as we are with its own unique evolutionary history. No extant species are "lower life forms," atavistic stepping stones paving the road to humanity.

A related, and common, fallacy about evolution is that humans evolved from some living species of ape. This is not the case -- humans and apes share a common ancestor.

mais uma.... sem mais, sem menos, sem provas, e dito isto como verdade absoluta.....

 Both humans and living apes are fully modern species; the ancestor we evolved from was an ape, but it is now extinct and was not the same as present day apes (or humans for that matter). If it were not for the vanity of human beings, we would be classified as an ape. Our closest relatives are, collectively, the chimpanzee and the pygmy chimp. Our next nearest relative is the gorilla.
« Última modificação: 08 de Agosto de 2009, 22:26:53 por AngeloItacare »

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re: a segunda lei termodinâmica, e a vida
« Resposta #64 Online: 08 de Agosto de 2009, 22:05:33 »
itacare.. Nao, estou sem meu note mas tenho varios apanhado da Biblia falando da terra cimo plana, assim como tenho varios falando da carnificisma, sexismo e racismo. Voltando para sp posto isso

Outro, se voce quer realmente entender o que nos somos, etc.. A melhor maneira eh nao cair na tentaçao de respostas magucas e sem evidencias. Imaguni que voce nao queira qualquer resposta

uma coisa quendistingue um cetico do crente eh a capacidade de viver com a duvida. Nao sabemos de onde veio onuniverso? Nao sabemos exatamente como funciona o relampago ateh.. Nao. E para isso falamos nao sei, e nao começamos a inventar ad hocs sem parar.

o crente tem uma postura que se coloca como detentor da verdade.. Sua religiao. Isso eh um atentado a inteligencia humana e um cinvite para a briga com as outras religioes, que se veem da mesma firma. Como voce acha que se da uma conversa entre religiosos??  

E nao eh apenas em questoes religiosas. O comportamento dogmatico eh uma caracteristica do religioso que se reflete em outros temas do dia a dia
 
Itacare, voce tem uma crença a defender. Isso eh uma diferença entre nos, o crente faz de tudo para defender sua fe, seu cerebro esta condicionado a pensar equivocadamente, a jogar informaçoes para baixo do tapete, eh uma paixao

Nos podemos trocar darwin de um dia para o outro... Soh mostrar uma teoria que preveja melhor do que a de darwin a realidade em que estamos

voce deveria saber que sua mente eh afetada pela sua crença
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline AngeloItacare

  • Nível 22
  • *
  • Mensagens: 815
Re: a segunda lei termodinâmica, e a vida
« Resposta #65 Online: 08 de Agosto de 2009, 22:37:58 »
itacare.. Nao, estou sem meu note mas tenho varios apanhado da Biblia falando da terra cimo plana, assim como tenho varios falando da carnificisma, sexismo e racismo.

pois se vc não estudar o significado das palavras em hebraico, é facil tirar falsas conclusões....
não estamos falando de carnificisma, sexismo e racismo aqui. Se quiser debater sobre estes assuntos, sugiro que abras um novo tópico.

Outro, se voce quer realmente entender o que nos somos, etc.. A melhor maneira eh nao cair na tentaçao de respostas magucas e sem evidencias.

e voce está caindo na tentação de argumentos vazios. tenho apresentado várias razões, que me levam a crer na veracidade biblica. Só não enxerga, quem não quer.

uma coisa quendistingue um cetico do crente eh a capacidade de viver com a duvida.

nós também temos dúvidas em relação a várias questões. A biblia não responde a todas as perguntas, que temos....mas aonde as evidências são fortes o suficiente, para admitirmos um criador, por que não o deveríamos fazer ? na minha opinião, as descobertas científicas levam justamente a isso : a perceber que tem que haver um Deus criador. Se não, nada existiria. 


Nao sabemos de onde veio onuniverso? Nao sabemos exatamente como funciona o relampago ateh.. Nao. E para isso falamos nao sei, e nao começamos a inventar ad hocs sem parar.

fariamos isso, se não  tivessemos a revelação da biblia.

o crente tem uma postura que se coloca como detentor da verdade.. Sua religiao. Isso eh um atentado a inteligencia humana e um cinvite para a briga com as outras religioes, que se veem da mesma firma. Como voce acha que se da uma conversa entre religiosos?? 

eu  sou testemunha de minha fé. E respeito a fé dos outros. até aí, tudo tranquilo... 


 
Itacare, voce tem uma crença a defender. Isso eh uma diferença entre nos, o crente faz de tudo para defender sua fe, seu cerebro esta condicionado a pensar equivocadamente, a jogar informaçoes para baixo do tapete, eh uma paixao

eu não tenho nada a defender. Eu apenas testemunho minha fé, para quem a queira conhecer. agora, se penso equivocadamente,
ou não, é outro discurso. Se voce acha isto, tudo bem. So falta voce dizer com que base que fala isto... eu tenho fé em Deus, justamente por que penso, estudo, pergunto, tento entender.... além do mais, minha fé se baseia também em experiencia própria, vivida.... 




Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re: a segunda lei termodinâmica, e a vida
« Resposta #66 Online: 08 de Agosto de 2009, 22:55:57 »
caspita.. Alguem ta com a lista das atrocidades biblicas em maos para dar de presente para esse cara?

Itacare voce respeita a religiao dos outros mas a sua eh a correta. Caras com a sua visao sao os que geram as guerras religiosas

Voce como todo o religioso estuda sua religiao e fica concencido que eh a correta... Nossa que originalidade.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline AngeloItacare

  • Nível 22
  • *
  • Mensagens: 815
Re: a segunda lei termodinâmica, e a vida
« Resposta #67 Online: 08 de Agosto de 2009, 23:11:38 »
caspita.. Alguem ta com a lista das atrocidades biblicas em maos para dar de presente para esse cara?

Itacare voce respeita a religiao dos outros mas a sua eh a correta. Caras com a sua visao sao os que geram as guerras religiosas

Voce como todo o religioso estuda sua religiao e fica concencido que eh a correta... Nossa que originalidade.

sua atitude demonstra que qualquer discussão não será frutífera, e portanto, perda de tempo.

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re: a segunda lei termodinâmica, e a vida
« Resposta #68 Online: 08 de Agosto de 2009, 23:21:14 »
falei mentira?...  O respeito de um crente com outra religiao poderia ser no maximo taxada de tollerancia..  E isso porque nao tem mais os meios de subjugar a religiao alheia.

Itacare faz parte da religiao o discurso exclusivo, que a mistura da falta de logica com a certeza de ser o escollhido.

O avanço da humanidade se deu por causa do estalo laico e por causa da ciencia, apesar da religiao que foi contra os maiores avanços e continua sendo ateh hoje.

A religiao, como as ideologias, eh um dos maiores motivos do atraso da humanidade.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re: a segunda lei termodinâmica, e a vida
« Resposta #69 Online: 09 de Agosto de 2009, 00:29:30 »


eu creio que haja inúmeras, e fortes evidências, que é o Deus da biblia, que criou tudo.

Que evidências? Eu poderia dizer que foi Eru Ilúvatar. A única evidência é a sua fé, e fé não é evidência. Veja só, eu mesmo sou teísta, mas não posso dizer que haja evidência de que Deus criou tudo.

Citar
A descrição científica do universo se expandindo a partir de um ponto inicial é fascinante, porque foi só a partir dos anos 60 que os físicos começaram a falar nisso. Por séculos, eles aceitaram a versão de Aristóteles, de que o universo sempre existiu. Mas a Bíblia sempre disse que houve um início. O que é mais interessante ainda, é como o primeiro versículo na biblia descreve tudo , que existe.


Não senhor. Nada é tirado do chapéu. O modelo do Big Bang é dos anos 60, mas a origem é de 1905 com a Teoria da Relatividade. Em 1922, por Friedmann, e em 1927, por Lemaître, que era padre, houve a derivação das equações que governam a expansâo métrica do espaço, a partir das equações de campo de Einstein, e Lemaître já propunha que o universo se originava da explosão de um átomo primeval. A expansão foi posteriormente, em 1929, confirmada por Hubble. Einstein deveria ter chegado à mesma conclusão enquanto formulava a sua teoria da relatividade, e chegou, por ela só fazia sentido em um universo em expansão. O problema é que Einstein ainda estava um pouco preso ao universo newtoniano que ele mesmo estava demolindo, então, para compensar esse aparente erro, ele acrescentou uma constante cosmológica nas equações, para adequá-las a um universo estacionário. Interessante é que mesmo quando erra Einstein parece acertar. Em 1990, com a descoberta da aceleração cósmica, a constante cosmológica voltou a ser de interesse. Como pode ver, nos anos 60 houve somente uma consolidação de um modelo que já vinha sendo debatido desde 1905 (na verdade foi para bater o martelo entre uma explosão ou uma expansão inicial).

Citar
Um bem conhecido filósofo inglês, chamado Herbert Spencer, que viveu no século XIX, fez uma descoberta, que foi considerada uma categórica contribuição no campo científico, naquela época. Ele descobriu que toda a realidade, tudo o que existe no universo pode ser contida em cinco categorias: tempo, força, ação, espaço e matéria. Herbert Spencer disse tudo o que existe, existe em uma dessas categorias. Nada existe fora dessas categorias. Essa foi uma descoberta muito astuta, e não tinha sido feita e descrita antes do século XIX. Pense sobre isso. Spencer mesmo listou  nessa ordem ... tempo, força, ação, espaço e matéria. Essa é uma seqüência lógica. E então com isto, em sua mente, ouve-Gênesis 1:1. "No início," que é o tempo ... "Deus", que é força, "criou", que a ação, "os céus", que é espaço ", e da terra," que é a matéria. No primeiro verso da Bíblia  Deus disse claramente o que o homem não catálogou até o século XIX. Tudo o que se pode dizer sobre tudo o que existe, está catalogado no primeiro versículo em Genesis. Você pode crer que o Deus da biblia é a força ou você acredita que o Deus da biblia não é a força que criou tudo. O debate se resume a isso, queira você acreditar no Deus da Bíblia ou não. Ou você acredita no livro de Gênesis, e na biblia, ou não.

E o pior é que Spencer estava errado, não é mesmo? Tempo e espaço na verdade formam uma única estrutura, que é o espaço-tempo. O tempo é somente mais uma dimensão, é talvez, difícil você visualizar isso porque está acostumado a ver o mundo em 3 dimensões. E esse espaço-tempo é deformado pela presença da matéria. A força é aquilo que pode alterar o estado inercial ou deformar a matéria, tem a ver com momento e energia. Se você propõe que Deus seja uma força, então o está pondo na mesma categoria de um peteleco. Ação, imagino que se refira a trabalho, ou seja, uma quantidade de energia que é transferida pela aplicação de uma força ao longo de um deslocamento. Por falar nisso,onde você enquadra energia nessa história?
Para você ver como essa ordem está furada, o espaço-tempo surge por causa da matéria e não o contrário, a força é causada pela interação entre matéria e a aplicação pode produzir ação (trabalho), assim a ordem correta seria: matéria, tempo-espaço, força, ação.
Por fim, parece na verdade que você está confundindo física com construção de uma oração. Na verdade temos é um adjunto adverbial de tempo, um sujeito (quem executa a ação), um verbo (ação) e um objeto (quem sofre a ação). E isso está em português, se fosse em outro idioma, como o alemão, por exemplo, a construção seria diferente!

Citar
Em todo processo físico há uma seqüência de estados. Um estado precedente é uma causa para outro estado que é seu efeito. E há sempre uma lei física que descreva esse processo .Mas o que existia antes desse átomo primordial?  Essas questões, sem respostas pela física, encontram um ponto final na religião – ou seja, encontram Deus.

Robert Jastrow  American astronomer, physicist and cosmologist:

"For the scientist who has lived by his faith in the power of reason, the story ends like a bad dream. He has scaled the mountain of ignorance; he is about to conquer the highest peak; as he pulls himself over the final rock, he is greeted by a band of theologians who have been sitting there for centuries."


Veja só. Não existia um átomo primordial, mas todo o universo estava contido em um ponto como a agulha de alfinete. Não existia átomos ainda, nem mesmo as partículas subatômicas como conhecemos hoje. As leis da física, as forças fundamentais, as partículas e átomos só passaram a existir poucos momentos após o Big Bang. Mas como surgiu o universo que se expandiu? existem hipóteses como um buraco branco, e a teoria das supercordas. Mas isso não tem relação com o Big Bang. É como a Teoria da Evolução, não interessa o que havia antes, mas a partir do que havia seguiu esse caminho.

Citar

aonde a ciência não alcança, a fé chega. Por isto fé e ciência não se excluem, mas podem compor uma sinergia harmônica.


E aí não teríamos saído da Idade do Bronze, não é?

Citar
A causa do universo é diferente que todas as outras causas, pois esta causa é a causa da própria existência.
A causa deste Universo tem de ser imaterial, intemporal e poderosa:

a) Se criou o tempo, não pode estar sujeita a esse tempo. Esta causa é intemporal ou eterna.

b) Se criou o espaço e a matéria, não pode estar sujeita a esse espaço e matéria. Esta causa é imaterial ou espiritual.

O que nos leva a concluir que esta causa é, também, poderosa. Pelo menos mais poderosa do que aquilo que criou.

Não é bem assim... veja a figura:



O universo, ou o espaço-tempo pode ser visto como esse cone. Ele é delimitado pela velocidade da luz e seus limites é o chamado horizonte de eventos. Conforme o espaço-tempo encontra-se no vértice acontece a singularidade. Como a densidade é infinita, então o tempo encontra-se congelado. Mas veja que o espaço-tempo existe e a matéria também.

Citar


1. "Um Universo nem tão aleatório"

Tal é o título do capítulo 1º, no qual Patrick Glynn se associa aos físicos que afirmam "o princípio antrópico", a saber: "as inúmeras leis da Física foram orquestradas ordenadamente desde o início do universo até o aparecimento do homem; o universo em que habitamos aparenta ser explicitamente planejado para o surgimento dos seres humanos" (p. 29). "Brandon Carter e outros cientistas descobriram uma série de misteriosas coincidências ou acidentes de sorte no universo, cujo único denominador comum era preparar o aparecimento do homem. A mais leve alteração das forças fundamentais da Física - gravidade, eletromagnetismo, a sólida energia nuclear ou a fraca energia nuclear - teria como resultado um universo irreconhecível: universo formado de hélio, sem prótons ou átomos, sem estrelas, universo que desmoronaria sobre si mesmo antes dos primeiros momentos de sua existência. Modificar as proporções exatas da massa das partículas subatômicas em relação umas às outras traria efeitos semelhantes. Mesmo a base da vida, como carbono e água, depende de uma fina sintonia extraordinária em nível subatômico, coincidências estranhas nos valores, para as quais os físicos não possuem explicação" (p 334). Patrick Glynn apresenta alguns exemplos dessa fina sintonia sem a qual não haveria o universo:

Mas se você considerar um multiverso é isso mesmo que acontece. O universo é o que é, não seria se não fosse. O fato de a história ter acontecido assim é apenas uma possibilidade em infinitas outras que podem também já ter acontecido neste universo ou em outro. Deu para entender ou ficou mais confuso? :?

Citar
"A gravidade é cerca de 1039 vezes mais fraca que a força eletromagnética. Se a gravidade fosse 1033 vezes mais fraca, as estrelas teriam um bilhão de vezes menos massa e queimariam um milhão de vezes mais rápido.

A gravidade até onde eu sei é dada pela deformação do espaço-tempo pela presença da matéria, o que não afeta o eletromagnetismo. Imagine um lençol esticado e coloque uma laranja nele. O lençol é o espaço-tempo, a laranja é um corpo, como uma estrela por exemplo, e a depressão é a gravidade. O detalhe é que nada escapa da gravidade, nem mesmo a luz (que é uma radiação eletromagnética). ENtão esse número seu está furado.

Citar
A fraca energia nuclear tem 1028 vezes a força da gravidade. Se a fraca energia nuclear fosse levemente mais fraca, todo o hidrogênio no universo se teria transformado em hélio (impossibilitando a existência de água, por exemplo).

Em um horizonte de eventos, um buraco negro, a densidade é infinita e a gravidade é infinita,tanto que nada escapa de lá, nem a luz. Logo esse número também está furado.

Citar
Uma forte energia nuclear (de 2%) teria impedido a formação dos prótons, produzindo um universo sem átomos. Decrescendo seu valor em 5%, teríamos um universo sem estrelas.

A interação das partículas subatômicas é promove a existência da força nuclear forte e fraca. Se fosse diferente era porque as partículas seriam também diferentes. Um glúon não seria o glúon, um bóson não seria um bóson. Haveria um outro tipo de interação. Talvez um outro universo de uma maneira totalmente diferente e hoje poderíamos estar dizendo que se a força nuclear forte fosse diferente teríamos um universo com estrelas que impediria a vida.

Citar

Se a diferença em massa entre um próton e um nêutron não fosse exatamente a que é - cerca de duas vezes a massa de um elétron -, então todos os nêutrons se transformariam em prótons e vice-versa. E diríamos 'adeuzinho' à química como a conhecemos - e à vida.

A natureza propriamente dita da água - tão vital para a vida - é algo misterioso... A água, única entre as moléculas, é mais leve em estado sólido que em estado líquido: o gelo flutua. Se isso não acontecesse, os oceanos congelariam de baixo para cima e a Terra, agora, estaria coberta de gelo sólido. Por sua vez, essa propriedade pode ser atribuída a propriedades exclusivas do átomo de hidrogênio.


Você não está falando sério, não é? A água não fica mais leve em estado sólido, fica menos denso, e é por isso que o gelo flutua. E não tem nada a ver com o átomo de hidrogênio, mas sim com o arranjo molecular da água. E isso não é constante. É só durante um período na curva de estado. A partir de uma determinada temperatura a água fica mais densa e afunda em seu estado líquido.

Citar

A síntese do carbono - o núcleo vital de todas as moléculas orgânicas - em uma escala de importância, envolve aquilo que os cientistas denominam uma 'estarrecedora' coincidência na proporção da energia forte (strong force) para o eletromagnetismo. Essa proporção permite ao Carbono 12 atingir um estado estimulado de exatidão da ordem de 7,65 MeV na temperatura típica do centro das estrelas, o que cria uma ressonância que envolve o Hélio 4, o Berilo 8 e o Carbono 12, possibilitando a ligação necessária que ocorre durante uma janela diminuta de oportunidade, que dura 10E-17 segundos" (p. 35).

Aqui eu não entendi e talvez você possa explicar melhor, ou um químico ou um físico. Mas você está falando da síntese do carbono e diz que ele já existe no núcleo estelar??? :?

Não sou químico nem físico, só conheço o básico mesmo. Alguém da área pode dar umas respostas melhores.

Um abraço. :saco:











[/quote]

Offline Contini

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.610
  • Sexo: Masculino
Re: a segunda lei termodinâmica, e a vida
« Resposta #70 Online: 09 de Agosto de 2009, 02:46:18 »
Citar
se você quiser ficar sem respostas, e também sem saber dos porques, que assim seja. Eu prefiro ter respostas também sobre o sentido da vida, para onde vamos, de onde viemos, etc.

Mesmo que sejam resposta erradas inventados por povos da idade do bronze e "reinterpretadas" para tentar inutilmente não contradizer os fatos expostos pela ciencia.

Essa frase já demonstra um pensamento limitado por suspertições religiosas... O religioso acha que o universo tem que girar em torno dele, atender as suas expectativas e consolar seus medos.
« Última modificação: 09 de Agosto de 2009, 02:50:28 por Contini »
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

    “O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Irracionalista

  • Nível 13
  • *
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
Re: a segunda lei termodinâmica, e a vida
« Resposta #71 Online: 09 de Agosto de 2009, 03:13:38 »
Citar
falta só eles provarem isto......

Curioso, a questão da ancestralidade comum universal é talvez a evidência mais notável e bem tratada por biólogos evolutivos, seja através da universalidade do código genético, da maior semelhança de trechos do genoma de animais que descendem de linhagens de divergência recente e de um menor número de semelhança de trechos do genoma de animais cuja divergência é mais antiga, da homologia verificada desde o nível molecular até a estruturas como os membros de tetrápodes, que apesar de terem evoluído para diferentes funções, conservam a mesma estrutura básica. ( Okay, eu me restringi aqui apenas aos exemplos mais básicos e encontráveis em qualquer livro de Biologia de Ensino Médio ).

Aliás, deixe de ser preguiçoso e olhe no sítio que citas. Exatamente abaixo do trecho que citas, segue, em letras maiores e negritadas o título: Evidence for Common Descent and Macroevolution É preciso ter uma singular ignorância seletiva para não notar esse trecho.

Citar
mais uma.... sem mais, sem menos, sem provas, e dito isto como verdade absoluta.....

Err... você notou que o que citou é um texto de introdução e que há seções do site que lidam justamente com isso? :wink:
"Make Money, Not War."

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re: a segunda lei termodinâmica, e a vida
« Resposta #72 Online: 09 de Agosto de 2009, 08:48:47 »


“Isaías 40:22 usa o termo hebraico «chuwg», literalmente círculo ou compasso .

No hebraico, a palavra “círculo” é chuwg e também significa “circuito” ou “compasso”, dependendo do contexto. É uma palavra que indica algo circular, redondo e não algo achatado ou quadrangular, como os ateus sugerem.

O hebraico não tem uma palavra específica para “esfera”, isto é, um círculo tridimensional. Não quer isto dizer que os hebreus não estivessem familiarizados com o conceito de esfericidade (eles comiam romãs, por exemplo (Números 13:23)), mas simplesmente não viram necessidade de criar uma segunda palavra para isso.

Portanto, dizer que Isaías 40:22 afirma que a Terra é uma pizza achatada é apenas interpretação do ateu, na medida em que, quanto muito, o versículo só refere um padrão circular e não uma forma ou formato.

A palavra em hebráico para esfera é duwr. Você quer ver como os antigos hebreus viam o mundo? É só você subir no ponto mais alto de sua cidade e observar a sua volta. O que você vê? Um grande círculo coberto por uma abóboda celeste. É uma ilusão, mas como você acha que uma pessoa da idade do bronze interpretaria? No tópico sobre a Teoria das Hidroplacas você tem mais detalhes. Este artigo sobre a cosmologia dos hebreus o West postou lá:

http://www.webartigos.com/articles/14360/1/a-influencia-do-mito-cosmogonico-aquatico-nos-relatos-da-criacao-do-mundo-de-genesis-apontamentos-sobre-a-visao-cosmologica-dos-antigos-hebreus/pagina1.html

EDIT
Essa era a visão dos judeus para o mundo:


Que foi modificada pelos cristãos para essa aqui:

« Última modificação: 09 de Agosto de 2009, 08:59:49 por Derfel »

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re: a segunda lei termodinâmica, e a vida
« Resposta #73 Online: 09 de Agosto de 2009, 09:05:31 »
caraca...  A cavalaria chegou hehe
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Fabrício

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.318
  • Sexo: Masculino
Re: a segunda lei termodinâmica, e a vida
« Resposta #74 Online: 09 de Agosto de 2009, 16:53:50 »
Tópicos como esse são extremamente úteis, prestam um enorme favor ao ateísmo. Basta qualquer pessoa com um mínimo de bom senso e sem a venda imposta pela religião ler uma pequena parte para ver a discrepância dos argumentos apresentados pelos dois lados... de um lado evidência, explicação racionais, dúvidas honestas... do outro apenas "é assim porque a bíblia disse" , "é assim porque tenho fé nisso", "é assim porque minha religião é a única verdadeira", "é assim porque eu quero que seja"...

Continue o bom trabalho, Ângelo, pessoas como você, Leafar, Famado, Erivelton e outros tem o poder de "desconverter"  as pessoas mais forte do que mil argumentos céticos :ok:.
"Deus prefere os ateus"

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!