Até hoje não sei direito a diferença entre espiritismo, umbanda, candomblé, macumba e etc, mesmo depois de ter lido um pouco (bem pouco) sobre o assunto. E nunca fui em nenhum desses centros.
Me lembrei de um relato engraçado do fórum da STR (se não me engano, quem o fez foi o Sultankan). Ele andava meio nervoso porque havia sido demitido há mais de um mês e não encontrava trabalho. Aí uns amigos dele de um centro (não lembro exatamente qual a denominação) ficaram insistindo para que ele fosse ao centro. Ele no começo recusava, mas insistiram tanto e ele já estava tão desesperado por emprego que acabou indo; afinal de contas, mal não ia fazer. Quando ele chegou lá, deixaram-no em um quartinho pequeno e saíram todos, fechando a porta. O quartinho era cheio de imagens de santos e tinha uma aparência decrépita, cheio de teias de aranha nas estátuas, e conforme o tempo foi passando ele foi ficando tenso. E não saber o que estava acontecendo, não ouvir nada, e ninguém ter lhe dito nada do que ia acontecer só colaborava para aumentar a tensão dele.
De repente, a porta se abriu e, segundo ele, entrou um velho pulando com um charuto aceso na mão e cuspindo pinga em cima dele. Foi ato reflexo: ele levantou e deu-lhe uma porrada com tanta força que o velho desmaiou. Só aí entraram os amigos dele e viram o que tinha acontecido. Explicações de ambos os lados (com todo mundo nervoso) e só então disseram que o desmaiado era o cara que ia fazer o...[esqueci o termo]...para ele conseguir outro emprego. Aí todo mundo jé estava muito nervoso e ele resolveu ir embora para não a situação não piorasse. Tanto na hora, quanto nos dias seguintes, quando se encontrava com os amigos que o levaram até lá, todos estavam nervosos e sempre falando que por causa disso ele iria se dar mal.
Conclusão: quinze dias depois ele conseguiu um emprego melhor que o anterior e que pagava mais.