Autor Tópico: Você voltou para a Roma antiga e...  (Lida 16137 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Você voltou para a Roma antiga e...
« Online: 23 de Janeiro de 2010, 22:55:06 »
Você está jogando bola, apenas de shorts. Você vai pegar a bola que aquele zagueiro perneta chutou para o meio do nada quando, justo no momento antes de você pegar a bola, um portal dimensional é aberto e você vai parar no meio de uma legião da roma antiga.

Por algum motivo os legionários decidem matar você quando consegue fazê-los entender que veio do futuro.

Então eles te falam: Prove. Tens um ano para isso.

Como sairia disso? Poderíamos replicar experimentos científicos com o ferramental da época ou basicamente o que podemos fazer depende sempre do conhecimento (e ferramental) acumulado que temos?

Edit: Para ficar mais preciso, você caiu na roma antiga do ano 0.
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2010, 23:21:43 por Agnóstico »
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re: Você voltou para a Roma antiga e...
« Resposta #1 Online: 23 de Janeiro de 2010, 23:03:58 »
Você está jogando bola, apenas de shorts. Você vai pegar a bola que aquele zagueiro perneta chutou para o meio do nada quando, justo no momento antes de você pegar a bola, um portal dimensional é aberto e você vai parar no meio de uma legião da roma antiga.

Por algum motivo os legionários decidem matar você quando consegue fazê-los entender que veio do futuro.

Então eles te falam: Prove. Tens um ano para isso.

Como sairia disso? Poderíamos replicar experimentos científicos com o ferramental da época ou basicamente o que podemos fazer depende sempre do conhecimento (e ferramental) acumulado que temos?

Chama o Macgeiver (sei lá como escreve). :hihi:
Mas do ponto de vista dos romanos acho que nunca acreditariam, mas na questão do conhecimento, dependendo de quem for, um engenheiro muito expereriênte por exemplo, poderia provar, ainda que com certa dificuldade seu conhecimento como algo muito mais avançado, sem dúvida.
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2010, 23:06:29 por jucavini »

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 23 de Janeiro de 2010, 23:06:30 »
para manter o jogo, a premissa é "se mostrarmos algo surpreendente, eles acreditarão"
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #3 Online: 23 de Janeiro de 2010, 23:08:29 »
É difícil saber se um de nós conseguiria, mas o que seria interessante seria construir um telescópio, o ferramental não é grande, mas eu por exmeplo não saberia construí-lo, mas quem sabe conseguiria com o pessoa que fazia vasilhames de vidro fazer uma lente...

Outro tipo de avanço precisaria de muita coisa, e menos do que isso os romanos conheciam muito bem.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 23 de Janeiro de 2010, 23:08:53 »
para manter o jogo, a premissa é "se mostrarmos algo surpreendente, eles acreditarão"

OK, então dado meu exemplo, é muito difícil prever, mais eu apostaria que sim.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 23 de Janeiro de 2010, 23:13:15 »
me lembro que a pólvora não é tão difícil.. mas não ia saber fazer também.

Ia tentar o aço... jogando um pouco de carvão no ferro derretido e jogando muito ar para aumentar a temperatura (acho que vi isso no discovery).

Mas eu acho que ia rodar...

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #6 Online: 23 de Janeiro de 2010, 23:17:05 »
Quem sabe pólvora nas mãos de romanos politeístas poderia desencadear que a sua avó reverenciaria qualquer coisa menos um judeu na cruz...

É que não quis encher o seu saco, mas o interessante seria saber quais romanos... imagino que você falou dos do Império, mas de romanos há um intervalo relevante de uns 800 anos, os primeiros mal faziam alguns truques bélicos trazidos pelos gregos, os últimos eram um impérios que tinha povoado o continentes de aquedutos , pontes, tinham a melhor artilharia do mundo antigo, etc...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 23 de Janeiro de 2010, 23:20:52 »
Ano 0.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #8 Online: 23 de Janeiro de 2010, 23:28:25 »
Pode ser ano -1?

Eu faria um aborto na Virgem Maria. Assim não existiria cristianismo, e sem a Idade das Trevas hoje nós estatíamos 1.000 anos mais avançados!

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 23 de Janeiro de 2010, 23:46:38 »
me lembro que a pólvora não é tão difícil.. mas não ia saber fazer também.
Eu ia falar pólvora. Simples, fácil e daria uma vantagem suprema aos romanos (mudando o curso da história e talvez fazendo com que você nunca viesse a existir, criando um paradoxo temporal, mas isso é outra história...). Bem do jeito que eles gostam. E você ainda poderia ser promovido a alguma divindade.

Ia tentar o aço... jogando um pouco de carvão no ferro derretido e jogando muito ar para aumentar a temperatura (acho que vi isso no discovery).
Na verdade você não joga carvão no ferro derretido, você joga uma mistura de carvão e minério de ferro dentro do forno enquanto alimenta de ar. A queima do carvão com fluxo extra de ar é que vai produzir a temperatura suficiente para derreter o ferro (tecnologia que os romanos não tinham) e ao mesmo tempo fornecer o carbono para combinar com ele e produzir o aço. Mas só o aço é meio inútil, além de ensinar a construir um alto-forno, teria que ensinar a técnica da têmpera (que dá dureza) e revenimento (que dá elasticidade) para tratar o aço. Só então você teria uma espada de qualidade infinitamente superior as da época. Bem mais complicado.

Outras idéias possíveis, desde que você tenha conhecimento suficiente para tal, seriam eletricidade, técnicas de cultivo (arar "em fila" e plantar de forma ordenada ao invés de simplesmente jogar as sementes, coisa que só surgiu na Idade Média), bússola, velas e técnicas de navegação.

A idéia do telescópio também é excelente, principalmente se for construída como uma luneta manual para ver as tropas inimigas.

Uma coisa extremamente simples e que faria uma diferença tremenda para os romanos seria o estribo.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 23 de Janeiro de 2010, 23:54:32 »
e como fazer a pólvora e a luneta com ferramentas da época?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 23 de Janeiro de 2010, 23:54:34 »
Claro, se você for empreendedor você pode inventar o poker, a roleta, o whisky e a máfia e virar o big boss dentro de um ano, poderoso demais para que algum soldado romano engraçadinho tente matar você...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 23 de Janeiro de 2010, 23:54:56 »
e como fazer a pólvora?
Salitre, carvão e enxofre.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 24 de Janeiro de 2010, 00:03:05 »
Bem, alguns se dariam bem como eu vi. Já eu, nessa altura, já estaria tentando convencer o leão de que tenho o mal da vaca louca.  :chorao:

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 24 de Janeiro de 2010, 00:52:46 »
Aparentemente os romanos já estavam familiarizados com a produção de certos tipos de lentes, acho que não seria impossível conseguir que um artesão fizesse um par de lentes apropriado a uma luneta.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #15 Online: 24 de Janeiro de 2010, 01:06:34 »
Eu ja morreria satisfeito por ter conversado em latim :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #16 Online: 24 de Janeiro de 2010, 01:08:26 »
Quem sabe pólvora nas mãos de romanos politeístas poderia desencadear que a sua avó reverenciaria qualquer coisa menos um judeu na cruz...

É que não quis encher o seu saco, mas o interessante seria saber quais romanos... imagino que você falou dos do Império, mas de romanos há um intervalo relevante de uns 800 anos, os primeiros mal faziam alguns truques bélicos trazidos pelos gregos, os últimos eram um impérios que tinha povoado o continentes de aquedutos , pontes, tinham a melhor artilharia do mundo antigo, etc...

Acho que não seria prudente ensinar nada bélico aos romanos. Com pólvora eles arrasariam toda cultura do mundo conhecido e atrasariam em séculos o avanço tecnológico. Mesmo sem ampla superioriedade militar eles destruiram inúmeras culturas e impediram o avanço científico. Com armas muito superiores seria uma catástrofe.

Talvez eles ficassem interessados em novos sistemas de leis, pois eram cultuadores do direito.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 24 de Janeiro de 2010, 01:12:41 »
1985 você não ia conseguir provar que era do futuro ensinando a eles sistemas melhores de leis. You´re dead.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 24 de Janeiro de 2010, 01:28:41 »
Acho que não seria prudente ensinar nada bélico aos romanos. Com pólvora eles arrasariam toda cultura do mundo conhecido e atrasariam em séculos o avanço tecnológico. Mesmo sem ampla superioriedade militar eles destruiram inúmeras culturas e impediram o avanço científico. Com armas muito superiores seria uma catástrofe.
Pelo que me lembro das aulas de história os romanos não eram destruídores de cultura local, eles costumavam mesmo incorporar aspectos das culturas conquistadas em sua própria cultura e os deixavam em paz com suas crenças e costumes, desde que pagassem os tributos e não se rebelassem.

De qualquer forma você, como viajante do tempo, poderia também introduzir o método científico, conhecimentos modernos de física, química, biologia e medicina (ao menos no saneamento básico), além de matemática (só apresentar o zero a eles já seria um grande avanço).

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #19 Online: 24 de Janeiro de 2010, 01:37:13 »
Pelo que me lembro das aulas de história os romanos não eram destruídores de cultura local, eles costumavam mesmo incorporar aspectos das culturas conquistadas em sua própria cultura e os deixavam em paz com suas crenças e costumes, desde que pagassem os tributos e não se rebelassem.

De qualquer forma você, como viajante do tempo, poderia também introduzir o método científico, conhecimentos modernos de física, química, biologia e medicina (ao menos no saneamento básico), além de matemática (só apresentar o zero a eles já seria um grande avanço).

Não penso assim. Os romanos destruiram inúmeras cidades e faziam cessar qualquer desenvolvimento científico. Perceba que eles não inventaram durante sua existência praticamente nada de relevante. Limitavam-se a técnicas de guerra e sistemas de leis civis, nada mais.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 24 de Janeiro de 2010, 07:04:27 »
Não penso assim. Os romanos destruiram inúmeras cidades e faziam cessar qualquer desenvolvimento científico. Perceba que eles não inventaram durante sua existência praticamente nada de relevante. Limitavam-se a técnicas de guerra e sistemas de leis civis, nada mais.

Opa! aquedutos, sistema de água encanada. esgotos encanados em algumas cidades.

Eu ensinaria a fazer pilhas elétricas e baterias... nada difíceis de construir com materiais da época... primitivos motores elétricos também. Não sei se na Roma antiga se conhecia a bússola, outro instrumento de relativa facilidade de construção, algumas noções de geografia e de astronomia... e principalmente para abrirem o olho com algumas localidades do oriente médio, hahaha.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 24 de Janeiro de 2010, 10:15:55 »
Os gregos tinham conhecimento suficiente na época para entender e por suas ideias em prática.
Você poderia sugerir a eles o motor a vapor. Afinal, eles já abriam portas de templos usando um pistão que se enchia de vapor quando uma pira era acesa (impressionava os otários).

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 24 de Janeiro de 2010, 10:17:48 »
Os romanos desenvolveram sua técnica naval copiando os navios de guerra fenícios capturados.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 24 de Janeiro de 2010, 10:23:13 »
Eu os ensinaria a fazer papel, que já tinha sido inventado, na época, pelos chineses.
Isto permitiria que eu falasse da imprensa.

Eu descreveria o funcionamento do sistema solar, com o Sol no centro. Acho que eles teriam condições de testar a teoria.

Também desenharia um mapa mundi. Eles poderiam enviar expedições para oeste e comprovar a existência das Américas.

Descreveria o lápis. Acho que também estaria ao alcance deles.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #24 Online: 24 de Janeiro de 2010, 11:46:30 »
Acho que todo mundo aqui tem "conhecimento inútil" o suficiente para entreter eles pro resto da vida. Na pior das hipóteses, poderíamos criar roteiros incríveis para serem encenados. :lol:

Pão e circo. Funciona até hoje... :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!