Autor Tópico: Espiritismo & Darwinismo,inc.[??]  (Lida 9779 vezes)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Re: Espiritismo & Darwinismo,inc.[??]
« Resposta #100 Online: 08 de Abril de 2010, 08:27:34 »
O espiritismo usava na época (sec. 19) conceitos científicos da época, mas fora de contexto, ou conceitos já ultrapassados hoje. Com isso se conseguia um "verniz" de ciencia a religião, pois a popilação em geral não entendia essas coisas e "fluídos" magnéticos e "campos metamorficos" pareciam coisas bem impressionantes e plausíveis. Hoje o eletromagnetismo estáa bem compreendido e faz parte do nosso dia a dia, mesmo que o "pocão" ainda não compreenda essa parte da ciencia, ela já perdeu sua "aura".

A tendencia para a "atualização" da religião kardecista é partir para conceitos científicos mais novos e menos compreendidos como a fisica quantica, até o dia que ela faça parte do nosso dia a dia como o eletromagnetismo em aplicações práticas e perca sua "aura".

O mecanismo usado por qualquer religião para se legitimar como uma "verdade universal"  é apelar para conhecimentos "superiores", e o espiritismo faz isso brincando com conceitos científicos.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Rios

• Nível 12
  • *
« Resposta #101 Online: 08 de Abril de 2010, 10:26:08 »
pois é, os termos científicos são toda hora usados de forma equivocada no meio espiritóide, chega a ser constrangedor para quem está de fora ouvindo.
por acaso o espírita sabe o que é um fluído? então pra que chama "aguá fluidificada" se a mesma já é um fluido?
e o conceito de densidade então! o espírita usa densidade para justificar algo invisível e indetectável. Por exemplo, você pergunta :cadê os marcianos que kardec diz existir? "ah! eles são menos densos e por isso são indetectáveis!"

adicione a lista também as baboseiras:

matéria sutil (quintaessenciada  :stunned:)
fluido cosmico universal
passe magnético
perispírito
ectoplasma

ridículo  :no:

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #102 Online: 08 de Abril de 2010, 10:37:04 »
Se voce quizer rir um pouco, ou ter vergonha alheia...
Leia "Exilados de Capela". Tem uma passagem lá, por exemplo,  onde eles usam "dardos magnéticos" contra outros espíritos, e outras baboseiras dignas de filmeco B de ficção.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Rios

• Nível 12
  • *
« Resposta #103 Online: 08 de Abril de 2010, 11:23:58 »
Putz... esse é péssimo, hahaha, nunca lí o livro mas ja resumiram pra mim. A humanidade teria vindo de capela e tal. Nossa!  :stunned:
esse livro é tão constrangedor, mas tão constrangedor que muitos espíritas fingem que não é com eles: "esse livro não é espírita".
mas obviamente faz parte do meio espiritóide.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #104 Online: 08 de Abril de 2010, 14:20:25 »
O espiritismo usava na época (sec. 19) conceitos científicos da época, mas fora de contexto, ou conceitos já ultrapassados hoje. Com isso se conseguia um "verniz" de ciencia a religião, pois a popilação em geral não entendia essas coisas e "fluídos" magnéticos e "campos metamorficos" pareciam coisas bem impressionantes e plausíveis. Hoje o eletromagnetismo estáa bem compreendido e faz parte do nosso dia a dia, mesmo que o "pocão" ainda não compreenda essa parte da ciencia, ela já perdeu sua "aura".

A tendencia para a "atualização" da religião kardecista é partir para conceitos científicos mais novos e menos compreendidos como a fisica quantica, até o dia que ela faça parte do nosso dia a dia como o eletromagnetismo em aplicações práticas e perca sua "aura".

O mecanismo usado por qualquer religião para se legitimar como uma "verdade universal"  é apelar para conhecimentos "superiores", e o espiritismo faz isso brincando com conceitos científicos.

Mas me parece que esses que tentam se "atualizar" são meio que "dissidentes". Não parece haver uma tendência geral ao "kardecismo quântico".

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 08 de Abril de 2010, 14:38:49 »

Mas me parece que esses que tentam se "atualizar" são meio que "dissidentes". Não parece haver uma tendência geral ao "kardecismo quântico".

Sim, eu creio que sim.

Veja, o espiritismo já existia na época do Rivail. Ele apenas usou o verniz da ciencia para "criar" um novo espiritismo.  Talves o mesmo processo possa ocorrer com o "kardecismo quantico", apesar de que hoje a situação é diferente da do século passado, com uma certa democratização da informação, internet, etc. Mas não tenho idéia que vulto isso tomaria.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #106 Online: 11 de Abril de 2010, 12:30:01 »
pois é, os termos científicos são toda hora usados de forma equivocada no meio espiritóide, chega a ser constrangedor para quem está de fora ouvindo.
por acaso o espírita sabe o que é um fluído? então pra que chama "aguá fluidificada" se a mesma já é um fluido?
e o conceito de densidade então! o espírita usa densidade para justificar algo invisível e indetectável. Por exemplo, você pergunta :cadê os marcianos que kardec diz existir? "ah! eles são menos densos e por isso são indetectáveis!"

adicione a lista também as baboseiras:

matéria sutil (quintaessenciada  :stunned:)
fluido cosmico universal
passe magnético
perispírito
ectoplasma

ridículo  :no:

O negritado eu uso nos "trólibus"... :lol:
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!