Autor Tópico: Você voltou para a Roma antiga e...  (Lida 16139 vezes)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re: Você voltou para a Roma antiga e...
« Resposta #50 Online: 24 de Janeiro de 2010, 21:32:39 »
De todas as propostas aqui, a que eu acho que mais daria certo de ser implantada seria a sanitária. Questões de higiene são de fácil aplicação e não demandam tecnologia muito avançada. Como um sistema de água e esgoto e questões de higiene pessoal. Teríamos que ter sabão, água corrente, algumas fossas, torneiras em jarros d'água, etc. Coisas simples, que mudam a vida para muito melhor.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #51 Online: 24 de Janeiro de 2010, 22:24:45 »
Com certeza, mas tem que lembrar que os romanos já tinham uma política sanitária, já tinham tubulações para o transporte da água, tinham termas, piscinas, etc...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #52 Online: 24 de Janeiro de 2010, 22:46:38 »
Sou inútil, mas posso virar camponese (agricultura, essa palavra não existe), melhorando os cultivos e engordando os animais.
Melhor que vou fazer é QUEIJO! Acho foi a partir a idade média porque não tinham várias variedades, acho era queijo duro!
Vai ser engraçado: O Vitando receitando macarrão com queijo! Pão de queijo! Requeijão! Pamessão! Hahahah =/

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #53 Online: 24 de Janeiro de 2010, 22:52:37 »
Eu iria mostrar o funk e o pagode e acabar com o império romano!
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #54 Online: 24 de Janeiro de 2010, 22:59:31 »
Acho que a melhor coisa e ensinar é mesmo o estribo. A utilização de cavalos na infantaria fariam os romanos mudarem suas táticas de paredes de escudos para cavalarias com lanceiros. Mudaria mais o rumo das guerras antigas que a pólvora.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #55 Online: 24 de Janeiro de 2010, 23:09:00 »
Acho que não seria prudente ensinar nada bélico aos romanos. Com pólvora eles arrasariam toda cultura do mundo conhecido e atrasariam em séculos o avanço tecnológico. Mesmo sem ampla superioriedade militar eles destruiram inúmeras culturas e impediram o avanço científico. Com armas muito superiores seria uma catástrofe.
Pelo que me lembro das aulas de história os romanos não eram destruídores de cultura local, eles costumavam mesmo incorporar aspectos das culturas conquistadas em sua própria cultura e os deixavam em paz com suas crenças e costumes, desde que pagassem os tributos e não se rebelassem.

De qualquer forma você, como viajante do tempo, poderia também introduzir o método científico, conhecimentos modernos de física, química, biologia e medicina (ao menos no saneamento básico), além de matemática (só apresentar o zero a eles já seria um grande avanço).
Acho que não seria prudente ensinar nada bélico aos romanos. Com pólvora eles arrasariam toda cultura do mundo conhecido e atrasariam em séculos o avanço tecnológico. Mesmo sem ampla superioriedade militar eles destruiram inúmeras culturas e impediram o avanço científico. Com armas muito superiores seria uma catástrofe.
Pelo que me lembro das aulas de história os romanos não eram destruídores de cultura local, eles costumavam mesmo incorporar aspectos das culturas conquistadas em sua própria cultura e os deixavam em paz com suas crenças e costumes, desde que pagassem os tributos e não se rebelassem.

De qualquer forma você, como viajante do tempo, poderia também introduzir o método científico, conhecimentos modernos de física, química, biologia e medicina (ao menos no saneamento básico), além de matemática (só apresentar o zero a eles já seria um grande avanço).

Não penso assim. Os romanos destruiram inúmeras cidades e faziam cessar qualquer desenvolvimento científico. Perceba que eles não inventaram durante sua existência praticamente nada de relevante. Limitavam-se a técnicas de guerra e sistemas de leis civis, nada mais.

Os romanos não faziam cessar o desenvolvimento científico eles assimilavam o conhecimento de outros povos. Sobre destruir cidades, bom isso é inegável, mas isso não implica necessariamente em retrocesso.
Não sei detalhes sobre a unificação da China, mas sei que muita cultura foi destruída e a partir desta destruição  eles puderam se unir e se desenvolver em várias áreas. Como disse não conheço muito bem, mas foi mais ou menos por ai....
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2010, 23:29:22 por Lion »

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 24 de Janeiro de 2010, 23:19:47 »
Com certeza, mas tem que lembrar que os romanos já tinham uma política sanitária, já tinham tubulações para o transporte da água, tinham termas, piscinas, etc...

Piscinas térmicas inclusive...

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #57 Online: 25 de Janeiro de 2010, 03:00:46 »
Concordo com todos que pólvora é a melhor coisa, além de ser um chamariz e ser bem impressionante. Os romanos poderiam aplicar a pólvora imediatamente em cercos, utilizando-a para derrubar fundações de muralhas inimigas. Desenvolver um canhão eu acho que demoraria um pouco mais, ou pelo menos um confiável o suficiente. Também poderia utilizar a pólvora como granada de mão.

O estribo eu concordo que seria até mais determinante no domínio romano, tornaria a cavalaria deles melhor ainda que a dos principais rivais deles no ano 0, os persas. Porém acho que os romanos não teriam como criar um efetivo de cavalaria essencialmente romano para utilizar essa técnica. A cavalaria era vista naquela época como um mero instrumento de reconhecimento, não uma arma decisiva. E mesmo quando os romanos de fato utilizaram a cavalaria decisivamente (em Zama, por exemplo), ela era composta por tropas auxiliares e aliadas, não romanos. Acho que no final, ensinar o estribo para esses soldados poderia levá-los a pensar que são mais avançados que os romanos, levando-os a invadir e destruir o império... Só especulação.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #58 Online: 25 de Janeiro de 2010, 08:30:43 »
A cavalaria pesada sármata e a cavalaria leve dos númidas faziam um belo estrago  :)

Como eu nao gosto  dos romanos eu iria levar o conhecimento da pólvora e um F-22 a uma tribo de irredutiveis gauleses

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #59 Online: 25 de Janeiro de 2010, 09:23:18 »

Não penso assim. Os romanos destruiram inúmeras cidades e faziam cessar qualquer desenvolvimento científico. Perceba que eles não inventaram durante sua existência praticamente nada de relevante. Limitavam-se a técnicas de guerra e sistemas de leis civis, nada mais.

Os romanos não faziam cessar o desenvolvimento científico eles assimilavam o conhecimento de outros povos. Sobre destruir cidades, bom isso é inegável, mas isso não implica necessariamente em retrocesso.
Não sei detalhes sobre a unificação da China, mas sei que muita cultura foi destruída e a partir desta destruição  eles puderam se unir e se desenvolver em várias áreas. Como disse não conheço muito bem, mas foi mais ou menos por ai....

Alguém falou de esgotos e arquedutos. Isso não foi invenção romana. Já existiam estes tipos de construções em cidades gregas e egípcias. Talvez existisse no oriente, mas não tenho conhecimento.
No máximo podemos falavar que eles aprimoraram estas técnicas, sobretudo arquedutos, mas não inventaram nada.

Quanto a CHina, a unificação foi boa e trouxe progresso. Já a invasão romana não trouxe progresso científico algum, muito pelo contrário. Foram encontrados nas cidades gregas "bárbaras" invadidas esboços de motores a vapor, asas delta e o famoso mecanismo de anticítera. Todas cidades arrasadas pelos romanos.

Outra coisa, em relação aos persas, foi graças aos romanos que a dinastia sassãnida chegou ao poder na Persia. Para combater as incessantes iinvestidas romanas essa dinastia radical extremista e militarista chegou ao poder. Adotaram a mesma política predatória romana e marcou aquela população pelo radiscalismo existente até hoje, acabando com a harmonia entre povos que lá existia.

Vejam, Roma durou bem dizer 700 anos, mais na verdade. Que coisa relevante eles inventaram? O que trouxeram de bom ao mundo? Nada. Disseminaram o cristianismo, o que não sei se foi uma boa coisa.

"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #60 Online: 25 de Janeiro de 2010, 09:28:59 »
O Amon tem certo rancor de Roma por ser fã dos egípcios... :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #61 Online: 25 de Janeiro de 2010, 19:07:58 »
Alguém falou de esgotos e arquedutos. Isso não foi invenção romana.

Ninguém disse ser uma invenção romana, e sim que era algo que eles já tinham, além de não ser propriamente uma invenção.
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 25 de Janeiro de 2010, 19:32:18 »
Alguém falou de esgotos e arquedutos. Isso não foi invenção romana.

Ninguém disse ser uma invenção romana, e sim que era algo que eles já tinham, além de não ser propriamente uma invenção.

Meio pouco para um império de quase um milênio...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #63 Online: 25 de Janeiro de 2010, 19:37:26 »
Mas eu concordo com você !

Isso sem falar no calendário fajuto, tudo errado, provavelmente corrigido por Sosígenes, no fundo um grego-egípcio...

Mas supostamente o sentido do tópico era inventar algo com elementos básicos, que convença os romanos de que você é melhor vivo do que morto.

Um telescópio não ia mudar o rumo da historia, provavelmente ia ter estardalhaço mas depois cair no esquecimento, afinal sequer eram bons astrônomos. Mas quando o mencionei também pensava que iriam utilizá-lo como luneta para ver as tropas inimigas ou coisa assim, e se supõe que areia e um bom artesão de vidro seria fácil de conseguir...
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 25 de Janeiro de 2010, 19:53:15 »
Acho que pizza e lasanha deixariam eles bem impressionados...

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #65 Online: 25 de Janeiro de 2010, 22:49:08 »
Os romanos não era gênios, nem inventivos, nem empreendedores nem nada do tipo. Eles eram pragmáticos, pegavam o que era útil das culturas alheias e fizeram um império que durou 1000 anos (2000 se considerar Constantinopla). Seria como dizer que os gregos eram os matemáticos e físicos, os romanos os engenheiros...  :hihi:

Uma invenção deles mesmo foi o soldado armado como legionário, fugindo do padrão da época, que era as velhas falanges macedônicas. Aqui temos um exemplo do que os romanos tinham de melhor, os gregos (inclusive reinos dos sucessores de alexandre) tinham soldados armados de maneira similar aos legionários, mas o usavam só como tropa para escaramuças rápidas, não como um corpo de infantaria móvel que pudesse flanquear as falanges estáticas da época.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #66 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 16:43:54 »
Com certeza o Jiu Jitsu seria algo que me garantiria um status de ser mais valioso vivo do que morto. E pensando em coisas que eu poderia criar, me veio a mente alguma maquina a vapor... mas se fosse depender disso, eu estaria morto. Agora que vi como sou inutil...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Pandora

• Nível 14
  • *
  • Não são pedras, são aerolitos!!!
« Resposta #67 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 18:13:17 »
Com amplo conhecimento de latim e minha incrível habilidade para desenhar, sem problemas, eu conseguiria .... tirar a roupa e oferecer meus serviços  :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 21:43:55 »
Eu ensinaria que a técnica de crucificação não é bom negócio... decapitação seria melhor.   :twisted:    :P

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 15 de Fevereiro de 2010, 01:45:29 »
Com amplo conhecimento de latim e minha incrível habilidade para desenhar, sem problemas, eu conseguiria .... tirar a roupa e oferecer meus serviços  :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:
:oba: :histeria:
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 15 de Fevereiro de 2010, 12:48:00 »
Com certeza o Jiu Jitsu seria algo que me garantiria um status de ser mais valioso vivo do que morto. E pensando em coisas que eu poderia criar, me veio a mente alguma maquina a vapor... mas se fosse depender disso, eu estaria morto. Agora que vi como sou inutil...
Os gregos criaram máquinas a vapor, apenas não lhes ocorreu usá-las para mover veículos ou máquinas.
Eram usadas apenas para abrir portas de templo, como se fosse por mágica.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #71 Online: 15 de Fevereiro de 2010, 17:09:41 »

Opa! aquedutos, sistema de água encanada. esgotos encanados em algumas cidades.

Eu ensinaria a fazer pilhas elétricas e baterias... nada difíceis de construir com materiais da época... primitivos motores elétricos também. Não sei se na Roma antiga se conhecia a bússola, outro instrumento de relativa facilidade de construção, algumas noções de geografia e de astronomia... e principalmente para abrirem o olho com algumas localidades do oriente médio, hahaha.

"What have the romans ever done for us?"

Mas voltando ao assunto, o mais facil seria a polvora mesmo. Enxofre, carvão e salitre, pulveriza e mistura, com muito cuidado para não fazer faíscas. Depois adiciona água, para fazer uma éspecie de pasta/capsulas explosivas... Gurps viagem no tempo for the win. :P

Fora isso, algumas idéias interessantes na medicina, como por exemplo, lavar as mãos antes dos procedimentos podem ser interessantes. Não sei se sabiam disso naquele tempo.

Conhecimentos históricos também são uteis. Enquanto você ira alterar a história, provavel de ainda haver por demais coisas seguindo o que era esperado... Então, você pode, sim, servir de um bom conselheiro.

E é claro, tudo depende da sua area de especialização, e quanta confiança você conseguir deles. Digamos, um economista pode até iniciar práticas economicas bem mais avançadas que as do império, mas para isso, eles teriam que confiar um BOCADO no que ele diga.

Seu conhecimento de terras longiquas tambem pode servi-los bem, especialmente se você conseguir contato com mercadores. A china é longinqua, mas pode ser atinginda.

Outra coisa que pode ser interessante, seriam trabucos, de contra peso ou não. Para estar mais preciso e mais funcional, dependeria do seu grau de conhecimentos de engenharia e de nerdisse, mas provavel de ser um bocado útil...
"The patient refused an autopsy."

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #72 Online: 16 de Fevereiro de 2010, 02:32:38 »
Como faz sabão? Já tinha na época? Eu sabia uma receita de sabão caseiro, mas esqueci, tem tanto tempo que minha vó mexeu com isso que a mente apagou...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 16 de Fevereiro de 2010, 05:36:48 »
Como faz sabão? Já tinha na época? Eu sabia uma receita de sabão caseiro, mas esqueci, tem tanto tempo que minha vó mexeu com isso que a mente apagou...
Sabão é meramente gordura + base.

Como base costuma-se usar soda cáustica (hidróxido de sódio), mas um método mais artesanal (e usado pelo pessoal mais antigo) é ferver em água as cinzas resultantes da queima da lenha e usar a solução obtida (lixívia) no lugar da soda (as cinzas são ricas em carbonato de potássio, quando reagem com a água ocorre a formação de hidróxido de potássio).
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #74 Online: 16 de Fevereiro de 2010, 15:25:24 »
Eu não iria provar nada mas morreria feliz e realizado por viajar no tempo através de um portal multidimensinal  :biglol:

Nenhuma façanha científica que nós podemos conhecer em nosso tempo supera passear nesse tal portal  :histeria:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!