Autor Tópico: Esquerda...?  (Lida 12052 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline FxF

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.720
  • Sexo: Masculino
  • Yohohoho!
Re: Esquerda...?
« Resposta #50 Online: 13 de Janeiro de 2010, 08:52:53 »
Foxes, você determinou o que é esquerda para você e o que não é.

Se vou me dar ao trabalho para te explicar o que é, para você quer pegar o que eu digo e jogar na lata do lixo, criar um dicionário próprio para o que as palavras significam para você, então esteja à vontade, mas isso não condiz com a realidade, condiz com o que você quer que signifique !

Mas não me peça mais para explicá-lo.
Explicar o que? O que é esquerda PRA VOCÊ?

Você é quem dispõe uma definição excêntrica de esquerda, desculpe te falar.
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2010, 08:56:09 por Ilovefoxes »

Offline FZapp

  • Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.943
  • Sexo: Masculino
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: Esquerda...?
« Resposta #51 Online: 13 de Janeiro de 2010, 08:56:06 »
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Bulldog

  • Nível 20
  • *
  • Mensagens: 618
  • Sexo: Masculino
  • "Interessante..." Thanos ao ser morto por Drax...
Re: Esquerda...?
« Resposta #52 Online: 13 de Janeiro de 2010, 09:05:09 »
... Você pode não querer ver Marx nem pintado de ouro, mas se defender que, por exemplo, deve ser ilegal a discriminação racial nos empregos, está defendendo algo esquerdista.

De onde você tirou isso?
"Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem;
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada."
No Caminho com Maiakovski

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re: Esquerda...?
« Resposta #53 Online: 13 de Janeiro de 2010, 09:11:53 »
Para mim, e o que postulei 1.432 vezes nesse site, a esquerda é derivada do Marxismo e daí minha crítica a esquerda como sendo derivada dessa imbecilidade.

Direita não tem nada ver a não se preocupar com os mais fracos ou não. Direita tem a ver com liberdade econômica e de iniciativa privada, a não criação de regras que violem a liberdade de imprensa (questão que a esquerda historicamente tende a relativizar)... enfim, é o capitalismo em grau existente em diversos países de sucesso. EUA, França, Suíça, Coréia, Japão, etc.. não são de esquerda.

Se é possível determinar a origem da esquerda apenas, e tão somente, através de Karl Marx e, em contrapartida, a direita é considerada como sendo, de certa forma, inerente as sociedades humanas, e você se apega a esse ponto (me desculpe, mas eu REALMENTE não consigo entender de outra forma as suas colocações), fica difícil determinar o que é uma ou outra, pois o que você considera esquerda se aproxima da definição que temos de religião.

eu disse que a direita é inerente as sociedades humanas? A esquerda se aproxima da religião porque para acreditar no Marxismo é necessário ignorar fatos para que esse sistema funcione.

Se torna difícil um entendimento pois eu não considero nenhuma das duas (esquerda ou direita) como sendo "natural", ambas são criações da nossa sociedade e a principal diferença, a meu ver, está na importância que cada um dos grupos dá a questão dos direitos individuais ou coletivos e da importância do estado na vida das pessoas, mas de nenhuma forma estou minimizando os efeitos nocivos (um eufemismo para o banho de sangue que houve nos países socialistas) da ideologia na vida dos cidadãos.

Mais uma vez, não disse natural. Alias, já disse diversas vezes que o estágio em que estamos é fruto de muita evolução e aprimoramente, e que quando esse tecido se rompe, o mais normal é voltarmos a um estado de barbárie. Não entendi.

Se esquerda tiver a acepção que disse acima, somos todos de esquerda, e a palavra perde o sentido.

A definição que muitos dão ao que é "direita" tem o mesmo problema.

Sistema derivado do capitalismo, entendimento de que o individuo é chave para o sucesso do todo, respeito a liberdades individuais e de imprensa, a iniciativa privada, uma tentativa de emplacar meritocracia

A esquerda deriva do Marxismo.

Questões como as abordadas pela TFP são de cunho conservador, não de direita. Por exemplo, Stalin era contra os gays e não era de direita por isso. Não confunda conservador com direita.

A maioria dos conservadores se define como sendo de direita, ou vice-versa. Não creio estar havendo nenhuma confusão da minha parte.

São duas palavras distintas. Mais uma vez, na derrocada da URSS, conservadores eram os esquerdistas que queriam manter o regime.

Dodo, você está comparando o grau de idolatria de milhões em Fidel/Che com os gatos pingados de Olavo e Severo, mesmo que esses figuras não sendo ídolos de quase ninguém?

Sim, estou.

Quando você vê em cada reunião do G10, GX em todos os cantos do mundo, milhares de manifestantes contra a globalização, com camisetas do Che, você encontra um correlato em Olavão?
A frase idolatria de esquerda encontra eco no enorme número de pessoas que fazem isso. Não existe correlato para a direita.

Uma coisa que eu notei quando estava a frente do sindicato, mas nunca comentei aqui, é que idelogias são como "roupas velhas", um dia, sem mais nem menos, elas voltam a moda. Começa timidamente, de repente todos estão usando aquelas roupas. Já foi consenso bater na ditadura, hoje, de maneira pífia, começam a se levantar vozes defendendo o regime militar (matou pouca gente.. na Argentina e no Chile fo muito pior.. não tinha corrupção... alguém já viu um general milionário?.. e por aí vai). Situação parecida acontece na Rússia, Stalin está "voltando a moda" (quem cometeu a maioria dos crimes foi o Beria... foi o sucessor de Stalin que inventou as mentiras sobre ele... ele derrotou Hitler, sem sua ajdua a Europa seria um gigantesco estado nazista.. e blá blá blá).

Pois é ... não deveria comparar os graus de ideologia de uma dezena de Olavetes com milhões de Marxistas que empunham a bandeira do Che há 30 anos, o moda demorada. Mais uma vez, me diga o correlato das camisetas de esquerda na ideologia de direita.
A questão é que o Marxismo lida com componentes religiosos como a promessa de uma utopia, um novo homem, esses são elementos muito poderosos para se gerar idolatria Dodo.. Qual o problema com esse fato? Os números de adeptos não convencem? Não convence essas pessoas ignorando a realidade para fazer o Marxismo funcionar?


E não deveria associar o meu apontamendo do FATO de que a ditadura brasileira matou menos pessoas do que Pol Pot com uma defesa da ditadura.
Pense Dodo, não querer comparar as duas é uma postura ideológica de quem quer defender a esquerda ao igualar as atitudes dos dois regimes por esses serem ditatudas. Se pode sim comparar números, critérios, isto não é pecado.

Fato: ditaduras de esquerda causam muito mais mal do que as de direita. Qual o problema em reconhecer isso?



São eventos esporádicos que vem se tornando cada vez mais comuns, mas todos seguem um padrão. Por exemplo, as manifestações da esquerda são tão grandes como eram no passado, onde era quase obrigação dos jovens irem contra o "capitalismo selvagem"? Pelo que tenho visto, não; sem falar que o termo "capitalismo selvagem" praticamente desapareceu. É até possível argumentar que "capitalismo selvagem" foi substituído pelo termo "neoliberalismo", mas a grande verdade é que o "selvagem" tinha uma conotação muito mais forte, o que tornava a todos que o enfrentavam "heróis". Era um mundo romântico, e num mundo romântico é muito fácil criar martires, então os santos se tornam pecadores e os pecadores se tornam santos.

Quem vive em mundo romântico vive em um mundo de ideologias. É claro.

O Olavão conseguiu em alguns anos se tornar relevante (para quem não sabe até o Pedro Bial já o citou numa entrevista e, suprema heresia  :P, chegou até a entrevistá-lo). Ele irá se tornar um ídolo? Quem sabe... se bem que acho mais provável é que outro acampe suas idéias e as torne mais digeríveis (o Reinaldo Azevedo e Diogo Mainardi chegaram perto, mas são desonestos a ponto de não dar os devidos créditos ao Olavão).

Quer apostar que não vão Dodo? Não tem o apelo ideológico, não prometem um mundo novo, apenas são idiotas criticando de maneira desmedida o PT. Não tem nada a ver.

Para concluir este parágrafo: Não é tanto a quantidade que me precoupa, e sim a qualidade. Temos um milhão de vezes mais fanáticos de esquerda do que de direita? Sem sombra de dúvida, mas os fanáticos de direita existem e estão começando a perder o medo de aparecer. Poderemos, quem sabe um dia, vê-los nas ruas. Você pode achar que estou exagerando, mas lembre-se: eu estive no sindicato e sei que as pessoas se comportam como ovelhas quando estão em grupo, mesmo sem se dar conta disso.

Não os veremos Dodo,  Sua hipótese está errada. Primeiro que direita não é igual conservador nem malvado. Segundo porque um imbecil de esquerda não é melhor do que um de direita, então sua preocupação com a qualidade está desfocada.

Por isso que não acho exagero da minha parte comparar a "importância" de um ídolo também pela força de suas convicções, e não apenas pela quantidade de seguidores, levando em conta que na segunda opção a possibilidade de estrago é incomparavelmente maior do que na primeira, mas as duas estão interligadas.

Não sei se consegui me fazer entender.

A força da convicção fez com que milhões escolhessem um lado e não o outro. O mesmo motivo que fizeram milhões serem evangélicos faz com que milhões sejam marxistas, guevaristas, etc.. Uma promessa utópica, um inimigo identificado, um novo homem, fim dos problemas como os conhecemos...
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2010, 09:53:51 por Agnóstico »
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Bulldog

  • Nível 20
  • *
  • Mensagens: 618
  • Sexo: Masculino
  • "Interessante..." Thanos ao ser morto por Drax...
Re: Esquerda...?
« Resposta #54 Online: 13 de Janeiro de 2010, 09:32:44 »
Agnóstico,  :ok:.
"Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem;
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada."
No Caminho com Maiakovski

Offline _tiago

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.343
Re: Esquerda...?
« Resposta #55 Online: 13 de Janeiro de 2010, 10:22:55 »
Foxes, você determinou o que é esquerda para você e o que não é.

Se vou me dar ao trabalho para te explicar o que é, para você quer pegar o que eu digo e jogar na lata do lixo, criar um dicionário próprio para o que as palavras significam para você, então esteja à vontade, mas isso não condiz com a realidade, condiz com o que você quer que signifique !

Mas não me peça mais para explicá-lo.
Explicar o que? O que é esquerda PRA VOCÊ?

Você é quem dispõe uma definição excêntrica de esquerda, desculpe te falar.

Vai Foxes, imita o Chaves de novo...

"Ninguém tem paciência comigo!"

Offline FxF

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.720
  • Sexo: Masculino
  • Yohohoho!
Re: Esquerda...?
« Resposta #56 Online: 13 de Janeiro de 2010, 10:40:13 »
Tomou todas?

Offline _tiago

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.343
Re: Esquerda...?
« Resposta #57 Online: 13 de Janeiro de 2010, 10:50:51 »
O "que burro, dá zero pra ele" é do Chaves (SBT).
E não é a primeira vez que vejo alguém perder a paciência (ou passar essa impressão!) com você.
É brincadeira...

Offline FxF

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.720
  • Sexo: Masculino
  • Yohohoho!
Re: Esquerda...?
« Resposta #58 Online: 13 de Janeiro de 2010, 10:52:08 »
É que eu fiquei meio perdido... :biglol:

Offline Blues Brother

  • Nível 16
  • *
  • Mensagens: 422
  • Sexo: Masculino
Re: Esquerda...?
« Resposta #59 Online: 13 de Janeiro de 2010, 12:03:53 »
Definição segundo Norberto Bobbio:

A diferença entre esquerda e direita reside no juízo valorativo que cada qual confere aos conceitos de liberdade e igualdade.

Igualdade é vista como um bem maior pela esquerda, que aceita restrições à liberdade em seu nome.

Liberdade é vista como um bem maior pela direita, que aceita certo nível de desigualdade em seu nome.

A esquerda tende a valorizar mais a igualdade em detrimento da liberdade.

A direita tende a valorizar mais a liberdade em detrimento da igualdade.

Offline Dodo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.304
Re: Esquerda...?
« Resposta #60 Online: 13 de Janeiro de 2010, 12:13:18 »
E não deveria associar o meu apontamendo do FATO de que a ditadura brasileira matou menos pessoas do que Pol Pot com uma defesa da ditadura.
Pense Dodo, não querer comparar as duas é uma postura ideológica de quem quer defender a esquerda ao igualar as atitudes dos dois regimes por esses serem ditatudas. Se pode sim comparar números, critérios, isto não é pecado.

Só vou responder essa parte porque tomei uma injeção miserável e não estou me sentindo bem, além do mais acho que estou misturando alho com bugalhos e embolando o meio de campo.

Eu não associei o seu apontamento com nada. Eu disse que vozes, timidamente, começaram a se levantar para defender a ditadura de maneira plena. Diferente de você que nunca a defendeu, ou pediu o seu retorno, tão somente apontou o fato - verdadeiro, diga-se de passagem - de que os militares brasileiros nunca foram genocidas, diferente de Pol Pot.

O meu medo é que surja um novo Pinochet para enfrentar a esquerda, e a culpa disso será do Hugo Chavez, justamente por estar causando um tremendo mal-estar aqui na América Latina.

Quanto a questão da direita ser inerente a condição humana, fui eu que tirei essa conclusão... desculpe!








Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Blues Brother

  • Nível 16
  • *
  • Mensagens: 422
  • Sexo: Masculino
Re: Esquerda...?
« Resposta #61 Online: 13 de Janeiro de 2010, 13:05:17 »
Definição segundo Thomas Sowell:

Para Sowell, o conflito político entre "liberais" e "conservadores" (considere-se os termos no contexto americano) reflete um conflito maior e mais antigo, entre duas visões diferentes sobre a natureza humana, o que ele denomina "um conflito de visões", nome do livro em que aborda o tema.

Tais diferenças representam uma batalha secular, no âmbito da filosofia, entre os que têm uma posição mais otimista e os que têm uma posição mais realista São estas duas visões em conflito:

Visão Utópica:

A Natureza Humana muda com as circunstâncias sociais, portanto, as instituições tradicionais não têm um valor inerente, tradições são um peso morto do passado, uma tentativa de governar do túmulo. Elas devem ser racionalmente avaliadas, em detalhes, para que sua utilidade seja confirmada, tal como seu status moral. Neste exame muitas são reprovadas: confinamento da mulheres, estigma da homossexualidade, superstições etc. Antes fazia-se de um jeito; hoje se faz de outro. Podemos fazer tudo o que quisermos através do esforço e da razão.

Na visão utópica, soluções para todos os problemas sociais estão prontamente disponíveis. Já que temos todas as soluções, tudo o que temos de fazer é escolher implementá-las e qualquer um que se oponha às soluções só pode ser motivado por cegueira, desonestidade ou insensibilidade. Além disso, mudam-se os arranjos sociais e a natureza humana é modificada, conforme os valores que defendemos: solidariedade, paz, justiça, etc. Podemos ser melhores no futuro se mudarmos nossas sociedades atuais, vivendo no futuro a fraternidade universal. 

Para os utópicos, não sabemos o que somos capazes de conseguir antes de tentar e a alternativa, resignar-nos a esses males porque é assim que o mundo é, agride nossa nossa consciência. Todas as formas de injustiça podem ser prontamente abolidas desde sejamos façamos as correções necessárias. No contexto moderno, atacam a economia de livre-mercado em nome de alternativas estatistas que buscam a justa distribuição das riquezas.
 
Máxima:

"Imagino coisas belas que nunca foram tentadas, e penso: por que não?"


Visão Trágica:

A Natureza Humana não mudou. Tradições como religião, família e instituições políticas são uma destilação de técnicas imemoriais de eficácia comprovada para nos permitir contornar as imperfeições da Natureza Humana. São tão aplicáveis aos humanos hoje quanto na época em que surgiram, mesmo que não se possa explicar sua base racional. Por mais imperfeita que seja nossa sociedade atual, devemos compará-la com a crueldade e privação do passado real e não com a harmonia e afluência de um futuro imaginado. Não podemos fazer tudo que quisermos.   

Na visão trágica, somos limitados em conhecimento e virtudes. A Natureza Humana comporta características imutáveis tais como o auto-interesse, tendência ao nepotismo e violência. Já somos afortunados por viver numa sociedade que mais ou menos funciona e nossa prioridade deveria ser não estraga-lá, pois a Natureza Humana sempre nos deixa à beira do barbarismo. Soluções para problemas sociais são difíceis de alcançar porque os conflitos inerentes entre pessoas nos deixam com poucas opções, todas elas imperfeitas e limitadas.

Ninguém é esperto o bastante para predizer o comportamento de um único ser humano, quanto mais de milhões deles interagindo, portanto, devemos desconfiar de qualquer fórmula para mudar a sociedade de cima para baixo porque ela pode ter conseqüências impremeditadas piores do que os problemas que pretendia resolver. Só podemos contar com mudanças incrementais que se ajustam continuamente sem colocar em risco a sociedade.

Máxima:

"Coisas mortais são mais adequadas aos mortais"



 

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re: Esquerda...?
« Resposta #62 Online: 13 de Janeiro de 2010, 22:14:45 »
Mas esperando... O Dodo só conseguiu falar o que é a definição de direita segundo o espantalho criado pelo esquerdismo e afirmar que não é isso, e portanto poderia ser esqueda...

Desculpa, Agnóstico, mas existe uma organização chamada TFP  (Tradição, Família e Propriedade) e ela não foi criada pela esquerda. Os conservadores brasileiros - ou a direita, se preferir - copiam muito a direita americana e defendem os seguintes valores:

Moral judaíco-cristã, valorzação da família TRADICIONAL, direito a propriedade, livre-mercado, pouca intervenção estatal (ou nenhuma, dependendo da área)... entre outras coisas que nao me lembro ou então estão inseridas nos pontos acima (contrários ao aborto, a favor da pena de morte, contra o casamento gay, etc...)

As coisas acima com as quais concordo: a garantia da propriedade, livre-mercado , o estado PODE intervir na economia, mas de forma discreta (se alguém souber como, me avise), leis mais severas (mas sem pena de morte, mantenham o cara numa jaula até o fim da vida, se necessário), etc...

O que eu discordo, ou não tenho opinião formada: aborto (pessoalmente acho desnecessário - considerando os métodos anciconcepcionais que já existem - mas como política de saúde pública não tenho opinião); casamento gay (por mim não tem nada a ver proibir, sempre existiram, só que agora saíram do armário, mas tenho sérias dúvidas quanto a necessidade de uma legislação específica para proteger os gays); moral judaíco-crista e família tradicional (diferente do cenário catastrófico que pregam os conservadores, acredito que a moral e a família tradicional não estejam em risco de extinção, mas o estado deve ser laico e um casal homossexual pode ser considerado uma família).

Considerando o que escrevi acima: você me considera como sendo esquerda ou direita?




veja que interessante Dodo, essa questão da definição

Sou a favor do aborto, casamento entre gays, intervenção moderada do estado na economia, liberalização da maconha, políticas de assistência do governo aos mais pobres (com contrapartidas), etc..,  e não me considero esquerda.

Para mim, e o que postulei 1.432 vezes nesse site, a esquerda é derivada do Marxismo e daí minha crítica a esquerda como sendo derivada dessa imbecilidade.

Direita não tem nada ver a não se preocupar com os mais fracos ou não. Direita tem a ver com liberdade econômica e de iniciativa privada, a não criação de regras que violem a liberdade de imprensa (questão que a esquerda historicamente tende a relativizar)... enfim, é o capitalismo em grau existente em diversos países de sucesso. EUA, França, Suíça, Coréia, Japão, etc.. não são de esquerda.

Você pode até não se considerar de esquerda, mas uma considerável parcela, senão a maioria, dos direitistas, provavelmente o considerariam assim, por esses critérios.

Ainda mais se levar em consideração os aspectos liberais/progressitas/ateus/evolucionistas, já que não é incomum (apesar de ainda pior) a redução desses "dois" aspectos do posicionamento ideológico num só eixo, esquerda e direita, que parece ser mais ou menos a classificação usada pelo Dodô.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re: Esquerda...?
« Resposta #63 Online: 13 de Janeiro de 2010, 22:16:47 »
... Você pode não querer ver Marx nem pintado de ouro, mas se defender que, por exemplo, deve ser ilegal a discriminação racial nos empregos, está defendendo algo esquerdista.

De onde você tirou isso?

Se esquerda e direita se referem a uma escala de intervenção econômica, sendo esquerda maior intervenção e direita menor, a arbitragem estatal, como essa, conta como um "deslocamento para a esquerda".

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re: Esquerda...?
« Resposta #64 Online: 13 de Janeiro de 2010, 22:19:43 »
Agnóstico, poderia haver um "comunismo direitista", sendo a única condição para tal que não fosse baseado no marxismo?

Offline FZapp

  • Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.943
  • Sexo: Masculino
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: Esquerda...?
« Resposta #65 Online: 13 de Janeiro de 2010, 22:33:02 »
Definição segundo Thomas Sowell:

(...)

Eu li sobre isso via 'A Tábula Rasa' de Steven Pinker, e acho que há 'trágicos' e 'utópicos' dos dois lados, mas é só uma opinião.

O texto, muito bom...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re: Esquerda...?
« Resposta #66 Online: 13 de Janeiro de 2010, 22:54:37 »
Agnóstico, poderia haver um "comunismo direitista", sendo a única condição para tal que não fosse baseado no marxismo?

Direita não é "não Marxismo", Buck.

Sistema derivado do capitalismo, entendimento de que o respeito ao individuo é ponto chave para o sucesso do todo, respeito a liberdades individuais e de imprensa, a iniciativa privada, uma tentativa de emplacar meritocracia, isso são características inerentes a direita.

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re: Esquerda...?
« Resposta #67 Online: 13 de Janeiro de 2010, 22:57:39 »
Definitivamente há trágicos e utópicos em ambos os lados.

O texto do Sowell é mais sobre conservadorismo e progressivismo do que direita e esquerda no sentido que parece que o Ilovefoxes e o Agnóstico estão tentando defender por aqui, restrito não só ao intervencionismo, mas ainda mais especificamente a derivados de marxismo.

Offline Blues Brother

  • Nível 16
  • *
  • Mensagens: 422
  • Sexo: Masculino
Re: Esquerda...?
« Resposta #68 Online: 13 de Janeiro de 2010, 23:30:50 »
Definitivamente há trágicos e utópicos em ambos os lados.

O texto do Sowell é mais sobre conservadorismo e progressivismo do que direita e esquerda no sentido que parece que o Ilovefoxes e o Agnóstico estão tentando defender por aqui, restrito não só ao intervencionismo, mas ainda mais especificamente a derivados de marxismo.

Não vejo como um sujeito de direita possa ser utópico (com exceção dos malucos anarco-capitalistas).

Além disso o conservadorismo é uma postura filosófica, menos política, mas que determina a política que tem adota esta postura. Por exemplo, um dos principais "princípios" é a "dúvida conservadora", ou seja, o ceticismo diante de fórmulas/receitas de bolo para mudar o mundo.

Esse ceticismo, definitivamente, não faz parte da tradição da esquerda.

Como diz o Agnóstico, muitas idéias da esquerda requerem muita fé de seus defensores. 

Offline Blues Brother

  • Nível 16
  • *
  • Mensagens: 422
  • Sexo: Masculino
Re: Esquerda...?
« Resposta #69 Online: 13 de Janeiro de 2010, 23:37:06 »
Princípios Conservadores (por Russell Kirk)

Não sendo nem uma religião nem uma ideologia, o conjunto de opiniões designado por conservadorismo, não possui nenhuma “escritura sagrada” e nenhum “O Capital” para fornecer um dogma. Por mais que se possa estabelecer em que os conservadores acreditam, os princípios primordiais do convencimento conservador foram derivados a partir do que escritores renomados e homens públicos professaram durante os dois séculos passados.

Primeiramente, o conservador acredita que existe uma ordem moral duradoura. Que a ordem está feita para o homem, e o homem é feito para ela: a natureza humana é uma constante, e as verdades morais são permanentes.

Foi dito pelos intelectuais de esquerda (“liberals”) que o conservador acredita, com o coração, que todas as questões sociais são questões da moralidade privada. Compreendida corretamente, esta indicação é bastante verdadeira.

Uma sociedade em que os homens e as mulheres são governados pela opinião em uma ordem moral perene, por um sentido forte de certo e errado, por convicções pessoais sobre a justiça e a honra, será uma boa sociedade.

Segundo, o conservador adere ao costume, à convenção, e à continuidade. São os princípios antigos que permitem que as pessoas vivam juntas pacificamente. Os demolidores dos costumes destroem mais do que sabem ou desejam. É através da convenção, palavra tão abusada, que conseguimos evitar disputas perpétuas sobre direitos e deveres: as leis, em sua essência, são um conjunto de convenções.

Quando revolucionários apagaram velhos costumes, ridicularizaram antigas convenções e quebraram a continuidade das instituições sociais, neste mesmo instante descobriram a necessidade de repô-los, mas este processo é lento e penoso, e a nova ordem social que eventualmente emerge nestas circunstâncias pode ser muito inferior à velha ordem que os radicais superaram em sua ardorosa busca pelo “Paraíso Terreno”.

--------------

Tem mais, porém, acredito que os dois primeiros resumem o caso.

Offline Dodo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.304
Re: Esquerda...?
« Resposta #70 Online: 13 de Janeiro de 2010, 23:42:43 »
Primeiramente, o conservador acredita que existe uma ordem moral duradoura. Que a ordem está feita para o homem, e o homem é feito para ela: a natureza humana é uma constante, e as verdades morais são permanentes.

E de onde vem as verdades morais, porque elas são permanentes, e quais são elas?

« Última modificação: 13 de Janeiro de 2010, 23:44:59 por Dodo »
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re: Esquerda...?
« Resposta #71 Online: 13 de Janeiro de 2010, 23:45:58 »
deve vir da cabeça do conservador..
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re: Esquerda...?
« Resposta #72 Online: 13 de Janeiro de 2010, 23:48:14 »
essa definição de conservadorismo me é quase tão repugnante quanto a do Marxismo
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline FxF

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.720
  • Sexo: Masculino
  • Yohohoho!
Re: Esquerda...?
« Resposta #73 Online: 13 de Janeiro de 2010, 23:57:29 »
Primeiramente, o conservador acredita que existe uma ordem moral duradoura. Que a ordem está feita para o homem, e o homem é feito para ela: a natureza humana é uma constante, e as verdades morais são permanentes.
E de onde vem as verdades morais, porque elas são permanentes, e quais são elas?
Parte vem da religião, a outra parte vem de um sentimento de nostalgia sentida por velhos aposentados de que "antigamente as coisas eram bem melhores" *imagine que é o vovô Simpson falando isso ao se deparar com um IPod*
Definitivamente há trágicos e utópicos em ambos os lados.

O texto do Sowell é mais sobre conservadorismo e progressivismo do que direita e esquerda no sentido que parece que o Ilovefoxes e o Agnóstico estão tentando defender por aqui, restrito não só ao intervencionismo, mas ainda mais especificamente a derivados de marxismo.
Eu faço mais uma avaliação do meio como lida com a economia. Esquerda é qualquer lei que o governo crie para tentar controlar o mercado. Como é impossível uma sociedade com 0% de regulamentações, então direita não é definido como tentar abolir isso (pois a definição seria outra, anarco-capitalista talvez), mas minimizar.

E eu enfoco o termo "lei". Porque ser de esquerda não é ser contra o racismo, mas exigir leis de cotas em empregos, ou coisas semelhantes.
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2010, 07:45:20 por Ilovefoxes »

Offline Blues Brother

  • Nível 16
  • *
  • Mensagens: 422
  • Sexo: Masculino
Re: Esquerda...?
« Resposta #74 Online: 14 de Janeiro de 2010, 01:14:47 »
Certamente vem da religião e tradição.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!