Mas esperando... O Dodo só conseguiu falar o que é a definição de direita segundo o espantalho criado pelo esquerdismo e afirmar que não é isso, e portanto poderia ser esqueda...
Desculpa, Agnóstico, mas existe uma organização chamada TFP (
Tradição,
Família e
Propriedade) e ela não foi criada pela esquerda. Os conservadores brasileiros - ou a direita, se preferir - copiam muito a direita americana e defendem os seguintes valores:
Moral judaíco-cristã, valorzação da família TRADICIONAL, direito a propriedade, livre-mercado, pouca intervenção estatal (ou nenhuma, dependendo da área)... entre outras coisas que nao me lembro ou então estão inseridas nos pontos acima (contrários ao aborto, a favor da pena de morte, contra o casamento gay, etc...)
As coisas acima com as quais concordo: a garantia da propriedade, livre-mercado , o estado PODE intervir na economia, mas de forma discreta (se alguém souber como, me avise), leis mais severas (mas sem pena de morte, mantenham o cara numa jaula até o fim da vida, se necessário), etc...
O que eu discordo, ou não tenho opinião formada: aborto (pessoalmente acho desnecessário - considerando os métodos anciconcepcionais que já existem - mas como política de saúde pública não tenho opinião); casamento gay (por mim não tem nada a ver proibir, sempre existiram, só que agora saíram do armário, mas tenho sérias dúvidas quanto a necessidade de uma legislação específica para proteger os gays); moral judaíco-crista e família tradicional (diferente do cenário catastrófico que pregam os conservadores, acredito que a moral e a família tradicional não estejam em risco de extinção, mas o estado deve ser laico e um casal homossexual pode ser considerado uma família).
Considerando o que escrevi acima: você me considera como sendo esquerda ou direita?