Autor Tópico: Centros Kardecistas e de Umbanda:Quem já foi ??  (Lida 20180 vezes)

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
Re: Centros Kardecistas e de Umbanda:Quem já foi ??
« Resposta #75 Online: 20 de Janeiro de 2010, 23:06:26 »
De tanto falarem mal de umbandistas, acabam se assemelhando a eles mais do que qualquer outra seita protestante.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #76 Online: 21 de Janeiro de 2010, 06:43:36 »
De tanto falarem mal de umbandistas, acabam se assemelhando a eles mais do que qualquer outra seita protestante.

É verdade. Mas é bem pelo caminho que o Luiz falou, eles se apropriaram dos rituais da umbanda, deram uma maquiada, e com isso conseguiram atrair fiéis que antes eram umbandistas e de outros cultos afro... além do que o "exorcismo espetáculo" e as "curas" deles causam praticamente uma histeria coletiva que só reforça o "poder" dos "bispos".

O Edir Macedo pode ser o maior dos picaretas, mas entende muito bem de marketing e da mentalidade do "crente padrão" brasileiro, principalmente das camadas mais pobres da população. :hmph:.
"Deus prefere os ateus"

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #77 Online: 21 de Janeiro de 2010, 08:52:10 »
Macumba de Bispo foi otima   :histeria:

Tanto as alegaçoes dos evangelicos quanto a dos espiritas curiosamente nunca acontecem em uma fila de banco ou fazendo compras no supermercado

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #78 Online: 21 de Janeiro de 2010, 10:36:57 »
Conheci uma menina e um rapaz que ambos tinham problemas de incorporação em público. Na sala de aula aconteceu várias vezes. A menina ficava toda torta em plena aula. Era um alvoroço. Já o rapaz tinha o mesmo problema, mas incoporava no meio da rua mesmo. Ele incorporava uma entidade no meio da rua e ecusava uns e outros de serem gays. Era bastante engraçado porque os que ele acusava ficavam meio envergonhados como se realmente estivessem sendo desmascarados.

A Maria Rita tb diz que incorpora quando inicia um show.

Bem, a última pergunta é a seguinte: Porque a maioria das pessoas que incorporam são mulheres e, quando homens, são gays?

(Se o Leafar puder responder tb eu agradeceria)

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #79 Online: 21 de Janeiro de 2010, 10:52:36 »
Famado,

Já que você acredita com gosto em incoporação, não acha que está forçando um pouquinho a barra perguntando o porquê da incorporação neste fórum?

Esta sua pergunta será prontamente atendida num fórum espírita, não acha? Já que os argumentos céticos não te convence, o dos espíritas certamente. (até rimou, viu?) :-)

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #80 Online: 21 de Janeiro de 2010, 11:38:15 »

Ela quer algo vindo da ciencia para que ele possa ajustar a crença dele

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #81 Online: 21 de Janeiro de 2010, 19:11:08 »
Bem, a última pergunta é a seguinte: Porque a maioria das pessoas que incorporam são mulheres e, quando homens, são gays?

Não sei. Talvez haja algum tipo de predisposição física ou mesmo psicológica. É o mesmo que aconteceu em Morzine, ou seja, o mal atacou em sua grande maioria mulheres jovens. Mas há homens que também podem ser afetados, embora mais raros, como você mesmo disse.

Os Possessos de Morzine

E só uma retificação: a incorporação propriamente dita ocorre sempre com a vontade permissiva do médium. Se o espírito assume o médium contra a vontade dele, trata-se de uma possessão.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 21 de Janeiro de 2010, 19:17:27 »

Não sei. Talvez haja algum tipo de predisposição física ou mesmo psicológica. É o mesmo que aconteceu em Morzine, ou seja, o mal atacou em sua grande maioria mulheres jovens. Mas há homens que também podem ser afetados, embora mais raros, como você mesmo disse.

Os Possessos de Morzine

E só uma retificação: a incorporação propriamente dita ocorre sempre com a vontade permissiva do médium. Se o espírito assume o médium contra a vontade dele, trata-se de uma possessão.

Um abraço.

De novo Leafar? Que coisa mais cansativa...
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #83 Online: 21 de Janeiro de 2010, 21:55:39 »
Famado,

Já que você acredita com gosto em incoporação, não acha que está forçando um pouquinho a barra perguntando o porquê da incorporação neste fórum?

Esta sua pergunta será prontamente atendida num fórum espírita, não acha? Já que os argumentos céticos não te convence, o dos espíritas certamente. (até rimou, viu?) :-)

Cara, eu quero saber o que algumas pessoas informadas e experientes daqui acham de determinados casos. Vc não vê que eu procuro respostas? Dá pra ser um pouquinho mais paciente? Perguntar não ofende.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #84 Online: 21 de Janeiro de 2010, 22:03:00 »

A pergunta não foi dirigida a mim, mas mesmo assim vou palpitar:

Porque os papéis culturais encorajam certos tipos de pessoas a resistir ao comportamento mediúnico.  Acontece de, na nossa cultura, essas pessoas não serem tão frequentes entre mulheres e homossexuais.

Ou, se preferir: porque mulheres que são tratadas como se devessem ser sempre previsíveis e submissas, e homossexuais que são tratados como se fossem pessoas completamente diferente de quem realmente são tendem a ter mais abertura para mostrar aspectos de suas personalidades que normalmente não seriam reconhecidos.  Estão predispostos a sofrer cisões de personalidade porque se sentem mais desconfortáveis com a personalidade que tem de mostrar publicamente no cotidiano.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #85 Online: 21 de Janeiro de 2010, 22:16:47 »
Existe também a idéia que a mediunidade está próxima de uma condição de hipersensibilidade. Culturalmente, mulheres e gays tendem a se colocar nessa situação.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #86 Online: 21 de Janeiro de 2010, 23:51:08 »

Porque os papéis culturais encorajam certos tipos de pessoas a resistir ao comportamento mediúnico.  Acontece de, na nossa cultura, essas pessoas não serem tão frequentes entre mulheres e homossexuais.

Ou, se preferir: porque mulheres que são tratadas como se devessem ser sempre previsíveis e submissas, e homossexuais que são tratados como se fossem pessoas completamente diferente de quem realmente são tendem a ter mais abertura para mostrar aspectos de suas personalidades que normalmente não seriam reconhecidos.  Estão predispostos a sofrer cisões de personalidade porque se sentem mais desconfortáveis com a personalidade que tem de mostrar publicamente no cotidiano.

Olha Dantas no geral eu concordo mas faria alguns reparos baseados no que vivi na Umbanda.
Tanto na Umbanda quanto no Candomblé a participação feminina é grande , mas raramente vi homossexuais como médiuns já que na Umbanda tradicional há um preconceito contra eles. Possivelmente pela herança cristã/espírita o homossexualismo explícito era visto como desviante , não me lembro de nenhum dos médiuns homens dos centros que frequentei serem homossexuais. Enquanto as mulheres "incorporavam" tanto entidades masculinas e femininas os homens só incorporavam entidades masculinas.
Já no Candomblé a situação é completamente diferente , a abertura para os médiuns homossexuais é grande (a ponto das más línguas dizerem que ser homosexual é pré requisito para ser babalorixá  :lol:). Isto se dá porque a sexualidade no Candomblé não é vista pela ótica cristã do pecado original , sexo só para procriação , etc,.. que contamina mesmo aqueles que teoricamente discordam desta visão. O panteão yorubá contempla orixás no mínimo ambíguos como Oxumarê , Ossâin , Logun-Edê que apresentam características hermafroditas e são altamente respeitados ( nenhum destes foi assimilado pela Umbanda).
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #87 Online: 22 de Janeiro de 2010, 00:04:50 »
No centro que eu frequentava havia mais mulheres também. Mas o médium principal e seus assessores eram todos homens.

Pai José então ficava tagarelando a noite inteira e os outros médiuns não falavam nada e ficavam dançando os pontos que eram cantados. A única coisa que me chamava atenção era uma mulher que girava o tempo todo sem parar.

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline CTHULHUZINHO

• Nível 10
  • *
  • O R'lyeh!
« Resposta #88 Online: 22 de Janeiro de 2010, 10:29:45 »
E já fui nas festas comer e beber de graça... ótimo programa, se tiverem conhecidos que pratiquem peçam pra levar vocês, afinal seu ceticismo não será abalado e o bucho vai ficar cheio :hihi:
Ph'nglui mglw'nafh Cthulhu R'lyeh wgah'nagl fhtagn!

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #89 Online: 22 de Janeiro de 2010, 10:51:27 »
Famado,

Cara, eu quero saber o que algumas pessoas informadas e experientes daqui acham de determinados casos. Vc não vê que eu procuro respostas? Dá pra ser um pouquinho mais paciente? Perguntar não ofende.

Beleza :ok:

Boa sorte na sua cruzada (já que as cruzadas não levaram à nada...), hehehe.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #90 Online: 22 de Janeiro de 2010, 13:56:47 »

Ela quer algo vindo da ciencia para que ele possa ajustar a crença dele

Ao contrário. Eu gostaria de saber se há algo que pudesse desfazê-la.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #91 Online: 22 de Janeiro de 2010, 13:59:03 »

É uma possibilidade.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #92 Online: 22 de Janeiro de 2010, 13:59:37 »
Existe também a idéia que a mediunidade está próxima de uma condição de hipersensibilidade. Culturalmente, mulheres e gays tendem a se colocar nessa situação.

Tb é possível.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #93 Online: 22 de Janeiro de 2010, 14:02:25 »
No centro que eu frequentava havia mais mulheres também. Mas o médium principal e seus assessores eram todos homens.

Pai José então ficava tagarelando a noite inteira e os outros médiuns não falavam nada e ficavam dançando os pontos que eram cantados. A única coisa que me chamava atenção era uma mulher que girava o tempo todo sem parar.

Pois é, essa coisa de girar a noite inteira, beber litros de cachaça e andar em cima de caco de vidro sem se prejudicar é difícil de explicar não acha?

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #94 Online: 22 de Janeiro de 2010, 14:07:54 »

Os Possessos de Morzine

Um abraço.
Isso. Possessão é o que eu queria dizer. Tudo que perguntei aqui era relativo a possessão. Ou seja, a entidade entrar na pessoa sem ela querer.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #95 Online: 22 de Janeiro de 2010, 14:10:19 »

Olha Dantas no geral eu concordo mas faria alguns reparos baseados no que vivi na Umbanda.
Tanto na Umbanda quanto no Candomblé a participação feminina é grande , mas raramente vi homossexuais como médiuns já que na Umbanda tradicional há um preconceito contra eles. Possivelmente pela herança cristã/espírita o homossexualismo explícito era visto como desviante , não me lembro de nenhum dos médiuns homens dos centros que frequentei serem homossexuais. Enquanto as mulheres "incorporavam" tanto entidades masculinas e femininas os homens só incorporavam entidades masculinas.
Já no Candomblé a situação é completamente diferente , a abertura para os médiuns homossexuais é grande (a ponto das más línguas dizerem que ser homosexual é pré requisito para ser babalorixá  :lol:). Isto se dá porque a sexualidade no Candomblé não é vista pela ótica cristã do pecado original , sexo só para procriação , etc,.. que contamina mesmo aqueles que teoricamente discordam desta visão. O panteão yorubá contempla orixás no mínimo ambíguos como Oxumarê , Ossâin , Logun-Edê que apresentam características hermafroditas e são altamente respeitados ( nenhum destes foi assimilado pela Umbanda).

Na IURD o número de possessos tb é maioria feminina e e de homossexuais.

Offline CTHULHUZINHO

• Nível 10
  • *
  • O R'lyeh!
« Resposta #96 Online: 22 de Janeiro de 2010, 23:42:14 »
Pois é, essa coisa de girar a noite inteira, beber litros de cachaça e andar em cima de caco de vidro sem se prejudicar é difícil de explicar não acha?
Na verdade não, tenho um amig@ que incorpora e já tive que ajudar a tirar os cacos de vidro e levar pra dar ponto no pé... durante o ritual é claro que ele não sentia nada, alcoolizado e em transe que estava, mas depois eram semanas pra se recuperar. Óbvio que as outras pessoas que viam não faziam essa acompanhamento, mas ja fiquei sabendo que são muito comuns os ferimentos graves tratados as escondidas...
Ph'nglui mglw'nafh Cthulhu R'lyeh wgah'nagl fhtagn!

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #97 Online: 22 de Janeiro de 2010, 23:50:49 »

Você tem mesmo certeza que essas coisas são verdadeiras?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #98 Online: 23 de Janeiro de 2010, 00:14:08 »
Andar sobre cacos de vidro... andar sobre brasa... não tem nenhum "milagre" nisso. Você anda de leve, as brasas ficam debaixo do carvão e os cacos não perfuram. Ué!

Beber litros de cachaça? Não tô com saco hoje pra fazer piada sobre o Lula... :hihi:

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #99 Online: 23 de Janeiro de 2010, 01:31:31 »

não, tem gente que consegue girar sem ficar tonto, só isso. Tem gente que entorta alicate, quebra algemas, fica 1 hora numa piscina de gelo, e tem gente que gira.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!