Autor Tópico: Evidências empíricas sobre Espíritos e matéria espiritual  (Lida 10590 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re: Evidências empíricas sobre Espíritos e matéria espiritual
« Resposta #100 Online: 22 de Setembro de 2009, 19:27:33 »
Charles Robert Richet, Nobel de Fisiologia/Medicina em 1913, disse o seguinte a Sir Oliver Lodge, uma personalidade interessante no mundo ciêntítico de sua época e que também se interessou pelo estudo dos fenômenos mediúnicos:

"Todas as experiências fisiológicas ou psicológicas demonstram o pararelismo estreito, inexorável, entre a memória e a vida cerebral, todas, sem excessão. A ligação é tão íntima, tão perpétua, que eu precisaria de provas formidáveis para poder declarar que pode haver luz numa lâmpada quando a lâmpada é desatarraxada".

A propósito, uma curiosidade. Antes de morrer, Sir Oliver Lodge declarou que ele provaria a existência da vida após a morte fazendo aparições públicas às pessoas vivas após a sua morte. Desde aquele evento, no entanto, não há registro de que seu espírito tenha sido visto ou ouvido por nenhuma pessoa viva.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #101 Online: 22 de Setembro de 2009, 19:28:46 »

A própósito, uma curiosidade. Antes de morrer, Sir Oliver Lodge declarou que ele provaria a existência da vida após a morte fazendo aparições públicas às pessoas vivas após a sua morte. Desde aquele evento, no entanto, não há registro de que seu espírito tenha sido visto ou ouvido por nenhuma pessoa viva.

Giga, não dê idéias... ::)
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #102 Online: 22 de Setembro de 2009, 19:59:04 »
ANNE meu anjo, ninguém pode avançar além do campo da fé em se tratando de religião. No meu caso e, concluo ser o mesmo para o Senhor Leafar, o que tenho de evidência da DE é pobre demais para quem  utiliza apenas da razão. Eu coleciono meia dúzia de evidências anedota, já comentadas aqui no fórum e o produto destas evidências sustentam minha fé. E é somente isto: FÉ!  :)
Agora evidências empíricas!? Perdão Senhores, mas isto só pode ser uma brincadeira! :stunned:

O q é uma evidência anedota?

E não e brincadeira não, a não ser q seja brincadeira q o perispírito seja material, q a alma seja o princípio inteligente e independe da matéria.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #103 Online: 22 de Setembro de 2009, 20:30:00 »
ANNE meu anjo, ninguém pode avançar além do campo da fé em se tratando de religião. No meu caso e, concluo ser o mesmo para o Senhor Leafar, o que tenho de evidência da DE é pobre demais para quem  utiliza apenas da razão. Eu coleciono meia dúzia de evidências anedota, já comentadas aqui no fórum e o produto destas evidências sustentam minha fé. E é somente isto: FÉ!  :)
Agora evidências empíricas!? Perdão Senhores, mas isto só pode ser uma brincadeira! :stunned:

O q é uma evidência anedota?

E não e brincadeira não, a não ser q seja brincadeira q o perispírito seja material, q a alma seja o princípio inteligente e independe da matéria.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Evid%C3%AAncia_aned%C3%B3tica
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #104 Online: 22 de Setembro de 2009, 22:49:41 »
Obrigado Giga. :ok:

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #105 Online: 23 de Setembro de 2009, 12:12:07 »
Citação de: Contini
Esta colocação dá a impressão que se poderia obter evidencias não anedóticas de outra forma que não usando a razão, o que não é o caso.

Perdão. Desconsidere esta minha colocação, porque não foi este o meu intuito. :?

Agora, no campo da fé, as "provas" do espiritismo são tão válidas quanto "provas" do hinduísmo, zoroastrismo, e qualquer outra crença mística.

E por um acaso Senhor Contini, falei algo contrário à isto?
Concordo plenamente com o Senhor  :ok:
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #106 Online: 23 de Setembro de 2009, 13:11:42 »
ANNE meu anjo, ninguém pode avançar além do campo da fé em se tratando de religião. No meu caso e, concluo ser o mesmo para o Senhor Leafar, o que tenho de evidência da DE é pobre demais para quem  utiliza apenas da razão. Eu coleciono meia dúzia de evidências anedota, já comentadas aqui no fórum e o produto destas evidências sustentam minha fé. E é somente isto: FÉ!  :)

Concordo completamente.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Kratos

• Nível 10
  • *
« Resposta #107 Online: 23 de Setembro de 2009, 13:28:25 »
O que não passa pelos métodos cientificos de investigação é pseudo ciência

O que utiliza de qualquer superstição como evidência é pseudo ciência.

Evidências que podem ser falsificada por  pessoas devem ser observadas com uma boa dose de ceticísmo.

Devem ser refutadas as outras hipoteses.

O título do tópico não passa de um embuste.
« Última modificação: 23 de Setembro de 2009, 13:38:37 por Kratos »
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"

Douglas Adams (1952-2001)

Offline André T.

• Nível 17
  • *
  • All this pain is an illusion.
    • Meu blog
« Resposta #108 Online: 23 de Setembro de 2009, 13:46:11 »
Correio, você recuou para uma posição onde fica praticamente inatacável, mas dessa posição não vai conseguir dizer nada aos naturalistas do fórum. Você sabe disso, certo?
"Feed my will to feel this moment urging me to cross the line.
Reaching out to embrace the random.
Reaching out to embrace whatever may come."
Meu blog

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #109 Online: 23 de Setembro de 2009, 14:07:25 »
Esta colocação dá a impressão que se poderia obter evidencias não anedóticas de outra forma que não usando a razão, o que não é o caso.

Perdão. Desconsidere esta minha colocação, porque não foi este o meu intuito. :?

Agora, no campo da fé, as "provas" do espiritismo são tão válidas quanto "provas" do hinduísmo, zoroastrismo, e qualquer outra crença mística.

E por um acaso Senhor Contini, falei algo contrário à isto?
Concordo plenamente com o Senhor  :ok:

Correio,
Não tive o intuito de contrariá-lo neste post.
Já expressei aqui que admiro sua posição muito mais honesta que outros que defendem suas crenças neste espaço.
Discutir com voce, até então, nunca foi aborrecido.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #110 Online: 25 de Setembro de 2009, 12:31:44 »
Correio, você recuou para uma posição onde fica praticamente inatacável, mas dessa posição não vai conseguir dizer nada aos naturalistas do fórum. Você sabe disso, certo?

Sou apenas honesto para comigo e para com os outros quando expresso minhas opiniões e não quero ficar neutro neste fórum, se é isto que o Senhor pensa. Também acho que minhas citações não se perdem no vácuo, perdão :nao3:

Um abraço

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #111 Online: 25 de Setembro de 2009, 12:34:21 »

Sou apenas honesto para comigo e para com os outros quando expresso minhas opiniões e não quero ficar neutro neste fórum, se é isto que o Senhor pensa. Também acho que minhas citações não se perdem no vácuo, perdão :nao3:

Um abraço
Numa boa Correio,
A finalidade deste tópico específico é discutir evidencias propostas. Evidencias estas analisáveis pelo método científico.  :ok:
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #112 Online: 25 de Setembro de 2009, 12:36:06 »
Correio,
Não tive o intuito de contrariá-lo neste post.
Já expressei aqui que admiro sua posição muito mais honesta que outros que defendem suas crenças neste espaço.
Discutir com voce, até então, nunca foi aborrecido.

Sinto-me honrado Senhor Contini.  :D

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #113 Online: 25 de Setembro de 2009, 17:27:28 »
eu acho a postura do correio honesta também.

Admitir que é uma crença é exatamente o cerne da questão aqui.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline André T.

• Nível 17
  • *
  • All this pain is an illusion.
    • Meu blog
« Resposta #114 Online: 25 de Setembro de 2009, 17:33:12 »

Um abraço

Correio, não estava querendo te ofender de alguma forma. Estava querendo dizer que se você justifica suas crenças pela fé, ficamos sem um 'terreno comum' para discutir pelo menos a questão 'existência de um além-mundo'.

Claro que poderíamos discutir muitas outras coisas, como ética e moralidade, por exemplo, que ainda seriam terrenos comuns às duas visões de mundo.
"Feed my will to feel this moment urging me to cross the line.
Reaching out to embrace the random.
Reaching out to embrace whatever may come."
Meu blog

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!