Autor Tópico: 'Climategate' - Cientistas manipulam dados para provar aquecimento  (Lida 13995 vezes)

Offline Arte4food

• Nível 16
  • *
    • KOKITEL MOLOTOV
Re: 'Climategate' - Cientistas manipulam dados para provar aquecimento
« Resposta #100 Online: 28 de Setembro de 2012, 22:43:29 »
Em outras palavras, é tudo uma conspiração. A poderosa indústrias verdes e o Al Gore oprimem os indefesos os coitadinhos das indústrias petroleiras, distorcendo a ciência, comprando a NASA e as outras instituições do mundo todo já citadas, além de 97% dos cientistas atuantes na área. Vistam seus chapéus de alumínio, a nova ordem mundial se instaurou, os illuminati finalmente tomaram conta de tudo. 

:ok: :twisted:

Maldita hora que entrei nesse fórum, agora fiquei com mania de perseguição, vai ser difícil dormir hoje!  :hihi:
Buckaroo Banzai me arruma um chapéu de alumínio aí  cumpadi!

agora sério... vou tomar meu tarja preta...boa noite amigos!
"atirei o pau de selfie no gato, mas o gato não morreu"

Offline Arte4food

• Nível 16
  • *
    • KOKITEL MOLOTOV
« Resposta #101 Online: 28 de Setembro de 2012, 22:56:35 »
(PS.: os dados como os cilindos de gelo, não eram uma bosta? Ou eles só são uma bosta quando se usa dados que "sugerem" um padrão de aquecimento global?)

existem cilindros e cilindros, e ele(cilindro) tem o direito de não produzir provas contra si.  :smartass:

:olheira:

"atirei o pau de selfie no gato, mas o gato não morreu"

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #102 Online: 29 de Setembro de 2012, 03:55:50 »
Outra pergunta. Você acha que a previsão por cientistas de que o aquecimento global trará invernos mais rigorosos é algo que pode ser apontado como uma espécie de ad hoc ou evidência de ser uma "bobagem", sendo até digno de riso? (Molion mencionou isso tentando ironizar, dentro desse contexto, "aquecimento global é uma bobagem")

Fica de fato dificil para a população leiga entender que existe um aquecimento global em andamento diante dos invernos rigorosos que surgem ano após ano. Saber que isso é previsto é bem confortante para ela, e óbvia num contexto conspiracionista.  No entanto, com ou sem conspiração, a observação e discussão de eventos locais extremos sempre ajudam a vender notícias e também costumam fundamentar argumentos falaciosos pró ou contra em discussões.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #103 Online: 29 de Setembro de 2012, 17:14:08 »
Ok, resposta mais abrangente possível, mas ok. Uma pergunta menos específica então: quais são seus critérios para avaliar a competência e/ou honestidade de cientistas expondo uma perspectiva alternativa ao mainstream? Poderia dar exemplos de outros casos onde acha que ocorra algo parecido, onde a posição mainstream seja ou uma fabricação da mídia ou de outras forças?

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #104 Online: 29 de Setembro de 2012, 17:34:29 »
Ok, resposta mais abrangente possível, mas ok. Uma pergunta menos específica então: quais são seus critérios para avaliar a competência e/ou honestidade de cientistas expondo uma perspectiva alternativa ao mainstream? Poderia dar exemplos de outros casos onde acha que ocorra algo parecido, onde a posição mainstream seja ou uma fabricação da mídia ou de outras forças?

Eu ACHO que isso ocorre com a alarmante epidemia de depressivos que estamos vendo.

Um jovem termina com a namorada, fica tristinho, seguindo a onda da moda vai em um psiquiatra e sai de lá com uma receita de antidepressivo pela manhã e um rivotril para dormir.

Existe depressão endógena, mas a maioria eu ACHO que não é. São fatores externos que o indivíduo não esta conseguindo lidar. A eficácia dos antidepressivos é somente mascarar essa incapacidade. Semelhante ao jogador de futebol fudido levando uma infiltração no joelho

http://www.almascorsarias.com.br/2012/08/mostrar-para-esconder-o-papel-da-midia_30.html

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 29 de Setembro de 2012, 19:16:49 »
Eu não sei se isso se aproxima da questão do aquecimento global versus "céticos". E na minha opinião, a possível similaridade não é numa comparação positiva.

Existe toda uma série de defensores de coisas como "cognitive behavioral therapy" (talvez praticamente apenas isso), mas estes não são análogos aos "céticos" do aquecimento global. Eles não me parecem ter um discurso de conspiração/terrorismo/máfia da indústria farmacêutica, e nem negam seu funcionamento, como se fosse tudo uma grande fraude. Ao mesmo tempo, eles são de fato pesquisadores e praticantes, tem todo seu arcabouço teórico, em vez de não terem nenhum modelo alternativo e apenas atirarem toda pedra que puderem encontrar. E os "defensores" de medicamentos não me parecem ser avessos a esses métodos, apenas talvez reticentes ao uso generalizado para casos mais graves, onde não deve haver desacordo na maior parte do tempo com os defensores da CBT. Praticamente não há uma linha divisória entre "céticos" e "mainstream", o mainstream abrange terapias não-farmacológicas, ou ao menos sua aceitação, ainda que a aplicação talvez esteja longe do ideal (como é o caso também com políticas mais preventivas, também sem que estas sejam contestadas em suas bases teóricas). Mas isso não se deve tanto à divergências teóricas/factuais, mas principalmente a um "conservadorismo estrutural", uma dificuldade natural que há em se implementar mudanças (idem para dar um jeito das pessoas serem mais proativas em manter a saúde).

A eventual similaridade são movimentos menos/não acadêmicos, de pessoas radicalmente contrárias à psiquiatria em geral, ou até à farmacologia em geral (meio como os cientologisas, mas não necessariamente associados a eles). Daí sim vamos ver não só exageros e distorções sobre técnicas alternativas, como coisas como "a verdadeira face da big pharma/psiquiatria", onde vão buscar lá no século XIX que existia a "patologia" mental de negros escravos querendo fugir (como se tivesse relevância significativa para o que é defendido hoje).

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #106 Online: 29 de Setembro de 2012, 19:21:09 »
Eu ACHO que isso ocorre com a alarmante epidemia de depressivos que estamos vendo.

Um jovem termina com a namorada, fica tristinho, seguindo a onda da moda vai em um psiquiatra e sai de lá com uma receita de antidepressivo pela manhã e um rivotril para dormir.

Existe depressão endógena, mas a maioria eu ACHO que não é. São fatores externos que o indivíduo não esta conseguindo lidar. A eficácia dos antidepressivos é somente mascarar essa incapacidade. Semelhante ao jogador de futebol fudido levando uma infiltração no joelho
Quem fala isso deve viver tão fora da realidade, ou viver dentro de uma bolha mágica, do tipo, se eu não tive depressão então ninguém tem e é tudo bobagem. É uma posição tão egoísta.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #107 Online: 29 de Setembro de 2012, 19:31:49 »
A eventual similaridade são movimentos menos/não acadêmicos, de pessoas radicalmente contrárias à psiquiatria em geral, ou até à farmacologia em geral (meio como os cientologisas, mas não necessariamente associados a eles). Daí sim vamos ver não só exageros e distorções sobre técnicas alternativas, como coisas como "a verdadeira face da big pharma/psiquiatria", onde vão buscar lá no século XIX que existia a "patologia" mental de negros escravos querendo fugir (como se tivesse relevância significativa para o que é defendido hoje).
Existe um documentário bem tendencioso que mostra esse lado leigo opinando sobre psiquiatria. Psiquiatria: uma industria da morte, esse documentário é de um nível pior que assombrações da discovery.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #108 Online: 29 de Setembro de 2012, 19:32:46 »

Não discordo dos critérios atuais utilizados, concordo que é o melhor que temos. Não devemos, no entanto descartar a possibilidade do uso de critérios equivocados no próprio mainstream para decidir o que deve ser divulgado na comunidade científica. Este é um bom exemplo: http://www.nature.com/neuro/journal/v14/n9/full/nn.2886.html

Os exemplos que você pediu: http://en.wikipedia.org/wiki/Politicization_of_science
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #109 Online: 29 de Setembro de 2012, 20:13:40 »
Eu não sei se isso se aproxima da questão do aquecimento global versus "céticos". E na minha opinião, a possível similaridade não é numa comparação positiva.

Existe toda uma série de defensores de coisas como "cognitive behavioral therapy" (talvez praticamente apenas isso), mas estes não são análogos aos "céticos" do aquecimento global. Eles não me parecem ter um discurso de conspiração/terrorismo/máfia da indústria farmacêutica, e nem negam seu funcionamento, como se fosse tudo uma grande fraude. Ao mesmo tempo, eles são de fato pesquisadores e praticantes, tem todo seu arcabouço teórico, em vez de não terem nenhum modelo alternativo e apenas atirarem toda pedra que puderem encontrar. E os "defensores" de medicamentos não me parecem ser avessos a esses métodos, apenas talvez reticentes ao uso generalizado para casos mais graves, onde não deve haver desacordo na maior parte do tempo com os defensores da CBT. Praticamente não há uma linha divisória entre "céticos" e "mainstream", o mainstream abrange terapias não-farmacológicas, ou ao menos sua aceitação, ainda que a aplicação talvez esteja longe do ideal (como é o caso também com políticas mais preventivas, também sem que estas sejam contestadas em suas bases teóricas). Mas isso não se deve tanto à divergências teóricas/factuais, mas principalmente a um "conservadorismo estrutural", uma dificuldade natural que há em se implementar mudanças (idem para dar um jeito das pessoas serem mais proativas em manter a saúde).

Não foi o objetivo do meu post comparar as situações. Sem tentativas de se traçar paralelos entre o aquecimento global e depressão.

É que eu tinha lido aquele link que eu postei e, apesar de não ser 100% de acordo com ele nem com o teor do conteúdo daquele site, eu concordo bastante com o que foi escrito nele. Acho que é um exemplo de situação "fabricada".

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!