Autor Tópico: Centros Kardecistas e de Umbanda:Quem já foi ??  (Lida 20181 vezes)

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
Re: Centros Kardecistas e de Umbanda:Quem já foi ??
« Resposta #100 Online: 23 de Janeiro de 2010, 23:30:32 »
Pois é, e todos eles costumam freqüentar coincidentemente os centros de macumba por aí afora.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #101 Online: 23 de Janeiro de 2010, 23:31:45 »
No centro que eu frequentava havia mais mulheres também. Mas o médium principal e seus assessores eram todos homens.

Pai José então ficava tagarelando a noite inteira e os outros médiuns não falavam nada e ficavam dançando os pontos que eram cantados. A única coisa que me chamava atenção era uma mulher que girava o tempo todo sem parar.

Pois é, essa coisa de girar a noite inteira, beber litros de cachaça e andar em cima de caco de vidro sem se prejudicar é difícil de explicar não acha?

Você tem mesmo certeza que essas coisas são verdadeiras?

Os cacos de vidro podem ser truque (assim como as brasas) mas a cachaça e o rodopio são muito estranhos.

Offline Pandora

• Nível 14
  • *
  • Não são pedras, são aerolitos!!!
« Resposta #102 Online: 23 de Janeiro de 2010, 23:35:51 »
Já fui em centro espírita e em candomblé (nem sei exatamente qual é a realação disso com umbanda e tô com preguiça de pesquisar) não senti nada que as outras pessoas ali sentiram (presenças, arrepios, etc) e o fato das pessoas incorporarem (ou acharem que estão) não me pareceu mais "especial", verossímel ou surpreendente que as pessoas nas igrejas evangélicas que gritam/falam coisas do tipo shilibimmagabitutelafa e acham que estão "falando línguas", como elas dizem.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #103 Online: 28 de Janeiro de 2010, 14:09:25 »
Essse do falando em linguas é uma vergonha alheia cruel... pqp... hahuah

Quando ia na igreja eu ficava olhando as pessoas orarem em vez de orar (isso mais pra quando ja era adolescente...), e ficava tentando imaginar se era possivel e por que não acontecia comigo...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Bulldog

• Nível 20
  • *
  • "Interessante..." Thanos ao ser morto por Drax...
« Resposta #104 Online: 28 de Janeiro de 2010, 17:37:41 »
- la na mata tem a folha da Jurema, a lei de umbanda quem não pode não a tema.. (é assim mesmo)

e a do viramundo
Ô, cadê Vira Mundo, Pemba?
Ta na terrêra, Pemba
Com seu cambono, Pemba
Veado no mato corredor
Cadê meu mano caçador?
Cadê caboclo Ventania?
Oxóssi na mata é vencedor

Caboclo Ventania , Viramundo , Sete-flechas ,Arranca-toco , tem nome de caboclo para todos os gostos.
Nome de preto-velho então... è um monte de Pai e Mãe que não acaba mais.

Os dois tão se empolgando, daqui a pouco um grita eparei meu pai, e o outro canta pra baixar! :histeria: :histeria: :histeria:
"Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem;
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada."
No Caminho com Maiakovski

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #105 Online: 28 de Janeiro de 2010, 22:03:32 »
Tanto na Umbanda quanto no Candomblé a participação feminina é grande , mas raramente vi homossexuais como médiuns já que na Umbanda tradicional há um preconceito contra eles. Possivelmente pela herança cristã/espírita o homossexualismo explícito era visto como desviante , não me lembro de nenhum dos médiuns homens dos centros que frequentei serem homossexuais. Enquanto as mulheres "incorporavam" tanto entidades masculinas e femininas os homens só incorporavam entidades masculinas.

Talvez seja uma característica regional, então.  Os terreiros umbandistas aqui em Curitiba são bastante abertos a homossexuais.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #106 Online: 28 de Janeiro de 2010, 22:21:14 »
Ué, até onde eu sei é bastante comum os "pai de santo" serem "santas".

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #107 Online: 29 de Janeiro de 2010, 07:09:22 »
E é, mas não estamos discordando nesse ponto.  Pais-de-santo (ou pais-no-santo, creio) são algo que se encontra no Candomblé, não na Umbanda.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline diego_h

• Nível 10
  • *
« Resposta #108 Online: 03 de Fevereiro de 2010, 23:54:50 »
Ué, até onde eu sei é bastante comum os "pai de santo" serem "santas".

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Um tal de tião, pai de santo aqui na minha cidade, tem um salão de cabelo com o nome de 'Santinha'...
Nos cartazes que são encontrados pregados nos postes pode-se ver:

[Pai tião: faz e desfaz... bla bla bla... contato pelo cel: xyz ou no 'santinha's hair fashion']

:histeria:
Equipe: Gracie Barra BH SM - Professor: Mucio Maia

"É amplamente aceito que a passagem de politeismo para monoteismo é uma evolução da especie...
falta agora aceitar que subtraindo mais um deus esta evolução alcançará seu máximo ..."

“Uma visita ao hospício mostra que a fé não prova nada.” Friedrich Nietzsche

“Se lhe ensinassem que os elfos causam a chuva, toda vez que chovesse, você veria a prova dos elfos.” Ariex

Offline Pasqually

• Nível 08
  • *
  • Fraternidade Martinista Luz de Abraxas
    • Fraternidade Martinista Luz de Abraxas
« Resposta #109 Online: 24 de Outubro de 2018, 11:52:39 »
Famado, então mais uma opinião...

Eu era espírita e achava que entrava em contato com espíritos. Eu também ouvia vozes e ucas.

A explicação é bem simples: Auto-engano.
Tá bom.

A explicação que não explica nada.
« Última modificação: 24 de Outubro de 2018, 12:04:25 por Pasqually »
Elus Cohen

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re:Centros Kardecistas e de Umbanda:Quem já foi ??
« Resposta #110 Online: 24 de Outubro de 2018, 12:27:30 »
Famado, então mais uma opinião...

Eu era espírita e achava que entrava em contato com espíritos. Eu também ouvia vozes e ucas.

A explicação é bem simples: Auto-engano.
Tá bom.

A explicação que não explica nada.

Se esses espíritos e vozes só existem para ele, na mente dele, o autoengano não é uma explicação satisfatória para o que não exige muita explicação, é um diagnóstico, no caso pessoal e consciente, do ato de estar sendo ludibriado pelos seus próprios pensamentos.

Tudo é maya, meu caro. Admitir o auto engano é ter consciência disso. Buscar explicações, justificativas, possibilidades, seja lá o que for, é parte do maya. É como buscar sentido e significado no rorschach das nuvens que se formam no céu.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #111 Online: 24 de Outubro de 2018, 14:43:33 »
É... essas alegações existem desde sempre mas até hoje não temos como saber o que de fato "sejam". O que podemos dizer é que a diversidade das formas, muito dependentes de contexto cultural — um adepto espírita brasileiro dificilmente enxergaria um espírito da forma como a médium de En Dor lobrigou o espírito do Samuel, por exemplo...— descartam serem seres extra-paciente.
Poderia ser as tais "formas-pensamento" construídas pelo próprio ou pelo grupo; construções do inconsciente que se apresentam no consciente; [you name it]...
Menos "espíritos" espíritas.
« Última modificação: 24 de Outubro de 2018, 14:46:17 por Gorducho »

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #112 Online: 22 de Março de 2019, 19:50:26 »
Nunca fui, o que acontece por lá que pode me fazer "rever meus conceitos"?

Texto de um outro fórum que frequento:

"Aos que não acreditam em Deus eu já perguntei aqui uma vez, vocês tem coragem de ir em um terreiro Ubanda, ou em alguma coisa espírita só pra ver o que acontece? tipo se lhes impressionariam e tal? e se um dia vocês fosse em um lugar desses e alguem falasse de alguma coisa que somente você sabe e mais ninguem você se impressionaria acreditaria em outro plano e espíritos? fale sinceramente tem um monte de gente que fala bem assim "EU NÃO ACREDITO EM ESPÍRITOS E NEM EM DEUS MAS NÃO TENHO CORAGEM DE IR EM UM LUGAR DESSES" pq teóricamente esses Ateus não teriam medo de nada já que não acreditam"

Uma experiencia interessante seria dar informações falsas no centro (ou deixar vazar) e depois ver se elas aparecem
nas "revelações" dadas pelo médium. Sabem se alguem tentou isso?
Ja ouvi dizer que tem centros com ajudantes cuja função é garimpar informações para passar aos médiums.
Uma variação disso seria sabotar técnicas de leitura fria comportando-se ou deixando transparecer que é um tipo de
pessoa diferente do que realmente é ou que está vivendo situações irreais ("atuando", por ex simulando tristeza, desleixo)
e ver o que os médiuns "concluem" disso.
« Última modificação: 22 de Março de 2019, 20:15:52 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #113 Online: 22 de Março de 2019, 20:24:20 »
Nunca fui, o que acontece por lá que pode me fazer "rever meus conceitos"?

Texto de um outro fórum que frequento:

"Aos que não acreditam em Deus eu já perguntei aqui uma vez, vocês tem coragem de ir em um terreiro Ubanda, ou em alguma coisa espírita só pra ver o que acontece? tipo se lhes impressionariam e tal? e se um dia vocês fosse em um lugar desses e alguem falasse de alguma coisa que somente você sabe e mais ninguem você se impressionaria acreditaria em outro plano e espíritos? fale sinceramente tem um monte de gente que fala bem assim "EU NÃO ACREDITO EM ESPÍRITOS E NEM EM DEUS MAS NÃO TENHO CORAGEM DE IR EM UM LUGAR DESSES" pq teóricamente esses Ateus não teriam medo de nada já que não acreditam"

Uma experiencia interessante seria dar informações falsas (ou deixar vazar) e depois ver se elas aparecem nas "revelações" dadas pelo médium
Sabem se alguem tentou isso?
Ja ouvi dizer que tem centros com ajudantes cuja função é garimpar informações para passar aos médiums
Uma variação disso seria sabotar técnicas de leitura fria comportando-se ou deixando transparecer que é um tipo de pessoa diferente do que realmente é ou que estå vivendo situações irreais ("atuando", por ex simulando tristeza, desleixo) e ver o que os médiuns concluem disso

Sim, isso é manjado demais (hot reading). Quase todos os centros fazem isso, alguns organizadamente, outros informalmente (fofoca). O vídeo abaixo mostra algumas situações desse tipo e de leituras equivocadas por parte dos médiuns:

O experimento público mais interessante que conheço é esse abaixo. Veja tudo até o último minuto!

Esse experimento foi baseado no  Philip Experiment realizado nos anos 70. Já postei várias vezes, talvez você já tenha visto antes.

https://en.wikipedia.org/wiki/Philip_experiment

« Última modificação: 22 de Março de 2019, 20:27:13 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #114 Online: 22 de Março de 2019, 22:25:06 »
O último nao me lembro de ter visto seu post sobre o ultimo e não conhecia nenhum dos 3.
Queria ter visto a reação dos participantes do experimento ao ver a Jane vivinha da silva.
Comentei aqui em casa sobre os videos. Valeu o post!
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #115 Online: 26 de Março de 2019, 19:14:44 »
Quem costuma "burlar" os clientes são os videntes e leituristas da sorte.

Isso não é kardecismo.

Eu já frequentei tanto Umbanda como centros espíritas, todos muito sérios.

É óbvio que os médiuns erram, pois são humanos. Muitos são inseguros, o que bloqueia a comunicação com os Espíritos.

São poucos os grandes médiuns, como Chico Xavier (ainda insuperado), Gasparetto, e outros.

A pergunta é: Vocês já frequentaram algum?
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #116 Online: 26 de Março de 2019, 20:20:34 »

Isso não é kardecismo.

O mesmo papo de sempre. Os Gasparettos eram kardecistas? E CX? E o Arigó? O João de Deus certamente nunca foi... :lol:

O único kardecista foi Kardec. O resto é uma questão de preferência pessoal.

Sei... :lol: Tenho certeza disso.

É óbvio que os médiuns erram, pois são humanos. Muitos são inseguros, o que bloqueia a comunicação com os Espíritos.

Talvez seja vergonha. Espíritos dizem muita besteira, sempre melodramáticos e sentimentalóides.

São poucos os grandes médiuns, como Chico Xavier (ainda insuperado), Gasparetto, e outros.

Já foi discutido aqui o "talento" de CX. O Gasparetto, coitado só passava vergonha com aquelas psicopictografias de baixa qualidade desnecessariamente pintadas com os pés. Só era superado pelo irmão que teve a coragem de canalizar John Lennon no programa do Jô Soares falando um inglês péssimo, dentre outros personagens. A mãe, essa sim era esperta, faturou vendendo os livros que psicografava e arrumou briga com a FEB. Todos picaretas.

Frequentar? Nunca. Aqui em casa já avisei que se isso, dentre outras coisas, acontecer é para providenciar internação imediata sem levar em consideração as minhas palavras, se necessário com uso de camisa de força. Nada contra quem frequenta e nada contra esses centros, com excessão daqueles que se dedicam à picaretagem.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #117 Online: 26 de Março de 2019, 20:35:13 »

Isso não é kardecismo.

Não enrola. Todo mundo aqui sabe distinguir videntes e quiromantes de kardecismo.
Voce leu mesmo essa thread?? Inclusive tem foristas no CC que sabem de cor as musicas cantadas nos centros de Umbanda.
E sim, há centros espíritas que fazem essas coisas, de vidente & quiromante, como voce diz. Vou achar a referencia e postar.

O centro que frequentei, por um bom tempo em BH, era Kardecista. Meus parentes espíritas eram todos Kardecistas.
Acho que tinham preconceito contra Umbanda.
Lá havia uma grande mesa, num ponto mais alto, onde os médiuns ficavam e a platéia se espalhava mais abaixo
em cadeiras de madeira, como aquelas que se veem em igrejas. Era pequeno: não cabia mais que umas 200 pessoas.

As atividades lá eram basicamente essas:
* Os médiuns incorporavam os espíritos e, quando algum deles se revelava de um tipo pouco evoluído,
maligno ou desesperado alguem passava a doutrina-lo (isso era sempre feito com luzes apagadas)
* Liam trechos dos livros de Kardec ou da Bíblia e discutiam a respeito
* Davam passes em salinhas localizadas lado-a-lado atrás das fileiras de cadeiras

Tudo ou quase tudo era feito pelos médiuns. Vez por outra alguem da platéia participava, por ex fazendo uma pergunta.
Fora isso tinha aquelas festinhas, por ex: junina ou para arrecadar dinheiro para caridade, semelhantes as que a ICAR faz.
Cheguei a ir numa dessas festas uma vez num lugar bem, bem pobre. Era uma casa ou hospital para pessoas com paralisia cerebral.

Não me lembro de presenciar nenhum espírito que alegasse ser parente de algum dos presentes.
Acho que os médiuns deste centro eram mais cautelosos..

Anos depois, meus parentes que eram kardecistas abandonaram o espiritismo:
Alguns se debandaram para uma seita chamada Brahma Kumaris, outros se tornaram crentes...
Ja eu me tornei um diabólico, maligno e maldito cético ateu
« Última modificação: 26 de Março de 2019, 21:06:51 por Fenrir »

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #118 Online: 26 de Março de 2019, 21:16:42 »
Sobre a referencia mencionada na postagem anterior - Foi do Waldo Vieira:

Sobre Chico, o que Waldo Vieira revelou foi que Chico não atuava sozinho, e muitas informações específicas como nome do morto, data de falecimento, apelidos e outras informações mais pessoais eram repassadas para Chico através de terceiros. Waldo Vieira dizia que outras pessoas, que estavam ao lado dos “médiuns”, circulavam pelas salas de espera, coletavam algumas informações com as mães desesperadas e as transmitiam para o “médium” diretamente ao pé do ouvido, ou as registrava em cartas enviadas para o “médium”. Um simples exemplo disso seria: “Olha, Chico, uma senhora de nome Maria de Fátima, de 59 anos, irá lhe procurar no próximo domingo para receber informação de seu filho João Pereira Neto, que morreu num terrível acidente de carro aos 35 anos de idade. As pessoas chamavam ele de Neto, e ele deixou duas filhas Beatriz e Isabel de 10 e 11 anos.”

O quote veio daqui: https://jornalggn.com.br/noticia/a-farsa-do-espiritismo/

Claro, você vai desprezar isso porque foi o Waldo Vieira quem disse. Nem precisa se dar ao trabalho de escrever.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #119 Online: 27 de Março de 2019, 09:48:25 »

O mesmo papo de sempre. Os Gasparettos eram kardecistas? E CX? E o Arigó? O João de Deus certamente nunca foi... :lol:

O único kardecista foi Kardec. O resto é uma questão de preferência pessoal.

E o que dizer dos 3,8 milhões de espíritas (kardecistas) no Brasil, também seguem uma "preferência pessoal"?

Sei... :lol: Tenho certeza disso.

Na Umbanda, no final dos anos 70 até início dos anos 90, frequentei um terreiro muito bom, para acompanhar minhã mãe que participava da gira. Eu não me interessava em virar adepto, preferi a DE. Mas gostava muito dos rituais e do som dos atabaques.

Você deveria experimentar, é mágico!

Depois, após ser encaminhado por um colega de trabalho, comecei a frequentar a FEESP (Federação Espírita do Estado de São Paulo). Nem preciso dizer que foi amor à primeira vista. Fiz cinco anos de cursos. Trabalhei como "passista" na Câmara de Passes. Lá conheci a minha esposa, com quem tive duas meninas. Desenvolvi mediunidade, vi e ouvi coisas incríveis, incorporei mediunicamente gente desencarnada muito famosa.

Uma pena que esse tempo bom já passou...

:(

Talvez seja vergonha. Espíritos dizem muita besteira, sempre melodramáticos e sentimentalóides.

São bloqueios mentais, eu mesmo não consegui seguir "carreira" mediúnica por causa da minha enorme timidez: odeio quando me torno o centro das atenções...

Meu mentor espiritual, que em vida fora meu tio, me deu altas broncas!

:(

Já foi discutido aqui o "talento" de CX. O Gasparetto, coitado só passava vergonha com aquelas psicopictografias de baixa qualidade desnecessariamente pintadas com os pés. Só era superado pelo irmão que teve a coragem de canalizar John Lennon no programa do Jô Soares falando um inglês péssimo, dentre outros personagens. A mãe, essa sim era esperta, faturou vendendo os livros que psicografava e arrumou briga com a FEB. Todos picaretas.

Os Gasparetto se afastaram muito da doutrina. Dá para compará-los aos bispos evangélicos que cultuam a teologia da prosperidade.

Chico Xavier nem se discute, mano. Maior exemplo de espírita cristão de todos os tempos. Simplesmente impoluto.

Frequentar? Nunca. Aqui em casa já avisei que se isso, dentre outras coisas, acontecer é para providenciar internação imediata sem levar em consideração as minhas palavras, se necessário com uso de camisa de força. Nada contra quem frequenta e nada contra esses centros, com excessão daqueles que se dedicam à picaretagem.

Rsrs...

Como você tem um pré-julgamento de algo que você desconhece? Não lhe parece desonestidade intelectual?

::)
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #120 Online: 27 de Março de 2019, 09:54:06 »
Claro :!: :bravo:
Eu me CRIEI dentro do espiritismo. Mamãe foi evangelizadora no "oficialismo" da FEB (me lembro ouvir ela falar no "corpo fluídico de Jesus" por exemplo...) com 2 cursos concluídos. Íamos nas séances à noite e domingo na evangelização.
Vovó eventualmente ia num Terreiro, inclusive se curou dum cobreiro ali — e nós íamos junto, bien sûr..

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #121 Online: 27 de Março de 2019, 09:59:15 »
Claro, você vai desprezar isso porque foi o Waldo Vieira quem disse. Nem precisa se dar ao trabalho de escrever.

Tenho minhas dúvidas: terá sido mesmo Waldo Veira quem disse isso? Nesses tempos de internet, falsificar citações é a coisa mais fácil, afinal, ela tudo aceita.

Aconselho a leitura dos livros "Por trás do Véu de Ísis" e "As Vidas de Chico Xavier", ambos do jornalista Marcel Souto Maior:

Como se processa este intercâmbio com o outro mundo? Como explicar as cartas assinadas por mortos - escritas por médiuns, de olhos fechados, em sessões públicas -, repletas de detalhes como nomes, sobrenomes, apelidos de família e minúcias sobre as circunstâncias da morte? "Por trás do véu de Ísis" é um diário desta busca. Um mergulho num universo marcado por dor, saudade, esperança e desconfiança também: o mundo dos pais que perderam filhos e procuram, nas mensagens psicografadas, a prova de que eles continuam vivos. Marcel Souto Maior percorre um terreno movediço, onde consciente e inconsciente se encontram e onde os riscos de fraude ou de auto-sugestão são permanentes. O que diz a ciência? O que dizem os médiuns? Será que já é possível comprovar, cientificamente, a vida depois da morte? As respostas estão em "Por trás do véu de Ísis", a mais completa e intrigante reportagem já produzida sobre este território onde vivos e mortos se encontram. O véu de Ísis - citado numa mensagem psicografada por Chico Xavier - simboliza, na mitologia egípcia, a teia que separa morte e vida, eterno e profano. É uma ponta deste véu que Marcel ergue nesta investigação jornalística. "As Vidas de Chico Xavier" Chico Xavier viveu seus 92 anos no limite. Com um pé na terra e outro no além, fechou os olhos e pôs no papel poemas, crônicas, mensagens. Em 2002, o médium que foi eleito um dos brasileiros mais importantes do século XX encerrou sua missão. Virou mito. Este livro traz sua história escrita pelo jornalista Marcel Souto Maior.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #122 Online: 27 de Março de 2019, 10:01:07 »
E o que dizer dos 3,8 milhões de espíritas (kardecistas) no Brasil
:hmph:
Praticamente não tem kardecistas no Brasil. Note que o "oficialismo" FEB NÃO É kardecista (CX + Roustaing :no:).
O cosmo aristotélico de CX com as "esferas" é de inspiração anglo, completamente diferente do cosmo kardecista inspirado pelo Jean Reynaud :no:
Me lembro de mamãe falando no "corpo fluídico de Jesus" :ok:
Ela devia achar que baby JC enganava a Maria desviando o leite ::)
Quando Maria, sendo Jesus, na aparência, pequenino, lhe dava o seio — o leite era desviado pelos Espíritos superiores que o cercavam, de um modo bem simples: em vez de ser sorvido pelo "menino", que dele não precisava, era restituído à massa do sangue por uma ação fluídica, que se exercia sobre Maria, inconsciente dela.
Não vos espanteis de que o leite fosse assim restituído à massa do sangue.
« Última modificação: 27 de Março de 2019, 10:16:41 por Gorducho »

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #123 Online: 27 de Março de 2019, 10:34:27 »
Praticamente não tem kardecistas no Brasil. Note que o "oficialismo" FEB NÃO É kardecista (CX + Roustaing :no:).

Gorducho, não sei como está hoje, mas quando fiz os 5 anos de cursos NA FEESP, era só Kardec na veia. Estudamos principalmente o LE e o LM.

É certo que a maioria das pessoas lê e segue os ensinamentos de Chico Xavier, tido como um complemento à Doutrina.

E quando a gente fala "kardecista", não é somente por causa do Codificador, mas para diferenciar o Espiritismo da DE do espiritualismo de outras vertentes, como por exemplo Umbanda e Candomblé. Os leigos confundem muito uns com os outros.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #124 Online: 27 de Março de 2019, 11:14:37 »
NA FEESP, era só Kardec na veia. Estudamos principalmente o LE e o LM.
:stunned:
Não lhe ensinaram que tem uma "colônia" bem em cima do prédio :?: :?: :?:
É certo que a maioria das pessoas lê e segue os ensinamentos de Chico Xavier, tido como um complemento à Doutrina.
Então... o cosmo em "esferas" de CX é anglo.
A própria FEB reconheceu isso. Se tem dúvidas veja n'O Reformador julho de '45.
No oficialismo FEB eu diria que os escritos de CX têm papel análogo os Atos ou às Epístolas do cristianismo "clássico" (não espírita); sendo na prática escritos Canônicos, Sagrados. Isso não teria problema se como lhe falei a cosmologia não fosse completamente diferente da kardecista.
Ademais: veja que nas cartinhas consoladoras a cosmologia já é outra :no: Não se fala nas "colônias", no umbral... certo  :?:
Os leigos confundem muito uns com os outros.
Mas nós somo especialistas, então há que haver precisão técnica entre técnicos :ok:
« Última modificação: 27 de Março de 2019, 11:31:20 por Gorducho »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!