Uma dúvida: Utilizamos o metrô por uma questão de comodidade ou necessidade?
Defina comodidade e necessidade. Eu estava pensando em uma resposta mas me embananei um pouco com as definições. A principal dúvida é se ambas são mutuamente excludentes.
Comodidade: cômodo, vantajoso, agradável, confortável, prático;
Necessidade: um estado de carência que é preciso ultrapassar ou satisfazer;
Baseado no direito de ir e vir, Metrô é comodidade. Baseado no direito de que todo cidadão de bem tem direito ao trabalho e acesso a ele, por ter que cumprir um horário, o Metrô se torna uma necessidade. Acredito eu.
Enfim, este não é o foco do tópico. Voltando, o direito de ir e vir não foi restringido, ninguém foi impossibilitado de embarcar.
Outra dúvida: Nós temos que seguir regras de comportamento dentro do metrô. Se eu fosse impedido de viajar no Metrô agarrado na porta pelo lado de fora, meu direito de ir e vir estaria sendo restringido?
Pergunto isto porque hoje, a demanda no Metrô é muito grande. Então eu acho que o Estado deve intervir... Como? Limitando o acumulo de usuários na plataforma. Uma coisa é impedir o embarque, outra coisa é zelar pela integridade física do cidadão. Acredito que o Metrô está de certa forma, protegendo seus usuários de confusões, empurras, chutes, etc...