Como assim Correio? Não entendi muito bem o que você quis dizer...... você ta querendo dizer que segundo a sua crença um espírito pode evoluir no além sem estar encarnado.... tipo assim.... talvez fazendo um trabalho comunitário no além?....
Segundo minha crença, o homem desencarnado não perde sua consciência e continua aprendendo e trabalhando. Trabalho este que inclui sim, ajuda a outros espíritos sofredores, como no caso de André Luiz na colônia espiritual de Nosso Lar. Alguns então conseguem reparar danos em seu perispírito ainda na vida espiritual, não necessitando assim de uma existência corporal apenas para isto. Concluo que isto se encaixa como evolução, correto? 
Lion, dentro da crença da doutrina espírita, a explicação do correio sobre a evolução de espíritos desencarnados está correta.
Dai a isso ser menos groselha do que os filmes de Harry Potter, é uma outra história.
Evolução? ue... tudo que se adapta a uma nova situação/cenário evolui... um garoto de apartamento (espero que ninguém se sinta ofendido

) que se muda para uma área violenta e vive tomando pancada dos outros garotos e após um período se transforma em um Chuck Norris e começa a usar de violência para se proteger também evoluiu, ele se adaptou ao meio para sobreviver, correto? No caso do espírito caridoso não sei se isso seria evolução, mas tudo bem....
Esse lance de perispíritos, chakras, kundalini e coisas do tipo são coisas extremamente esquisitas, realmente pertencem ao outro mundo, ao mundo das fadas.... Essa colônia espiritual Nosso Lar, deve ser um lugar muito chato.... Como sou um cara muito grosseiro, um espírito inferior eu preferiria 1000 vezes ir para um lugar tipo aquele reservado aos mártires mulçumanos.... uhhhh todas aquelas virgens a minha disposição

ou talvez viver no Valhala onde eu comeria muita carne de javali, participaria de orgias e finalmente iria combater ao lado do poderoso Odin até o dia em que o universo fosse destruído. Agora sem brincadeira..... não estou falando de você porque nem te conheço e eu poderia estar falando merda, mas uma grande parte dos espíritas que eu conheço tentam passar uma imagem de desprendimento um certo desprezo pelo mundo chamado de material, mas na verdade eles são tão apegados as coisas deste mundo (o único na minha opinião) que elas são estendidas para o além, uma continuação da vida banal aqui “deste plano”....... Vejo essa doutrina “espiritual” do espiritismo.... ( putz que complexo

) como uma coisa tão pueril que fica muito difícil debater sem que o assunto se torne cômico , por exemplo baseado em que se afirma a existência de perispíritos, desta colônia chamada de Nosso Lar, etc.... é como discutir com uma criança a existência de Papai Noel....