Autor Tópico: Espiritismo & Darwinismo,inc.[??]  (Lida 9778 vezes)

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
Re: Espiritismo & Darwinismo,inc.[??]
« Resposta #75 Online: 01 de Fevereiro de 2010, 13:20:36 »
Citação de: Rios
espera, e quanto aos desastres naturais como terremotos, furacões e tsunamis também ocorrem por causa do livre-arbítrio das pessoas?

Por favor, desculpe-me a intromissão, mas o que uma coisa tem a ver com a outra? Que o homem esta transformando o meio ambiente tudo bem, mas daí a justificar todo desastre natural com isso não é um pouco exagero? :hein:
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Rios

• Nível 12
  • *
« Resposta #76 Online: 01 de Fevereiro de 2010, 13:38:40 »
espera, e quanto aos desastres naturais como terremotos, furacões e tsunamis também ocorrem por causa do livre-arbítrio das pessoas?

Por favor, desculpe-me a intromissão, mas o que uma coisa tem a ver com a outra? Que o homem esta transformando o meio ambiente tudo bem, mas daí a justificar todo desastre natural com isso não é um pouco exagero? :hein:

Foi uma pergunta, não uma afirmação. O leafar disse que as previsões de grandes acontecimentos coletivos não pode ser "com hora marcada" porque depende do livre arbítrio das pessoas, então eu perguntei se os desastres naturais tambem dependem do livre-arbitrio, se não dependem então poderiam ser previstos em detalhes, com dia e hora (o que não acontece).

Offline Rios

• Nível 12
  • *
« Resposta #77 Online: 01 de Fevereiro de 2010, 13:44:31 »
mas se voce é espírita, você deve acreditar que esses desastres ocorrem por conspiração de espíritos que se reúnem e realizam o fenônemo.  kardec assim disse. Amem.

a) - Poderá então haver Espíritos que habitem o interior da Terra e presidam aos fenômenos geológicos?

— Tais Espíritos não habitam positivamente a Terra. Presidem aos fenômenos e os dirigem de acordo com as atribuições que têm. Dia virá em que recebereis a explicação de todos esses fenômenos e os compreendereis melhor.

539. A produção de certos fenômenos, das tempestades, por exemplo, é obra de um só Espírito, ou muitos se reúnem, formando grandes massas, para produzi-los?

— Reúnem-se em massas inumeráveis.

540. Os Espíritos que exercem ação nos fenômenos da Natureza operam com conhecimento de causa, usando do livre-arbítrio, ou por efeito de instintivo ou irrefletido impulso?

— Uns sim, outros não

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #78 Online: 01 de Fevereiro de 2010, 18:26:01 »
Esses exemplos não vão satisfazer ninguém leafar.
Novidade! Me responde agora alguma coisa que eu não esperasse...

eu pedi exemplos de respostas que não poderiam ter vindo de kardec.
E eu lhe dei... Mas não vou perder meu tempo tentando convencê-lo disso...
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #79 Online: 01 de Fevereiro de 2010, 18:28:26 »
Não existem previsões com hora marcada, pois elas são sempre sujeitas as mudanças de detalhes por causa do livre-arbítrio dos homens. As previsões sérias serão sempre gerais e de ordem coletiva, apontadas para uma época, e não para uma data específica.

Essas certamente que não. Mas as previsões que citei não incluíam cataclismos. Aliás, elas foram bem claras: "não haverá cataclismos"...
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #80 Online: 01 de Fevereiro de 2010, 18:32:59 »
mas se voce é espírita, você deve acreditar que esses desastres ocorrem por conspiração de espíritos que se reúnem e realizam o fenônemo.  kardec assim disse. Amem.

a) - Poderá então haver Espíritos que habitem o interior da Terra e presidam aos fenômenos geológicos?

— Tais Espíritos não habitam positivamente a Terra. Presidem aos fenômenos e os dirigem de acordo com as atribuições que têm. Dia virá em que recebereis a explicação de todos esses fenômenos e os compreendereis melhor.

539. A produção de certos fenômenos, das tempestades, por exemplo, é obra de um só Espírito, ou muitos se reúnem, formando grandes massas, para produzi-los?

— Reúnem-se em massas inumeráveis.

540. Os Espíritos que exercem ação nos fenômenos da Natureza operam com conhecimento de causa, usando do livre-arbítrio, ou por efeito de instintivo ou irrefletido impulso?

— Uns sim, outros não

Os acontecimentos de maior importância podem ser realmente dirigidos, e provavelmente o são (na minha opinião). Mas não acredito que os espíritos dirijam cada chuvinha que ocorre num lugar qualquer e cuja consequência para a Humanidade seria nenhuma.

Offline diego_h

• Nível 10
  • *
« Resposta #81 Online: 01 de Fevereiro de 2010, 21:02:53 »
Os acontecimentos de maior importância podem ser realmente dirigidos, e provavelmente o são (na minha opinião). Mas não acredito que os espíritos dirijam cada chuvinha que ocorre num lugar qualquer e cuja consequência para a Humanidade seria nenhuma.

Mas isso significa que então 'eles' agem de acordo com o que você considera importante?
E então os de menor importancia segundo voce? São dirigidos por quem?
Equipe: Gracie Barra BH SM - Professor: Mucio Maia

"É amplamente aceito que a passagem de politeismo para monoteismo é uma evolução da especie...
falta agora aceitar que subtraindo mais um deus esta evolução alcançará seu máximo ..."

“Uma visita ao hospício mostra que a fé não prova nada.” Friedrich Nietzsche

“Se lhe ensinassem que os elfos causam a chuva, toda vez que chovesse, você veria a prova dos elfos.” Ariex

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #82 Online: 01 de Fevereiro de 2010, 23:08:29 »
Acaso...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #83 Online: 01 de Fevereiro de 2010, 23:24:05 »
Pelas besteiras que esses supostos espíritos dizem, seria no mínimo temerário delegar a eles qualquer tipo de influência no mundo real. Espíritos idiotas só fariam coisas idiotas e essa é a melhor prova que que tudo isso é uma enorme xaropada. Se deus existisse, jamais poderia permitir uma palhaçada dessas. Logo, o espiritismo deveria ser essencialmente ateu.

:hihi:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Rios

• Nível 12
  • *
« Resposta #84 Online: 02 de Fevereiro de 2010, 10:35:59 »

Mas isso significa que então 'eles' agem de acordo com o que você considera importante?
E então os de menor importancia segundo voce? São dirigidos por quem?

São dirigidos por espíritos também. Segundo OLE o acaso não existe e tudo tem que ter a permissão de deus. Quanto aos fenômenos naturais eles tem dois propósitos.
1) São direcionados ao homem
2) Estabelecimento do equilíbrio e da harmonia das forças físicas da Natureza.

O que significa que a natureza é governada por espíritos, e inclusive existem espíritos próprios para estas funções.
Temos que entender que kardec não tinha a noção de placas tectônicas, da dinâmicas de massas, da diferença de carga entre os polos das núvens etc... Mas ele tinha que oferecer uma explicação para os fenômenos naturais. Os antigos diziam ser deuses os responsáveis, kardec preferiu espíritos como explicação mais provável.

« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2010, 10:38:13 por Rios »

Offline Rios

• Nível 12
  • *
« Resposta #85 Online: 02 de Fevereiro de 2010, 10:51:41 »
FONTE

536. São devidos a causas fortuitas, ou, ao contrário, têm todos um fim providencial, os grandes fenômenos da Natureza, os que se consideram como perturbação dos elementos?

“Tudo tem uma razão de ser e nada acontece sem a permissão de Deus.”

a) - Objetivam sempre o homem esses fenômenos?

“Às vezes têm, como imediata razão de ser, o homem. Na maioria dos casos,
entretanto,têm por único motivo o restabelecimento do equilíbrio e da harmonia das forças físicas da Natureza.”

a) - Pertencem esses Espíritos às ordens superiores ou às inferiores da hierarquia
espírita?

“Isso é conforme seja mais ou menos material, mais ou menos inteligente o papel
que desempenhem. Uns mandam, outros executam. Os que executam coisas materiais são sempre de ordem inferior, assim entre os Espíritos, como entre os homens.”

540. Os Espíritos que exercem ação nos fenômenos da Natureza operam com
conhecimento de causa, usando do livre-arbítrio, ou por efeito de instintivo ou irrefletido impulso?

“Uns sim, outros não.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #86 Online: 02 de Fevereiro de 2010, 13:41:45 »
Citação de: Gigaview
Pelas besteiras que esses supostos espíritos dizem, seria no mínimo temerário delegar a eles qualquer tipo de influência no mundo real. Espíritos idiotas só fariam coisas idiotas e essa é a melhor prova que que tudo isso é uma enorme xaropada.

Meu Caro Senhor GIGAVIEW (Este Nome Tem Poder!), humildemente me dirijo a Vossa Pessoa. Imploro para que Sua ira seja amena para esta pobre criatura, um verme desprezível e fedorento que lhe dirige alguns comentários.
Na minha insistência tola e doentia de conseguir que esta massa pusilânime que chamo de cérebro consiga avançar em algum conhecimento acabei lendo um livro de física onde o autor comenta que elétrons viajam na velocidade da luz. Ora, mesmo minha débil inteligência(?) sabe que isto esta errado. Mas o restante do material estava bom. Todas as constantes corretas, leis, cálculos, as informações batiam com as dos demais físicos. Bom, então já sabemos que errar é algo no qual todos estamos sujeitos (Isto não serve para o Senhor, por favor, me perdoe!), mesmo quem está no meio cientifico erra. Espíritos são humanos também, logo estão sujeitos às mesmas falhas. Cabe a quem ler suas idéias e afirmações ter bom julgamento e separar o certo do errado. E como Vossa Sabedoria demonstrou em sábias palavras: ESPÍRITOS IDIOTAS SÓ FARIAM CIOSAS IDIOTAS! Amém!
 :)

Offline Rios

• Nível 12
  • *
« Resposta #87 Online: 02 de Fevereiro de 2010, 14:33:34 »
Quem lê pensa que só tem um errinho ou outro nas obras espíritas. Não, são muitos erros, e muitos erros grosseiros. Alem de não ter nenhum acerto. Uma obra assim vinda de espíritos superiores fica muito estranho.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #88 Online: 03 de Fevereiro de 2010, 14:11:36 »
Quem lê pensa que só tem um errinho ou outro nas obras espíritas. Não, são muitos erros, e muitos erros grosseiros. Alem de não ter nenhum acerto. Uma obra assim vinda de espíritos superiores fica muito estranho.

Concordo, são muitos os erros nas obras espíritas mas há também acertos, principalmente no campo da moral, mas este não é o assunto. Quero que o Senhor entenda algo bem básico. Veja, a doutrina espírita não está acabada. Kardec não fechou um arco nas suas publicações. A DE passa e continuará assim ainda por longos anos, em melhoramentos. Vou citar a mim mesmo, porque posso falar por mim e não pelos outros. Sou um espírita que busca o sentido correto por detrás daquilo que soa a mediocridade em muitas colocações supostamente ditadas por espíritos. Parto do princípio que são humanos falhos que depositam ali suas idéias e conhecimentos. Mesmo alguns possuindo boa bagagem existencial e com isso mais experiências, erram em pré julgamentos.  Compare com isto:
O senhor já ouviu falar de James Watson? Premio Nobel, trouxe significativos avanços para a ciência e consequentemente para a humanidade, decepcionou há algum tempo com declarações puramente racistas, e aqui falo de raça mesmo, não de alma mais nova ou mais velha. Quando desencarnar vai continuar com a mesma idéia. Como espírito estaria a muito à frente em relação aos mesmos espíritos que viviam no tempo de Kardec. Veja que o conceito da superioridade de raça, algo como Kardec deixou bem claro em nauseantes declarações, fazem parte de grupos mesmo considerados mais cultos. Isto não é de se admirar sabendo que espírtos são humanos. Este é o conceito que a maioria aqui dos céticos recusa entender como resposta a tanta baboseira inserida nas obras espíritas. Entendeu melhor meu ponto de vista?

Ps.: Para que não pensem que inventei o erro que citei do livro de física, lembrei onde encontrei a pérola dos elétrons super velozes. O título do livro é “AS FACES DA FÍSICA” dos autores Wilson Carron e Osvaldo Guimarães. O pequeno erro esta no cap. V, pag 478.

« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2010, 12:00:21 por Correio »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #89 Online: 03 de Fevereiro de 2010, 16:27:57 »
Correio, você tem como separar o que é atribuído ao espírito daquilo que pode ser atribuído à criatividade do médium, ao acaso ou à fraude inconsciente ou deliberada?

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline diego_h

• Nível 10
  • *
« Resposta #90 Online: 03 de Fevereiro de 2010, 22:49:08 »
Interessante como, com uma escolha adequada, fica facil explicar o por que não dá pra ser espirita e cético ao mesmo tempo...

obs: religiosos em geral podem se sentir a vontade de trocar 'espirita' pela denominação a que se submete...
Equipe: Gracie Barra BH SM - Professor: Mucio Maia

"É amplamente aceito que a passagem de politeismo para monoteismo é uma evolução da especie...
falta agora aceitar que subtraindo mais um deus esta evolução alcançará seu máximo ..."

“Uma visita ao hospício mostra que a fé não prova nada.” Friedrich Nietzsche

“Se lhe ensinassem que os elfos causam a chuva, toda vez que chovesse, você veria a prova dos elfos.” Ariex

Offline Rios

• Nível 12
  • *
« Resposta #91 Online: 04 de Fevereiro de 2010, 00:59:16 »
Eu entendi o seu ponto de vista, correio. Pra você os espíritos superiores não eram tão superiores assim, ao contrário, eram tão imbecis quanto alan kardec, os erros são os mesmos, a forma atrasada de pensar é a mesma. Então caímos na pergunta do gigaview, mostre-nos que havia espíritos respondendo e que aquilo tudo não poderia ter vindo da cabeça de alan kardec.

Um abraço

Offline Rios

• Nível 12
  • *
« Resposta #92 Online: 12 de Fevereiro de 2010, 10:44:29 »
correio, você não nos respondeu.

como podemos saber que as obras espíritas vieram realmente de espíritos e não da cabeça do médium? o que indica que tinha espíritos respondendo as perguntas?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #93 Online: 12 de Fevereiro de 2010, 14:27:07 »
Citação de: Gigaview
Pelas besteiras que esses supostos espíritos dizem, seria no mínimo temerário delegar a eles qualquer tipo de influência no mundo real. Espíritos idiotas só fariam coisas idiotas e essa é a melhor prova que que tudo isso é uma enorme xaropada.

Meu Caro Senhor GIGAVIEW (Este Nome Tem Poder!), humildemente me dirijo a Vossa Pessoa. Imploro para que Sua ira seja amena para esta pobre criatura, um verme desprezível e fedorento que lhe dirige alguns comentários.
Na minha insistência tola e doentia de conseguir que esta massa pusilânime que chamo de cérebro consiga avançar em algum conhecimento acabei lendo um livro de física onde o autor comenta que elétrons viajam na velocidade da luz. Ora, mesmo minha débil inteligência(?) sabe que isto esta errado. Mas o restante do material estava bom. Todas as constantes corretas, leis, cálculos, as informações batiam com as dos demais físicos. Bom, então já sabemos que errar é algo no qual todos estamos sujeitos (Isto não serve para o Senhor, por favor, me perdoe!), mesmo quem está no meio cientifico erra. Espíritos são humanos também, logo estão sujeitos às mesmas falhas. Cabe a quem ler suas idéias e afirmações ter bom julgamento e separar o certo do errado. E como Vossa Sabedoria demonstrou em sábias palavras: ESPÍRITOS IDIOTAS SÓ FARIAM CIOSAS IDIOTAS! Amém!
 :)

Você é um cara inteligente, por isso nos damos ao trabalho de refutá-lo, se não ninguém perderia seu tempo.

Por isso eu acho que, ou você tem o espiritismo como seu ganha pão, ou simplesmente gosta, e ou acostumou-se a se auto-enganar, pois não entendo como uma pessoa que sabe se articular e argumentar tão bem não consiga ter uma percepção lógica daquilo que defende.

Doutrinação maciça e repressiva desde a infância, talvez seja a resposta. Aliás é a resposta para todas as religiões terem tantos seguidores.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #94 Online: 12 de Fevereiro de 2010, 16:53:06 »
Citação de: jucavini
Doutrinação maciça e repressiva desde a infância, talvez seja a resposta.

Já me perguntei algumas vezes sobre isto, sabe? Fico na duvida também. Tavez o Senhor tenha razão :?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #95 Online: 12 de Fevereiro de 2010, 17:04:22 »
Citação de: jucavini
Doutrinação maciça e repressiva desde a infância, talvez seja a resposta.

Já me perguntei algumas vezes sobre isto, sabe? Fico na duvida também. Tavez o Senhor tenha razão :?

Deixar as crenças de lado é muito difícil, mas com bastante pensamento crítico é possível chegar lá. Ficaria feliz por você, mas tenho certeza que você ficaria muito mais, embora o estrago psicológico seja permanente, falo por experiência própria.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #96 Online: 13 de Fevereiro de 2010, 16:59:29 »
A geração espontânea é muito mais fundamental para vocês materialistas do que para nós espiritualistas.
Não, não é. Não confunda geração espontânea, uma hipótese que defendia o surgimento de seres multicelulares complexos à partir de matéria orgânica, como vermes e ratos surgindo de carne em decomposição e panos velhos (tal qual defende o texto espírita) e que foi refutada por Pasteur, com a hipótese de que moléculas auto-replicantes simples (muito mais simples do que qualquer célula existente) teriam surgido por processos bioquímicos em condições especiais. Isso é uma falácia muito comum a criacionistas, portanto não caia nesse erro.

E se não me engano, os espíritas é que ainda defendem noções mais primitivas sobre a origem da vida, porque a "ciência" ficou estagnada mais ou menos nessa época. Já vi sites onde defendem que a evolução se inicia no Reino Mineral, passando então para o Reino Vegetal, então para o Reino Animal, e só então chega no Reino Hominal.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #97 Online: 13 de Fevereiro de 2010, 19:04:10 »
A geração espontânea é muito mais fundamental para vocês materialistas do que para nós espiritualistas.
Não, não é. Não confunda geração espontânea, uma hipótese que defendia o surgimento de seres multicelulares complexos à partir de matéria orgânica, como vermes e ratos surgindo de carne em decomposição e panos velhos (tal qual defende o texto espírita) e que foi refutada por Pasteur, com a hipótese de que moléculas auto-replicantes simples (muito mais simples do que qualquer célula existente) teriam surgido por processos bioquímicos em condições especiais. Isso é uma falácia muito comum a criacionistas, portanto não caia nesse erro.

E se não me engano, os espíritas é que ainda defendem noções mais primitivas sobre a origem da vida, porque a "ciência" ficou estagnada mais ou menos nessa época. Já vi sites onde defendem que a evolução se inicia no Reino Mineral, passando então para o Reino Vegetal, então para o Reino Animal, e só então chega no Reino Hominal.
Isso é tese de fundo monista que atribui um princípio material para o princípio espiritual. O Espiritismo é dualista, ou seja, faz clara distinção entre corpo e alma.

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #98 Online: 07 de Abril de 2010, 23:16:38 »

A chamada "base científica" do Kardecismo parou em algum lugar entre o flogístico, o calórico dos pré-termodinâmicos do século XIX e os miasmas pestilentos dos pré-Pasteur.... Impossível dar um mínimo de consistência ideológica a uma pseudo-ciência que ainda fala em "fluidos" (noção pré-teoria de campos) e "ação magnética" (a la Messmer)... Nem as mais toscas denominações religiosas têm a coragem de usar essas coisas, só o espiritismo Kardecista... e ainda tem gente que diz que eles recrutam "pessoas das mais altas categorias sociais".... Mais uma prova do racismo e da exclusão social que são chanceladas pelo Espiritismo. Eles têm orgulho de ser uma religião-filosofia-ciência da classe média alta Brasileira!! Waaaallllll!!! Socorro!!!!
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #99 Online: 08 de Abril de 2010, 00:52:29 »
O engraçado é que o espiritismo, de todas as religiões, é a que mais tentam vender como "ciência".

E quanto a isso de terem se estagnado da ciência dessa época, acho bem possível que a insistência em "não é religião, é doutrina", venha daí. Tenho a impressão que usavam muito "doutrina" para teorias ou "escolas" científicas na época. Como "doutrina celular" - de onde inclusive pegaram o "ectoplasma".

De qualquer forma há umas vertentes mais moderninhas, mas não tanto no espiritismo/kardecismo, mas no "espiritualismo", mais abrangente. Já ouvi idéias de espíritos com teoria de cordas e estruturas sub-quânticas e esse tipo de coisa.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!