Autor Tópico: Evidências empíricas sobre Espíritos e matéria espiritual  (Lida 10587 vezes)

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
Re: Evidências empíricas sobre Espíritos e matéria espiritual
« Resposta #25 Online: 19 de Setembro de 2009, 00:37:16 »
Ok. Mas a matéria escura continua indetectável, a não ser por seus efeitos gravitacionais.
Como assim continua sendo indetectável? Indetectável não é aquilo q não se pode detectar? Sendo assim, a observação é possível em algo indetectável? Se este é indetectável, como foi possível observar? Apartir do momento q foi observado, foi detectado. Ou não?
Ok. Mas se é este o caso, o perispírito também foi detectado, desde o momento em que se manifestou. O que eu quero dizer é que ambos ainda não podem ser investigados pela nossa instrumentação atual. Se precisam observar um choque de galáxias para dizer que a matéria-escura existe, é porque não consegue-se detectá-la no espaço ambiente (porque se existe lá, existe também aqui).

E no caso da investigação do perispírito ainda há um dificultador: o espírito tem vontade própria e só se manifesta aonde quer. Não adianta apenas apontar o intrumento, porque o elemento investigado pode sempre querer desviar, e você não saberá se não há nada ou se o objeto está se escondendo. Para "passar a bola debaixo das pernas de alguém" tem que avisar a ele: "oh, eu vou passar a bola debaixo das suas pernas, abre aí...". Senão não vai.

Posto q toda a matéria q conhecemos pode ser detectada com a tecnologia q possuímos hoje, porque não podemos observar o perispírito? Seria o perispírito formado por um tipo de matéria desconhecida? Se sim, em q se baseia tal afirmação?
Matéria é matéria. Mas podem haver graus de eterização que a tornem indetectáveis como a matéria escura ainda é. O Espiritismo chama a matéria de fluido cósmico universal (nome genérico), que seria a origem de todas as formas possíveis de matéria, seja a do perispírito, seja a do corpo material, etc... Toda forma de matéria teria a mesma fonte primária. Apenas a forma de agregação é que seria diferente, e é o que daria as diferentes características ou naturezas materiais.
Poderia definir para mim o termo eterização? Se fluído cósmico é um nome genérico, qual seria o nome "original"?
Já ouvi falar em "princípio vital"...
Etéreo seria algo que, mesmo sendo material, seria muito pouco denso.

Não há nome original. Se amanhã a ciência chegar a conhecer o estado mais fundamental da matéria, e nomeá-lo, será esse o nome do atual fluido cósmico universal. O nome é genérico justamente por não se conhecer as especificidades. Senão usaria-se um nome próprio.

E é verdade, haveria também o princípio vital, que é o que faria a matéria ganhar vida material. Eu tinha esquecido...  :hihi: Mas o princípio vital, segundo o Espiritismo, tem sua origem na matéria universal modificada:

64. Vimos que o Espírito e a matéria são dois elementos constitutivos do Universo. O princípio vital será um terceiro?
“É, sem dúvida, um dos elementos necessários à constituição do Universo, mas que também tem sua origem na matéria universal modificada. É, para vós, um elemento, como o oxigênio e o hidrogênio, que, entretanto, não são elementos primitivos, pois que tudo isso deriva de um só princípio.”

Vc aplica muitas características materiais aos espíritos, como vontade, inteligência, ignorância,...
Essas não são características materiais, porque matéria mesmo não tem vontade nem inteligência. Se não for dirigida, se agrupa aleatoriamente.

Quiz dizer q as características dependem da matéria para existir. Seguindo a lógica, um espírito sendo imaterial, não poderia possuir características q são dependentes da matéria, para q tais característica sejam existentes em um espírito exigiria de imediato q este não fosse imaterial. Compreende?
Sim, e concordo. A alma precisa da matéria para evoluir. É como aquela massinha lá do jardim de infância. Se não tiver massinha, a criança não aprende a fazer o bonequinho. Não dá para ficar apenas nas construções mentais. Mas a alma propriamente dita não tem nenhuma característica material. São duas coisas distintas.

... atributos q só podem existir num ser material, e aí entra o perispírito, a parte “material” inobservável do espírito, ele fornece as condições para q tais atributos existam?
Esses atributos são imateriais. Mas para se manifestarem, certamente sempre precisarão de matéria. Mas não seria uma matéria específica. Por exemplo, pode-se ter um poema escrito num pedaço de papel, mas o papel não é o poema. O poema existe independentemente do papel e ele pode se manifestar sob outras formas materiais, como um pen-drive, um CD-ROM, uma pulsação eletromagnética, etc... O mesmo com relação ao espírito. Ele sempre precisará de matéria para se manifestar, mas a matéria propriamente dita não é o espírito, visto que ele poderia trocar de corpo como um poema pode mudar de um pedaço de papel para outro.
Vamos ver se entendi: Eu escrevo um poema num pedaço de papel, este papel é destruído, mas eu me lembro do poema e escrevo no word, depois passo para um pen-drive/cd etc. Suponhamos q eu apague o poema, destrua o cd. Onde o poema continua existindo? A resposta é: Na minha conciência, é isso?
No entanto, a minha conciência depende do meu cérebro pra existir. Caso eu morra e meu poema não tenha sobrevivido em um pedaço de papel/cd, ele "morre" comigo. O poema não é a causa da existência de si mesmo. Concluindo, se o espírito é como o poema, ele também depende de algo material para existir, e consequentemente, sem esta parte material, o espírito simplemente não existe.

Voltamos então ao ponto inicial: A q se deve a aplicação de características subjetivas a matéria num espírito?
Um poema sempre pode ser reescrito. Mas vamos a uma exemplificação mais óbvia então. Imagine o Teorema de Pitágoras. Imagine que eliminaram-se todas as evidências materiais de que tal ideia existiu algum dia. Ela deixaria de existir por causa disso? Não, pois alguém vai observar a natureza novamente e vai reenunciá-lo.

E não são características subjetivas. São bem objetivas. São apenas imateriais, porque ninguém pode destruir o Teorema de Pitágoras, ainda que o lançasse na estrela mais quente do universo. Ele existiria mesmo lá. Ninguém destrói uma tecnologia. E da mesma forma, ninguém destrói a inteligência.

O perispírito não é parte integral do espírito, este pode ser substituído ou reformulado, ou seja não é uma constante no espírito.
Exato, mas a palavra "espírito" aqui deve ser entendida como "alma". Veja abaixo.

Ora, se a única “parte” material do espírito é o perispírito, como poderia então o espírito ser o princípio inteligente, se este é imaterial?
Está havendo uma confusão com palavras aqui. Para continuarmos, vamos estabelecer o seguinte:

Alma = princípio inteligente e totalmente imaterial
Perispírito = invólucro semi-material
Espírito = Alma + Perispírito
Homem = Alma + Perispírito + corpo, ou Espírito + corpo

Eu usei anteriormente a palavra espírito querendo significar alma, e isso está gerando confusão com as palavras.

A única parte material do Espírito é o perispírito. A alma é o princípio inteligente. A existência da alma independe da existência do perispírito, ou mesmo da existência da matéria. Mas a alma sempre precisará da matéria para se manifestar.

Pera aí, o espírito é então a alma+perispírito, o corpo na composição do ser humano é "apenas" a matéria inanimada é isso? Não sei se entendi direito...
Não é bem inanimada, porque está sujeita ao tal do princípio vital. Mas é uma máquina, que sem a alma teria vida autômata e/ou vegetativa. Se fosse programada para fazer algo, faria somente aquilo, a exemplo dos animais (pelo menos a maioria deles), que não são capazes de, por si sós, melhorarem seus modos de vida.

196-a) - É o corpo que influi sobre o Espírito para que este se melhore, ou o Espírito que influi sobre o corpo?
“Teu Espírito é tudo; teu corpo é simples veste que apodrece: eis tudo.”

Obs.: repare acima a palavra "espírito" sendo usada no sentido de "alma", como eu expliquei antes.

Vc fala de “manifestações”, quais os meios usados para receber tais manifestações?
Estabeleça porfavor uma ótica pessoal sobre as manifestações, se possível.
Manifestações mediúnicas, por exemplo. Possessões, movimentações de objetos, geração de sons, e outros. Há vários casos relatados disso. O Espiritismo tem a sua teoria para explicar como essas manifestações se operam, mas vem tudo de explicações dadas pelos próprios espíritos e contidas em O Livro dos Médiuns. Não é, portanto, uma tese científica rigorosamente testada, mas uma explicação dada pelos próprios agentes causadores das manifestações sobre como estes fazem para operá-la. Segundo essa teoria, os espíritos, para se manifestarem, sempre precisam de "fluidos" (nome genérico) animalizados do próprio homem (não serve dos animais). Os médiuns emanariam esses "fluidos" em maior intensidade, donde as manifestações sempre ocorreriam na presença deles. Mas todos emitiríamos os mesmos "fluidos" em maior ou menor quantidade. Aonde não há humanos, os espíritos não conseguiriam atuar sobre a matéria inerte.
Vc diz q há vários casos "relatados", mas q tais casos não são comprovados e q existem  explicações dadas pelos próprios causadores, os espíritos (alma + perispírito) e chama tais explicações de teorias, suponho q seja uma teoria filosófica ou não? A teoria citada é q apenas seres humanos possuem um tal "fluído" desconhecido (ou não?) do próprio homem e q animais não possuem tal fluído. Como se sabe exatamente q os animais ou outros seres vivos não possuem tais fluídos? O q os exclui?
Essa foi inclusive uma discussão que gerou polêmica em um fórum espírita há pouco tempo, quando se falava em "mediunizar" animais. O Livro dos Médiuns fala de uma tentativa desse tipo em um cão, que teria morrido. Eu vou dar a explicação que consta em O Livro dos Médiuns, e que, como eu disse, alguns espíritas têm questionado:

Os animais também teriam tais fluidos, mas seriam incompatíveis com os humanos. Em outras palavras, "fluidos" de seres racionais têm alguma característica diferente dos "fluidos" dos seres irracionais. Os espíritos são racionais. Logo, a compatibilidade somente pode se dar com humanos, que são os únicos seres racionais do planeta.

"Os homens se mostram sempre propensos a tudo exagerar; uns, não falo aqui dos materialistas, negam alma aos animais, outros de boa mente lhes atribuem uma, igual, por assim dizer, à nossa. Por que hão de pretender deste modo confundir o perfectível com o imperfectível? Não, não, convencei-vos, o fogo que anima os irracionais, o sopro que os faz agir, mover e falar na linguagem que lhes é própria, não tem, quanto ao presente, nenhuma aptidão para se mesclar, unir, fundir com o sopro divino, a alma etérea, o Espírito em uma palavra, que anima o ser essencialmente perfectível: o homem, o rei da criação. Ora, não é essa condição fundamental de perfectibilidade o que constitui a superioridade da espécie humana sobre as outras espécies terrestres? Reconhecei, então, que não se pode assimilar ao homem, que só ele é perfectível em si mesmo e nas suas obras, nenhum indivíduo das outras raças que vivem na Terra.

"O cão que, pela sua inteligência superior entre os animais, se tornou o amigo e o comensal do homem, será perfectível por si mesmo, por sua iniciativa pessoal? Ninguém ousaria afirmá-lo, porquanto o cão não faz progredir o cão. O que, dentre eles, se mostre mais bem educado, sempre o foi pelo seu dono. Desde que o mundo é mundo, a lontra sempre construiu sua choça em cima d'água, seguindo as mesmas proporções e uma regra invariável; os rouxinóis e as andorinhas jamais construíram os respectivos ninhos senão do mesmo modo que seus pais o fizeram...

(...)

"O Sr. T..., diz-se, magnetizou o seu cão. A que resultado chegou? Matou-o, porquanto o infeliz animal morreu, depois de haver caído numa espécie de atonia, de langor, conseqüentes à sua magnetização.
(OLM, cap. XXII, item 236, págs 301, 302 e 304)

Essa questão dos animais é um dos objetos de controvérsia entre os espíritas, especialmente os daquela linha dos vegetarianos contra os não-vegetarianos.

Como e através de q este fluído é detectado? No caso de uma manifestação em q objetos se movem, o espírito usa o fluído do médium presente?
Não sei se seria possível detectar. E no caso de uma manifestação em que objetos se movam, o espírito usaria o fluído de um médium, mas ele não precisaria estar presente ou estar consciente disso, mas deve estar pelo menos nas redondezas. No caso de assombrações, há alguma pessoa por perto que libera esses fluidos, que são usados pelos maus espíritos nas assombrações para mover objetos, dar empurrões, socos, arranhões, etc..., como se lê nos relatos ou nos vídeos produzidos sobre o assunto.

É muito grande para postar aqui, mas o cap. XXII de O Livro dos Médiuns - Mediunidade dos Animais, trata desse assunto e do anterior de forma mais desenvolvida. Se tiver interesse de ler, procure pelas páginas 296 a 305 do pdf abaixo:

http://www.opiniaoespirita.org/downloads/o_livro_dos_mediuns.pdf

Quem pune os espíritos?
Deus, claro. Quem mais poderia ser?

Conheço um espírita q não crê num deus barbudão q fica em algum lugar punindo todo mundo, por isso perguntei. Porque deus pune tais espíritos? Quer dizer, existe um tipo de código estabelecido?
Existem espíritas que dizem que não somos punidos, mas apenas sofremos as consequências dos nossos atos, assim, no automático. É claro que muitas vezes sofremos somente consequências mesmo, mas essa ideia de que Deus não pune não tem respaldo na codificação espírita. Todo aquele que pratica o mal com conhecimento de causa, é punido, mais cedo ou mais tarde, e ainda terá que reparar o mal que tiver feito. E sim, existe um código moral estabelecido. A terceira parte de O Livro dos Espíritos trata das Leis Morais, e do mesmo modo trata das punições para quem as descumprir (e isso vale para espíritas e não espíritas). Também O Evangelho segundo o Espiritismo foi escrito no mesmo sentido. Há várias lições de moral, mas também acompanhadas do respectivo castigo para quem as descumprir. Exemplo:

Amigos, lembrai-vos deste preceito: "Amai-vos uns aos outros" e, então, a um golpe desferido pelo ódio respondereis com um Sorriso, e ao ultraje com o perdão. O mundo, sem dúvida, se levantará furioso e vos tratará de covardes; erguei bem alto a fronte e mostrai que também ela se não temeria de cingir-se de espinhos, a exemplo do Cristo, mas, que a vossa mão não quer ser cúmplice de um assassínio autorizado por falsos ares de honra, que, entretanto, não passa de orgulho e amor-próprio. Dar-se-á que, ao criar-vos, Deus vos outorgou o direito de vida e de morte, uns sobre os outros? Não, só à Natureza conferiu ele esse direito, para se reformar e reconstruir; quanto a vós, não permite, sequer, que disponhais de vós mesmos. Como o suicida, o duelista se achará marcado com sangue, quando comparecer perante Deus, e a um e outro o Soberano Juiz reserva rudes e longos castigos. Se ele ameaçou com a sua justiça aquele que disser raca a seu irmão, quão mais severa não será a pena que comine ao que chegar à sua presença com as mãos tintas do sangue de seu irmão! -Santo Agostinho. (Paris, 1862.) (O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XII - Amai os vossos inimigos, item 12.

Aliás, observe o estado do mundo, presente e principalmente passado, e concordará que Deus realmente pune. E pune até mais severamente do que os homens, embora com maior justiça.

Mas a questão é exatamente esta! O conteúdo do cd não é material, mas foi formulado por alguém material, compreende? Somente alguém, um ser material possui os atributos necessários. A não ser é claro, q vc prove o contrário...
Sim, mil vezes sim. Eu nunca disse o contrário. Sempre haverá a necessidade da matéria, por mais eterizada que possa ser. Mas o princípio inteligente não é e não pode ser material. Um poema não pode ser destruído nem mesmo que pudesse ser lançado contra o sol. A alma sempre se servirá da matéria, mas a matéria não é a alma. Se pudéssemos ver um espírito, a única coisa que veríamos é o seu perispírito. Mas a alma também estaria lá.

Outra vez, mal comparando, é como um computador em que eu vejo o material que constitui o hardware, mas eu não posso ver a tecnologia incorporada. A mesma matéria pode ser usada para representar tecnologias diferentes, e materiais diferentes podem representar a mesma tecnologia.

Outro exemplo: quando você estuda e termina uma faculdade, normalmente consegue melhores empregos e salários. A empresa lhe pagará mais por causa da aquisição de atributos inteiramente imateriais, porque materialmente você não seria diferente do último dos ignorantes. E esses atributos imateriais podem ser capazes tanto de alavancar o progresso, no caso de uma descoberta importante, como de destruir o mundo, como no caso da construção de bombas. Percebe como as coisas imateriais têm poder absoluto sobre a matéria?

Mas vc diz q o espírito (alma, totalmente imaterial + perispírito, semi material) é o princípio inteligente, porém, um princípio inteligente depende da matéria pra existir, sem matéria, sem princípio inteligente. Compreende onde quero chegar? Quanto ao poema, como disse acima, ele pode sim ser destruído totalmente, um poema depende de um ser ou objeto material pra existir, não conheço nada q seja a causa ou efeito de sí mesmo. Tudo depende da matéria pra existir. Conhecimento/aprendizagem não é material, mas depende infimamente da matéria pra ter existência. E então, percebeu q as coisas imateriais são subjetivas à matéria?
Não é subjetivo, é objetivo. O poema, ou a equação, são reais; existem de fato. Só não são materiais. De propriedade similar gozaria a alma.

Os espíritos seriam onipresentes?
Não. Mas eles em tese poderiam se locomover instantaneamente para onde quisessem. Se um espírito, por exemplo, estivesse ao meu lado me ajudando a escrever essa resposta, ele não poderia estar em outro lugar, ao mesmo tempo, ajudando outra pessoa a fazer uma outra coisa qualquer. A alma só pode estar em um lugar ao mesmo tempo. O que pode dar a impressão de onipresença é a velocidade que podem, em tese, se locomover.

No caso da locomoção dos espíritos, o perispírito acompanha o espírito ou o espírito apanha (não sei se este seria o termo) o perispírito quando este é necessário?
Penso eu que em distâncias curtas ele se locomova com o perispírito mesmo. Mas em distâncias muito longas (por exemplo, do outro lado do universo) ele abandonaria o perispírito e reconstituiria outro com os materiais ambientes. Provavelmente deve haver limitações materiais para mover o perispírito ilimitadamente. A alma, por não ser material, não teria essas limitações.

Espera aí: O perispírito é formado quando o espírito precisa ou quer, em qualquer lugar onde um humano q possua o "fluído" esteja. É isso?
Não. O Espírito precisaria de um humano por perto quando precisasse atuar sobre a matéria, se tornar visível, etc... Para formar o perispírito propriamente dito não precisa de nenhum homem por perto.

Tô ficando zonza, hora vc diz q o perispírito não é uma constante no espírito,  ora vc diz q o espírito é alma+perispírito, mas não sempre, oespírito na maior parte do tempo é composto de mais alma (imaterial) do q perispírito (semi-material) q se forma/constitui apenas quando o espírito (alma) precisa com a matéria exterior ao espírito existente, mesmo assim, afirma q o espírito (alma) é o princípio inteligente... É simplesmente ilógico.
O espírito sempre terá perispírito. Segundo a DE, não haverá almas andando por aí sem perispírito. Se ela abandona um, instantaneamente produz outro. Tirando a confusão no uso do vocábulo "espírito" no lugar de "alma", e vice-versa, não há engano algum.

Um abraço.

"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 19 de Setembro de 2009, 00:45:59 »
Leafar, não interessa se é visto através de maneira direta ou indireta. A matéria escura é detectada.

E você ainda não percebeu a diferença entre um ad hoc e uma teoria.

A matéria escura era prevista através de cálculos matemáticos. Sua existência servia para prever comportamentos de galáxias inteiras e o grau de aceleração das mesmas.
No caso, poderia ser chamado de matéria escura ou apenas X, porque ela já dava sua contribuição a ciência da maneira que teorias devem fazer: Possibilitar previsões. Ao ser detectada, finalizou-se um ciclo completo de uma teoria científica.

O peripírito não pode ser analisado de maneira direta nem indireta. E não serve para nada a não ser para espíritas crentes.
É apenas um ad hoc Leafar.

Não existe relação necessária entre um pensamento que te soa lógico e a realidade Leafar. Faz sentido apenas para você, mas não existe, é fake, uma aberração de uma religião como qualquer outra.

Por isso que disse que para se discutir com um religioso, a primeira coisa que deveríamos nos certificar é se ele sabe o que é um ad hoc, falácias, epistemologia, etc..

Se não sabe, deveria ir postar em um site religioso. É seu caso.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 19 de Setembro de 2009, 01:04:37 »
Nunca ví tanta porcaria concentrada. Abobrinhas religiosas misturadas com desinformação científica e histórica.

Lastimável.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #28 Online: 19 de Setembro de 2009, 03:23:05 »
Nunca ví tanta porcaria concentrada. Abobrinhas religiosas misturadas com desinformação científica e histórica.

Lastimável.

Realmente as participações do Leafar estão ficando cada vez mais constrangedoras.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #29 Online: 19 de Setembro de 2009, 08:38:29 »
Não existe relação necessária entre um pensamento que te soa lógico e a realidade Leafar. Faz sentido apenas para você, mas não existe, é fake, uma aberração de uma religião como qualquer outra.
Só para relembrar, existem fatos que se não provam, ao menos sugerem o que eu estou dizendo, como os desses vídeos:

E há mais, muito mais do que isso.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 19 de Setembro de 2009, 09:08:36 »
Desculpe Leafar, isso não prova nada, isso é apenas um vídeo com garranchos e interpretações a la wishfull thinking. No meu ponto de vista, você está usando esse fórum para propagandear suas discussões sem fim com céticos e se colocar em uma posição de vencedor para os mais desavisados que, como você, não entende uma prova científica. É como a metáfora do jogador de Xadrez com os pombos.

Moderação, acho que estamos sendo usados.
Minha sugestão é de que ou o Leafar comece a argumentar utilizando evidências e utilizando as falácias, ou vá postar onde esse tipo de argumento faz sentido, isto é, em sites espíritas.

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 19 de Setembro de 2009, 09:34:15 »
Com certeza no youtibe voce encontra centenas de "evidencias" do bullshit espírita!
Voce encontra tambem evidencias do monstro do lago Ness e até de que Leprechauns são reais!

Voce ainda quer levar a sério esse tipo de "evidencia"?
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 19 de Setembro de 2009, 11:41:37 »
Desculpe Leafar, isso não prova nada, isso é apenas um vídeo com garranchos e interpretações a la wishfull thinking. No meu ponto de vista, você está usando esse fórum para propagandear suas discussões sem fim com céticos e se colocar em uma posição de vencedor para os mais desavisados que, como você, não entende uma prova científica. É como a metáfora do jogador de Xadrez com os pombos.

Moderação, acho que estamos sendo usados.
Minha sugestão é de que ou o Leafar comece a argumentar utilizando evidências e utilizando as falácias, ou vá postar onde esse tipo de argumento faz sentido, isto é, em sites espíritas.

(2)

Há muito tempo venho dizendo isso...já passou do limite.
Se fosse um forista recém inscrito já teria sido enquadrado em proselitismo, mas com esse discurso de bom menino querendo tirar dúvidas vai nos entupindo de bullshit sem a mínima intenção de provar o que está dizendo. De fato, é como jogar xadrês com pombos, só que os excrementos, nesse caso, já encobriram todo o tabuleiro e não há mais possibilidade de jogo. Só resta o pombo voar de deixar de encher o saco...
« Última modificação: 19 de Setembro de 2009, 11:50:58 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #33 Online: 19 de Setembro de 2009, 12:17:23 »
Tópico criado para continuar a discussão sobre a existência factual de espíritos e a composição da matéria espiritual.

Um lembrete ao Leafar e todos os que desejarem embarcar aqui: NÃO se discutirá a DE, a moral religiosa, a origem da consciência, da alma, etc. Embora eu tenha movido para cá mensagens cujo conteúdo abordasse os temas listados acima, peço que doravante evitemos tudo isso. É um tópico estritamente fenomenológico.

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #34 Online: 19 de Setembro de 2009, 13:42:54 »
Tópico criado para continuar a discussão sobre a existência factual de espíritos e a composição da matéria espiritual.

Um lembrete ao Leafar e todos os que desejarem embarcar aqui: NÃO se discutirá a DE, a moral religiosa, a origem da consciência, da alma, etc. Embora eu tenha movido para cá mensagens cujo conteúdo abordasse os temas listados acima, peço que doravante evitemos tudo isso. É um tópico estritamente fenomenológico.

Obrigada Dbohr, estou mesmo interessada no assunto.

Quanto a vc Giga e a vc Agnóstico, tentem ser um pouco mais tolerantes, sei q considerando a ótica individual de cada um de vcx, os limites da tolerância pode ter sido ultrapassado, mas ignoremos o q não é fato e atenhamo-nos as evidências.

Como disse antes, ao q parece, o Leafar considera certas coisas como científicas enquanto nos consideramos proselitismo, sinto-me disposta a esclarecer caso eu possa e esteja a meu alcance certas linhas de raciocínio do Leafar, assim como ele também provavelmente nos esclarecerá como vê as nossas e com q bases. Vejamos o lado bom, ganheremos experiência e ele também. Não se trata de "ganhar" ou "perder" um debate, se trata de profundo conhecimento em algo q desacreditamos. Não desistam do tópico, tanto um quanto o outro em muito tem contribuído, e eu lhes sou muito grata por isso. :ok:

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #35 Online: 19 de Setembro de 2009, 14:41:05 »
Leafar, antes de prosseguir com nossa conversa, gostaria q me respondesse uma questão primordial:

Vc acredita q a inteligência independe da matéria? Quer dizer, q a inteligência possa existir sem q haja um princípio material?
« Última modificação: 19 de Setembro de 2009, 14:43:37 por ANNE »

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #36 Online: 19 de Setembro de 2009, 19:29:05 »
Sim, a inteligência independeria da matéria. Se dependesse, ao trocar o material do cérebro, por exemplo, teríamos inteligências diferentes. Mas não é isso o que ocorre. Deve haver muito pouco do material do meu cérebro atual que estivesse aqui há 2 ou 3 anos, e no entanto eu ainda sou a mesma pessoa. E por outro lado, cérebros que são feitos do mesmo tipo de material pertencem tanto a gênios quanto a estúpidos, a Nobel's da Paz ou a frios assassinos. Então, não é a matéria por si só que define a inteligência ou a moral.

Mas independer não significa "não precisar" de matéria. Eu não conseguiria conceber a inteligência atuando sem ser através de um princípio material qualquer. Mas se isso seria possível lá na frente, num estado mais adiantado da alma, eu não sei dizer.

Portanto, a minha resposta hoje é: a inteligência independe da matéria, mas precisa dela.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #37 Online: 19 de Setembro de 2009, 20:00:34 »
Sim, a inteligência independeria da matéria. Se dependesse, ao trocar o material do cérebro, por exemplo, teríamos inteligências diferentes. Mas não é isso o que ocorre. Deve haver muito pouco do material do meu cérebro atual que estivesse aqui há 2 ou 3 anos, e no entanto eu ainda sou a mesma pessoa. E por outro lado, cérebros que são feitos do mesmo tipo de material pertencem tanto a gênios quanto a estúpidos, a Nobel's da Paz ou a frios assassinos. Então, não é a matéria por si só que define a inteligência ou a moral.

Mas independer não significa "não precisar" de matéria. Eu não conseguiria conceber a inteligência atuando sem ser através de um princípio material qualquer. Mas se isso seria possível lá na frente, num estado mais adiantado da alma, eu não sei dizer.

Portanto, a minha resposta hoje é: a inteligência independe da matéria, mas precisa dela.
Javé do céu... essa vai pra lista de maior besteira dita por religiosos... Sinto muito, não da vontade nem de responder... Ao guerreiro corajoso e paciente, boa sorte.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #38 Online: 19 de Setembro de 2009, 20:25:46 »

Como o sr. Jack, vamos por partes...

1- A q vc se refere quando diz "trocar o material do cérebro"?

2- Não estamo aqui discutindo sobre as limitações ou apitdões cerebrais, isso é outra história.

3- Vc começa o texto AFIRMANDO categoricamente q a inteligência independe da matéria com um SIM. Mas depois de criar um tipo de "parábola" espírita (deve ser isso, só pode) vc acaba dizendo duas coisas q se contradizem:

Inteligência independe da matéria, mas precisa dela. Ora, se precisa da matéria não independe coisa nenhuma, uma das alternativas aí é incorreta. A pergunta é: Qual delas é a incorreta?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #39 Online: 19 de Setembro de 2009, 20:30:24 »
Tupac, vamos maneirar nos adjetivos. Já sabemos que você acha o que o Leafar escreve um monte de groselha, mas eu e a Anne estamos querendo ver se ele consegue levar o debate num nível não-religioso, ao menos.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 19 de Setembro de 2009, 20:37:59 »
Sim, a inteligência independeria da matéria. Se dependesse, ao trocar o material do cérebro, por exemplo, teríamos inteligências diferentes. Mas não é isso o que ocorre. Deve haver muito pouco do material do meu cérebro atual que estivesse aqui há 2 ou 3 anos, e no entanto eu ainda sou a mesma pessoa.
De onde você tirou essa besteira de que trocamos o material do cérebro? Neurônios dos vertebrados não se dividem após a diferenciação, aqueles que morrem não são substituídos.

E por outro lado, cérebros que são feitos do mesmo tipo de material pertencem tanto a gênios quanto a estúpidos, a Nobel's da Paz ou a frios assassinos. Então, não é a matéria por si só que define a inteligência ou a moral.

O estudo das várias doenças como alzheimer, neurosífilis, esquizofrenia e acidentes onde partes do cérebro foram lesionados mostram o contrário. A inteligência, nível de consciência e habilidades cognitivas dependem diretamente da integridade do cérebro e das conexões sinápticas. Inclusive aspectos como personalidade e moral do indivíduo podem mudar radicalmente com uma lesão cerebral ou até mesmo com a administração de um simples neurotransmissor. Não há nada que indique que inteligência e personalidade possam se manter independentes do cérebro.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #41 Online: 19 de Setembro de 2009, 20:44:58 »
Inclusive aspectos como personalidade e moral do indivíduo podem mudar radicalmente com uma lesão cerebral ou até mesmo com a administração de um simples neurotransmissor.

Matou, com essa única frase, toda a idéia dele de necessidade do sobrenatural para haver inteligência, personalidade ou moral.

Curioso para ver como ele vai tentar rebater isso.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #42 Online: 19 de Setembro de 2009, 20:47:50 »
Leafar, este link tem algumas explicações de como o cérebro funciona. Espero q ajude.

http://saude.hsw.uol.com.br/cerebro.htm

:ok:

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #43 Online: 19 de Setembro de 2009, 22:07:50 »
Sim, a inteligência independeria da matéria. Se dependesse, ao trocar o material do cérebro, por exemplo, teríamos inteligências diferentes. Mas não é isso o que ocorre. Deve haver muito pouco do material do meu cérebro atual que estivesse aqui há 2 ou 3 anos, e no entanto eu ainda sou a mesma pessoa.
De onde você tirou essa besteira de que trocamos o material do cérebro? Neurônios dos vertebrados não se dividem após a diferenciação, aqueles que morrem não são substituídos.
Ok, não sou entendido de cérebros mesmo. Só que tinha ouvido falar que o cérebro era uma das áreas mais irrigadas por vasos sanguíneos do corpo, o que me levou a supor que as moléculas (não as células) fossem constantemente substituídas. Mas esse meu erro não importa para a discussão, pois não invalida a argumentação.

E por outro lado, cérebros que são feitos do mesmo tipo de material pertencem tanto a gênios quanto a estúpidos, a Nobel's da Paz ou a frios assassinos. Então, não é a matéria por si só que define a inteligência ou a moral.

O estudo das várias doenças como alzheimer, neurosífilis, esquizofrenia e acidentes onde partes do cérebro foram lesionados mostram o contrário. A inteligência, nível de consciência e habilidades cognitivas dependem diretamente da integridade do cérebro e das conexões sinápticas.
Ok, em linhas gerais concordo, o que só demonstra que a matéria por si só não faz nada, mas as conexões, ou seja, a tecnologia incorporada é o que realmente interessa. E isso é imaterial. Mas...

Inclusive aspectos como personalidade e moral do indivíduo podem mudar radicalmente com uma lesão cerebral ou até mesmo com a administração de um simples neurotransmissor. Não há nada que indique que inteligência e personalidade possam se manter independentes do cérebro.
Taí uma coisa que eu gostaria realmente de ver... Alguém que sofreu uma determinada lesão cerebral mudar de opinião política, de religião, de bom cidadão passar a assassino frio, ou alguém que antes tivesse aptidão para as ciências exatas passasse a ter aptidão para as ciências humanas, ou alguém que era hétero e se tornasse gay, etc... Isso seria, a meu ver, verdadeiramente sobrenatural se ocorresse.

Um abraço.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #44 Online: 19 de Setembro de 2009, 22:37:59 »
Taí uma coisa que eu gostaria realmente de ver... Alguém que sofreu uma determinada lesão cerebral mudar de opinião política, de religião, de bom cidadão passar a assassino frio, ou alguém que antes tivesse aptidão para as ciências exatas passasse a ter aptidão para as ciências humanas, ou alguém que era hétero e se tornasse gay, etc... Isso seria, a meu ver, verdadeiramente sobrenatural se ocorresse.

Um abraço.
Teve um caso, que apareceu na Super, de um cara que teve lesão no limbo cerebral, e passou de um sujeito amigável para alguém completamente taciturno e sombrio. Se eu achar a edição, posto aqui, é interessante.
Latebra optima insania est.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #45 Online: 19 de Setembro de 2009, 22:38:51 »
1- A q vc se refere quando diz "trocar o material do cérebro"?
Substituir por outro material idêntico, como em tese ocorreria (o Ângelo disse que não!) na alimentação, respiração e excreção.

2- Não estamo aqui discutindo sobre as limitações ou apitdões cerebrais, isso é outra história.
Ok.

3- Vc começa o texto AFIRMANDO categoricamente q a inteligência independe da matéria com um SIM. Mas depois de criar um tipo de "parábola" espírita (deve ser isso, só pode) vc acaba dizendo duas coisas q se contradizem:

Inteligência independe da matéria, mas precisa dela. Ora, se precisa da matéria não independe coisa nenhuma, uma das alternativas aí é incorreta. A pergunta é: Qual delas é a incorreta?
O que eu disse é que a matéria não tem identidade própria; que não é ela que determina a inteligência. A forma como ela está organizada é que tem. Uma CPU 486 é basicamente construída com os mesmos elementos que o Pentium, mas o Pentium é melhor por causa dos seus atributos imateriais, ou seja, a tecnlogia incorporada.

É preciso matéria para fazer um pentium, mas pode ser qualquer pedaço de silício, e não um silício específico com nome, identidade e CPF, donde que a performance da CPU não depende do material. Entende? E a concepção tecnológica não deixaria de existir ainda que não houvesse mais um único átomo de silício no universo.

Um abraço.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #46 Online: 19 de Setembro de 2009, 22:50:08 »
Ok, em linhas gerais concordo, o que só demonstra que a matéria por si só não faz nada, mas as conexões, ou seja, a tecnologia incorporada é o que realmente interessa. E isso é imaterial. Mas...
Neurônios não são imateriais, sinapses não são imateriais, neurotransmissores não são imateriais.

Um abraço.
Phineas Gage

==================================
edit complementação:
http://www.cerebromente.org.br/n07/doencas/disease.htm
« Última modificação: 19 de Setembro de 2009, 23:05:41 por Tupac »
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #47 Online: 19 de Setembro de 2009, 23:03:30 »

Um abraço.
Phineas Gage
Não se aplica.

../forum/topic=8501.100.html#msg142578

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #48 Online: 19 de Setembro de 2009, 23:27:05 »

Um abraço.
Phineas Gage
Não se aplica.

../forum/topic=8501.100.html#msg142578
http://www2.uol.com.br/vivermente/artigos/o_perigo_das_alturas_imprimir.html
Embora a tolerância de uma pessoa à hipoxia (falta de oxigênio) varie de acordo com o condicionamento psicológico e físico inato, nenhum alpinista está imune a ela. Seus efeitos podem ser agudos, afetando o cérebro apenas durante a escalada em alta altitude ou duradouros, como apontou o estudo de Fayed.
O primeiro estágio é chamado de mal-das-montanhas agudo. Pode causar dor de cabeça, insônia, tontura, fadiga, náusea e vômitos. Na fase seguinte, mais séria, surge o edema cerebral de alta altitude, também conhecido pela sigla hace (em inglês, high altitude cerebral edema), um inchaço do cérebro que pode levar a pessoa à morte. Um montanhista com hace pode sofrer amnésia, confusão mental, alucinações, distúrbio emocional, mudanças de personalidade e perda de consciência.
« Última modificação: 20 de Setembro de 2009, 00:03:09 por Tupac »
 - Carl Sagan

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 19 de Setembro de 2009, 23:29:59 »
Leafar, agora que estamos com regras mais claras, por favor me prove a existência do perispírito.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!