me lembro que a pólvora não é tão difícil.. mas não ia saber fazer também.
Eu ia falar pólvora. Simples, fácil e daria uma vantagem suprema aos romanos (mudando o curso da história e talvez fazendo com que você nunca viesse a existir, criando um paradoxo temporal, mas isso é outra história...). Bem do jeito que eles gostam. E você ainda poderia ser promovido a alguma divindade.
Ia tentar o aço... jogando um pouco de carvão no ferro derretido e jogando muito ar para aumentar a temperatura (acho que vi isso no discovery).
Na verdade você não joga carvão no ferro derretido, você joga uma mistura de carvão e minério de ferro dentro do forno enquanto alimenta de ar. A queima do carvão com fluxo extra de ar é que vai produzir a temperatura suficiente para derreter o ferro (tecnologia que os romanos não tinham) e ao mesmo tempo fornecer o carbono para combinar com ele e produzir o aço. Mas só o aço é meio inútil, além de ensinar a construir um alto-forno, teria que ensinar a técnica da têmpera (que dá dureza) e revenimento (que dá elasticidade) para tratar o aço. Só então você teria uma espada de qualidade infinitamente superior as da época. Bem mais complicado.
Outras idéias possíveis, desde que você tenha conhecimento suficiente para tal, seriam eletricidade, técnicas de cultivo (arar "em fila" e plantar de forma ordenada ao invés de simplesmente jogar as sementes, coisa que só surgiu na Idade Média), bússola, velas e técnicas de navegação.
A idéia do telescópio também é excelente, principalmente se for construída como uma luneta manual para ver as tropas inimigas.
Uma coisa extremamente simples e que faria uma diferença tremenda para os romanos seria o estribo.