Não penso assim. Os romanos destruiram inúmeras cidades e faziam cessar qualquer desenvolvimento científico. Perceba que eles não inventaram durante sua existência praticamente nada de relevante. Limitavam-se a técnicas de guerra e sistemas de leis civis, nada mais.
Opa! aquedutos, sistema de água encanada. esgotos encanados em algumas cidades.
Eu ensinaria a fazer pilhas elétricas e baterias... nada difíceis de construir com materiais da época... primitivos motores elétricos também. Não sei se na Roma antiga se conhecia a bússola, outro instrumento de relativa facilidade de construção, algumas noções de geografia e de astronomia... e principalmente para abrirem o olho com algumas localidades do oriente médio, hahaha.
"What have the romans ever done for us?"
Mas voltando ao assunto, o mais facil seria a polvora mesmo. Enxofre, carvão e salitre, pulveriza e mistura,
com muito cuidado para não fazer faíscas. Depois adiciona água, para fazer uma éspecie de pasta/capsulas explosivas... Gurps viagem no tempo for the win.

Fora isso, algumas idéias interessantes na medicina, como por exemplo, lavar as mãos antes dos procedimentos podem ser interessantes. Não sei se sabiam disso naquele tempo.
Conhecimentos históricos também são uteis. Enquanto você ira alterar a história, provavel de ainda haver por demais coisas seguindo o que era esperado... Então, você pode, sim, servir de um bom conselheiro.
E é claro, tudo depende da sua area de especialização, e quanta confiança você conseguir deles. Digamos, um economista pode até iniciar práticas economicas bem mais avançadas que as do império, mas para isso, eles teriam que confiar um BOCADO no que ele diga.
Seu conhecimento de terras longiquas tambem pode servi-los bem, especialmente se você conseguir contato com mercadores. A china é longinqua, mas pode ser atinginda.
Outra coisa que pode ser interessante, seriam trabucos, de contra peso ou não. Para estar mais preciso e mais funcional, dependeria do seu grau de conhecimentos de engenharia e de nerdisse, mas provavel de ser um bocado útil...