Forçando um pouco a barra, heim? Observar que destas cinco extinções, quatro delas tratavam de animais microscópicos e segundo o link que foi passado eram importantes marcas na transição dos períodos geológicos, tipo, ordoviciano, cambriano, etc. Nada mais. Em relação aos Dinos fiz um post ao Alquimista e parece que ele se aquietou pois não tocou mais no assunto. ![Laughing :lol:](../forum/Smileys/default/icon_lol.gif)
Cinco maiores extinções em massa
Quais foram as quatro extinções em massa que destruíram apenas (ou principalmente) "animais microscópicos"?
Além do que Elyon postou, há outro enfoque que permite compreender a razão deste fenômeno ter sido classificado como as cinco grandes extinções em massa:
Extinção Cambriana - marca o fim do Cambriano. Extinguiu principalmente, diversas espécies de
equinodermos braquiópodes e conodontes. No entanto, as evidências são pobres demais para que se possa dizer com certeza se as taxas de extinção foram excepcionalmente altas em alguma época daquele período.
Extinção do Ordoviciano (444 Ma) - ocorrida no fim do Ordoviciano, vitimou sobretudo
trilobites, braquiópodes, crinoides e equinoides; provavelmente resultante de uma erupção de raios gama que atingiu a Terra, fazendo a atmosfera alterar-se, deixando passar os raios UV, e provocando uma era glacial;
Extinção do Devoniano superior (360 Ma) - na Devoniano superior / Carbonífero inferior, evento gradual que vitimou cerca de 70% da vida marinha, sobretudo
corais e estromatoporóides. desapareceram neste evento.
Extinção Permiana (251 Ma) - a maior de todas as extinções em massa, que fez desaparecer cerca de 96% dos géneros marinhos e 50% das famílias existentes; desaparecimento quase total das trilobites.[1] No entanto, algumas investigações e pesquisas parecem apontar para alguns remanescentes dos trilobites, através de sua evolução, e alguns acreditam que uma destas seja o límulo, conhecido também por "caranguejo-ferradura".
Extinção do Triássico-Jurássico (200 Ma).Cerca de 20% de todas as famílias marinhas e de arcossauros (com exceção dos dinossauros) foram extintas, o mesmo ocorreu com os grandes anfíbios da época.
Extinção K-Pg (65,5 Ma) - mais conhecida pelo desaparecimento dos dinossauros. Acredita-se ter destruído 60% da vida na Terra.
Extinção do Holoceno - é o nome dado ao evento recente de extinções de plantas e animais perpetrado pelo ser humano, logo tal extinção distingue das demais por ocorrer sob intermédio da civilização humana e não por ocasiões biogeoquímicas ou cósmicas (como no caso do asteroide da extinção K-T), fatores externos a vida.