Autor Tópico: Espiritismo & Darwinismo,inc.[??]  (Lida 9776 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Leafar

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.806
  • Sexo: Masculino
    • Convicção Espírita
Re: Espiritismo & Darwinismo,inc.[??]
« Resposta #25 Online: 28 de Janeiro de 2010, 21:03:43 »
leafar, você confunde geração espontânea com origem da vida. São duas coisas diferentes. Geração espontânea é um mecanismo pela qual seres complexos nascem da matéria bruta. como o colega falou, você começa com um pedaço de carne, semana que vem temos o surgimento de larvas. Isso não existe e nem nunca existiu, mas fazia parte da crença da época de kardec, e está presente na resposta dos espíritos.
Poderia até fazer parte da crença de Kardec na época, mas não faz parte da resposta dos espíritos. Aliás, eles foram esquivos nas respostas, tanto no sentido de negarem como no sentido de confirmarem a crença. Por isso é que ambas as interpretações são possíveis, mas apenas como interpretações.

Ja a origem da vida, não há surgimento de seres complexos, você começa com uma molécula auto replicante, que pelo fato de se replicar, vai adquirindo complexidade ao longo de milhões de anos até originar a vida.

Percebeu a diferença?
Percebi.

Agora perceba que as respostas dos espíritos não se referem a origem da vida:

Citar
46. Há seres que ainda nascem espontaneamente?

nessa questão o espírito diz que sim, mas a resposta deveria ser não. Ele ainda cita como exemplo os vermes que surgem na carne. Porque essa era a crença da época, eles não sabiam que a larva vem de ovos de moscas.
Ok. Mas na resposta, qual foi a parte de "o gérmen primitivo já existia em estado latente" que você não entendeu mesmo?

Citar
47. A espécie humana se encontrava entre os elementos orgânicos contidos no globo terrestre?

Aqui fala da espécie humana e não da origem da vida. Então imagine que você não conheça a TE, e portanto você não sabe que os homens vieram de outros primatas. De onde vieram os primeiros homens então? só podem ter vindo do barro como diz a bíblia certo? essa era a crença da época. Agora adivinhe qual foi a resposta dos espíritos?

“Sim, e veio a seu tempo. Foi o que deu lugar a que se dissesse que o homem se formou do limo da terra.”
Há várias ilações possíveis para essa parte da resposta, inclusive a sua. Mas como eu disse, o objetivo da resposta não era resolver a questão. O Espiritismo não prega a TE exatamente como ela foi defendida por Darwin, que atribuía tudo ao acaso e a simples seleção natural, aonde o mais forte sempre vence e sobrevive. O Espiritismo prega uma evolução sim, mas inteligentemente direcionada, e nessa base a resposta acima seria factível. O projeto do corpo humano, considerando-o como simples máquina destinada a encarnação de espíritos, poderia perfeitamente ser conhecida pelos espíritos antes do aparecimento da espécie humana, e a matriz primitiva (o gene primitivo), a que evoluiria até chegar ao homem moderno, poderia perfeitamente já existir em estado latente.

Eu não estou tentando resolver a questão, repare bem, pois eu não tenho conhecimentos o suficiente para isso, mas apenas mostrando que a resposta dos espíritos cria mais perguntas do que respostas e está sujeita a múltiplas interpretações.

Citar
49. Se o gérmen da espécie humana se encontrava entre os elementos orgânicos do globo,  por que não se formam espontaneamente homens, como na origem dos tempos?

Tanto kardec não tinha a menor noção de ancestralidade que ele pergunta porque não mais se formam homens espontâneamente como na origem dos tempos. Porque de fato se achava que os primeiros homens vieram do barro.
Ok. A pergunta de Kardec poderia refletir um pensamento de sua época. Mas a resposta dada não confirma nem refuta a ideia: "O princípio das coisas está nos segredos de Deus", como quem diz, isso é uma resposta que não queremos, não podemos ou não sabemos dar.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline FxF

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.720
  • Sexo: Masculino
  • Yohohoho!
Re: Espiritismo & Darwinismo,inc.[??]
« Resposta #26 Online: 28 de Janeiro de 2010, 21:05:42 »
Eu acho meio mundano a alegação de vida em Marte Júpiter. Não é uma alegação nem um pouco original. Coisa que pessoas falando de suas próprias fantasias falariam, não espíritos...

Offline Leafar

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.806
  • Sexo: Masculino
    • Convicção Espírita
Re: Espiritismo & Darwinismo,inc.[??]
« Resposta #27 Online: 28 de Janeiro de 2010, 21:30:04 »
Aqui temos uma descrição interessante de como deveriam ser os planetas segundo a fantasia dos espíritos, repare que não há nenhuma semelhança com a realidade, não estou falano só dos habitantes, mas tambem das condições climáticas e naturais dos planetas:

Citar
Revista Espírita - Outubro/1860

Marte é a primeira encarnação dos demônios mais grosseiros; são seres rudimentares; sua vida é curta; não são canibais, mas sua vida beira a vida da “idade da pedra”, da Terra; lá, os mares são “furiosos” e não permitem a navegação.

Citar
Revista Espírita - Agosto/1862

“O planeta Vênus” é um ditado mediúnico espontâneo, do espírito Georges, o qual comparece em vários números da Revista Espírita. Disse ele sobre Vênus:

- Ar: sutil, como o das altas montanhas terrenas; impróprio para os terrestres; mar profundo e calmo; divisões, querelas e guerras são desconhecidas; artes sublimes substituem a indústria terrestre;

- Habitantes: semelhantes aos da Terra; têm adoração constante e ativa ao Ser Supremo, sem cultos;

- Alimentação: à base de frutas e de lacticínios; ignoram nutrição por carne; não existem doenças;

- Expectativa de vida: infinitamente mais longa do que não o é a prova terrestre; a velhice é o apogeu da dignidade humana;

-  Vestes: uniformes, grandes túnicas brancas.

Citar

Júpiter: o mais avançado dos planetas do Sistema Solar. Seus habitantes:

 - corpos de conformação semelhante à terrena, mas de maior leveza;

- Deslocam-se roçando ao solo, sem fadiga (como os peixes e as aves);

- Na morte, os corpos não são submetidos à decomposição pútrida: dissipam-se;

- Alimentam-se de frutas, plantas e emanações nutritivas do meio ambiente;

- Expectativa de vida: cerca de 500 anos (quase não há doenças);

- Infância: dura apenas alguns dos nossos meses;

- Linguagem: quase sempre de espírito a espírito (mas há, também, a linguagem articulada);

- Ocupações: puramente intelectuais;

- Vidência (segunda vista): permanente, para a maioria dos habitantes;

- Animais: mais inteligentes que os animais terrestres, mas sem se aproximar do nosso nível; são encarregados dos trabalhos manuais;

- Arquitetura: na Revista Espírita de Agosto/1858, em anexo, foi distribuído detalhado desenho de uma habitação em Júpiter (a casa de Mozart), desenho esse realizado por médium desenhista, muito elogiado por Kardec; entrevistado, mediunicamente, Mozart declarou que tem Cervantes e Zoroastro por vizinhos.


Então, será que era delírio de kardec ou os espíritos zombeteiros tomaram posse das comunicações?
Essas comunicações estão nas mesmas bases que as que foram dadas a respeito de Júpiter. Foram simplesmente respostas de espíritos, com as quais Kardec não se comprometeu, nada mais.

Eu acho que vocês ainda não entenderam os reais objetivos dessas comunicações aparecerem na Revista Espírita, não é? Na primeira Revista Espírita de 1858, o tradutor colocou uma Apresentação da FEB que contém o seguinte:

...A princípio (Kardec), cogitou do patrocínio de alguém que pudesse colaborar financeiramente com a obra, mas razões providenciais fizeram com que não lograsse êxito em tal intento. De fato, consultando seus Orientadores Espirituais quanto à viabilidade do plano, foi-lhe aconselhado que perseverasse no seu propósito, que não se intimidasse ante as dificuldades e que haveria tempo para tudo.

Relativamente à apresentação do periódico, o Espírito comunicante transmitiu estas oportunas instruções: “Será preciso que lhe dispenses muito cuidado, a fim de assentares as bases de um bom êxito durável. A apresentá-lo defeituoso, melhor será nada fazer, porquanto a primeira impressão pode decidir do seu futuro. De começo, deves cuidar de satisfazer à curiosidade; reunir o sério ao agradável: o sério para atrair os homens de Ciência, o agradável para deleitar o vulgo. Esta parte é essencial, porém a outra é mais importante, visto que sem ela, o jornal careceria de fundamento sólido. Em suma, é preciso evitar a monotonia por meio da variedade, congregar a instrução sólida ao interesse. Tais instruções seriam escrupulosamente observadas pelo Codificador.

Finalmente, a 1o de janeiro de 1858, era dado a lume o primeiro número da Revista Espírita, por conta e risco do Codificador, não dispondo de nenhum assinante e de nenhum auxílio financeiro. Como diria mais tarde Kardec, “... não tive de que me arrepender, porquanto o resultado ultrapassou a minha expectativa e esse jornal se me tornou poderoso auxiliar.”
(Evandro Noleto Bezerra, tradutor da Revista Espírita publicada pela FEB)

http://www.opiniaoespirita.org/downloads/re_1858_feb.pdf   (pág. 12 no PDF)

Por isso esse e outros assuntos, aparentemente estranhos à Doutrina Espírita, apareciam na Revista, a fim de atrair a curiosidade do público. Nos anos subsequentes da Revista Espírita assuntos como esses, destinados unicamente a atrair a curiosidade, tornaram-se cada vez mais raros, pois aí o público de interesse já havia sido atraído. Não existia, portanto, compromisso com a veracidade das opiniões dos espíritos, e Kardec apenas limitou-se a publicá-las como lhe foram dadas. Sendo ou não verdadeiras as mensagens, sendo ou não zombeteiros os espíritos, as hipóteses, sob as luzes do conhecimento da época, eram válidas, e as comunicações prestaram-se a alavancar a publicidade da obra atraindo o interesse do público.

Perceberam? Têm que tentar encontrar a amêndoa debaixo da casca.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Re: Espiritismo & Darwinismo,inc.[??]
« Resposta #28 Online: 28 de Janeiro de 2010, 21:45:06 »
No final, depois de tudo, Kardec manda uns recados do além se arrependendo de ter criado toda essa xaropada através de médiuns que ele ajudou a consagrar, entre eles D.D. Home.

Vai entender essa lógica...

Para os céticos isso é apenas destilar groselha.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Rios

  • Nível 12
  • *
  • Mensagens: 223
Re: Espiritismo & Darwinismo,inc.[??]
« Resposta #29 Online: 29 de Janeiro de 2010, 00:45:32 »
Citar
Poderia até fazer parte da crença de Kardec na época, mas não faz parte da resposta dos espíritos.

Faz parte da resposta dos espíritos sim leafar. Acabei de te mostrar. A resposta correta para a pergunta 46 é "NÃO". Qualquer coisa diferente disso estará errado. O mesmo se dá para questão 47, a resposta é NÃO, qualquer outra coisa está errado.

Citar
Ok. Mas na resposta, qual foi a parte de "o gérmen primitivo já existia em estado latente" que você não entendeu mesmo?

continua errado, não exite germen primitivo em estado latente nos tecidos animais aguardando para virar vermes.


 
Citar
O Espiritismo não prega a TE exatamente como ela foi defendida por Darwin, que atribuía tudo ao acaso e a simples seleção natural, aonde o mais forte sempre vence e sobrevive. O Espiritismo prega uma evolução sim, mas inteligentemente direcionada,

 A imensa maioria das mutações são nulas, a segunda maior parte das mutações são prejudiciais, e a ínfima minoria traz alguma vantagem. Então o processo não parece estar sendo guiado por nenhuma força inteligente. E como kardec falou para vocês, fiquem com a ciência.
 
Citar
Ok. A pergunta de Kardec poderia refletir um pensamento de sua época. Mas a resposta dada não confirma nem refuta a ideia: "O princípio das coisas está nos segredos de Deus", como quem diz, isso é uma resposta que não queremos, não podemos ou não sabemos dar.
A resposta confirma a idéia, ele diz que uma vez espalhados pela terra os homens passaram a surgir pelas leis da reprodução, então se subentende que no início dos tempos a espécie humana não nascia por reprodução, mas sim por geração espontânea.
Leia denovo e preste bem atenção, a resposta faz todo sentido para quem crê na geração espontânea.

49. Se o gérmen da espécie humana se encontrava entre os elementos orgânicos do globo,  por que não se formam espontaneamente homens, como na origem dos tempos?
 
“O princípio das coisas está nos segredos de Deus. Entretanto, pode dizer-se que os homens, uma vez espalhados pela Terra, absorvem em si mesmos os elementos necessários à sua própria formação, para os transmitir segundo as leis da reprodução. O mesmo se deu com as diferentes espécies de seres vivos.”

Offline Leafar

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.806
  • Sexo: Masculino
    • Convicção Espírita
Re: Espiritismo & Darwinismo,inc.[??]
« Resposta #30 Online: 29 de Janeiro de 2010, 00:58:52 »
Citar
Poderia até fazer parte da crença de Kardec na época, mas não faz parte da resposta dos espíritos.

Faz parte da resposta dos espíritos sim leafar. Acabei de te mostrar. A resposta correta para a pergunta 46 é "NÃO". Qualquer coisa diferente disso estará errado. O mesmo se dá para questão 47, a resposta é NÃO, qualquer outra coisa está errado.
Já lhe expliquei que os espíritos não queriam responder nem NÃO e nem SIM.

Citar
Ok. Mas na resposta, qual foi a parte de "o gérmen primitivo já existia em estado latente" que você não entendeu mesmo?

continua errado, não exite germen primitivo em estado latente nos tecidos animais aguardando para virar vermes.
Não? E de onde é que eles vêm, então? Nascem espontaneamente da matéria bruta? Mas Pasteur já provou que isso não acontece, lembra?  8-)

Citar
O Espiritismo não prega a TE exatamente como ela foi defendida por Darwin, que atribuía tudo ao acaso e a simples seleção natural, aonde o mais forte sempre vence e sobrevive. O Espiritismo prega uma evolução sim, mas inteligentemente direcionada,

A imensa maioria das mutações são nulas, a segunda maior parte das mutações são prejudiciais, e a ínfima minoria traz alguma vantagem. Então o processo não parece estar sendo guiado por nenhuma força inteligente. E como kardec falou para vocês, fiquem com a ciência.
No dia em que a ciência provar isso que escreveu acima, pode ter certeza que vou me aliar a ela. Até lá ela só tem uma opinião.
 
Citar
Ok. A pergunta de Kardec poderia refletir um pensamento de sua época. Mas a resposta dada não confirma nem refuta a ideia: "O princípio das coisas está nos segredos de Deus", como quem diz, isso é uma resposta que não queremos, não podemos ou não sabemos dar.
A resposta confirma a idéia, ele diz que uma vez espalhados pela terra os homens passaram a surgir pelas leis da reprodução, então se subentende que no início dos tempos a espécie humana não nascia por reprodução, mas sim por geração espontânea.
Leia denovo e preste bem atenção, a resposta faz todo sentido para quem crê na geração espontânea.
De novo: qual foi a parte do "O princípio das coisas está nos segredos de Deus" que você não entendeu? Eu explico quantas vezes forem necessárias. Eu tenho paciência...

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Rios

  • Nível 12
  • *
  • Mensagens: 223
Re: Espiritismo & Darwinismo,inc.[??]
« Resposta #31 Online: 29 de Janeiro de 2010, 01:02:35 »
Citar
Essas comunicações estão nas mesmas bases que as que foram dadas a respeito de Júpiter. Foram simplesmente respostas de espíritos, com as quais Kardec não se comprometeu, nada mais.

Eu acho que vocês ainda não entenderam os reais objetivos dessas comunicações aparecerem na Revista Espírita, não é? Na primeira Revista Espírita de 1858, o tradutor colocou uma Apresentação da FEB que contém o seguinte:

...A princípio (Kardec), cogitou do patrocínio de alguém que pudesse colaborar financeiramente com a obra, mas razões providenciais fizeram com que não lograsse êxito em tal intento. De fato, consultando seus Orientadores Espirituais quanto à viabilidade do plano, foi-lhe aconselhado que perseverasse no seu propósito, que não se intimidasse ante as dificuldades e que haveria tempo para tudo.

Relativamente à apresentação do periódico, o Espírito comunicante transmitiu estas oportunas instruções: “Será preciso que lhe dispenses muito cuidado, a fim de assentares as bases de um bom êxito durável. A apresentá-lo defeituoso, melhor será nada fazer, porquanto a primeira impressão pode decidir do seu futuro. De começo, deves cuidar de satisfazer à curiosidade; reunir o sério ao agradável: o sério para atrair os homens de Ciência, o agradável para deleitar o vulgo. Esta parte é essencial, porém a outra é mais importante, visto que sem ela, o jornal careceria de fundamento sólido. Em suma, é preciso evitar a monotonia por meio da variedade, congregar a instrução sólida ao interesse.” Tais instruções seriam escrupulosamente observadas pelo Codificador.

Finalmente, a 1o de janeiro de 1858, era dado a lume o primeiro número da Revista Espírita, por conta e risco do Codificador, não dispondo de nenhum assinante e de nenhum auxílio financeiro. Como diria mais tarde Kardec, “... não tive de que me arrepender, porquanto o resultado ultrapassou a minha expectativa e esse jornal se me tornou poderoso auxiliar.” (Evandro Noleto Bezerra, tradutor da Revista Espírita publicada pela FEB)

http://www.opiniaoespirita.org/downloads/re_1858_feb.pdf   (pág. 12 no PDF)

Por isso esse e outros assuntos, aparentemente estranhos à Doutrina Espírita, apareciam na Revista, a fim de atrair a curiosidade do público. Nos anos subsequentes da Revista Espírita assuntos como esses, destinados unicamente a atrair a curiosidade, tornaram-se cada vez mais raros, pois aí o público de interesse já havia sido atraído. Não existia, portanto, compromisso com a veracidade das opiniões dos espíritos, e Kardec apenas limitou-se a publicá-las como lhe foram dadas. Sendo ou não verdadeiras as mensagens, sendo ou não zombeteiros os espíritos, as hipóteses, sob as luzes do conhecimento da época, eram válidas, e as comunicações prestaram-se a alavancar a publicidade da obra atraindo o interesse do público.

Perceberam? Têm que tentar encontrar a amêndoa debaixo da casca.


Então aquela bobajada toda a respeito de jupter era só marketing?

Offline Leafar

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.806
  • Sexo: Masculino
    • Convicção Espírita
Re: Espiritismo & Darwinismo,inc.[??]
« Resposta #32 Online: 29 de Janeiro de 2010, 01:20:07 »
Mais ou menos, porque o assunto foi tratado com certa seriedade. Mas é um pouco de marketing sim, porque o assunto sai um pouco de foco dos objetivos da doutrina:

Estamos inserindo neste número da Revista, conforme havíamos anunciado, o desenho de uma habitação de Júpiter, executado e gravado pelo Sr. Victorien Sardou como médium, ao qual acrescentamos o artigo descritivo que teve a gentileza de escrever a respeito. Seja qual for, sobre a autenticidade dessas descrições, a opinião dos que nos poderiam acusar de nos ocuparmos do que acontece nos mundos desconhecidos, quando há tanto o que fazer na Terra, rogamos aos nossos leitores não perderem de vista que o nosso objetivo, como o indica o subtítulo da revista é, antes de tudo, o estudo dos fenômenos, nada devendo, portanto, ser negligenciado....
(....)
Incorreria em erro quem acreditasse que fazemos da revelação de mundos desconhecidos o objeto capital da doutrina; para nós isso não constituiria senão um acessório, que julgamos útil como complemento de estudo. Para nós, o essencial será sempre o ensinamento moral, de sorte que procuramos, nas comunicações do além-túmulo, sobretudo aquilo que possa esclarecer a Humanidade e conduzi-la ao bem, único meio de lhe assegurar a felicidade neste e no outro mundo. Não se poderia dizer o mesmo dos astrônomos...
(Revista Espírita ago/1858, Observações a propósito dos Desenhos de Júpiter)

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Rios

  • Nível 12
  • *
  • Mensagens: 223
Re: Espiritismo & Darwinismo,inc.[??]
« Resposta #33 Online: 29 de Janeiro de 2010, 01:27:29 »
Citar
Já lhe expliquei que os espíritos não queriam responder nem NÃO e nem SIM.

Não queriam responder e acabaram respondendo um SIM bem objetivo.

Citar
Não? E de onde é que eles vêm, então? Nascem espontaneamente da matéria bruta? Mas Pasteur já provou que isso não acontece, lembra?

nascem de ovos que por sua vez são colocados por moscas ou besouros...

Citar
No dia em que a ciência provar isso que escreveu acima, pode ter certeza que vou me aliar a ela. Até lá ela só tem uma opinião.

o que eu escrevi ja está provado pela estatística.

Citar
De novo: qual foi a parte do "O princípio das coisas está nos segredos de Deus" que você não entendeu? Eu explico quantas vezes forem necessárias. Eu tenho paciência...

Você que não entendeu. Para mim é tão obvio o erro que não sei como você não consegue perceber...




Offline Fabrício

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.318
  • Sexo: Masculino
Re: Espiritismo & Darwinismo,inc.[??]
« Resposta #34 Online: 29 de Janeiro de 2010, 06:06:53 »
Citar
Você que não entendeu. Para mim é tão obvio o erro que não sei como você não consegue perceber...

Rios, vai se acostumando...
"Deus prefere os ateus"

Offline FxF

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.720
  • Sexo: Masculino
  • Yohohoho!
Re: Espiritismo & Darwinismo,inc.[??]
« Resposta #35 Online: 29 de Janeiro de 2010, 07:02:25 »
Citar
O Espiritismo não prega a TE exatamente como ela foi defendida por Darwin, que atribuía tudo ao acaso e a simples seleção natural, aonde o mais forte sempre vence e sobrevive. O Espiritismo prega uma evolução sim, mas inteligentemente direcionada,
A imensa maioria das mutações são nulas, a segunda maior parte das mutações são prejudiciais, e a ínfima minoria traz alguma vantagem. Então o processo não parece estar sendo guiado por nenhuma força inteligente. E como kardec falou para vocês, fiquem com a ciência.
No dia em que a ciência provar isso que escreveu acima, pode ter certeza que vou me aliar a ela. Até lá ela só tem uma opinião.
É bem fácil de entender como a evolução funciona. Não é preciso de forças a guiando.

Seres humanos hoje não vivem mais sob a seleção natural. Agora veja o crescente número de deficiências e outros problemas. Sem falar em animais domésticos! Os humanos guiam a "seleção natural" deles, e o resultado são animais que acabam tendo câncer até os 10 anos, diferente de cães vira-latas.

Offline Leafar

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.806
  • Sexo: Masculino
    • Convicção Espírita
Re: Espiritismo & Darwinismo,inc.[??]
« Resposta #36 Online: 29 de Janeiro de 2010, 07:57:11 »
Citar
Não? E de onde é que eles vêm, então? Nascem espontaneamente da matéria bruta? Mas Pasteur já provou que isso não acontece, lembra?
nascem de ovos que por sua vez são colocados por moscas ou besouros...
Pois é... como eu disse: os gérmens...
Citar
De novo: qual foi a parte do "O princípio das coisas está nos segredos de Deus" que você não entendeu? Eu explico quantas vezes forem necessárias. Eu tenho paciência...
Você que não entendeu. Para mim é tão obvio o erro que não sei como você não consegue perceber...
Eu entendi perfeitamente o seu ponto de vista e consegui perceber como você é exclusivo na interpretação. Você vê apenas o que quer ver e se fecha para interpretações alternativas. As suas interpretações para as respostas são até possíveis, mas não são únicas, mas você só quer enxergar aquilo que dá razão a sua crítica.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Correio

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.061
  • Gosto de saber nada de quase tudo
Re: Espiritismo & Darwinismo,inc.[??]
« Resposta #37 Online: 29 de Janeiro de 2010, 13:38:17 »
Citação de: Angelo Melo
Analisando do ponto de vista científico e moral, os "espíritos" não mostram conhecimento científico superior a da época e moral diferente da moral cristã da época. Daí eu pergunto. Por que então eu deveria considerar que os ensinamentos quanto ao mundo espiritual (sendo mais específico, os ensinamentos espirituais no qual se baseia a codificação) estão corretos?

Concluo que  do ponto de vista cientifico nada a DE acrescentou ao mundo, mesmo porque não era este o objetivo principal almejado. Inclusive, devo lembrar ao Senhor, que como ciência, a DE apenas se mostrou investigativa quanto ao fenômeno e não ciência como uma força produtiva para a humanidade.
Do ponto de vista moral “cristã” a DE se mostrou muito eficaz ao alavancar princípios que até então estavam adormecidos. Varreu rituais e cultos embaraçosos, mostrou que a fé pode ser questionada e se necessário abandona-la a favor da verdade. Desculpe-me Senhor Angelo, mas meu chefe me ligou para que eu fosse fechar um negócio que nos garantirá a cota deste mês. Perdi o fio da meada. :(
Fica para uma próxima. Inté  :)
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Rios

  • Nível 12
  • *
  • Mensagens: 223
Re: Espiritismo & Darwinismo,inc.[??]
« Resposta #38 Online: 29 de Janeiro de 2010, 20:39:38 »
Citar
Não? E de onde é que eles vêm, então? Nascem espontaneamente da matéria bruta? Mas Pasteur já provou que isso não acontece, lembra?
nascem de ovos que por sua vez são colocados por moscas ou besouros...
Pois é... como eu disse: os gérmens...

Não, germens não são ovos. Kardec usava essa palavra no sentido de "núcleo de origem" para explicar o surgimento espontânea dos seres vivos. O germen não surge por reprodução, ele estaria presente na matéria desde os primórdios aguardando o momento para gerar cada espécie de ser vivo.

Você diz que sou exclusivo na interpretação, mas essa é a única interpretação que faz sentido para todas as perguntas e respostas.

Por exemplo, na pergunta 44, percebe-se novamente que o espírito não tem noção de ancestralidade, ele volta a citar a palavra germen. Para ele, cada espécie tem seu germen, que ja estava na terra desde o princípio (como uma pokebola), o germem da origem à espécie, que então passa a se multiplicar por reprodução.

44. Donde vieram para a Terra os seres vivos?

“A Terra lhes continha os germens, que aguardavam momento favorável para se desenvolverem. Os princípios orgânicos se congregaram, desde que cessou a atuação da força que os mantinha afastados, e formaram os germens de todos os seres vivos. Estes germens permaneceram em estado latente de inércia, como a crisálida e as sementes das plantas, até o momento propício ao surto de cada espécie. Os seres de cada uma destas se reuniram, então, e se multiplicaram.”


Essa interpretação faz sentido com a questão 47, onde o espírito diz que a espécie humana estava entre os elementos do globo, faz sentido tambem com a questão 49 onde os seres humanos teriam surgido "deus sabe como" e uma vez espalhados pela terra passaram a se multiplicar por reprodução.

Você não entende porque quer a qualquer custo endireitar a resposta do espírito, mas nem o maior dos malabarismos interpretativos pode consertar essas respostas.


Um abraço.



Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Re: Espiritismo & Darwinismo,inc.[??]
« Resposta #39 Online: 29 de Janeiro de 2010, 20:56:46 »
Citar
Você não entende porque quer a qualquer custo endireitar a resposta do espírito, mas nem o maior dos malabarismos interpretativos pode consertar essas respostas.

As habilidades malabaristas do nosso amigo aí em cima são tão surpreendentes que qualquer dia desses poderão ser apresentadas como evidência de reencarnação - uma espécie de Mozart da papagaiada.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Leafar

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.806
  • Sexo: Masculino
    • Convicção Espírita
Re: Espiritismo & Darwinismo,inc.[??]
« Resposta #40 Online: 29 de Janeiro de 2010, 21:18:08 »
Citar
Não? E de onde é que eles vêm, então? Nascem espontaneamente da matéria bruta? Mas Pasteur já provou que isso não acontece, lembra?
nascem de ovos que por sua vez são colocados por moscas ou besouros...
Pois é... como eu disse: os gérmens...

Não, germens não são ovos. Kardec usava essa palavra no sentido de "núcleo de origem" para explicar o surgimento espontânea dos seres vivos. O germen não surge por reprodução, ele estaria presente na matéria desde os primórdios aguardando o momento para gerar cada espécie de ser vivo.

Você diz que sou exclusivo na interpretação, mas essa é a única interpretação que faz sentido para todas as perguntas e respostas.

Por exemplo, na pergunta 44, percebe-se novamente que o espírito não tem noção de ancestralidade, ele volta a citar a palavra germen. Para ele, cada espécie tem seu germen, que ja estava na terra desde o princípio (como uma pokebola), o germem da origem à espécie, que então passa a se multiplicar por reprodução.

44. Donde vieram para a Terra os seres vivos?

“A Terra lhes continha os germens, que aguardavam momento favorável para se desenvolverem. Os princípios orgânicos se congregaram, desde que cessou a atuação da força que os mantinha afastados, e formaram os germens de todos os seres vivos. Estes germens permaneceram em estado latente de inércia, como a crisálida e as sementes das plantas, até o momento propício ao surto de cada espécie. Os seres de cada uma destas se reuniram, então, e se multiplicaram.”


Essa interpretação faz sentido com a questão 47, onde o espírito diz que a espécie humana estava entre os elementos do globo, faz sentido tambem com a questão 49 onde os seres humanos teriam surgido "deus sabe como" e uma vez espalhados pela terra passaram a se multiplicar por reprodução.

Você não entende porque quer a qualquer custo endireitar a resposta do espírito, mas nem o maior dos malabarismos interpretativos pode consertar essas respostas.


Um abraço.
Ãh..hã... Continua sendo exclusivo na interpretação, mas continua escrevendo que eu estou lendo.... :sono:
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Re: Espiritismo & Darwinismo,inc.[??]
« Resposta #41 Online: 29 de Janeiro de 2010, 21:31:54 »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline diego_h

  • Nível 10
  • *
  • Mensagens: 140
Re: Espiritismo & Darwinismo,inc.[??]
« Resposta #42 Online: 30 de Janeiro de 2010, 01:36:45 »
Será que nos centros espiritas eles fazem flexões, corridas, etc ?
Pq baita treinamento esse viu!!!!
AFFF
Equipe: Gracie Barra BH SM - Professor: Mucio Maia

"É amplamente aceito que a passagem de politeismo para monoteismo é uma evolução da especie...
falta agora aceitar que subtraindo mais um deus esta evolução alcançará seu máximo ..."


“Uma visita ao hospício mostra que a fé não prova nada.” Friedrich Nietzsche

“Se lhe ensinassem que os elfos causam a chuva, toda vez que chovesse, você veria a prova dos elfos.” Ariex

Offline FxF

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.720
  • Sexo: Masculino
  • Yohohoho!
Re: Espiritismo & Darwinismo,inc.[??]
« Resposta #43 Online: 30 de Janeiro de 2010, 02:00:15 »
Eu entendi perfeitamente o seu ponto de vista e consegui perceber como você é exclusivo na interpretação. Você vê apenas o que quer ver e se fecha para interpretações alternativas. As suas interpretações para as respostas são até possíveis, mas não são únicas, mas você só quer enxergar aquilo que dá razão a sua crítica.

Um abraço.
Você pode "interpretar" a bíblia, também pode com um livro sobre espiritismo, mas não pode interpretar teorias científicas só para se encaixar em uma crença movida por uma vontade pessoal. :no:

Offline Rios

  • Nível 12
  • *
  • Mensagens: 223
Re: Espiritismo & Darwinismo,inc.[??]
« Resposta #44 Online: 30 de Janeiro de 2010, 15:53:41 »
é verdade, esse malabarismo interpretativo é comum a todas as religiões, afinal seus livros sagrados sempre estão certos, se o texto parece errado então vamos reinterpreta-lo até ficar certo.
mas pare pra pensar, porque um espírito evoluído iria dar respostas com múltiplas interpretações? Se o intúito dele é ensinar, ele tem que ser claro e objetivo, uma resposta com mil interpretações não serve pra nada. E pior ainda, do ponto de vista espírita, a interpretação mais obvia está errada, a interpretação correta seria a do leafar.
Então pelo visto Kardec não entendeu a explicação do espírito, porque 10 anos depois quando escreveu "A gênese", ele ainda insistia na geração espontânea. (apesar da mesma ja ter sido derrubada por pasteur).

abraço

Offline Leafar

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.806
  • Sexo: Masculino
    • Convicção Espírita
Re: Espiritismo & Darwinismo,inc.[??]
« Resposta #45 Online: 30 de Janeiro de 2010, 17:10:27 »
é verdade, esse malabarismo interpretativo é comum a todas as religiões, afinal seus livros sagrados sempre estão certos, se o texto parece errado então vamos reinterpreta-lo até ficar certo.
Enquanto for possível...

Mas não é esse o ponto. Sempre que me proponho a criticar algo, eu interpreto esse algo da melhor forma possível do ponto de vista de quem eu quero criticar. Se eu forço a interpretação para o lado mais desfavorável, na realidade eu estaria agindo é de má fé e dando armas ao meu opositor. Entenda isso.

mas pare pra pensar, porque um espírito evoluído iria dar respostas com múltiplas interpretações? Se o intúito dele é ensinar, ele tem que ser claro e objetivo, uma resposta com mil interpretações não serve pra nada.
Kardec queria perguntar, mas os espíritos não queriam responder, só isso. O intuito deles é ensinar, mas não ensinar tudo, porque há certas coisas que cabe ao homem descobrir por si só e não lhe ser revelado. A geração espontânea é uma delas. Facilmente se percebe que essa questão é estranha aos objetivos do Espiritismo e, por isso, os espíritos não responderam. Há outras questões em que eles foram mais diretos, mas eram questões necessárias, que já tinham chegado ao tempo de virem a tona, e que o homem não poderia apreender pela via experimental.

E pior ainda, do ponto de vista espírita, a interpretação mais obvia está errada, a interpretação correta seria a do leafar.
A sua não é a interpretação mais óbvia, na minha opinião. É que você só tem em vista a sua crítica e procura algo para fundamentá-la. A sua conclusão vem antes da investigação. Como eu tenho em vista a defesa, eu consigo enxergar outra interpretação, coisa que você não vê por não buscar a melhor interpretação do meu ponto de vista.

Então pelo visto Kardec não entendeu a explicação do espírito, porque 10 anos depois quando escreveu "A gênese", ele ainda insistia na geração espontânea. (apesar da mesma ja ter sido derrubada por pasteur).
Ele a tratou de forma hipotética porque para ele a questão não estava ainda resolvida. Ele foi apenas prudente.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Rios

  • Nível 12
  • *
  • Mensagens: 223
Re: Espiritismo & Darwinismo,inc.[??]
« Resposta #46 Online: 30 de Janeiro de 2010, 18:52:06 »
Citar
Kardec queria perguntar, mas os espíritos não queriam responder, só isso.

Como é que você sabe que eles não queriam responder? eles disseram que não queria responder ou é você que pensa dessa forma? pra mim eles estavam bem convictos nas respostas, errados mas convictos. Em algumas respostas eles são evasivos, mas não porque não queriam responder, mas sim porque não sabiam.

Citar
O intuito deles é ensinar, mas não ensinar tudo,

O problema está em ensinar errado, como por exemplo dizer  que todos os globos do espaço sao habitados, dizer que cometas são mundos em formação, dizer que tempestades são formadas por reunião de espíritos. Etc...
Se por um lado temos muitos erros e respostas evasivas, por outro lado não temos nenhum acerto.
Vamos ser sinceros leafar, era o próprio allan kardec quem respondia aquelas perguntas. Se você acha que não, quero que me mostre uma (só uma) questão  em toda a obra espírita que não poderia ter sido respondida por alguem com os conhecimentos da época. Me mostre que tinha alguem evoluído respondendo, quero que você exclua a possibilidade de ter sido allan kardec quem respondeu tudo.

abraço

Offline Leafar

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.806
  • Sexo: Masculino
    • Convicção Espírita
Re: Espiritismo & Darwinismo,inc.[??]
« Resposta #47 Online: 30 de Janeiro de 2010, 22:56:48 »
O problema está em ensinar errado, como por exemplo dizer  que todos os globos do espaço sao habitados, dizer que cometas são mundos em formação, dizer que tempestades são formadas por reunião de espíritos. Etc...
Se por um lado temos muitos erros e respostas evasivas, por outro lado não temos nenhum acerto.
Vamos ser sinceros leafar, era o próprio allan kardec quem respondia aquelas perguntas. Se você acha que não, quero que me mostre uma (só uma) questão  em toda a obra espírita que não poderia ter sido respondida por alguem com os conhecimentos da época. Me mostre que tinha alguem evoluído respondendo, quero que você exclua a possibilidade de ter sido allan kardec quem respondeu tudo.
Há certas questões de ordem moral que são um pouco avançadas para a época, como a igualdade de direitos entre o homem e a mulher (p.817 e seguintes) aonde eles foram além e responderam que homens podem reencarnarem-se mulheres e vice-versa, por serem os mesmos espíritos. Aliás, acho que isso é avançado até para algumas mentes atuais.

Também falaram sobre a igualdade natural entre todos os homens, numa época em que ainda existia a escravidão.

Há também há outras questões que são aparentemente de moral condenável, mas que na realidade possuem uma moral avançada, até mesmo para os tempos atuais, como as que falam sobre as necessidades das guerras (p.: 744 e 744a), ou as que dissertam sobre as diversidades das raças.

E isso sem falar das comunicações sobre os acontecimentos que se realizariam em futuro próximo com uma precisão bem razoável, ou da comunicação que avisava Kardec de sua missão e do seu sucesso antes de sequer começar a escrever o primeiro livro.

http://www.opiniaoespirita.org/acontecimentos_ak.htm
http://www.opiniaoespirita.org/mm_ak.htm

Esses são apenas alguns exemplos, que eu sinceramente duvido muito que irão lhe satisfazer. Mas seguem de qualquer forma.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Re: Espiritismo & Darwinismo,inc.[??]
« Resposta #48 Online: 30 de Janeiro de 2010, 23:43:32 »
Citação de: Leafar
Há certas questões de ordem moral que são um pouco avançadas para a época, como a igualdade de direitos entre o homem e a mulher (p.817 e seguintes) aonde eles foram além e responderam que homens podem reencarnarem-se mulheres e vice-versa, por serem os mesmos espíritos. Aliás, acho que isso é avançado até para algumas mentes atuais.

Leafar, se você tivesse uma visão menos míope da história, entenderia que essa questão de "ordem moral" não passa de um bullshit para caçar a simpatia de crentes como você. Lamentável.

Os "espíritos superiores" de Kardec estavam presenciando as mudanças que estavam ocorrendo na sociedade em plena revolução industrial e disseram apenas o óbvio para a época.


A revolução industrial incorporou o trabalho da mulher no mundo da fábrica, separou o trabalho doméstico do trabalho remunerado fora do lar. A mulher foi incorporada subalternamente ao trabalho fabril. Em fases de ampliação da produção se incorporava a mão de obra feminina junto à masculina, nas fases de crise substituía-se o trabalho masculino pelo trabalho da mulher, porque o trabalho da mulher era mais barato. As lutas entre homens e mulheres trabalhadoras estão presentes em todo o processo da revolução industrial. Os homens substituídos pelas mulheres na produção fabril acusavam-nas de roubarem seus postos de trabalho. A luta contra o sistema capitalista de produção aparecia permeada pela questão de gênero. A questão de gênero colocava-se como um ponto de impasse na consciência de classe do trabalhador. Assim, nasceu a luta das mulheres por melhores condições de trabalho. Já no século XIX havia movimento de mulheres reivindicando direitos trabalhistas, igualdade de jornada de trabalho para homens e mulheres e o direito de voto.

http://pt.shvoong.com/social-sciences/sociology/1653449-papel-da-mulher-na-sociedade/
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Re: Espiritismo & Darwinismo,inc.[??]
« Resposta #49 Online: 30 de Janeiro de 2010, 23:46:44 »
Citação de: Leafar
Também falaram sobre a igualdade natural entre todos os homens, numa época em que ainda existia a escravidão.

Você já ganhou um cartão amarelo e a sua expulsão do CC já esteve em discussão por defender as idéias racistas de Kardec.
Você tem certeza que quer discutir esse assunto novamente?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!