Autor Tópico: Centros Kardecistas e de Umbanda:Quem já foi ??  (Lida 20177 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Centros Kardecistas e de Umbanda:Quem já foi ??
« Online: 22 de Outubro de 2009, 19:48:02 »
Alguém por aqui já foi a um centro espírita ou de umbanda ? Os adeptos dessas crenças dizem que há muitas manifestações "sobrenaturais" por lá e que,se algum ateu as presenciasse,reveria seus conceitos... ::) ::) :hein:
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: Centros Kardecistas e de Umbanda:Quem já foi ??
« Resposta #1 Online: 22 de Outubro de 2009, 21:28:46 »
Fui várias vezes em festas de "mãe Yemanjá" (Nssa Sra. Navegantes, para os católicos) no litoral (é divertido)... vi "manifestações" de " incorporação", nada que me surpreendesse, só o mesmo bullshit de sempre, blá-blá-blá & tro-loló´s...

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #2 Online: 22 de Outubro de 2009, 21:29:53 »
Alguém por aqui já foi a um centro espírita ou de umbanda ? Os adeptos dessas crenças dizem que há muitas manifestações "sobrenaturais" por lá e que,se algum ateu as presenciasse,reveria seus conceitos... ::) ::) :hein:

Fui umbandista por uns quinze anos , recebi guia de cambono ( responsável por auxiliar os médiuns) , participei de trozentos rituais em praia , mata , cemitério , etc...

Aí depois de tanto presenciar e meditar...virei ateu  :lol:
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 22 de Outubro de 2009, 21:36:21 »
Eu já fui umbanda por muito tempo (a religião que fui criado) e espírita por muito tempo.

Para quem acha que não tenho nada a ver com o Luiz Souto  :D
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #4 Online: 22 de Outubro de 2009, 21:52:14 »
Eu já fui umbanda por muito tempo (a religião que fui criado) e espírita por muito tempo.

Para quem acha que não tenho nada a ver com o Luiz Souto  :D

Tá explicado ,nossos santos não se cruzam.  :|

:biglol:

Mas Agnóstico , falando sério agora , chegou a participar de sessão de desenvolvimento?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 22 de Outubro de 2009, 21:58:49 »
hehe

O que é uma sessão de desenvolvimento?

Que tipo de umbanda era a sua?

O mediun que recebia o "pai josé" era como um irmão do meu pai, foram criados juntos.
Eu sempre ficava depois do culto, ele recebia os espíritos, conversávamos muito.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #6 Online: 22 de Outubro de 2009, 22:08:50 »
Sessão de desenvolvimento é uma sessão para os novos membros do centro  , para estimular as manifestações mediúnicas e treinar o controle sobre elas. Conforme o seu desempenho a pessoa poderia ter o aceite pela direção da casa para receber a guia de médium e poder incorporar nas sessões e atender o público No meu caso , depois de um ano viram que eu nem balançava direito e aí recebi a guia de cambono.

O centro onde me iniciei era da chamada umbanda esotérica. Tinha a parte de terreiro para atendimento ao público e para as sessões internas , mas no segundo andar tinha um templo parecido com o de uma loja maçônica , onde se faziam as reuniões e as aulas de grau ( havia sete graus de estudo , teoricamente um curso de sete anos em esoterismo). A doutrina era uma mistura de kardecismo com teosofia mais simbologia maçônica.
Existiam tanto os rituais de umbanda como rituais específicos esotéricos.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 22 de Outubro de 2009, 22:20:03 »
Onde eu ia era umbanda tradicional.

O "Pai José" era um africano que morreu no século 18 na Africa. Eu era bem próximo a ele, porque ele gostava muito do meu pai.

Cantava os pontos de umbanda?

Alguns:

1- Ele é filho da lua, ele é filho do sol, vai [alguma coisa], vai rolando cipó..
2- Santo antonio era menino são benedito era rapaz, santo antonio tinha poderes são benedito muito mais...
3- La vem vindo la vem vindo os caboclos da Aruanda...

conhece algum?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #8 Online: 22 de Outubro de 2009, 22:49:25 »
Sabia um monte porque ajudava a puxar nas sessões ( compensava com a memória o que faltava de voz).

De Cabocla Jurema: Ô Juremê / Ô Juremá / sua folha caiu serena Jurema /dentro deste gongá/ Salve São Jorge Guerreiro/Salve São Sebastião/Salve o povo de umbanda /que nos dá a proteção

Linha das Almas: Tum,tum,tum/bateram na porta do céu/Tum,tum, tum/São Pedro abriu pra ver quem era/ Eram as almas / santas benditas / que se pesavam na balança de Miguel

Xangô: Machadinha de Xangô é de ouro/ é de ouro/ é de ouro
          Machadinha de Xangô é de ouro/ é de ouro/ é de ouro
          Machadinha que corta mironga
          É machadinha de Xangô

Preto velho: Preto velho acorda cedo zifio / preto velho caminha devagar
                 Preto velho acorda cedo zifio / preto velho caminha devagar
                 É devagar , é devagarinho
                 Quem caminha com velho nunca ficou no caminho

Lá nas matas tem folha , tem rosário-de-nossa senhora
                 Lá nas matas tem folha , tem rosário-de-nossa senhora
                 Tem aroeira-de-são-benedito , São Benedito que nos valha nessa hora
                 Tem aroeira-de-são-benedito , São Benedito que nos valha nessa hora

Povo de Mina que vem lá de longe
                 Deixa língua de preto falar
                 Esse povo que vem de Aruanda
                 Trabalhar no terreiro de Umbanda

Ogum Beira-mar: Ogum Beira-mar . o que trouxe do mar?
                       Ogum Beira-mar . o que trouxe do mar?
                       Quando ele vem , beirando a areia
                       Na mão direita traz o rosário da mãe sereia

Tentei lembrar um de Exu , mas esqueci uma parte.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #9 Online: 22 de Outubro de 2009, 22:57:55 »
Eu nunca fui e agradeço qualquer convite, mas eu tive uma namorada que ia com frequência... E frequentemente ficava bêbada... Pois tomava umas pingas que ofereciam durante os trabalhos. Depois vinha com a desculpa que a "entidade" que bebia, não ela.

Resumo da ópera: Ela se tornou uma alcóolatra, terminamos o namorico e PT saudações. Bola para frente.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #10 Online: 22 de Outubro de 2009, 23:03:03 »
O uso de cachaça (marafo) varia com o centro.
No que eu frequentava só era usada na sessão de exu e o médium/entidade não podia beber , só usar para benzer e olhe lá.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 22 de Outubro de 2009, 23:06:30 »
- la na mata tem a folha da Jurema, a lei de umbanda quem não pode não a tema.. (é assim mesmo)

e a do viramundo

Ô, cadê Vira Mundo, Pemba?
Ta na terrêra, Pemba
Com seu cambono, Pemba
Veado no mato corredor
Cadê meu mano caçador?
Cadê caboclo Ventania?
Oxóssi na mata é vencedor

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #12 Online: 22 de Outubro de 2009, 23:19:10 »
Lembrei  :D

O sino da igrejinha faz belém-blem-blom
Seu Tranca-Rua que é dono da gira
Vem correr gira que Ogum mandou

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #13 Online: 22 de Outubro de 2009, 23:26:03 »
- la na mata tem a folha da Jurema, a lei de umbanda quem não pode não a tema.. (é assim mesmo)

e a do viramundo

Ta na terrêra, Pemba
Com seu cambono, Pemba
Veado no mato corredor
Cadê meu mano caçador?
Cadê caboclo Ventania?

Caboclo Ventania , Viramundo , Sete-flechas ,Arranca-toco , tem nome de caboclo para todos os gostos.
Nome de preto-velho então... è um monte de Pai e Mãe que não acaba mais.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 23 de Outubro de 2009, 00:05:01 »
lá tinha um do tranca rua também..  não me lembro mais

Onde você ia tinha um sincretismo forte com o cristianismo? Onde eu ia, cristo era "o" cara..  Não se explicava o que era oxossi, eu ficava pensando que era tipo um santo africano

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #15 Online: 23 de Outubro de 2009, 01:45:26 »
Até hoje não sei direito a diferença entre espiritismo, umbanda, candomblé, macumba e etc, mesmo depois de ter lido um pouco (bem pouco) sobre o assunto. E nunca fui em nenhum desses centros.

Me lembrei de um relato engraçado do fórum da STR (se não me engano, quem o fez foi o Sultankan). Ele andava meio nervoso porque havia sido demitido há mais de um mês e não encontrava trabalho. Aí uns amigos dele de um centro (não lembro exatamente qual a denominação) ficaram insistindo para que ele fosse ao centro. Ele no começo recusava, mas insistiram tanto e ele já estava tão desesperado por emprego que acabou indo; afinal de contas, mal não ia fazer. Quando ele chegou lá, deixaram-no em um quartinho pequeno e saíram todos, fechando a porta. O quartinho era cheio de imagens de santos e tinha uma aparência decrépita, cheio de teias de aranha nas estátuas, e conforme o tempo foi passando ele foi ficando tenso. E não saber o que estava acontecendo, não ouvir nada, e ninguém ter lhe dito nada do que ia acontecer só colaborava para aumentar a tensão dele.
De repente, a porta se abriu e, segundo ele, entrou um velho pulando com um charuto aceso na mão e cuspindo pinga em cima dele. Foi ato reflexo: ele levantou e deu-lhe uma porrada com tanta força que o velho desmaiou. Só aí entraram os amigos dele e viram o que tinha acontecido. Explicações de ambos os lados (com todo mundo nervoso) e só então disseram que o desmaiado era o cara que ia fazer o...[esqueci o termo]...para ele conseguir outro emprego. Aí todo mundo jé estava muito nervoso e ele resolveu ir embora para não a situação não piorasse. Tanto na hora, quanto nos dias seguintes, quando se encontrava com os amigos que o levaram até lá, todos estavam nervosos e sempre falando que por causa disso ele iria se dar mal.
Conclusão: quinze dias depois ele conseguiu um emprego melhor que o anterior e que pagava mais.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline EduardoCFF

• Nível 20
  • *
« Resposta #16 Online: 23 de Outubro de 2009, 17:01:00 »
Até hoje não sei direito a diferença entre espiritismo, umbanda, candomblé, macumba e etc, mesmo depois de ter lido um pouco (bem pouco) sobre o assunto. E nunca fui em nenhum desses centros.

Me lembrei de um relato engraçado do fórum da STR (se não me engano, quem o fez foi o Sultankan). Ele andava meio nervoso porque havia sido demitido há mais de um mês e não encontrava trabalho. Aí uns amigos dele de um centro (não lembro exatamente qual a denominação) ficaram insistindo para que ele fosse ao centro. Ele no começo recusava, mas insistiram tanto e ele já estava tão desesperado por emprego que acabou indo; afinal de contas, mal não ia fazer. Quando ele chegou lá, deixaram-no em um quartinho pequeno e saíram todos, fechando a porta. O quartinho era cheio de imagens de santos e tinha uma aparência decrépita, cheio de teias de aranha nas estátuas, e conforme o tempo foi passando ele foi ficando tenso. E não saber o que estava acontecendo, não ouvir nada, e ninguém ter lhe dito nada do que ia acontecer só colaborava para aumentar a tensão dele.
De repente, a porta se abriu e, segundo ele, entrou um velho pulando com um charuto aceso na mão e cuspindo pinga em cima dele. Foi ato reflexo: ele levantou e deu-lhe uma porrada com tanta força que o velho desmaiou. Só aí entraram os amigos dele e viram o que tinha acontecido. Explicações de ambos os lados (com todo mundo nervoso) e só então disseram que o desmaiado era o cara que ia fazer o...[esqueci o termo]...para ele conseguir outro emprego. Aí todo mundo jé estava muito nervoso e ele resolveu ir embora para não a situação não piorasse. Tanto na hora, quanto nos dias seguintes, quando se encontrava com os amigos que o levaram até lá, todos estavam nervosos e sempre falando que por causa disso ele iria se dar mal.
Conclusão: quinze dias depois ele conseguiu um emprego melhor que o anterior e que pagava mais.

:histeria: :histeria: :histeria:

Sensacional

“Se a historia da ciência nos ensina alguma coisa, é que não vamos a lugar nenhum chamando nossa ignorância de deus”

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #17 Online: 23 de Outubro de 2009, 20:37:10 »

e a do viramundo

Ta na terrêra, Pemba
Com seu cambono, Pemba
Veado no mato corredor
Cadê meu mano caçador?
Cadê caboclo Ventania?

Eita, nostalgia... :D
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #18 Online: 23 de Outubro de 2009, 20:51:01 »
O candomblé é (penso) de origem africana. Nada a ver com o Espiritismo, a não ser a semelhança de que também evocam espíritos.

Já a Umbanda nasceu dentro de um centro espírita (kardecista), através de um médium chamado Zélio que recebeu um espírito que se intitulava "Caboclo das Sete Encruzilhadas". O centro o repeliu e a entidade prometeu fundar uma nova religião, a Umbanda, o que foi feito dias depois. A história contada segundo o ponto de vista dos umbandistas pode ser lida no link abaixo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Caboclo_das_Sete_Encruzilhadas

Portanto, a Umbanda é uma das chamadas dissidências espíritas, assim como o Racionalismo Cristão, o Divinismo, a LBV e outras "filosofias" espiritualistas menores. A principal característica de todas elas é que todas tiveram seu início em centros espíritas e todas julgaram o Espiritismo muito "quadrado", "bitolado", "restrito" ou "preconceituoso", e quiseram ir além.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #19 Online: 24 de Outubro de 2009, 00:53:16 »

e a do viramundo

Ta na terrêra, Pemba
Com seu cambono, Pemba
Veado no mato corredor
Cadê meu mano caçador?
Cadê caboclo Ventania?

Eita, nostalgia... :D

Conheço um cara que tem o “privilégio” de ouvir coisas desse tipo duas vezes por semana... Ele é vizinho de um “centro”. 

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 24 de Outubro de 2009, 05:15:45 »
O candomblé é (penso) de origem africana. Nada a ver com o Espiritismo, a não ser a semelhança de que também evocam espíritos.

Já a Umbanda nasceu dentro de um centro espírita (kardecista), através de um médium chamado Zélio que recebeu um espírito que se intitulava "Caboclo das Sete Encruzilhadas". O centro o repeliu e a entidade prometeu fundar uma nova religião, a Umbanda, o que foi feito dias depois. A história contada segundo o ponto de vista dos umbandistas pode ser lida no link abaixo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Caboclo_das_Sete_Encruzilhadas

Portanto, a Umbanda é uma das chamadas dissidências espíritas, assim como o Racionalismo Cristão, o Divinismo, a LBV e outras "filosofias" espiritualistas menores. A principal característica de todas elas é que todas tiveram seu início em centros espíritas e todas julgaram o Espiritismo muito "quadrado", "bitolado", "restrito" ou "preconceituoso", e quiseram ir além.

Um abraço.

Não sabia disso. Para mim Umbanda era como candomblé, teria uma relação mais próxima com a África.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Matheus de Souza

• Nível 11
  • *
    • Twitter
« Resposta #21 Online: 25 de Outubro de 2009, 17:42:31 »
Nunca fui, o que acontece por lá que pode me fazer "rever meus conceitos"?
"Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por ideias."

Mário Vargas Llosa

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #22 Online: 25 de Outubro de 2009, 18:13:05 »
ue.... pode ser conceitos em relação ao humor? talvez você mude seus conceitos em relação a comédia.....   imagine você cantarolando canções iguais as expostas acima no meio da galera, no meu caso eu acharia hilário.....  :hihi:

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
« Resposta #23 Online: 26 de Outubro de 2009, 17:11:45 »
Nunca fui, o que acontece por lá que pode me fazer "rever meus conceitos"?

Texto de um outro fórum que frequento:

"Aos que não acreditam em Deus eu já perguntei aqui uma vez, vocês tem coragem de ir em um terreiro Ubanda, ou em alguma coisa espírita só pra ver o que acontece? tipo se lhes impressionariam e tal? e se um dia vocês fosse em um lugar desses e alguem falasse de alguma coisa que somente você sabe e mais ninguem você se impressionaria acreditaria em outro plano e espíritos? fale sinceramente tem um monte de gente que fala bem assim "EU NÃO ACREDITO EM ESPÍRITOS E NEM EM DEUS MAS NÃO TENHO CORAGEM DE IR EM UM LUGAR DESSES" pq teóricamente esses Ateus não teriam medo de nada já que não acreditam"
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #24 Online: 26 de Outubro de 2009, 19:01:49 »
Texto de um outro fórum que frequento:

"Aos que não acreditam em Deus eu já perguntei aqui uma vez, vocês tem coragem de ir em um terreiro Ubanda, ou em alguma coisa espírita só pra ver o que acontece? tipo se lhes impressionariam e tal? e se um dia vocês fosse em um lugar desses e alguem falasse de alguma coisa que somente você sabe e mais ninguem você se impressionaria acreditaria em outro plano e espíritos? fale sinceramente tem um monte de gente que fala bem assim "EU NÃO ACREDITO EM ESPÍRITOS E NEM EM DEUS MAS NÃO TENHO CORAGEM DE IR EM UM LUGAR DESSES" pq teóricamente esses Ateus não teriam medo de nada já que não acreditam"
Francamente, nunca vi um ateu dizer que não teria coragem de ir. Quem eu vejo dizer que não tem coragem são cristãos.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!